MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses

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dc

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2925 em: Dezembro 14, 2025, 03:12:46 pm »
As melhoras... dc (?)

E ainda queres ser tu levado a sério quando respondes como uma criança mimada de 3 anos, por teres falta de argumentos para justificares as tuas teorias da batata frita. Scroll down indeed. ::)

Quem me dera ser como ele!

Corrigido.
 

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saabGripen

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2926 em: Dezembro 14, 2025, 03:56:18 pm »
Irra, que já não se aguenta tanta cacofonia e ideias absurdas e delirantes por quem se considera a última bolacha do pacote (logo, partida, em bocados, bafienta e sem sabor).

Mas a 4ª voz dentro da minha cabeça (também tenho direito) fez-me ver a luz: proponho a criação de um novo tópico exclusivamente dedicado ao maluco de serviço - estou-me naturalmente a referir ao Saab Gripen, para ser claro - onde ela posso perorar à vontade e sem limite. e assim dar vazão às suas necessidade de protagonismo (Freud explica).
Da minha parte, caso esta minha sugestão seja aceite, comprometo-me a ir lá de 15 em 15 dias e deixar um "Ya", ou "tásse" ou qualquer outra tirada profunda do género....

Podiam chamar-lhe "O Speaker's Corner do Saab Gripen"


Pronto,

Lá vou eu ter que ser expulso outra vez.

« Última modificação: Dezembro 14, 2025, 11:57:39 pm por HSMW »
 

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JohnM

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2927 em: Dezembro 14, 2025, 05:30:04 pm »
Até lá, temos a oportunidade de ter um negócio melhor.

Primeiro, não sabes se o pacote proposto pela Fincantieri não é mais abrangente e vantajoso para o nosso país, e por conseguinte para a Marinha e Arsenal do Alfeite (AA). O Naval Group alardeou na comunicação social que ia fazer isto e aquilo, enquanto que a Fincantieri foi mais discreta mas confirmou que investiria igualmente no AA, por exemplo.

Segundo, não podes querer estar seriamente a comparar a FDI com a FREMM-EVO. A fragata italiana está um patamar acima da francesa, conferindo finalmente uma verdadeira vertente oceânica à nossa frota de combate de superfície. O fabricante francês bem pode estar a anunciar aos 4 ventos que a FDI irá ter mais mísseis, etc, que a margem de evolução da fragata italiana será sempre superior.

Em Portugal até poderia haver o compromisso de, ao abrigo de um hipotético SAFE 2.0, serem as FDI as futuras substitutas da classe Bartolomeu Dias. No entanto, com as EPC em cima da mesa, isso poderá ser mais difícil. E o histórico do Naval Group recentemente deixa um pouco a desejar, veja-se o exemplo das Gowind que a Roménia encomendou mas que se viu obrigada a cancelar devido a múltiplos atrasos, preferindo antes corvetas turcas.

Por isso, se o teu único argumento é o de que "temos a oportunidade de ter um negócio melhor", das duas uma: ou estás a par de dados que não são conhecidos da esfera pública, ou estás a deixar-te levar (novamente) pelas vozes na tua cabeça. Qual destas hipóteses está correta?
Apenas para complementar, de certeza que ao longo deste processo, já no finalzinho, a Marinha terá pedido BAFOs aos dois concorrentes, por isso das duas uma: ou o NG fez a melhor oferta possível e perdeu fair and square, ou veio agora, à 25a hora melhorar a proposta, fora de prazo e demonstrando desonestidade, porque afinal a BAFO não seria uma BAFO a sério. De qualquer dos modos, se eu fosse a Marinha mostrava-lhe a um valente manguito, que é o que estão a fazer. Das coisas que mais me lixa é quando eu quero fazer obras em casa e levo a vários construtores as BAFO, no final vir sempre um dos perdedores dizer que afinal podia fazer mais barato… está a querer-me comer por  parvo e parece ser isso que o NG está a querer fazer com a Marinha.
 
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JohnM

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2928 em: Dezembro 14, 2025, 09:52:47 pm »
Até lá, temos a oportunidade de ter um negócio melhor.

Primeiro, não sabes se o pacote proposto pela Fincantieri não é mais abrangente e vantajoso para o nosso país, e por conseguinte para a Marinha e Arsenal do Alfeite (AA). O Naval Group alardeou na comunicação social que ia fazer isto e aquilo, enquanto que a Fincantieri foi mais discreta mas confirmou que investiria igualmente no AA, por exemplo.

Segundo, não podes querer estar seriamente a comparar a FDI com a FREMM-EVO. A fragata italiana está um patamar acima da francesa, conferindo finalmente uma verdadeira vertente oceânica à nossa frota de combate de superfície. O fabricante francês bem pode estar a anunciar aos 4 ventos que a FDI irá ter mais mísseis, etc, que a margem de evolução da fragata italiana será sempre superior.

Em Portugal até poderia haver o compromisso de, ao abrigo de um hipotético SAFE 2.0, serem as FDI as futuras substitutas da classe Bartolomeu Dias. No entanto, com as EPC em cima da mesa, isso poderá ser mais difícil. E o histórico do Naval Group recentemente deixa um pouco a desejar, veja-se o exemplo das Gowind que a Roménia encomendou mas que se viu obrigada a cancelar devido a múltiplos atrasos, preferindo antes corvetas turcas.

Por isso, se o teu único argumento é o de que "temos a oportunidade de ter um negócio melhor", das duas uma: ou estás a par de dados que não são conhecidos da esfera pública, ou estás a deixar-te levar (novamente) pelas vozes na tua cabeça. Qual destas hipóteses está correta?
Apenas para complementar, de certeza que ao longo deste processo, já no finalzinho, a Marinha terá pedido BAFOs aos dois concorrentes, por isso das duas uma: ou o NG fez a melhor oferta possível e perdeu fair and square, ou veio agora, à 25a hora melhorar a proposta, fora de prazo e demonstrando desonestidade, porque afinal a BAFO não seria uma BAFO a sério. De qualquer dos modos, se eu fosse a Marinha mostrava-lhe a um valente manguito, que é o que estão a fazer. Das coisas que mais me lixa é quando eu quero fazer obras em casa e levo a vários construtores as BAFO, no final vir sempre um dos perdedores dizer que afinal podia fazer mais barato… está a querer-me comer por  parvo e parece ser isso que o NG está a querer fazer com a Marinha.


O finalzinho é em fevereiro.
Não, não é… mesmo que a escolha não seja pública, já teve que ser feita, para o Governo saber os parâmetros financeiros que teve que submeter a Bruxelas . Isso quer dizer que as BAFO já foram feitas e a decisão já está tomada; presumivelmente será anunciada quando for dada luz verde de Bruxelas.
 
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2929 em: Dezembro 14, 2025, 10:00:05 pm »
Também não me parece que exista impedimentos a assinar contrato agora
 

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JohnM

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2930 em: Dezembro 14, 2025, 10:39:08 pm »
Até lá, temos a oportunidade de ter um negócio melhor.

Primeiro, não sabes se o pacote proposto pela Fincantieri não é mais abrangente e vantajoso para o nosso país, e por conseguinte para a Marinha e Arsenal do Alfeite (AA). O Naval Group alardeou na comunicação social que ia fazer isto e aquilo, enquanto que a Fincantieri foi mais discreta mas confirmou que investiria igualmente no AA, por exemplo.

Segundo, não podes querer estar seriamente a comparar a FDI com a FREMM-EVO. A fragata italiana está um patamar acima da francesa, conferindo finalmente uma verdadeira vertente oceânica à nossa frota de combate de superfície. O fabricante francês bem pode estar a anunciar aos 4 ventos que a FDI irá ter mais mísseis, etc, que a margem de evolução da fragata italiana será sempre superior.

Em Portugal até poderia haver o compromisso de, ao abrigo de um hipotético SAFE 2.0, serem as FDI as futuras substitutas da classe Bartolomeu Dias. No entanto, com as EPC em cima da mesa, isso poderá ser mais difícil. E o histórico do Naval Group recentemente deixa um pouco a desejar, veja-se o exemplo das Gowind que a Roménia encomendou mas que se viu obrigada a cancelar devido a múltiplos atrasos, preferindo antes corvetas turcas.

Por isso, se o teu único argumento é o de que "temos a oportunidade de ter um negócio melhor", das duas uma: ou estás a par de dados que não são conhecidos da esfera pública, ou estás a deixar-te levar (novamente) pelas vozes na tua cabeça. Qual destas hipóteses está correta?
Apenas para complementar, de certeza que ao longo deste processo, já no finalzinho, a Marinha terá pedido BAFOs aos dois concorrentes, por isso das duas uma: ou o NG fez a melhor oferta possível e perdeu fair and square, ou veio agora, à 25a hora melhorar a proposta, fora de prazo e demonstrando desonestidade, porque afinal a BAFO não seria uma BAFO a sério. De qualquer dos modos, se eu fosse a Marinha mostrava-lhe a um valente manguito, que é o que estão a fazer. Das coisas que mais me lixa é quando eu quero fazer obras em casa e levo a vários construtores as BAFO, no final vir sempre um dos perdedores dizer que afinal podia fazer mais barato… está a querer-me comer por  parvo e parece ser isso que o NG está a querer fazer com a Marinha.


O finalzinho é em fevereiro.
Não, não é… mesmo que a escolha não seja pública, já teve que ser feita, para o Governo saber os parâmetros financeiros que teve que submeter a Bruxelas . Isso quer dizer que as BAFO já foram feitas e a decisão já está tomada; presumivelmente será anunciada quando for dada luz verde de Bruxelas.


Não necessariamente.

A fase após a que acabou em Novembro 30 é tratada no Article 8.

Article 8

Decision on the request for financial assistance

1.   The Commission shall assess the request for financial assistance accompanied by the plan without undue delay.

2.   Where the Commission finds that the request fulfils the conditions laid down in this Regulation, in particular those provided for in Article 4, Article 7(2) and Article 16, the Commission shall submit a proposal for a Council implementing decision making the financial assistance available.

Se Portugal disse (por exemplo) tanto á NAVAL como á Fincatieri que queria propostas para um orçamento de 3.5 Bi, então pode ter (e devia ter) comunicado á Comissão que quer fragatas no valor de 3.5 Bi e que já tem contactos avançados com dois fornecedores.
O BAFO pede a seguir a 30 de Novembro.
Até pode pedir depois de a Comissão aprovar e passar a bola para o Concelho.

E se o BAFO da NAVAL for para 4 fragatas?
Não… o orçamento é o modelos já têm que estar definidos para a UE saber se a proposta obedece às regras do SAFE.  Tanto é que k governo já veio dizer a que países vai adquirir o material do SAFE; ninguém Jó seu perfeito juízo iria dizer um a coisa dessas se não fosse acompanhada de uma proposta específica de aquisição. Garanto-te que a União Europeia não aprova uma declaração de intenções do tipo “epá, queremos 3100 M€, para três fragatas, mas ainda não temos um plano de investimento e calendários definidos e ainda não temos be a certeza que modelo queremos, mas não se preocupem que vai estar tudo assinado e as fragatas entregues em 2030”… o modelo está definido e o plano financeiro e calendários de investimentos e desembolso também… se não for assim, andam a brincar com a UE e arriscam-se a 99% a levar uma nega
« Última modificação: Dezembro 14, 2025, 10:42:03 pm por JohnM »
 
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2931 em: Dezembro 14, 2025, 11:58:08 pm »
Irra, que já não se aguenta tanta cacofonia e ideias absurdas e delirantes por quem se considera a última bolacha do pacote (logo, partida, em bocados, bafienta e sem sabor).

Mas a 4ª voz dentro da minha cabeça (também tenho direito) fez-me ver a luz: proponho a criação de um novo tópico exclusivamente dedicado ao maluco de serviço - estou-me naturalmente a referir ao Saab Gripen, para ser claro - onde ela posso perorar à vontade e sem limite. e assim dar vazão às suas necessidade de protagonismo (Freud explica).
Da minha parte, caso esta minha sugestão seja aceite, comprometo-me a ir lá de 15 em 15 dias e deixar um "Ya", ou "tásse" ou qualquer outra tirada profunda do género....

Podiam chamar-lhe "O Speaker's Corner do Saab Gripen"


Pronto,

Lá vou eu ter que ser expulso outra vez.

Já que insiste tanto, seja feita a vontade.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2932 em: Hoje às 07:08:33 am »
Também não me parece que exista impedimentos a assinar contrato agora

A UE não tem de dar o OK final?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2933 em: Hoje às 09:52:14 am »
O saab parece ter problemas mentais graves.
 
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2934 em: Hoje às 11:27:26 am »
Também não me parece que exista impedimentos a assinar contrato agora

A UE não tem de dar o OK final?
A Croácia já assinou dois contratos que vão ser pagos pelo SAFE, o dos Caesar e o dos Leo

Idem para a Lituânia com a recente compra de 30 Caesar
 
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sivispacem

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2935 em: Hoje às 11:37:37 am »
Também não me parece que exista impedimentos a assinar contrato agora

A UE não tem de dar o OK final?
A Croácia já assinou dois contratos que vão ser pagos pelo SAFE, o dos Caesar e o dos Leo

Idem para a Lituânia com a recente compra de 30 Caesar

Os contratos são assinados pelos países, mas o 'cacau' vem da UE, se tudo estiver bem e de acordo com as regras do SAFE, que tem até ao final do 1Q 2026 para se pronunciar se o plano apresentado está conforme os requisitos e assim desbloquear o montante pré-aprovado.
Claro, se Portugal quiser desde já assumir a responsabilidade (leia-se vinculação contratual e financeira) desde já, é livre de o fazer a qualquer momento. Mas não sei se depois o SAFE poderia fazer o financiamento solicitado (na realidade, não haveria nada para financiar, uma vez que já teria sido celebrado um contrato).

Por isso, será mais prudente aguardar luz verde (espera-se) da UE para concluir os negócios.
Cumprimentos,