MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses

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mafets

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #300 em: Janeiro 20, 2015, 04:57:35 pm »
Citação de: "NVF"
Salvo erro os turcos ficaram-se pelos SM-1 mas os australianos instalaram SM-2 nas Adelaide.

Quais SM-3 isso contra mísseis balísticos, a gente quer é SM-6 para deitar abaixo os F-18 e os Typhoons dos nuestros hermanos a 250 km de distância  :mrgreen:

O Sea Sparrow desenvolvido a partir do Sparrow, surgiu em 1976 pelo que como é evidente, mesmo com a actualizações já sente o peso da idade. O ESSM que curiosamente é um desenvolvimento do cancelado AIM-7R (preterido ao aim-120) dos anos 90, pouco tem a ver com o seu antecessor (até em termos fisicos são diferentes). Embora possa ser incorporado nos navios que usam o Sea Sparrow sem praticamente actualizações significativas, um míssil com maiores capacidades a meu ver pede sensores de detecção, iluminação, etc, melhores e mais capazes (sendo um lançador VLS o melhor,  embora a versão D possa usar os lançadores MK 29), não transformando uma fragata multi-usos em de Defesa Aérea mas acrescentando algo mais que apenas novos misseis. Pena que em Portugal possivelmente será apenas isso a acontecer, o que a meu ver não é trágico para a situação actual da Marinha e das missões NATO, mas se esta ganha-se maior independência com por exemplo um NAVPOL, essa simples substituição de um míssil por outro, seria bastante redutora.



Saudações
« Última modificação: Janeiro 21, 2015, 10:31:28 am por mafets »
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #301 em: Janeiro 20, 2015, 05:46:21 pm »
Citação de: "mafets"
Citação de: "NVF"
Salvo erro os turcos ficaram-se pelos SM-1 mas os australianos instalaram SM-2 nas Adelaide.

Quais SM-3 isso contra mísseis balísticos, a gente quer é SM-6 para deitar abaixo os F-18 e os Typhoons dos nuestros hermanos a 250 km de distância  :mrgreen:

Então não, com um Mk41 strike na posição B púnhamos lá uns 8 e era ver se te havias  :mrgreen:
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #302 em: Janeiro 20, 2015, 06:13:48 pm »
Sonhar é bom, mas caindo na realidade o que se fará em principio nas fragatas, ou seja, o MLU passará pela actualização da maioria do software existente nas fragatas, melhoria nas comunicação, quem sabe um novo upgrade no CIWS e a mudança da peça de 100 mm das fragatas classe Vasco da Gama, por uma igual à das fragatas classe M.
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #303 em: Janeiro 20, 2015, 11:41:03 pm »
Já não há grandes updates a fazer aos CIWS existentes. Agora, se instalassem um RAM na posição B de ambas as classes para cobrir a frente já não era mauzinho de todo -- à laia do que fazem os coreanos que utilizam uma combinação de RAM + Phalanx/Goalkeeper e que, quanto a mim, dispõem dos navios mais bem armados da actualidade.

Para já o que foi encomendado foi (sem ter que ir muito atrás neste tópico): upgrade dos sonares, upgrade dos motores dos NATO Seasparrow, novo sistema de coms de tecnologia nacional. Duvido que haja vontade de ir mais além (mesmo a substituição da peça de 100 mm). Devo aliás dizer que não compreendo o racional da mudança de 100 para 76 mm, a não ser por uma questão de padronização levada ao extremo que nem sequer é apanágio nacional — antes pelo contrário! Com tanta munição de 100 mm que devemos ter em stock, e numa altura em que, por todo o lado, se fala em aumentar os calibres de artilharia naval, e mais considerando que a maioria dos utilizadores de Meko 200 utiliza um calibre ainda maior (o 127 mm) é uma mudança que não me parece lógica.

Quanto a mim: ficam a faltar três coisas importantes: upgrade para Harpoon block II (que, para já, se limita aos subs), upgrade para ESSM (que tornaria desnecessário o upgrade dos motores dos Seasparrow), e upgrade de MW08 para SMART-S Mk2 nas Vasco da Gama, dado que o alcance do MW08 e o número de alvos possíveis de seguir são substancialmente inferiores ao SMART-S. Ao contrário do mafets, não penso que o aumento do número de alvos possíveis de iluminar na fase final seja uma questão fundamental, aliás à semelhança de outras marinhas que instalaram ESSM em navios mais antigos.
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #304 em: Janeiro 21, 2015, 10:30:09 am »
Citação de: "NVF"
Já não há grandes updates a fazer aos CIWS existentes. Agora, se instalassem um RAM na posição B de ambas as classes para cobrir a frente já não era mauzinho de todo -- à laia do que fazem os coreanos que utilizam uma combinação de RAM + Phalanx/Goalkeeper e que, quanto a mim, dispõem dos navios mais bem armados da actualidade.

Para já o que foi encomendado foi (sem ter que ir muito atrás neste tópico): upgrade dos sonares, upgrade dos motores dos NATO Seasparrow, novo sistema de coms de tecnologia nacional. Duvido que haja vontade de ir mais além (mesmo a substituição da peça de 100 mm). Devo aliás dizer que não compreendo o racional da mudança de 100 para 76 mm, a não ser por uma questão de padronização levada ao extremo que nem sequer é apanágio nacional — antes pelo contrário! Com tanta munição de 100 mm que devemos ter em stock, e numa altura em que, por todo o lado, se fala em aumentar os calibres de artilharia naval, e mais considerando que a maioria dos utilizadores de Meko 200 utiliza um calibre ainda maior (o 127 mm) é uma mudança que não me parece lógica.

Quanto a mim: ficam a faltar três coisas importantes: upgrade para Harpoon block II (que, para já, se limita aos subs), upgrade para ESSM (que tornaria desnecessário o upgrade dos motores dos Seasparrow), e upgrade de MW08 para SMART-S Mk2 nas Vasco da Gama, dado que o alcance do MW08 e o número de alvos possíveis de seguir são substancialmente inferiores ao SMART-S. Ao contrário do mafets, não penso que o aumento do número de alvos possíveis de iluminar na fase final seja uma questão fundamental, aliás à semelhança de outras marinhas que instalaram ESSM em navios mais antigos.
Também não sou grande fã de mudar o calibre da peça principal para um calibre inferior. Agora no que diz respeito à questão do aumento do número de alvos na fase terminal, sempre considerei que face sobretudo aos navios que usam o VLS e que portanto possuem disponíveis um  numero de misseis AA considerável como nas Bartolomeu Dias, o número actual é significativamente baixo. E mesmo dispondo do ESSM que possui qualidades muito superiores ao seu antecessor, usando um exemplo que deu de uma das nossas fragatas em Missão NATO no báltico, quando por lá existem os Russos por que norma disparam misseis anti-navio em salvas, acho limitado numa situação passível de maior tensão. Ou seja, mesmo tendo o ESSM numa situação desse tipo seriamos nós e outras marinhas na mesma situação, possivelmente relegados para missões secundárias fora da área de maior tensão ao contrario da FAP que por lá andou com os F-16 e P3c - Cub. Agora para por exemplo fazer ASW ou missões de combate à pirataria o ESSM só por si chega e sobra. Portanto, é uma questão de opiniões.  :wink:



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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #305 em: Janeiro 21, 2015, 03:03:46 pm »
A capacidade anti aerea das nossas fragatas é apenas de auto defesa/defesa de ponto e não de defesa antiaerea de area.

Em missões de guerra NATO em que eventualmente participemos essa função de defesa de area estará  a cargo de um destroyer no minimo.Possivelmente existirão inclusive porta aviões com as suas esquadras de caças envolvidos.

Penso ser esta a doutrina NATO mesmo que as MEKO e KD estivessem armadas até aos dentes não é para esta função que elas estão vocacionadas nem seria isto que lhes seria exigido.
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #306 em: Janeiro 21, 2015, 03:32:01 pm »
De facto é a doutrina NATO, agora a mesma não pode ser usada em todos os sítios. Por exemplo no Mar Negro não entram Porta-Aviões e o Báltico tem áreas com serias limitações de calado dos navios, sendo que uma fragata por norma tem um calado e tonelagem inferior a um destroyer. Por outro lado, uma coisa é defesa aérea outra é defesa anti-missil, ou seja apesar das fragatas portugueses terem armas de defesa anti-missil, os misseis sea sparrow não são propriamente grande espingarda, e um tipo de missões mesmo como a que foi feita no Báltico pela FAP nunca está isenta de riscos. Não foi necessário mandar uma fragata, mas se fosse neste campo e caso alguma coisa corresse mal (relembro a fragata Stark que não esperava problemas no Golfo Pérsico e foi atingida por exocet) seria sobretudo os Phalanx/Goolkeper a proteger. Assim a introdução de novos misseis e sistemas daria capacidade acrescida neste e noutros pontos.  Depois existem as missões fora do âmbito da NATO, e embora considere que para já não faz grande sentido um Upgrade que venha melhorar bastante a capacidade de defesa aérea e anti-míssil das fragatas da marinha, pois penso que existem outras prioridades e não vamos longe  com 5 unidades, não deixo de reconhecer o valor do que sejam os Holandeses, Belgas ou sobretudo os Australianos estão a fazer a unidades similares.

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #307 em: Janeiro 21, 2015, 03:53:10 pm »
Citação de: "mafets"
De facto é a doutrina NATO, agora a mesma não pode ser usada em todos os sítios. Por exemplo no Mar Negro não entram Porta-Aviões e o Báltico tem áreas com serias limitações de calado dos navios, sendo que uma fragata por norma tem um calado e tonelagem inferior a um destroyer. Por outro lado, uma coisa é defesa aérea outra é defesa anti-missil, ou seja apesar das fragatas portugueses terem armas de defesa anti-missil, os misseis sea sparrow não são propriamente grande espingarda, e um tipo de missões mesmo como a que foi feita no Báltico pela FAP nunca está isenta de riscos. Não foi necessário mandar uma fragata, mas se fosse neste campo e caso alguma coisa corresse mal (relembro a fragata Stark que não esperava problemas no Golfo Pérsico e foi atingida por exocet) seria sobretudo os Phalanx/Goolkeper a proteger. Assim a introdução de novos misseis e sistemas daria capacidade acrescida neste e noutros pontos.  Depois existem as missões fora do âmbito da NATO, e embora considere que para já não faz grande sentido um Upgrade que venha melhorar bastante a capacidade de defesa aérea e anti-míssil das fragatas da marinha, pois penso que existem outras prioridades e não vamos longe  com 5 unidades, não deixo de reconhecer o valor do que sejam os Holandeses, Belgas ou sobretudo os Australianos estão a fazer a unidades similares.

Saudações

A Stark ao que parece quando foi atingida pelos dois exocet nem sequer tinha o CIWS ligado ou aameaça não foi detetada a tempo, algo mal explicado  :D

Quanto aos Sea Sparrow já foram testados com sucesso contra alvos de superficie como alternativa aos harpoons inclusive pela nossa marinha.

Mas sim se sobrar dinheiro actualizar estes sistemas seria optimo obviamente.
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #308 em: Janeiro 21, 2015, 04:37:58 pm »
Citação de: "Johnnie"

A Stark ao que parece quando foi atingida pelos dois exocet nem sequer tinha o CIWS ligado ou aameaça não foi detetada a tempo, algo mal explicado  :wink:



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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #309 em: Janeiro 22, 2015, 12:09:28 pm »
Wednesday, 21 January 2015 17:50

Naval Defense Industry News - Portugal
 
 
 
EID's Integrated Communications Control System to equip Belgian, Dutch and Portuguese Frigates
 
The navies of Belgium, the Netherlands, and Portugal will upgrade some of their surface ships with the latest version (the sixth) of the Integrated Communications Control System produced by EID (ICCS6).


F930 Leopold I Karel Doorman-class frigate ("M-Frigate") of the Naval Component of the Belgian Armed Forces during the 34th Belgian Navy Days in Zeebruges
          
Five systems will be installed on board Portuguese ships: two M-class frigates (Bartolomeu Dias and Dom Francisco de Almeida) and 3 Vasco da Gama class frigates. Three systems will be fitted to the Royal Netherlands Navy's (RNlN) M frigates and the landing platform dock HNLMS Rotterdam. The two M-class frigates of the Belgian Navy (Leopold I and Louise-Marie) will also be upgraded.

The first vessel to receive ICCS6 will be a RNlN frigate whereas the last one will be a Portuguese MEKO200 in 2020. It should be noted that the Vasco da Gama frigates were originally fitted with the second generation of ICCS in the early 90’s and that ICCS4 was installed on board HNLMS Rotterdam a few years later.

The ICCS system is based on a distributed architecture, being composed of a number of switches, user terminals and workstations. ICCS6 features Internet Protocol technology and was designed specifically to provide an efficient ships communications management tool. With a high degree of automation, the system uses a modular and flexible concept, capable of being tailored and configured to meet the communications requirements of any type of warship.

EID's ICCS series can be found in platforms across a range of navies including Algeria, Australia, Brazil, Indonesia, Malaysia, the Netherlands, Portugal, Spain, and the United Kingdom. ICCS6 is due for installation on the UK Royal Navy's Type 26 Global Combat Ship that BAE Systems is expected to build. Overall, ICCS series systems equip over 120 vessels of different types: patrol boats, corvettes, frigates, destroyers, landing ships and other support ships, aircraft carriers and submarines.

http://www.navyrecognition.com/index.ph ... ew&id=2351
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #310 em: Fevereiro 10, 2015, 07:56:38 pm »
nao sei se isto foi aqui mencionado...

New Zealand’s ANZAC Frigates Getting Combat Upgrades
Dec 04, 2014 18:25 UTC by Defense Industry Daily staff



Dec 3/14: Defensive. Rheinmetall announces that it won a €4.2 million ($5.2M) contract from prime contractor Lockheed Martin Canada to equip New Zealand 2 ANZAC frigates with its Multi Ammunition Softkill System (MASS) in its in twin-launcher MASS_2L configuration. According to the company this includes a long-range capability and 2 naval laser warning systems (NLWS) made by Saab. Rheinmetall manufactures MASS in its Buck Fronau plant in Bavaria, while the NLWS parts will be shipped from South Africa to New Zealand for integration by Lockheed Martin.

Sept 18/14: Radars. Thales will deliver 2 SMART-S Mk2 radars to New Zealand in early 2016 and 2017 respectively, according to the company. This opens the fledgling CAMM market for Thales.

It’s time to modernize New Zealand’s only serious combat ships. New Zealand bought 2 ANZAC frigates in the 1990s, as a cooperative venture with Australia using the MEKO 100 German design. F77 Te Kaha was commissioned in 1996, and F111 Te Mana was commissioned in 1997. At the time, the ships were adequate low-end frigates, but 20 years later, they’re simply obsolete. New Zealand has long realized that changes were required, and has been planning and funding a whole series of changes since 2006.

Zealand’s ships lack the RGM-84 Harpoon anti-ship missiles carried by their Australian counterparts, and carry SH-2G Super Seasprite helicopters instead of larger S-70 Seahawks. They also continue to rely on obsolete RIM-7F Sea Sparrow missiles, instead of the RIM-162 ESSM missiles aboard Australian ships.

The Frigate Systems Upgrade (FSU) program’s new combat system and radar upgrades were approved in 2012, but they follow a series of changes to New Zealand’s ANZACs. Those include changes to improve stability and power-generating diesel engines, compartment configuration changes, installation of a new integrated platform management system (IPMS), and upgrades to onboard environmental control. New Zealand also bought Australia’s low flight-hours SH-2G fleet, along with Kongsberg’s Penguin Mk.3 helicopter-launched anti-ship missiles, and upgraded the Pahalanx systems on board to Block IB status.

The final upgrade will modernize the core combat system to the Saab/Lockheed CanACCS 9LV standard, and integrate it with radar improvements, MBDA’s independently-guided Sea Ceptor missiles, and other modern equipment. Overall, it brings the frigates up from “obsolete” status to that of low-end modern frigates or a high-end corvette.

Upgrades are scheduled to begin in 2016.

http://www.defenseindustrydaily.com/new ... de-023815/
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #311 em: Fevereiro 12, 2015, 09:50:30 am »
Kelvin Hughes To Supply SharpEye Radar Systems for Royal New Zealand Navy ANZAC Frigates
 
Kelvin Hughes has been awarded a contract to supply SharpEye™ radars with an Agile Tracker to the New Zealand (NZ) Ministry of Defence as part of the Lockheed Martin Canada prime contract for the Frigate Systems Upgrade project.

Kelvin Hughes will be supplying their market leading S-Band solid state upmast 2D navigation and surveillance radar SharpEye™, for two ship sets along with their tactical Naval MantaDigital™ display software and processors. The NZ Ministry of Defence has also selected Kelvin Hughes’ agile tracker option providing advanced target tracking capability for low level air and surface based targets.
     

Kelvin Hughes New SharpEye Upmast Radar with carbon composite housing at DSEI 2013
(Photo: Navy Recognition)
          
The contract covers the supply of the advanced upmast SharpEye™ sensor, integrated housing and turning unit, antenna assembly, radar processor, software and integration with the combat management system, along with project deliverables from installation to sea acceptance, training and in-service support.

SharpEye™ with its inherent solid state design (no magnetron) is highly reliable, enabling the transceiver itself to be mounted upmast with the need for maintenance access being almost completely eradicated. The innovative design of SharpEye™ provides a very low noise system, the patented pulse sequence and pulse compression techniques ensures radar targets/contacts out at sea are detected and tracked typically earlier and at longer ranges than comparable systems.
     


HMNZS Te Mana (F111) is one of ten Anzac class frigates and one of two serving in the Royal New Zealand Navy. (picture: Benchill)
          
The frigates TE KAHA and TE MANA are benefiting from a NZ$ 446M upgrade of the combat and related systems and SharpEye™ is one of the sensors within the suite of sensors and systems of the Lockheed Martin Canada upgrade under contract to the NZ Ministry of Defence.

The combat system upgrade means the Royal New Zealand Navy will be operating these highly capable and versatile ships through to the end of their service life.

Adrian Pilbeam, Vice President of Kelvin Hughes said: “The selection of SharpEye™ by the New Zealand Ministry of Defence and Lockheed Martin Canada is a testament to the cutting edge SharpEye™ technology radar. Kelvin Hughes developed SharpEye™ as a very cost effective package for 2D surveillance applications. The New Zealand MoD and Lockheed Martin Canada have recognized this in their selection of what is a critical situational awareness sensor for the Royal New Zealand Navy”.

http://www.navyrecognition.com/index.ph ... ew&id=2404
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #312 em: Fevereiro 24, 2015, 07:12:09 pm »
Alguém tem o artigo completo?

Citar
Portugal takes twin-track approach to frigate upgrades
Richard Scott, London - IHS Jane's Navy International
09 February 2015

Significance

    The Portuguese Navy is planning to modernise both of its frigate classes
    Vasco Da Gama class to receive limited modernisation but Bartolomeu Dias class undertaking major refit for future NATO operations

The Portuguese Navy has detailed plans for the modernisation of its five-ship frigate force, acknowledging that resource constraints will necessitate the re-purposing of its three Vasco Da Gama-class MEKO 200PN ships for lower intensity tasks only.

Speaking at the IQPC Surface Warships 2015 conference in Genoa, Italy, on 28 January, Vice Admiral António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro, the Portuguese Navy's Chief of Materiel, said that the mid-life modernisation programmes for the two classes were being conditioned by three factors.

http://www.janes.com/article/48827/port ... e-upgrades
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #313 em: Março 26, 2015, 11:53:58 pm »
Citar
he Portuguese Navy is planning to modernise both of its frigate classes
Vasco Da Gama class to receive limited modernisation but Bartolomeu Dias class undertaking major refit for future NATO operations
The Portuguese Navy has detailed plans for the modernisation of its five-ship frigate force, acknowledging that resource constraints will necessitate the re-purposing of its three Vasco Da Gama-class MEKO 200PN ships for lower intensity tasks only.
Speaking at the IQPC Surface Warships 2015 conference in Genoa, Italy, on 28 January, Vice Admiral António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro, the Portuguese Navy's Chief of Materiel, said that the mid-life modernisation programmes for the two classes were being conditioned by three factors. "First, we have limited financial resources. Second, we must address material obsolescence and increase performance as much as can. And third, from the operational side, we must decide what are imperatives, and what are desirables."
"Based on these considerations, we are going to modernise our frigates in different ways," he continued. "While we will keep the two Bartolomeu Dias-class M-frigates for more demanding operations, the three Vasco Da Gama-class ships will be deployed only on [lower intensity] small scale operations and so will receive a limited modernisation."
It is planned that both classes will be subject to major refits to extend platform life and address obsolescence (for example, in platform management systems). Overhauls will also be undertaken of main propulsion machinery. However, the levels of investment in weapons and sensors will vary.
Built in Germany to the Blohm + Voss MEKO200PN design, the three Vasco Da Gama-class ships - NRP Vasco Da Gama , NRP Álvares Cabral , and NRP Corte Real were all commissioned into service in 1991. Their equipment fit includes a single 100 mm gun, an Mk 29 octuple launcher for RIM-7P NATO SeaSparrow missiles, eight Harpoon anti-ship missiles, Mk 46 Mod 5 lightweight torpedoes, and a Phalanx Block 1B close-in weapon system.
According to Vice Adm António Silva Ribeiro, the scope of modernisation work for the Vasco Da Gama-class ships encompasses the overhaul and upgrade of the existing MW08 and DA08 radars, new electronic warfare (EW) systems, introduction of IFF Mode 5, new electro-optical surveillance capability, and new military GPS. Hardware in the STACOS Mod I combat management system will be replaced to resolve obsolescence. Other changes include a SATCOM upgrade, new UHF communications, the addition of Link 22 (alongside Link 11/16), introduction of the ICCS6 integrated communications control system, and an upgraded C4I network.
As regards self-defence, the Phalanx close-in weapon system will be brought up to the latest Block 1B Baseline 2 standard. The existing NATO SeaSparrow point defence missile system will remain; the RIM-7P missiles themselves will be re-motored.
The Portuguese Navy's two former Royal Netherlands Navy (RNLN) M-frigates, NRP Bartolomeu Dias (ex-HrMs Van Nes) and NRP Dom Francisco de Almeida (ex-HrMs Van Galen), are to receive a more substantive upgrade in order to enable them to participate in higher intensity national or NATO operations. These will, in part, leverage from upgrades already in train for the RNLN's two remaining M-frigates.
"As regards these ships," Vice Adm António Silva Ribeiro said, "we will also acquire new ESM, IFF Mode 5, military GPS, and electro-optical systems. We are going to upgrade the sonar, modernise the point defence missile system with the introduction of the Evolved SeaSparrow Missile, and overhaul and upgrade the Goalkeeper close-in weapon system.
"In addition, we plan to acquire a completely new [electronic warfare] system, and upgrade our lightweight torpedoes to Mk 54 standard."
Another planned change is the replacement of the current command system with the Guardion combat management system developed by the Netherlands' CAMS-Force Vision software centre. "We are part of an M-frigate user group with the Netherlands, Belgium, and Chile, and we are working well in this to modernise all the ships in the class," Vice Adm António Silva Ribeiro said. "Guardion is very much a part of that."

http://www.militaryaerospace.com/news/2015/03/03/portugal-takes-twin-track-approach-to-frigate-upgrades-br-br-1.html
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #314 em: Março 27, 2015, 01:16:20 am »
ESSM? :D
Bem, desta não estava à espera sinceramente! Pena as VdG não receberem os mesmos... mas pronto, melhor que nada, já é um bom começo e mais fácil será a futura integração dos ESSM nas restantes fragatas.
Estes planos eram pré aquisição do Siroco ou já é a contar com a vinda deste?