Quais seriam as ameaças reais de Portugal atualmente?
Há mais de 40 anos que não existe qualquer ameaça fronteiriça a Portugal, as disputas que temos territoriais com Espanha resolvem-se politicamente, apenas ninguém quis pegar nisso até ao momento. Não vai ser Espanha que do nada nos vai invadir para ficar com Olivença ou tomar as ilhas desertas como alguns paranóicos atestam (há que justificar certos tachos).
Neste momento ao fazermos parte de um clube como a NATO colocamo-nos na mira de maluquinhos, o mais simples seria sair, nunca precisamos da mesma para nada, mais vezes eles precisaram de nós, do que o oposto. Na guerra colonial até foram contra nós, portanto ao longo destes anos podemos avaliar que a nossa participação na mesma foi mais desvantajosa do que vantajosa, de lembrar ainda o pedido de Espanha para nos invadir em 1975:
http://www.areamilitar.net/noticias/not ... ?nrnot=683. Portanto pouco ou nada nos serve ser da NATO.
"ah e tal mas podemos treinar" - para este argumento a resposta é simples: a Finlândia até nisto é um exemplo a seguir, mantém-se neutra, teve sempre ameaças à sua soberania e no entanto vai treinando com quem lhe convém, incluindo com a NATO. Nós só temos que fazer igual.
Lembrar ainda que por sermos membros da NATO estamos impedidos de comprar material militar fora do grupo, portanto este clube apenas beneficia alguns dos seus membros nomeadamente os EUA.
Ameaças reais nestes momento em termos militares são 0, em termos de segurança são várias:
-Ponto de acesso regional da NSA que se encontra em Lagos - Algarve, é necessário enviar uma equipa do CISMIL bem como elementos operacionais para fazer o reconhecimento da zona, estabelecer o perímetro de segurança, chamar o regimento de engenharia a demolir esse ponto, perceber ainda se existem outros;
-Fundir o SIS com o SIED, eliminar o SIRP, investir mais em contra-espionagem
-Investir em ciberdefesa e contra-medidas, não para controlar o povo como parece ser intenção, mas sim para impedir ataques nomeadamente de supostos membros da NATO ao nosso país
-Identificar as embaixadas presentes em Portugal que possuem antenas ocultas de alta capacidade e com centrais de intercepção de comunicações, criar em sua volta uma rede de jamming se necessário
-Reverter a chamada Lei das Secretas, quem não conhece pode ver aqui os planos do actual governo, um Patriot Act à portuguesa:
http://www.parlamento.pt/ActividadeParl ... ?BID=18821 quem não quer ler eu faço o resumo: permite o acesso ao SIS e SIED a dados fiscais, bancários, telecomunicações (email, chamadas, sms, mms etc), serviços de localização, bem como a metadados, sempre que se considerar que o individuo seja suspeito de algo "ligado a terrorismo", com autorização de um conjunto de 3 juízes que estarão a actuar exclusivamente nesta área. Acrescento que em nenhum momento ninguém poderá ser alvo de fiscalização por entidades externas.
-Sensibilizar as empresas e universidades para a encriptação de dados e proteçãos das suas redes informáticas perante a ameaça da espionagem industrial/comercial e roubo intelectual
-Banir toda e qualquer organização secreta, vulgo maçonaria. Num Estado de Direito devem ser consideradas ameaças à soberania e formas de subversão do Estado uma vez que são frequentados não por meia dúzia de escuteiros que vão fazer umas orgias, mas por personalidades em cargo de poder e ninguém sabe o que fazem, como e quando.
-Todo e qualquer membro que atenda às reuniões do Bilderberg deve ser simplesmente expulso de qualquer cargo público que ocupe.
-Criar uma equipa mista com um orçamento elevado, de elementos da PJ, SIS/SIED, Finanças/ASAE, Ministério Público, para combater eficazmente a corrupção, sem complacências com ninguém. Concordo que se é para criar uma lei das secretas que seja para isto, para combater o maior problema da sociedade portuguesa: corrupção, fraude, evasão fiscal - isto sim é o que no tem lesado e obrigado a pagar cada vez mas impostos. Não são os maluquinhos do EI.