Voltando ao que interessa ...
De facto os níveis de exigência nas provas físicas está a baixar. Um motivo pode ser a falta de qualidades da nova geração... algo que já ouvia o meu avô comentar relativamente à minha ...
De facto o pessoal mais novo é, regra geral, mais "rotinho", ... pelo menos parte deles, mas não se esqueçam que os recordes desportivos continuam a ser ultrapassados ... .
No caso do Exército a dita "rotice" desta geração é de facto óbvia, pelo menos daqueles que concorrem às fileiras. Assim a filosofia teve que mudar: não se recruta o "carlos lopes" mas antes tenta-se criar o "carlos lopes" já nas fileiras. Conheci camaradas que entraram na Academia Militar (década de 80) com desempenhos físicos banais e tornaram-se, ano após ano, nuns "bois" de condição física. Actualmente alguns estão decadentes e obesos e outros continuam invejáveis, até para os mais novos.
Como o pessoal geralmente fica mais tempo nas fileiras, há teóricamente mais tempo para fazer o "up grade" na parte física e da rusticidade... assim queiram as chefias.
Na minha modesta opinião o problema não reside na exigência das provas físicas de admissão. O fulcral é a qualidade das cabeças que são/não são recrutadas.