Notícias da Força Aérea Brasileira

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #510 em: Agosto 13, 2015, 04:50:20 pm »
 

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HSMW

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #511 em: Agosto 13, 2015, 07:23:10 pm »
Muito bom. Só juntava aí uns MI-28 ou uns Rooivalk porque pelo que se tem visto na Síria os MI-24/35 não servem lá para grande coisa na prática.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #512 em: Agosto 14, 2015, 06:20:05 pm »
Comandante da Aeronáutica ressalta possibilidades econômicas de projetos estratégicos

Em audiência no Senado Federal, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato expôs expectativas dos projetos Gripen NG, KC-390 e PESE



O projeto de desenvolvimento e aquisição de 36 caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB) poderá gerar cerca de 14.500 empregos diretos e indiretos no Brasil. A informação foi dada nesta quinta-feira (13/8) pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, durante audiência pública realizada no Senado Federal pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

 Comandante da Aeronáutica apresentou o cronograma de entrega de aeronaves, entre 2019 e 2024, e a participação de brasileiros no projeto. Segundo ele, 357 profissionais vão trabalhar na Suécia, e dos 36 jatos, oito serão construídos por eles no exterior e outros 15 no Brasil. O Tenente-Brigadeiro Rossato lembrou ainda que as empresas estrangeiras participantes do projeto vão trazer aproximadamente 9,1 bilhões de dólares para o Brasil em compensações de natureza industrial, tecnológica ou comercial.



"Investir nos projetos estratégicos significa investir em empregos, conhecimento, geração de renda, tecnologia", disse o Senador Tasso Jereissati. Já o Senador Ricardo Ferraço ressaltou que para aproveitar todo o potencial econômico dos projetos, é necessário não haver atrasos. "Nós não estamos sozinhos na fronteira tecnológica", afirmou.

Sobre o projeto do KC-390, futuro avião de transporte da FAB, o Tenente-Brigadeiro Rossato disse haver estimativa de o Brasil exportar a aeronave. O protótipo voou em fevereiro deste ano e 28 unidades estão encomendadas para a FAB. "Ele é importantíssimo para nós, tanto para a integração nacional quanto no aspecto militar", explicou. O modelo deverá permanecer em produção pelo menos até 2029, com geração de aproximadamente 15 mil empregos ao longo do seu ciclo de desenvolvimento e produção.



Investimento espacial

Outro ponto abordado durante a audiência pública foi o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). O mercado que o Brasil pode alcançar nesse setor, segundo o Comandante da Aeronáutica, é de R$ 41 bilhões. Além de lançamentos de foguetes brasileiros e do uso dos dois centros de lançamento localizados no Rio Grande do Norte e no Maranhão, o valor viria do uso de satélites, hoje, um valor que o Brasil paga a outros países por serviços como comunicação e monitoramento de áreas. "Nós da Força Aérea gastamos com satélites para o SISCEAB", disse o Tenente-Brigadeiro, em referência ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

No próximo ano, haverá o lançamento do Satélite Geoestacionário Brasileiro de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que será controlado no Brasil a partir de um centro de operações em criação pela Aeronáutica em Brasília. Contudo, o satélite é francês e será lançado a partir da Guiana Francesa. Já o PESE prevê o lançamento de várias unidades com tecnologia nacional.




Fonte: http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... C3%A9gicos
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #513 em: Agosto 15, 2015, 12:41:16 am »


































 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #514 em: Agosto 16, 2015, 09:37:25 pm »
Nova torre para radar no extremo Oeste do Brasil

Nova torre aumenta eficiência de radar localizado no interior do Acre



Localizado na região Norte do Acre, já na fronteira do Brasil com o Peru, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Cruzeiro do Sul (DTCEA-CZ) ampliou sua área de vigilância. No dia 27 de julho, foi concluída a instalação do radar TPS-B34 sobre uma torre de 12 metros de altura.

Sem a interferência de obstáculos terrestres, agora com a elevação, o equipamento é capaz de identificar um alvo a até aproximadamente 475 quilômetros de distância, podendo ainda determinar a sua altura de voo.

O procedimento foi realizado por militares do DTCEA-CZ, do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) e do 4°/1° Esquadrão do Grupo de Comunicações e Controle, além de um técnico da empresa Lockheed Martin, fabricante do radar. Foram realizados procedimentos como a substituição da unidade hidráulica do radar, que é giratório, e testes de vibração da antena.

Após a montagem da torre, o radar foi homologado pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade responsável por aferir equipamentos e auxílios à navegação no Brasil. O radar já envia informações para o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), localizado em Manaus (AM), integrando o conjunto de sensores instalados na região amazônica.

Saiba mais - Criado em 1999, o DTCEA-CZ é um dos 26 destacamentos do CINDACTA IV e é também a instalação do Comando da Aeronáutica localizada no extremo Oeste do País.









Fonte:  http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... -do-Brasil
 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #515 em: Agosto 17, 2015, 03:34:59 pm »
FAB participa de exercício conjunto de contraterrorismo

O exercício, com duração de um mês, foi realizado no Centro-Oeste do Brasil



Já de olho nos   COMGARJogos Olímpicos 2016, a Força Aérea Brasileira (FAB) participou, no final de julho, do Exercício Contraterror. O treinamento, realizado no Distrito Federal e em Goiás, contou com a participação de cerca de 100 profissionais, entre militares da FAB, do Exército Brasileiro e das Forças Armadas americanas, além de agentes da Polícia Federal.

Foram realizadas simulações de situações extremas, como resgate de reféns, ataque à células terroristas e proteção de estações de metrô, espaços públicos e estádios. O objetivo foi treinar as Forças de Operações Especiais para essas situações.

A unidade de elite da FAB, o PARA-SAR, participou do exercício com a meta principal de aprimorar a ação de contraterrosimo. Nos jogos olímpicos, o esquadrão será responsável por neutralizar e combater ações de terrorismo em instalações aeroportuárias e em aeronaves militares. Para isso, são treinados grupos de intervenção tática, atiradores táticos de precisão e equipes de negociação.

O Major de Infantaria Allan Godoy de Menezes Andrade, Chefe da Subseção de Operações Especiais do Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR), participou do exercício como observador. Segundo o militar, o treinamento foi importante para verificar se a FAB está preparada para enfrentar uma ameaça terrorista em solo brasileiro. “Em um contexto de Garantia da Lei e da Ordem ou de Defesa da Pátria, caberá à FAB, através do PARA-SAR, combater o terrorismo  em áreas de interesse da Força Aérea”, explica. O exercício foi coordenado pelo Departamento da Polícia Federal e dividido em duas partes: uma de planejamento e, outra, de execução. Nessa última, as chamadas células (do inglês, operation cell) foram responsáveis pela execução das missões de vigilância, reconhecimento, operações aeromóveis, guiamento aéreo policial e ações diretas.

O exercício contou ainda com a participação de dois helicópteros Black Hawk da 160th Special Operations Aviation Regiment (160º SOAR) e com uma unidade do 7 º Grupo de Forças Especiais dos Estados Unidos.



Esse intercâmbio foi uma oportunidade para utilização de novos   COMGARequipamentos, verificação das técnicas de emprego e dos procedimentos executados pelas tropas de operações especiais. Os observadores da FAB verificaram que a conduta de emprego do PARA-SAR está alinhada doutrinariamente com às outras Forças de Operações Especiais do Brasil e dos Estados Unidos.

De acordo com o Chefe da Subchefia de Segurança e Defesa do COMGAR, Brigadeiro de Infantaria Augusto Cesar Amaral, a participação neste exercício, na posição de observador, permitiu aos especialistas em Operações Especiais do PARA-SAR o contato direto com as técnicas, táticas e procedimentos utilizados pelas tropas de elite do Brasil e Estados Unidos no enfrentamento ao terrorismo. “Faltando pouco menos de um ano para os Jogos Olímpicos de 2016, este tipo de intercâmbio, com intensa troca de conhecimentos entre os participantes, é de suma importância para o preparo da tropa de Infantaria da Aeronáutica visando o emprego conjunto com as demais Forças Singulares e outros Órgãos Governamentais", finalizou.







Fonte: http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... terrorismo
 

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NVF

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #516 em: Agosto 17, 2015, 09:46:51 pm »
Com o radar estacionado a somente 12 m de altura, para detectar um alvo a 475 km o alvo teria que estar a uns 40.000 pés de altitude. Nenhum inimigo suficientemente inteligente faria tal coisa. Só há uma forma de conferir um alcance decente a um radar terrestre: colocá-lo bem alto no topo de uma montanha.
Talent de ne rien faire
 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #517 em: Agosto 18, 2015, 04:36:20 pm »
Citação de: "NVF"
Com o radar estacionado a somente 12 m de altura, para detectar um alvo a 475 km o alvo teria que estar a uns 40.000 pés de altitude. Nenhum inimigo suficientemente inteligente faria tal coisa. Só há uma forma de conferir um alcance decente a um radar terrestre: colocá-lo bem alto no topo de uma montanha.

Pois é amigo. Acontece que não há montanhas na floresta amazônica, ainda mais nesta área que se situa no Estado do Acre. Diferentemente do que ocorre na região Norte do Brasíl, no Sul do País já é montanhoso, inclusive a FAB aproveita da característica do relevo para instalar seus radares a 1,8 mil metros de altitude:

Militares da FAB trabalham a 14,1° graus negativos



Enquanto várias cidades do Sul do país ganham as páginas dos jornais com temperaturas próximas ao zero grau Celsius, os 40 militares da FAB que trabalham em Urubici, em Santa Catarina, veem seus termômetros em temperaturas bem mais baixas. Nesta quarta-feira (24/7), o Destacamento do Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) da cidade registrou uma temperatura de 14,1 graus negativos, além de neve e formação de placas de gelo. A sensação térmica estimada foi de -30°C.

Responsável por manter em operação um radar capaz de visualizar todo o espaço aéreo entre o Rio Grande do Sul e o interior de São Paulo, o DTCEA está localizado no alto do Morro da Igreja, a 1.882 metros de altitude. Todos os anos o local registra temperaturas abaixo dos 10 graus negativos, mas não nevava desde 2010. Além do frio, rajadas de vento na região podem chegar a 130 km/h.

Localizado a 160 km de Florianópolis, o morro é considerado um local turístico para quem procura uma foto em um lugar tão frio em pleno Brasil. Mas a rotina dos militares da FAB em Urubici não parece programa de férias. Diariamente, eles percorrem mais de 60 km na pequena estrada que sobe o morro para ir trabalhar. Nessa época do ano, é necessário ainda utilizar roupas especiais sobre o uniforme. Uma equipe técnica também precisa passar a noite no local, onde precisa garantir que o radar e outros equipamentos de comunicação funcionem 24 horas por dia.

"A gente é acostumado. E é militar, não é? A missão tem que ser cumprida", diz o Suboficial Lincoln Souza da Silva, que trabalhava em Curitiba (PR) mas pediu transferência para Urubici. "É um lugar bonito. Vale a pena pela vista", conta.

Ao lado de outros quatorze Destacamentos localizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, o DTCEA de Urubici é subordinado ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), de Curitiba (PR). As operações no alto do Morro da Igreja foram iniciadas em novembro de 1987.











Fonte: http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/1 ... -negativos


Sobre o novo radar acoplado em uma base de 12 metros de altura na Amazônia, a FAB deve ter lá suas motivações técnicas para tal. :G-Ok:
 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #518 em: Agosto 18, 2015, 04:52:09 pm »




































 

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mafets

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #519 em: Agosto 21, 2015, 10:23:46 am »
http://www.aereo.jor.br/2015/08/20/corsario-02-vai-a-leilao/
Citar
Quem estiver interessado em adquirir um Boeing 707 poderá fazê-lo no próximo dia 27 de agosto.  Basta dispor de pelo menos R$ 312.200,00. A FAB disponibilizou para leilão o KC-137 matrícula FAB 2402.

O KC-137 em questão era um dos quatro aviões que serviram no 2º/2º Grupo de Transporte “Esquadrão Corsário” entre 1986 e 2013. As aeronaves foram compradas da extinta companhia de transporte aéreo VARIG e  passaram por modificações na Boeing Military Aircraft Company, Wichita, no estado norte-americano do Kansas onde foram submetidas a um processo de conversão e modernização que as transformou em aeronaves de reabastecimento aéreo. Elas foram batizadas então de FAB-2401, FAB-2402, FAB-2403 e FAB-2404.

O FAB 2403 foi desativado para servir como fonte de peças para as outras aeronaves e o FAB 2404 sofreu um grave acidente no aeroporto Tousand Louverture, de Porto Príncipe, no Haiti.

Após 27 anos de atividade a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a cerimônia de despedida dos aviões. Em 10 de outubro de 2013 os KC-137 restantes foram definitivamente aposentados.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #520 em: Agosto 21, 2015, 03:44:31 pm »
Militares do Esquadrão Pelicano treinam sobrevivência e evasão no Pantanal

Unidade da FAB é especializada em busca e salvamento. Exercício realizado no MS contou com a participação de 20 profissionais



Vinte militares do Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV) participaram do Exercício de Sobrevivência e Evasão no Pantanal, organizado pela equipe de resgate da unidade entre os dias 3 e 14 de agosto. O objetivo foi proporcionar conhecimentos mínimos necessários para sobreviver no pantanal e viabilizar o resgate em ambiente hostil, a partir de uma força tarefa de resgate em combate – também conhecido como CSAR, do inglês combat search and rescue.

Segundo o chefe da equipe de resgate do 2°/10° GAV, Tenente Thiago de Souza Junqueira, o Esquadrão Pelicano é a unidade responsável pela doutrina CSAR na FAB e por isso também capacita seus militares para missões de sobrevivência e evasão. “A meta do treinamento foi nivelar conhecimento”, explicou.

Íntegra:  http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... -Pantanal-

 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #521 em: Agosto 21, 2015, 03:48:50 pm »
Simulador dos helicópteros H225 e H225M será inaugurado nesta sexta (21) no Rio de Janeiro

Equipamento que vai treinar os pilotos das Forças Armadas é resultado do contrato de offset



O simulador dos helicópteros H225 e H225M, nomenclaturas que se referem, respectivamente, às versões civil e militar da aeronave, será inaugurado nesta sexta-feira (21/08) no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro (RJ).

Por meio do Projeto H-XBR, firmado entre o Ministério da Defesa e o consórcio formado pelas empresas Helibras e Airbus Helicopters, serão adquiridas 50 aeronaves H225M para as Forças Armadas brasileiras e para a Presidência da República. A Força Aérea Brasileira (FAB), já recebeu seis dos 18 helicópteros previstos. Na Aeronáutica, eles foram nomeados de H-36 Caracal e estão operando no Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), em Belém (PA).  Juntas, todas as aeronaves em operação no Brasil já completaram mais de 10 mil horas de voo.



A partir de agora, pilotos militares e de offshore, que fazem voos da costa para pontos específicos como ilhas e plataformas de petróleo, ganham uma oportunidade de treinamento aqui no Brasil. Até então a formação era realizada na França e na Inglaterra, onde estão os dois simuladores destes modelos de helicóptero.

Segundo explica o Major Sérgio Paiva, gerente adjunto do Projeto H-XBR, o simulador é um dos mais de 20 projetos de offset que estão sendo gerenciados pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

A FAB está prestes a receber a versão operacional do H-36 Caracal, que será capaz de realizar o procedimento de reabastecimento em voo (REVO). Poucos países no mundo possuem helicópteros com essa capacidade. Ainda em 2014, o Esquadrão Falcão realizou treinamento de tiro lateral.

Fonte: http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... -sexta-(21)-no-RJ
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #522 em: Agosto 21, 2015, 03:52:45 pm »
Fabricação das pistolas PT 92 empregadas pela FAB

O Programa FAB & Indústria de Defesa mostra, nesta edição, como são fabricadas as pistolas PT 92 utilizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB). Seu acabamento é diferenciado com: cano oxidado, ferrolho teniferizado preto. Você vai ver também, como a tecnologia de ponta é uma grande aliada na produção dessas armas.


Fonte:  http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... s-pela-FAB
 

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #523 em: Agosto 25, 2015, 02:23:22 pm »
Brasil e Suécia formalizam contratos de compra de caças



Os governos do Brasil e da Suécia formalizam hoje às 10h, em Londres, os contratos financeiros da compra de 36 caças supersônicos Gripen NG. O pacote inclui ainda a aquisição do armamento das aeronaves.

Acerimônia será na Embaixada do Brasil envolvendo funcionários da agêncía sueca de crédito à exportação, a SEK, e da Procuradoria Geral da Fazenda. O valor total é de cerca de US$ 5,4 bilhões, com oito anos de carência e 15 anos para o pagamento.

Há um mês, a operação esteve em risco: o setor econômico do governo pedia a revisão para baixo da taxa de juros, de 2,54% ao ano; propunha 2,19%. A empresa fornecedora dos aviões e da tecnologia que será repassada, a Saab, tentou uma negociação intermediária, sem sucesso. Com a discussão realizada diretamente entre governos, o processo resultou em um acordo no dia 28 de julho.

Para o ministro da Defesa, Jaques Wagner, principal negociador, o entendimento oficializado hoje encerra a "etapa de gabinete" e inicia "a fase da execução do contrato". O parceiro nacional é a Embraer Defesa e Segurança. A empresa, segundo Wagner, já está preparando a infraestrutura da fábrica de Gavião Peixoto, a 300 km de São Paulo, para receber o programa. A primeira unidade será entregue em 2019 e a última, cinco anos depois.

O crédito cobrirá 100% do contrato comercial, sem a necessidade de pagamento de sinal. "A aprovação do projeto é uma decisão estratégica para garantir a soberania nacional do espaço aéreo brasileiro", disse o ministro Jaques Wagner, lembrando que o pagamento efetivo do financiamento só ocorrerá após o recebimento da última aeronave previsto para 2024.

Com a decisão, a Força Aérea Brasileira (FAB) terá aeronaves de defesa e superioridade aérea compatíveis com a importância geopolítica do Brasil, abrindo as portas do mercado da América do Sul à Saab e às empresas brasileiras subcontratadas.

O financiamento permitirá a aquisição dos 36 caças Gripen NG, que atenderão às necessidades operacionais da FAB nos próximos 30 anos.

Por meio de um programa de transferência de tecnologia, com o Gripen NG o Brasil poderá deixar de ser comprador para se tornar fornecedor de aeronaves de combate de última geração. Anunciada em dezembro de 2013, a encomenda cobre suporte logístico e armamento.

O pacote prevê a fabricação de 15 das 36 unidades no Brasil, incluindo 8 unidades de dois lugares, para treinamento de pilotos e missões especiais. O modelo, criado para a FAB, será desenvolvido em parceria entre Saab e Embraer.


Fonte: http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... -de-cacas/
 

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Vitor Santos

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Re: FAB - Força Aérea Brasileira
« Responder #524 em: Agosto 25, 2015, 02:29:42 pm »
Operadores de Super Tucano da FAB debatem questões técnicas



O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) realizou a Reunião de Operadores (ROP) da aeronave A-29 Super Tucano, empregada pela Força Aérea Brasileira (FAB) principalmente em operações de fronteira. Realizado em meados de agosto, o encontro anual reuniu empresas que participam da produção do avião, os esquadrões operadores e a equipe técnica do PAMA-LS para debater sobre as necessidades técnicas relacionadas à operacionalidade da frota. Segundo um dos organizadores da reunião, major Renato Alves de Oliveira, o evento foi importante porque possibilita o diálogo entre os principais envolvidos nas operações com os A-29. “Dessa forma, podemos encontrar as melhores soluções para questões técnicas”, explicou o militar.

Participaram da reunião, além da equipe do PAMA-LS, mais de 20 militares de diversas unidades pelo País, como o tenente Thiago Romeiro Capuchinho, Chefe de Manutenção da Esquadrilha da Fumaça. “Essa reunião representa uma oportunidade ímpar para que os operadores possam reportar  suas dificuldades diretamente aos fabricantes de cada componente da aeronave, na expectativa de uma melhoria na disponibilidade do projeto”, disse.



As empresas envolvidas na fabricação da aeronave, como a EMBRAER, Pratt & Whitney e a AEL Sistemas, também estiveram presentes. “Nós acreditamos que essa reunião é uma oportunidade fundamental para ouvirmos aqueles que lidam com o A-29 quanto às suas expectativas, trocar ideias e informações e promover o relacionamento entre as equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) e da EMBRAER. Também reforçamos nosso compromisso em atender e sempre aprimorar nosso suporte em termos de serviços, visando sempre aos altos índices de disponibilidade do A-29 nos Esquadrões”, afirmou o representante da EMBRAER, Tarcizio de Paiva.

Fonte: http://tecnodefesa.com.br/operadores-de ... -tecnicas/