Novas pistolas para a GNR e PSP

• 451 Respostas
  • 206058 Visualizações
*

Jorge Pereira

• Administrador
  • 2229
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +118/-282
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #210 em: Junho 28, 2007, 01:51:24 am »
Armas austríacas vão resolver graves deficiências na GNR e PSP

Carlos Varela

O processo de aquisição da nova pistola de 9 mm que vai equipar de forma integral a PSP e a GNR já está praticamente concluído, depois de o Governo ter iniciado, na sexta-feira, a notificação dos vários concorrentes, dando conta de que a arma vencedora do concurso internacional é a Glock 19 - soube o JN junto de fontes ligadas ao processo. A entrega das armas tem um carácter urgente, até pela situação na GNR, em que metade das pistola mais utilizadas (Walther P 38) tem sérias deficiências, enquanto na PSP o calibre de 7,65 mm se encontra desajustado.

A aquisição, iniciada por António Costa como ministro da Administração Interna, abre finalmente caminho à substituição do amálgama de armas de mão que equipa a precisamente a PSP e a GNR, algumas delas com 40 anos de serviço e que tantas queixas têm causado, por parte dos agentes e militares.

Em causa no concurso está o fornecimento de 42 mil pistolas, com opção para 50 mil, com um quinto das armas a ter que ser fornecido ainda este ano - num processo que vai prolongar-se até 2012. A Glock oferece um preço unitário da ordem dos 255 euros, num negócio que poderá atingir os 15 milhões de euros. E está já inscrita para este ano, a nível do PIDDAC, uma verba de três milhões de euros para suportar as primeiras aquisições (cerca de nove mil).

A Glock 19, de origem austríaca, recolheu a maior pontuação, num concurso que abrangeu preço e qualidade técnica das armas candidatas. Venceu os cinco concorrentes que tinham sobrevivido à primeira parte do concurso.

Formalmente, no entanto, os concorrentes derrotados têm até cinco dias úteis para contestar os resultados do concurso, a partir do momento em que são notificados. Um prazo que, ao extinguir-se, abre as portas ao processo de adjudicação, caso os critérios de contestação não forem levados em linha de conta.

Na lista de preferências do MAI seguiu-se a Sig Sauer (Suíça), a HK (Alemanha), a Beretta (Itália) e a Jerico (Israel), admitindo algumas fontes dentro do processo que pelo menos uma das fábricas possa vir a contestar os resultados. É que o concurso português é, neste momento, talvez o mais importante a nível europeu. Está, assim, em causa não só o negócio de aquisição para as marcas, mas também o seu prestígio internacional, assim como a venda de sobressalentes - num tempo de vida útil que nunca será inferior a 30 anos.

Quando o concurso foi iniciado, em 2006, havia 10 concorrentes, mas cinco foram desde logo excluídos por razões que se prenderam com aquilo que o júri do concurso considerou serem "irregularidades formais" constantes da documentação. A exclusão atingiu a CZ (República Checa), da Smith & Wedson (EUA), da Walther (Alemanha) e da Taurus (Brasil).

A Walther, no entanto, acabou por contestar a decisão junto do Tribunal Administrativo, interpondo uma providência cautelar para suspender o concurso. O tribunal pediu explicações ao MAI, que respondeu com o "interesse público" para prosseguir o concurso - invocando a obsolescência das armas em serviço na GNR e na PSP. Argumentos que foram judicialmente aceites. A Walther voltou a protestar, mas mais uma vez o tribunal recusou os argumentos, abrindo assim as portas à selecção do vencedor, uma vez que todos os testes estavam concluídos.

Um dos argumentos mais fortes usados pelo MAI, num documento de 11 de Abril assinado pelo secretário-Adjunto da Administração Interna, José Magalhães e enviado ao tribunal, dá conta que, no caso da GNR, "50 por cento do total de pistolas Walther P38 apresenta graves deficiências que implicam reparações urgentes".

Já quanto às 2338 Star, de calibre 7,65 mm, "estão totalmente inoperacionais". Este calibre, usado em particular pela PSP, é classificado por José Magalhães como "inadequado face às necessidades colocadas pelas missões actualmente desempenhadas pelas Forças de Segurança". O secretário de Estado chama ainda a atenção que a "tarefa de obtenção de peças sobressalentes para armas com 30 ou 40 anos é difícil ou, por vezes, praticamente impossível".

Fonte

GLOCK 19
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'

Cumprimentos

*

Pstolaas

• Membro
  • *
  • 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #211 em: Junho 28, 2007, 04:47:53 pm »
excelente arma!!

*

jmg

• Analista
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #212 em: Junho 28, 2007, 07:41:08 pm »
PARABENS PARA OS CAMARADAS DAS FORÇAS DE SEGURANÇA. FINALMENTE UMA NOVA ARMA E PELOS VISTOS UMA BOA ARMA.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

*

FAP

• 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #213 em: Junho 28, 2007, 07:48:40 pm »
Boa tarde,
estou curioso em relação a dois aspectos:
1. Qual a mira a adoptar para esta arma? de série, meprolight, trijicom, outra...
2. Ouvi que a Glock para as nossas forças de segurança ia ter mais uma segurança, para além das de série (Safe action). É verdade? Se sim alguém tem fotos para comparação?
Agradeço os possíveis esclarecimentos

*

pmdavila

• Perito
  • **
  • 366
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #214 em: Junho 29, 2007, 01:21:11 pm »
Seria interessante saber qual a mira que vai ser adoptada, uma vez que (e segundo o nosso magnífico Correio da Manhã...) estavam dois modelos da Glock 19 a concurso, um com mira de "titânio" e outro com mira de "fósforo".
Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

"Antes morrer livres que em paz sujeitos"

*

nosso cabo

• 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #215 em: Junho 29, 2007, 10:11:16 pm »
Citação de: "pmdavila"
Seria interessante saber qual a mira que vai ser adoptada, uma vez que (e segundo o nosso magnífico Correio da Manhã...) estavam dois modelos da Glock 19 a concurso, um com mira de "titânio" e outro com mira de "fósforo".

Eu quero uma com mira anti-IGAI.
Tenho dito.
PERGUNTAI AO INIMIGO QUEM SOMOS

*

jmg

• Analista
  • 640
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #216 em: Setembro 01, 2007, 01:44:27 pm »
Caros camaradas das forças de segurança, venho novamente desviar o assunto principal deste tópico ao pedir-lhes informações. Tendo iniciado a minha pesquisa para aquisição de uma arma de calibre 9mm, tomei a decisão de adquirir o modelo hk usp 9mm full size, vendido pela Cacicambra. Nos fóruns estrangeiros (principalmente USA), os elogios são enormes quanto aos produtos da HK. No entanto pelo que sei, alguns elementos da PSP têm a arma atribuída, e assim venho pedir alguma opinião que possam ter sobre a mesma.
Muito obrigado.

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

*

PETERALM

• 12
  • +0/-0
    • http://civiliancontractors.free.fr
(sem assunto)
« Responder #217 em: Setembro 03, 2007, 07:46:18 am »
Em França, a Gendarmerie (GNR francesa) era dotada do Beretta 92SB-F, uma arma de 1era categoria (armas de guerra), as quais não tinham direito os policias francês que tinham o Manhurin em 38 Special (arma de quarta categoria). Hoje em dia, esta tudo modificado, e a Policia, como a Gendarmerie são dotados do Sig Sauer SP2022, que obteve a melhor qualificação, em termos de segurança, eficacia e preço. A arma Glock, é vanguardista, mas é mais cara, e nao parece ter mais qualidades...

Até,

*

foxtrotvictor

• Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #218 em: Setembro 04, 2007, 04:11:38 pm »
Citação de: "jmg"
Caros camaradas das forças de segurança, venho novamente desviar o assunto principal deste tópico ao pedir-lhes informações. Tendo iniciado a minha pesquisa para aquisição de uma arma de calibre 9mm, tomei a decisão de adquirir o modelo hk usp 9mm full size, vendido pela Cacicambra. Nos fóruns estrangeiros (principalmente USA), os elogios são enormes quanto aos produtos da HK. No entanto pelo que sei, alguns elementos da PSP têm a arma atribuída, e assim venho pedir alguma opinião que possam ter sobre a mesma.
Muito obrigado.

Nunca disparei nem empunhei a HK USP  “full size”, mas disparei com a “compact”. Gostei muito da arma. Não sei se a Cacicambra já tem o alvará para comercializar armas categoria B, ou se ainda só procede a importação das mesmas. Se já tem alvará o melhor é fazer uma visita e manusear a arma. Se for uma arma para a nossa defesa pessoal ter em atenção o binómio arma-coldre. A HK USP “full size” não é a mais indicada para dissimular no verão.

*

Pstolaas

• Membro
  • *
  • 117
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #219 em: Setembro 04, 2007, 05:08:38 pm »
ora viva, ja usei a HK USP COMPACT, A USP FULL SIZE, sao ambas mto boas, apesar de a FULL SIZE ter mais precisão de tiro, e ambos sabemos o porque, nao é?

Na minha opiniao a glock  é melhorzinha que a HK USP, ja fiz tiro com várias, mas como sabem opinioes divergem muito !!!!!!

*

jmg

• Analista
  • 640
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #220 em: Setembro 04, 2007, 07:08:40 pm »
O que eu quero referir é que segundo uma funcionária da Cacicambra o alvára deve ser concedido ainda antes do final do mês de setembro.
A Cacicambra representa a H&K e a Steyr. As USP´s chegam dentro de 15 dias e as Steyr M-A1 já estão em armazem. Só que ir para Sta Maria da Feira só para manusear antes de comprar fica fora de mão. (Estou na Amadora). Quando lá estiver será para efectuar a compra, se tudo correr bem.

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

*

LM

• Investigador
  • 3360
  • Recebeu: 1583 vez(es)
  • Enviou: 4273 vez(es)
  • +2346/-130
(sem assunto)
« Responder #221 em: Setembro 11, 2007, 09:50:14 am »
Fonte:CM

(...)

ENTREGA DE ARMAS ATRASADA

A entrega de pistolas à PSP e à GNR sofreu novo adiamento. Apesar de ainda querer, durante este ano, entregar as primeiras 10 mil armas, o Ministério da Administração Interna (MAI) terá de informar as empresas perdedoras do concurso.

A corrida foi ganha pela empresa austríaca Glock, que suplantou quatro outras empresas. Os austríacos ganharam o direito de fechar, com o Estado português, um negócio de venda de 50 mil pistolas, calibre 9 milímetros. Este concurso foi lançado para rejuvenescer o armamento da PSP e GNR.

Após a realização de vários testes, foi escolhido o modelo 19 da Glock que, até 2012, reequipará a PSP e GNR. No entanto, a lei administrativa geral obrigou o MAI a alargar em 45 dias os prazos do concurso. “Só em finais de Agosto é que o MAI recebeu o relatório do júri do concurso público”, disse ao CM uma fonte ligada ao processo.

A notificação das quatro empresas perdedoras decorre presentemente, decorrendo os 45 dias necessários para terminar o processo do facto de uma das empresas (a israelita IWI Jericho), estar sediada fora da Europa. Terminada esta diligência, PSP e a GNR deverão começar de imediato os cursos de formação relativos ao uso do novo armamento.
(...)
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

foxtrotvictor

• Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #222 em: Setembro 11, 2007, 10:29:26 am »
Ficam assim equipados com a GLOCK 19 a Polícia Judiciária, a Polícia Judiciária Militar, a Polícia Marítima, a Polícia se Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana. O Serviço de Estrangeiro e Fronteiras com a Pietro Beretta PX4 Storm. Excelentes armas.

Alguém sabe com que arma ou armas equipa a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica?

*

jmg

• Analista
  • 640
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #223 em: Setembro 11, 2007, 01:32:24 pm »
E o pessoal que já está equipado com H&K USP e P99?
Ficam com elas ou alinham pelos outros.
Um primo da minha mulher, agente em Lisboa anda com uma SIG P228. Ainda não percebi como e não lhe perguntei (não tenho muita confiança com ele).
Pessoalmente acho que todos deveriam alinhar pelo mesmo modelo, mas neste caso implica novamente formação e consequentemente mais custos.

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8078
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
(sem assunto)
« Responder #224 em: Setembro 11, 2007, 02:19:59 pm »
É provável que se concentrem essas armas em determinadas Divisões (ou Esquadras), nomeadamente naquelas em que haverá menor "necessidade" de uso de armas de fogo, tipo Divisões de Trânsito, Polícias Municipais de Lisboa e Porto, etc...

Pelos menos parece-me que é o que fará mais sentido :?