Rangers, Comandos, Paras, etc

• 4552 Respostas
  • 1294690 Visualizações
*

corapa

• 261
  • +0/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #1140 em: Julho 20, 2010, 11:59:51 am »
corapa Escreveu:
E a pequena excepção à regra que ultrapassa largamente os QP´s formados às "três pancadas" durante os 6 meses de pseudo-cursos COE QP para encher "chouriços" (número/quantidade)? E o que é feito deste pessoal altamente qualificado? Abandonado à sua sorte? Quais as consequências de tremenda irresponsabilidade? Dá que pensar...

Caro Ranger Rebelde, explique melhor o seu ponto de vista, pois a interpretação das suas palavras pode ser feita de diferentes maneiras, levando a interpretações erradas.

Cumps
A ambiguidade apresentada é fruto de um ressentimento que o ranger rebelde tem relativamente aos militares do QP.

Só para que fique esclarecido de uma vez por todas, não há cá ressentimentos com o Exército, pois essa "organização" nem me merece esse esforço...
O pessoal insiste sempre na mesma tecla da guerrinha de capelas e afins. Essa mer... nem me interessa para nada, assim como o facto dos QP andarem a passear-se com a chaparia, muitas delas averbadas numa qualquer secretaria, e para já, fico-me por aqui...

Caro Ranger Rebelde, o teor desta sua resposta diz tudo, dando toda a razão à observação do forista lázaro.

Não há qualquer duvida de que há muitos militares do QP a ostentarem cursos, feitos em "part-time", mas tambem muitos RV/RC passam apenas pela simples razão da necessidade de ter efectivos para garantir o encargo operacional das unidades, independentemente da qualidade.
Acontece em todo o lado e raros são os cursos, em que isso não acontece e o COE não é um deles - com uma excepção nos ultimos anos, o 1º COE/Praças de 1999, em que como sabe acabaram menos de 20 praças, o que foi um problema para o AOE recompletar os efectivos, ainda por cima numa altura em que tinha 2 destacamentos em missões no exterior.

Cumps

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22993
  • Recebeu: 4132 vez(es)
  • Enviou: 2903 vez(es)
  • +2768/-4505
« Responder #1141 em: Julho 20, 2010, 12:36:22 pm »
Esse mal também afecta a ETP, vi uma militar a continuar para os saltos quando não tinha cumprido com os minimos (é bom ter-se cunhas, não é?!). c34x
« Última modificação: Julho 20, 2010, 04:24:01 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #1142 em: Julho 20, 2010, 03:16:00 pm »
corapa Escreveu:
Caro Ranger Rebelde, o teor desta sua resposta diz tudo, dando toda a razão à observação do forista lázaro.
Há-de me dizer o quê, na sua análise de "psicólogo" ou algo parecido...  

Eu não faço analises de psicólogo, apenas constato este facto; e é um facto que o Ranger Rebelde mostra uma grande animosidade para com o exército e os militares do QP, pois em qualquer discussão que envolva QP versus RC/RV a sua postura é quase sempre a mesma - tera as suas razões, pelo que já descreveu noutras msgs e isso é inquestionável.
Tem toda a razão quando diz que há militares do QP a passear as chapas que nem merecem, mas não se esqueça de falar tambem naqueles RC/RV, que foram passados nos cursos, que eram uns tótós durante o COE e que assim que se apanharam no AOE ou em Penude a dar instrução,  já eram "umas máquinas de guerra", especialmente a praxar os instruendos.
Mas o que não deve é tomar as partes pelo todo e vice-versa pois há qualidade e competência em todo o lado.

Não há qualquer duvida de que há muitos militares do QP a ostentarem cursos, feitos em "part-time", mas tambem muitos RV/RC passam apenas pela simples razão da necessidade de ter efectivos para garantir o encargo operacional das unidades, independentemente da qualidade.
Acontece em todo o lado e raros são os cursos, em que isso não acontece e o COE não é um deles - com uma excepção nos ultimos anos, o 1º COE/Praças de 1999, em que como sabe acabaram menos de 20 praças, o que foi um problema para o AOE recompletar os efectivos, ainda por cima numa altura em que tinha 2 destacamentos em missões no exterior.

Cumps
Exactamente, cursos feitos para elementos OE e não para uma tropa fandanga...
Isso quer dizer que pela sua observação, vem desmentir o Relações Públicas do Exército, TCOR Perdigão?
O tal que o Exército aposta na qualidade e não na quantidade?  

Cursos não, curso pois foi apenas a excepção á regra.
E sim, não tenho duvidas de que infelizmente o exército aposta na quantidade e não na qualidade, não querendo eu com isto dizer que não há qualidade no meio da quantidade.
Como diz um camarada , que por acaso o Ranger Rebelde até conheçe pois presta serviço em Lamego :lol:
 :G-beer2:
Cumps

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22993
  • +2768/-4505
« Responder #1143 em: Julho 20, 2010, 04:23:22 pm »
:twisted:  :lol:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22993
  • +2768/-4505
« Responder #1144 em: Julho 20, 2010, 04:25:36 pm »
Citação de: "corapa"

Infelizmente é mal geral e não é de agora, vi e continuo a ver isso em toda as unidades onde prestei serviço, a dar ou receber formação ( só por curiosidade ficam aqui -por ordem alfabetica: AM, BST, CIOE, CTCMDS, EPE, EPI, EPT, ESE, ETAT, RCMDS, RI1), sabendo como disse que há felizmente há excepções à regra e que se forma muita gente com qualidade e competência, mas quando há compromissos para cumprir, que implicam determinados quantitativos, não há volta  a dar-lhe.

Atenção, que eu por acaso até tenho uma carrinha preta  :G-beer2:
Cumps

Está bom mas podia ser melhor, falta aí uma ETAT, uma AMSJ, um RI15... c34x

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11442
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3664 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #1145 em: Julho 20, 2010, 05:05:32 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "corapa"

Infelizmente é mal geral e não é de agora, vi e continuo a ver isso em toda as unidades onde prestei serviço, a dar ou receber formação ( só por curiosidade ficam aqui -por ordem alfabetica: AM, BST, CIOE, CTCMDS, EPE, EPI, EPT, ESE, ETAT, RCMDS, RI1), sabendo como disse que há felizmente há excepções à regra e que se forma muita gente com qualidade e competência, mas quando há compromissos para cumprir, que implicam determinados quantitativos, não há volta  a dar-lhe.

Atenção, que eu por acaso até tenho uma carrinha preta  :G-beer2:
Cumps

Está bom mas podia ser melhor, falta aí uma ETAT, uma AMSJ, um RI15... :mrgreen: .

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22993
  • +2768/-4505
« Responder #1146 em: Julho 20, 2010, 05:16:54 pm »
:oops:

Epá eu cheguei ao CTC e parei de ler...deve ser o alzeimer causado pelas pancadas. :lol:  :lol:

*

Cabecinhas

• Investigador
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
« Responder #1147 em: Julho 22, 2010, 04:53:33 pm »
Esta para os cabeças do fórum, amigo Cabeça de Martelo, qual a diferença entre precursor e auxiliar de precursor, e já agora além dos "saltos" quais as outras valências que diferem dos SOGAS?
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22993
  • +2768/-4505
« Responder #1148 em: Julho 22, 2010, 05:01:05 pm »
Para um Pára ser Prec, precisa ser militar QP, ter o curso de Instrutor de Curso de Pára-quedismo e dar-se para o respectivo curso. Os Auxiliares de Precursor são praças e como tal têm um curso mais básico. SOGAs são os Precs e Auxiliares de Precursores com o Curso de Queda Livre Operacional.

Basta ires ao link: http://www.paraquedistas.com.pt/precs.html

*

Cabecinhas

• Investigador
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
« Responder #1149 em: Julho 22, 2010, 05:44:01 pm »
Esclarecido! :G-beer2:
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22993
  • +2768/-4505
« Responder #1150 em: Julho 22, 2010, 05:53:25 pm »
Uma curiosidade, quando incorporei estava a decorrer um curso de Precs e o 1º que estava sempre acompanhá-los (o curso), para além de ser Prec/Soga tinha o curso de Operações Especiais. Atenção, não estou a falar do Curso de Operações Especiais do Exército (tirado no CTOE), mas sim no dito curso que se tirava no seio do CTP. Segundo disseram-me era baseado no curso de SF do US Army e era só reservado a militares QP. Salvo erro havia uma companhia de OE, formada em caso de guerra, porque permanentemente só havia um DOE na BETP. Com a passagem dos Páras para o Exército acabou-se com o curso e com a companhia... :roll:

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #1151 em: Julho 22, 2010, 10:18:18 pm »
Pelo que me foi dito por dois amigos que foram às provas de selecção do Exército, fico realmente a concordar que acho que o Exército aposta e muito na quantidade e não na qualidade, seja para que tropa for.
Prova disso... é o meu amigo ter passado... Não descurando a amizade que tenho por ele, que ele não tem perfil que seja para ser militar, não tem mesmo. Tanto que ele nem cumpriu os supostos mínimos nos testes físicos, só um "mais ou menos" e mesmo assim foi dado como apto. Só para verem, eu costumava ir ao ginásio com ele, e ele nem sequer aguentava correr cinco minutos seguidos. Flexões então, está quieto. Ele até falava há um ano atrás "TRopa?!?! Isso nem morto, andar por aí a mandarem em mim nem pensar", mas como andava com corda ao pescoço para arranjar trabalho lá foi tentar a sua sorte.
E pelo que me contaram, os que estavam por lá para as tropas  especiais não ficavam muito atrás, não percebi bem, agora os que vão para as tropas especiais, nomeadamente para os Paraquedistas, fazem as mesmas provas que os da tropa normal? É que lá andavam.
Ao que parece só aqueles que tinham problemas graves de saúde e que respondiam mesmo mal nas provas psicotécnicas é que eram mandados embora. E vá, se não aguentavam fazer uma flexão ou um abdominal, mas nem era tanto por aí.

Eu pelo menos no que toca a tropas especiais, esperava maior rigor. Não que na tropa normal também não esperasse mas... fiquei desiludida com o que me contaram.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22993
  • +2768/-4505
« Responder #1152 em: Julho 23, 2010, 10:01:04 am »
Malina, quem vai para as Tropas Especiais faz duas PAF, uma no centro de Recrutamento, outra já na unidade (ETP, CTC, CTOE, EF).

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #1153 em: Julho 23, 2010, 03:10:54 pm »
Menos mal para as tropas especiais... ainda assim fiquei desiludida com a tropa normal... que grande salganhada que foi pelo que me contaram.

*

Equilibrio

• 16
  • +0/-0
« Responder #1154 em: Julho 23, 2010, 03:25:48 pm »
Isto ainda vai piorar, esperem que estes jovens que têm agora 10/11 anos cheguem ao mercado de trabalho, aí vão ver a decadência total. Depois talvêz se comesse a inverter a situação. Parece-me que a nível da educação já estão a começar a abrir os olhos, a ver se vão a tempo.