Existe na linguística uma coisa chamada sinónimos, que são palavras diferentes, com pronuncia diferente mas com significado igual ou similar. Portanto creio que a pergunta é pertinente o suficiente.
Pode ser, mas no contexto militar não é comum aceitar-se sinónimos, as confusões que existem costuma ser devido às unidades mudarem de nome, estão sempre a haver restruturações, que muitas vezes, levam à mudança de nomes nas unidades. Nesse caso da Brigada de Reacção Rápida, antes era a Brigada Aerotransportada Independente, podia haver confusão com quem não está ao corrente do nome mais recente, ou talvez daqui a 10 anos mude outra vez de nome e eu erradamente pense que ainda seja Brigada de Reacção Rápida. Se fosse aceite que se usasse nomes parecidos para a mesma unidade ia levar a ainda mais confusões, principalmente em documentos oficiais, ordens escritas, etc.
Agradeço então a explicação, é uma pena que nas fontes dos diversos ramos não tenha qualquer referencia.
É verdade, isso talvez se deva a que esta Força não esteja no domínio de nenhum ramo em particular, é uma espécie de quartel-general sem tropas fora dos ramos que quando precisa "pede emprestado" aviões, navios, para-quedistas, fuzileiros, aos ramos para cumprir uma missão.
A Força de Reacção Imediata tem que outros objectivos para além do resgate de cidadãos? Existe alguma força similar noutros países?
A FRI em teoria, pode fazer outras missões de interesse ao pais fora do âmbito NATO, ONU, UE, desde que tenha capacidade para tal.
Acredito que todos os países possuam forças em elevado grau de prontidão, que podem ser activadas num curto espaço de tempo, agora a sua organização, capacidade, ou se até tem assim um nome como a nossa não sei

.
Mas a realidade é que uma Força, Força-Tarefa, Task Force (em inglês), é sempre algo temporário, a própria palavra não define o tamanho nem capacidade (ao contrário de Brigada, Batalhão, etc, que são unidades permanentes), não sabemos se é terrestre, aérea, marítima, ou várias em conjunto, se são 100, 500, 1000 militares, é algo incerto, pois é adaptado à missão que vai cumprir em particular e depois e desfeita.
http://en.wikipedia.org/wiki/Task_forcehttp://en.wikipedia.org/wiki/Joint_Task_Force