Novas pistolas para a GNR e PSP

• 451 Respostas
  • 205518 Visualizações
*

CyruS

• 59
  • +0/-0
    • http://www.esas.ws
(sem assunto)
« Responder #255 em: Dezembro 24, 2007, 05:13:17 pm »
Ryan:
Antes de mais, bem vindo ao fórum.

Agora uma série de outras questões para responder a sua questão.
É maior de idade? Quer a Glock para defesa pessoal, tiro prático, exposição em casa?
Se não é maior de idade, esqueça isso por agora. Para possuir uma arma de fogo, é necessária essa condição, a qual é acrescida da respectiva licença de porte e uso de arma, o que acaba por sair relativamente caro.
Se a razão da posse e uso de arma de fogo se prende com defesa pessoal, então um armeiro será a melhor opção, após visita a um posto da autoridade para a obtenção da licença devida.
Se for para recreação, então existem alternativas não letais e extremamente mais baratas.
Refiro-me as armas de softair (como vem descritas na Lei 5/2006 de 23 de Fevereiro ou Airsoft, como é do vulgo da comunidade) identificadas como sendo da classe G, na lei atrás referida. Se for esta a opção que pretenda seguir, fique desde já a saber que a Lei 5/2006 obriga a que toda e qualquer pessoa que queira adquirir uma arma de softair seja maior de idade, e esteja inscrita numa das federações que regem a modalidade.
Para mais informações sobre o airsoft, visite o portal da modalidade em www.ptairsoft.org

Espero que este pequeno "testamento" tenha ajudado. Já agora, ficam os votos de boas festas com saúde e sem acidentes de percurso.

*

Ryan

• 25
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #256 em: Dezembro 26, 2007, 11:09:32 am »
Tenho 20 anos e pretendo adquirir a Glock para defesa pessoal, tenho licença de caça, gostava de saber em que lojas se pode ver ou adquirir modelos reais da Glock, walther p99, hk usp entre outras.   Obrigado pela informação.

*

brunodomingues

• 25
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #257 em: Dezembro 26, 2007, 04:48:47 pm »
A quetão aqui não é se tem idade ou  se a licença fica ou não dispendiosa.
   A questão deve ser se realmente precisa de arma de defesa, qual o seu factor de risco e qual a motivação para possuir arma de defesa ( e logo de calibre  9mm).
  Será que está psicologicamente preparado para possuir uma arma de defesa? Fazer porte de arma de defesa pessoal não é concerteza o mesmo que possuir uma licença para caça...
   Será que está preparado para não exibir a arma em qualquer discução, saida ao bar/discoteca da moda... Ter arma não nos torna superiores e quando não preparados apenas nos torna inconsequentes.

Não é minha intenção ofende-Lo, tambem eu sou grande entusiasta de armas de fogo, pelo objecto em si, pela sua tecnica , e não pelo receio que causa noutros ou pela sua capacidade de MATAR.

Se é esse o seu interesse existem várias outras licenças, para desporto(tal como referido acima).
   Se o receio é realmente a segurança, experimente primeiro uma arte de defesa pessoal, vai ajuda-Lo a ganhar confiança e capacidades e prescindir do porte(RESPONSABILIDADE) de uma arma.

Cumprimentos

*

lecavo

• 252
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #258 em: Dezembro 26, 2007, 06:15:33 pm »
Viva!

Citação de: "Ryan"
Tenho 20 anos e pretendo adquirir a Glock para defesa pessoal, tenho licença de caça, gostava de saber em que lojas se pode ver ou adquirir modelos reais da Glock, walther p99, hk usp entre outras.   Obrigado pela informação.

Art.º 5.º (Armas da classe B) da Lei n.º 5/2006 de 23 de Fevereiro.

1- As armas da classe B são adquiridas mediante declaração de compra e venda ou doação, carecendo de prévia autorização concedida pelo director nacional da PSP.

2- A aquisição, a detenção, o uso e o porte de armas da classe B são autorizadas ao Presidente da República, ao Presidente da Assembleia da República, aos deputados, aos membros do governo, aos representantes da República, aos deputados regionais, aos membros dos Governos Regionais, aos membros do Conselho de Estado, aos governadores civis, aos magistrados judiciais, aos magistrados do Ministério Público e ao Provedor de Justiça.

3- A aquisição, a detenção, o uso e o porte de armas da classe B, podem ser autorizadas:

a) A quem, nos termos da respectiva lei orgânica ou estatuto profissional, possa ser atribuída ou dispensada a licença de uso e porte de arma de classe B, após verificação da situação individual;

b) Aos titulares da licença B;

c) Aos titulares de licença especial atribuída ao abrigo do n.º 1 do artigo 19.º

--

O Ryan tem uma actividade profissional que se enquadre dentro deste artigo? Se não, nem perca tempo a pensar no assunto, porque é completamente impossível adquirir tal arma.
Um abraço.

--Lecavo

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
(sem assunto)
« Responder #259 em: Dezembro 27, 2007, 02:22:58 pm »
Boas tardes,

Não é para meter achas na fogueira, mas quando falamos de armas, mesmo em Portugal, nada pode ser considerado completamente impossível porque existe (infelizmente cada vez mais) a modalidade ilegal...
Mas realmente uma 9mm para quê? Só se o Ryan arranja munições "à borla".  Profissão de risco em que a entidade empregadora não fornece a protecção adequada não é uma boa opção.
Uma boa opção talvez seja uma arte de defesa pessoal e o treino de tiro desportivo c/ alvos móveis.
Um abraço
Raphael

*

brunodomingues

• 25
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #260 em: Janeiro 10, 2008, 06:46:36 pm »
Niguém com  novidades da primeira entrega das Glock´s??

*

Aim

• Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #261 em: Janeiro 10, 2008, 08:17:01 pm »
As primeiras Glock penso que já foram / ou serão brevemente entregues aos alunos ( prontos ) da escola prática da policia

*

brunodomingues

• 25
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #262 em: Janeiro 10, 2008, 08:56:05 pm »
Pelos vistos, não, os alunos sairam da EPP   e adam na rua com as velhinhas PP e FN 7.65mm ...

*

JLRC

• Investigador
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #263 em: Janeiro 12, 2008, 11:39:21 pm »
Uma pergunta para o Luso. Vi hoje, num telejornal, uma reportagem sobre as novas Glock em que foi afirmado que as armas estavam a serem transformadas, com a passagem da patilha de segurança do lado direito para o esquerdo, a pedido de Portugal porque as nossas forças de segurança assim o preferiam. Foi também afirmado que na fabrica ficaram muito admirados porque somos o único pais do Mundo a querer tal modificação mas que a iriam fazer. O que eu pergunto ao Luso, ou a quem souber responder é qual a vantagem de tal modificação?
Outra coisa que não percebi foi a noticia referente aos coldres. O entrevistado disse que os coldres tinham que serem 100% seguros para evitar que os criminosos roubassem as armas aos agentes de segurança e que os melhores coldres eram os da Glock, porque foram feitos para aquelas armas e eram 100% inviolaveis mas depois a locutora afirmou que ia ser aberto concurso para os coldres. Não entendo, então as armas não deveriam terem sido compradas com os respectivos coldres, da própria marca? Então compram-se as armas e só depois os coldres? Não entendo :oops:

*

foxtrotvictor

• Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #264 em: Janeiro 14, 2008, 08:29:34 pm »
Citação de: "JLRC"
Foi também afirmado que na fabrica ficaram muito admirados porque somos o único pais do Mundo a querer tal modificação mas que a iriam fazer.

Também eu...

Quanto aos coldres, não posso deixar de meter a colherada. Se não me enganar muito vão ser da marca Vega ou Glock.  Melhor gastar algum do que se vai poupar com a construção do aeroporto “jamais” e comprar Safariland.

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10747
(sem assunto)
« Responder #265 em: Janeiro 14, 2008, 09:28:37 pm »
Uma pergunta para o Luso. Vi hoje, num telejornal, uma reportagem sobre as novas Glock em que foi afirmado que as armas estavam a serem transformadas, com a passagem da patilha de segurança do lado direito para o esquerdo, a pedido de Portugal porque as nossas forças de segurança assim o preferiam. Foi também afirmado que na fabrica ficaram muito admirados porque somos o único pais do Mundo a querer tal modificação mas que a iriam fazer. O que eu pergunto ao Luso, ou a quem souber responder é qual a vantagem de tal modificação?

Bom e velho JLRC (meu comuna favorito :mrgreen:), com toda a franqueza, não faço a mínima ideia. Só sei que a Glock, para além da inovação que representou ao nível dos materiais, também o foi quanto à simplicidade de funconamento ao eliminar as vulgares patilhas de segurança, geralmente colocadas na corredeira e/ou armação (empunhadura), e integrando-as no gatilho e mecanismo de percussão.
Essa da patilha de segurança é para mim uma originalidade que me surpreende. Delego a resposta mais competente nos nossos confrades que as utilizam ou utilizarão, como o Lecavo ou Foxtrotvictor.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

JLRC

• Investigador
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #266 em: Janeiro 15, 2008, 07:55:13 pm »
Obrigado Luso (meu segundo monárquico favorito :wink: ). Fico então a espera da resposta dos utilizadores porque realmente fiquei curioso.

*

foxtrotvictor

• Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #267 em: Janeiro 17, 2008, 03:55:14 pm »
Se posso falar um pouco da GLOCK, do “modelo com patilha de segurança” não posso dizer muito, pois nunca tive oportunidade de a empunhar. A minha opinião é que se o Estado Português pensa que é útil os elementos da GNR e da PSP terem uma arma com patilha de segurança, deveria ter optado por uma arma que já tivesse patilha de segurança de raiz. Em minha opinião, as pistolas com o sistema Safe Action, não precisam de mais nenhum sistema de segurança. Até porque a principais seguranças das armas nos acompanham sempre. São o nosso cérebro e o dedo que acciona o gatilho.

Lembra-me o comprar um carro do ano, daqueles que são capa de revista e leva-lo à oficina da esquina para colocar um tejadilho. Não só desvirtua o carro, como, mais tarde ou mais cedo, vão surgir barulhos e infiltrações de água (sem desprimor para o Senhor Albertino, ilustre mecânico do meu bairro, que desenrasca um pouco de tudo).
Quanto aos coldres anti-furto, claro que não evitam uma extracção a 100% por parte de terceiros, mas, se forem de ruim qualidade, podem vir a garantir uma não extracção a 100%, por parte de quem tem de empunhar a arma.

Tem-se descurado muito o binómio arma-coldre, por parte das forças e serviços de segurança e sim que é um elemento muito importante. Na minha actual casa já me foram distribuídas três armas, sempre acompanhadas por um coldre axilar todo “boneco”, à hollywood.

A primeira coisa que faço é comprar um coldre à minha maneira.

Para os companheiros da GNR e da PSP espero que a GLOCK tenha uma boa companhia. Vamos esperar o companheiro Lecavo ter a dele distribuída, para ver se temos um relatório aprofundado da tal patilha

*

lecavo

• 252
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #268 em: Janeiro 21, 2008, 08:57:06 pm »
Viva!

Citação de: "foxtrotvictor"
Até porque a principais seguranças das armas nos acompanham sempre. São o nosso cérebro e o dedo que acciona o gatilho.

Ora aqui está uma verdade absoluta! Vinda de quem vem, admito que não me surpreende! Quem sabe sabe!

Lembra-me o comprar um carro do ano, daqueles que são capa de revista e leva-lo à oficina da esquina para colocar um tejadilho. Não só desvirtua o carro, como, mais tarde ou mais cedo, vão surgir barulhos e infiltrações de água (sem desprimor para o Senhor Albertino, ilustre mecânico do meu bairro, que desenrasca um pouco de tudo).

Meu caro amigo, este foi até hoje o melhor exemplo que podia ser dado sobre o que os tugas "iluminados" decidiram fazer. Espero que a Glock esteja à devida altura e faça um serviço de qualidade, aliás, como nos tens habituado. Esperamos que sim!

Quanto aos coldres anti-furto, claro que não evitam uma extracção a 100% por parte de terceiros, mas, se forem de ruim qualidade, podem vir a garantir uma não extracção a 100%, por parte de quem tem de empunhar a arma.

Bem observado.

Vamos esperar o companheiro Lecavo ter a dele distribuída, para ver se temos um relatório aprofundado da tal patilha

Caro amigo e companheiro, fico-te agradecido por me teres em tão boa conta, mas infelizmente não sou merecedor de tão grande elogio. Cá vamos andando com a cabeça entre as orelhas como diz o Sérgio Godinho.
Um abraço.

--Lecavo

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #269 em: Fevereiro 06, 2008, 02:59:12 pm »
2008-02-04 - 13:00:00

PSP: Direcção Nacional quer aperfeiçoar formação
Chumbo a tiro desarma polícias

Direcção Nacional da PSP quer desarmar todos os elementos policiais que obtiverem uma média negativa (inferior a dez, numa escala de zero a vinte valores) no Plano de Avaliação e Certificação de Tiro (PACT), em fase experimental desde o início de 2008. No entanto, antes de ponderar o desarmamento a PSP promete trabalhar para dar condições de prática de tiro a todo o efectivo policial.

Para isso, apurou o CM junto de várias fontes, decorre em paralelo um plano destinado à instalação de pelo menos uma carreira de tiro em cada comando distrital da PSP. A Direcção Nacional pretende assim acabar com um velho lamento dos agentes, que se queixam da escassez de espaços para fazer disparos. Na prática, só as instalações do Grupo de Operações Especiais (GOE), em Sintra, e uma carreira de tiro móvel (que percorre o País), se constituem como os únicos espaços disponíveis para a prática com armas.

Além disso, a PSP quer acabar de constituir um quadro nacional de formadores de tiro. Apenas o GOE e o Departamento de Formação (Depfor) estão habilitados a instruir estes formadores que, durante três anos, poderão transmitir aos colegas de unidade os conhecimentos práticos que receberam.

Apesar de estar a trabalhar para melhorar as condições dos agentes, a PSP não abdicou, no entanto, de lançar de imediato o PACT. Ainda que, para já, se mantenha em fase experimental, este plano resulta de um curso de Técnicas de Intervenção Policial, que a Direcção Nacional já tem em andamento. Além de conhecimentos teóricos e práticos de tiro, este curso visa dotar os elementos de todas as unidades policiais, de técnicas operacionais para a melhoria do desempenho operacional.

O nosso jornal teve acesso ao despacho interno do Depfor, datado de Novembro do ano passado, onde são definidos os princípios básicos do PACT. No documento ficou estabelecido que em 2008 cada um dos cerca de 22 mil efectivos da PSP terão de efectuar duas sessões de formação, teórica e prática, em tiro.

No próximo ano, entra em vigor a certificação imperativa para o uso de arma de fogo.

Este certificado (emitido pela Depfor) só será atribuído ao elemento policial que obtiver pelo menos dez valores de média aritmética, tirada através da realização de um teste teórico, um exame prático de desmontagem da arma e uma componente prática – organizada em diversas sessões na carreira de tiro.

NOVOS NA RUA COM PISTOLA ANTIGA

Ainda não há sinal das 25 mil pistolas Glock, calibre 9 mm, que o Governo prometeu à PSP. Em vez disso, os 994 agentes incorporados recentemente nesta força de segurança, e aos quais foi prometida parte deste armamento, andam a trabalhar com pistolas antigas.

Apesar do calibre semelhante, as Star estavam armazenadas há anos em depósitos de armamento da PSP. Devido ao atraso do Ministério da Administração Interna em fazer a distribuição da primeira tranche das novas pistolas, a Direcção Nacional da PSP foi obrigada a equipar os novos agentes com as pistolas antigas.

Em todo o efectivo da PSP, apenas os agentes do Grupo de Operações Especiais dispõem já das novas Glock. Ainda não há uma data para a entrega das restantes.

SINDICATOS FALAM EM POUCO TREINO

Apesar de concordar com “mais e melhor formação de tiro” na PSP, o secretário-geral da Associação Sindical Independente de Agentes (ASG), Peixoto Rodrigues, sublinha ao CM a “desactualização de prática de tiro que grassa em muito do efectivo policial”. “Falta saber qual o objectivo da Direcção Nacional da PSP com este plano. Ninguém ainda explicou o que acontecerá a um agente desarmado”, alerta.

Já a Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP) opina que este plano de certificação de tiro “começou a ser feito na perspectiva da avaliação”. “A desactualização na prática de tiro é grande, por isso só ao fim de um ano ou mais de prática de fogo real, é que o efectivo deveria ser avaliado”, conclui Paulo Rodrigues.

PORMENORES

CERTIFICAÇÃO

A certificação dada pelo Plano de Avaliação e Certificação de Tiro (PACT) é válida por um ano. Caso obtenha uma média global negativa, o agente ficará desarmado por igual período.

PROVA

Se tiver negativa numa das provas do PACT, o agente pode refazer o mesmo exame. Se voltar a chumbar, será dado como inapto para uso de arma.

PRÁTICA

A PSP quer ver os seus efectivos a efectuar tiro de precisão com pistola, disparos de progressão com cobertura, tiro de reacção policial, tiro com shotgun e com pistola-metralhadora (sempre que a unidade disponha deste armamento).  
Miguel Curado

Fonte
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito