Pelo que me foi dito por dois amigos que foram às provas de selecção do Exército, fico realmente a concordar que acho que o Exército aposta e muito na quantidade e não na qualidade, seja para que tropa for.
Prova disso... é o meu amigo ter passado... Não descurando a amizade que tenho por ele, que ele não tem perfil que seja para ser militar, não tem mesmo. Tanto que ele nem cumpriu os supostos mínimos nos testes físicos, só um "mais ou menos" e mesmo assim foi dado como apto. Só para verem, eu costumava ir ao ginásio com ele, e ele nem sequer aguentava correr cinco minutos seguidos. Flexões então, está quieto. Ele até falava há um ano atrás "TRopa?!?! Isso nem morto, andar por aí a mandarem em mim nem pensar", mas como andava com corda ao pescoço para arranjar trabalho lá foi tentar a sua sorte.
E pelo que me contaram, os que estavam por lá para as tropas especiais não ficavam muito atrás, não percebi bem, agora os que vão para as tropas especiais, nomeadamente para os Paraquedistas, fazem as mesmas provas que os da tropa normal? É que lá andavam.
Ao que parece só aqueles que tinham problemas graves de saúde e que respondiam mesmo mal nas provas psicotécnicas é que eram mandados embora. E vá, se não aguentavam fazer uma flexão ou um abdominal, mas nem era tanto por aí.
Eu pelo menos no que toca a tropas especiais, esperava maior rigor. Não que na tropa normal também não esperasse mas... fiquei desiludida com o que me contaram.