Novas pistolas para a GNR e PSP

  • 451 Respostas
  • 205830 Visualizações
*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #270 em: Fevereiro 07, 2008, 11:41:53 am »




Citar
2008-02-07 - 00:30:00

Novas armas estão atrasadas
Polícias só com pistolas de canhotos


PSP e GNR ficaram insatisfeitas com os testes realizados depois de a Glock (fabricante austríaco de armamento) ter entregue a primeira tranche das 50 mil pistolas previstas no contrato de reequipamento destas duas forças de segurança. A patilha de segurança foi colocada no lado direito da arma, tornando-a ideal para atiradores canhotos - não fosse o facto de a esmagadora maioria dos polícias serem destros.

Apesar de terem sido entregues dentro dos prazos (fonte governamental disse ao CM que a primeira tranche foi entregue a 20 de Novembro), as 9750 Glock 19 estão inoperacionais, trancadas num armazém. As duas forças de segurança só receberão, cada, as 4875 novas pistolas que lhes são devidas quando a Glock efectuar as modificações exigidas pela PSP e GNR.

Ao que o CM apurou, especialistas do Grupo de Operações Especiais da PSP e da Companhia de Operações Especiais da GNR, não foram favoráveis ao facto de a patilha que destrava o mecanismo de tiro da arma estar colocada no lado direito da mesma. “Para um atirador destro, este cenário atrapalha a execução do tiro, já que o impede de destravar a arma e carregar no gatilho, respectivamente com os dedos polegar e indicador da mesma mão”, explicou ao nosso jornal fonte policial, que acrescentou: “A arma com a patilha de segurança à direita, tal como a Glock enviou, é mais propensa a atiradores canhotos.”

As 9750 armas entregues pelo fabricante austríaco padecem todas deste problema. Por isso, foi decidido, por uma questão de segurança, suspender a distribuição das mesmas pelo efectivo da PSP e GNR.

A resolução para o problema foi acordada entre o Ministério da Administração Interna (MAI) e a Glock, cabendo à empresa austríaca o fornecimento, e posterior instalação, de patilhas de segurança.

O mecanismo será instalado na parte esquerda das armas por técnicos da empresa. “Trata-se de uma alteração que não trará quaisquer custos adicionais para o Estado, e que deverá ser feita ainda este mês. A Glock comprometeu-se ainda a dar formação técnica a 50 elementos da PSP e GNR”, concluiu o MAI.

O Governo espera, na pior das hipóteses, concluir a distribuição das primeiras 9750 Glock 19 até final do ano. A empresa estabeleceu uma quota de 5% do total das armas para entrega a atiradores canhotos.

SINDICATOS APONTAM FALHAS

O CM contactou os líderes de dois sindicatos da PSP. Ambos convergem na ideia de que estamos perante a falha num processo fundamental para a PSP. “Dado o prejuízo, há que pedir satisfações ao fabricante”, disse Paulo Rodrigues, da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia. Já Peixoto Rodrigues, da Associação Sindical de Agentes, sublinha “a falha na preparação do concurso, já que não se tratou de saber o número de agentes canhotos na PSP.”

PORMENORES

COLDRES

Em paralelo ao processo de distribuição das Glock 19, o Governo tem aberto concurso para a aquisição de 10 mil coldres.

ARMAS

Nenhuma das unidades da PSP e GNR dispõem ainda destas armas. Só o Grupo de Operações Especiais da PSP opera com 10 armas desta marca, mas de outro modelo.

CURSO

A PSP e a GNR darão prioridade aos operacionais na distribuição da primeira tranche das Glock 19. Cada elemento policial só poderá receber a arma após a realização de uma formação de tiro prático.

DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA DA GLOCK 19

A pistola tem quatro sistemas de segurança para evitar disparos acidentais. No entanto, a prontidão de tiro só depende de dois movimentos – destravar a arma e armar o gatilho. É importante que os destros tenham a patilha de segurança do lado esquerdo

SEGURANÇA PASSIVA

1 - Segurança do Gatilho (Trigger Safety)

A Glock só dispara depois de a alavanca acoplada ao gatilho ser puxada para trás, usando o dedo indicador. Os três sistemas de segurança passiva são reactivados após cada tiro

2 – Imobilização do percutor (Firing Pin Safety)

O mecanismo de disparo é bloqueado, evitando tiros acidentais quando o gatilho não é accionado

3 - Imobilização da barra do gatilho ( Drop Safety)

A ligação do gatilho ao mecanismo de disparo só é accionada caso a alavanca acoplada ao gatilho seja accionada. O risco de disparo por queda da arma é minimizado

SEGURANÇA ACTIVA

4 – Patilha de Segurança

A arma só funciona depois de accionada a patilha de segurança. No caso dos utilizadores destros, usa-se o dedo polegar para destravar a pistola. Se a patilha estiver do lado direito da arma - o que acontece no caso das pistolas concebidas para canhotos - é preciso usar o dedo indicador para destravar e depois disparar, o que atrasa o tiro.  
Miguel Curado
 


Fonte
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

MERLIN

  • Membro
  • *
  • 254
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #271 em: Fevereiro 07, 2008, 01:31:17 pm »
Neste pais, nunca nada sai bem à primeira! :shock:  :?
"Se serviste a patria e ela te foi ingrata, tu fizestes o que devias, ela o que costuma"
Padrea Antonio Vieira
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2229
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +118/-281
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #272 em: Fevereiro 07, 2008, 02:21:26 pm »
Sinceramente… :?
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #273 em: Fevereiro 07, 2008, 05:16:33 pm »
Forças de segurança: Modificações às pistolas Glock com patilhas no lado direito vão ser feitas em Portugal - MAI

Citar
Lisboa, 07 Fev (Lusa) - As modificações às 9.750 pistolas Glock que têm as patilhas de segurança do lado direito vão ser feitas em Portugal, disse hoje à Agência Lusa fonte do Ministério da Administração Interna (MAI).

A mesma fonte garantiu que até ao final deste mês as 9.750 pistolas Glock estão aptas para serem entregues à PSP e à GNR, recebendo cada uma das forças de segurança 4.875.

O Correio da Manhã noticia hoje que a primeira tranche das cerca de 50 mil pistolas previstas no contrato de reequipamento da PSP e da GNR tinham a patilha de segurança colocada no lado direito da arma, tornando-a "ideal para atiradores canhotos".

Apesar de terem sido entregues dentro dos prazos (Novembro do ano passado), as 9.750 Glock "estão inoperacionais, trancadas num armazém", adianta o jornal.

A fonte do MAI sublinhou que a Glock (empresa austríaca de armamento) vai fornecer e instalar as patilhas de segurança no lado esquerdo das novas pistolas, mas as alterações vão ser feitas em Portugal.

Segundo a fonte governamental, não se trata de "um defeito", tendo em conta que uma das exigências do contrato era uma patilha de segurança.

"Quando as novas armas chegaram e foram testadas pelas forças de segurança, concluíram que as patilhas deveriam ser colocadas de outra forma", acrescentou.

As alterações não terão quaisquer custos adicionais para o Governo, garante o MAI.

Em Outubro passado, o ministro da Administração da Interna, Rui Pereira, referiu que o Governo vai investir nas pistolas entre cerca de 13 milhões de euros e quase 15,5 milhões, já que cada unidade custará 308 euros, já com IVA incluído à taxa de 21 por cento.

No total, as duas forças de segurança vão ficar equipadas com cerca de 50 mil armas de fabrico austríaco, aquisição que será faseada e ficará concluída em 2012.

As pistolas Glock de nove milímetros foram o modelo optado pelo júri que determinou a arma ligeira mais adequada tanto para a Polícia de Segurança Pública (PSP) como para a Guarda Nacional Republicana (GNR).

As novas pistolas terão um único utilizador, recebendo cada agente uma arma quando sai da escola de formação e ficará responsável por ela enquanto estiver na força de segurança.

 

*

BrunoAS

  • Membro
  • *
  • 37
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #274 em: Fevereiro 10, 2008, 09:19:58 pm »
Há uma coisa que eu não entendo nestas encomendas de armas... Para que é que a policia precisa de tanta arma se praticamente não tem licença para disparar? Se um policia desarma a pistola e decide alvejar um criminoso, mesmo que o mate ou não, tem que preencher uma quantidade de papeis e responder a questionários sobre os motivos de o ter alvejado... Eu conheço casos em que um policia dá um tiro numa perna de um ladrão que ia a fugir, e o ladrão ainda o processou... Ou se dá um tiro numa parte vital de alguém e o impede de trabalhar, tem que pagar uma data de dinheiro... Eu acho bem que Portugal invista na nossa segurança, assim como no exército, é uma coisa que eu apoio, mas também gostava que fossem ou pouco mais liberais com a policia sobre as ordens de fogo... Eu pelo menos considero que a policia devia ter mais liberdade para poder disparar sobre alguém... Dai é que eu não entendo, para quê mais armas se não as podem usar?

Cumprimentos
 

*

Garcia

  • Membro
  • *
  • 140
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #275 em: Fevereiro 10, 2008, 09:30:29 pm »
Sinceramente mais vale levar com um processo em cima ou ter que pagar uma indemnização do que perder a própria vida. Para mim não há nada mais precioso. Pode haver casos que traumatizam uma pessoa, que a leva ao suícidio mas para isso há ajuda.


Cumps
 

*

BrunoAS

  • Membro
  • *
  • 37
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #276 em: Fevereiro 11, 2008, 07:32:56 pm »
Eu também preferia levar com um processo em cima, mas se um ladrão for a fugir, de que vale dar-lhe um tiro nas patas? Mais vale deixá-lo ir..

Ainda hoje fui ao Pingo Doce, e vi lá um agente da PSP, que pesava perto de 130 kg, será que isto devia ser permitido? Mas que força da autoridade é aquela? Ele não conseguía correr atrás de quem quer que fosse.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10756
(sem assunto)
« Responder #277 em: Fevereiro 11, 2008, 08:53:54 pm »
Até numa porcaria de umas pistolas metem água...
Não me digam que isto não é propositado. TEM que ser.
Comprar uma Glock para depois lhe colocar uma segurança externa...
Que coisa estúpida.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #278 em: Fevereiro 11, 2008, 09:22:11 pm »
Citação de: "Luso"
Até numa porcaria de umas pistolas metem água...
Não me digam que isto não é propositado. TEM que ser.
Comprar uma Glock para depois lhe colocar uma segurança externa...
Que coisa estúpida.


Os elementos do NYPD agradecem. Deixam de ser os únicos a ser alvo de chacota mundial, devido às suas GLOCK com peso de gatilho de 12 lbs.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10756
(sem assunto)
« Responder #279 em: Fevereiro 11, 2008, 09:34:47 pm »
Citação de: "foxtrotvictor"
Os elementos do NYPD agradecem. Deixam de ser os únicos a ser alvo de chacota mundial, devido às suas GLOCK com peso de gatilho de 12 lbs.


Receios típicos dos burocratas, que pretendem proteger o tachinho. Querem estar bem com Deus e com o Diabo.

Ou não: onde alegadamente existirá uma "cultura de cobóiada", todos os cuidados serão poucos... :roll:

Uma tristeza.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Garcia

  • Membro
  • *
  • 140
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #280 em: Fevereiro 11, 2008, 10:26:14 pm »
Oh isto é mais "fogo de vista". primeiro para escolher a arma foi uma iternidade, depois vem agora este problema. A meu ver o estado está sempre é a querer adiar os gastos, não sei porque mas pronto. Se fossem os Sr. deputados nas ruas com armas mais que ultrapassadas já à muito que teriam armas novas, e se não fossem os agentes a cuidar delas e a estima-las, ui nem sei o que seria  ufx29

Cumps
 

*

CyruS

  • 59
  • +0/-0
    • http://www.esas.ws
(sem assunto)
« Responder #281 em: Fevereiro 12, 2008, 10:27:26 pm »
Deixem lá... Qualquer dia vemos os nossos agentes da autoridade a combater a criminalidade com uns belos calhaus arremessados.
Em troca levam tiro de metralhadoras pesadas, assim tipo M60E3 ou mesmo M249 SAW... :roll:
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 5392
  • Recebeu: 561 vez(es)
  • Enviou: 110 vez(es)
  • +638/-9895
(sem assunto)
« Responder #282 em: Fevereiro 12, 2008, 10:37:20 pm »
Citação de: "CyruS"
Deixem lá... Qualquer dia vemos os nossos agentes da autoridade a combater a criminalidade com uns belos calhaus arremessados.
Em troca levam tiro de metralhadoras pesadas, assim tipo M60E3 ou mesmo M249 SAW... :wink:







Assusta-me mais virem dizer que as alterações que são necessárias vão ser feitas cá :shock:
Potius mori quam foedari
 

*

CyruS

  • 59
  • +0/-0
    • http://www.esas.ws
(sem assunto)
« Responder #283 em: Fevereiro 12, 2008, 10:42:43 pm »
Citação de: "ricardonunes"
...

...

É uma M2HB que está ali montada? Será como aquela americana que se pressiona o mecanismo de disparo e salta o cano, 2 segundos depois sem disparar um único tiro?
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 5392
  • Recebeu: 561 vez(es)
  • Enviou: 110 vez(es)
  • +638/-9895
(sem assunto)
« Responder #284 em: Fevereiro 12, 2008, 11:04:17 pm »
Quase de certeza a M2HB, cedida pelo exercito :!:  Nem sequer essa "manhosa" que indica :wink:
Potius mori quam foedari