Notícias da Força Aérea Brasileira

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Vitor Santos

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #990 em: Novembro 11, 2024, 11:13:10 am »
Brasil e Suécia assinam carta de intenções para caças Gripen adicionais e início de negociações para aquisição do C-390


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O Brasil está planejando estender o contrato para a aquisição dos caças Jas 39 Gripen da Suécia, enquanto a Suécia está pronta para iniciar negociações para a compra de aeronaves de transporte Embraer C-390 do Brasil. O ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, e o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio, assinaram hoje, 9 de novembro, uma carta de intenções com esse objetivo.

Brasil e Suécia já possuem uma parceria estratégica em materiais de defesa. Esta nova carta de intenções expressa o desejo dos dois países de expandir a cooperação na área aeroespacial.

Em 2014, o Brasil assinou um contrato com a empresa sueca Saab para a compra de 36 caças Jas 39 Gripen, dos quais oito já foram entregues ao Brasil. A Saab e a fabricante aeroespacial brasileira Embraer também iniciaram a produção conjunta do Gripen no Brasil. O Brasil agora declarou que planeja aumentar o contrato atual em 25%.

Ao mesmo tempo, a Suécia demonstra interesse na compra do avião de transporte Embraer C-390. Com a assinatura da carta de intenções, o governo sueco está pronto para autorizar a Administração de Material de Defesa (FMV) e as Forças Armadas da Suécia a iniciarem negociações com o objetivo de adquirir as aeronaves C-390.


A carta de intenções assinada hoje sinaliza as intenções de ambos os países. Ela foi firmada durante um encontro entre os ministros Jonson e Múcio em Natal, no Brasil.

Durante sua visita ao Brasil, Jonson também acompanhou o grande exercício aéreo Cruzex 2024, que está ocorrendo no país, com a participação do caça Jas 39 Gripen, já em operação pela Força Aérea Brasileira.

“A cooperação aeroespacial é importante tanto para a Suécia quanto para o Brasil. A nova carta de intenções cria uma base para aprofundarmos ainda mais essa cooperação,” declarou o ministro Jonson.


 :arrow: https://www.aereo.jor.br/2024/11/09/brasil-e-suecia-assinam-carta-de-intencoes-para-cacas-gripen-adicionais-e-inicio-de-negociacoes-para-aquisicao-do-c-390/

 

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #992 em: Novembro 27, 2024, 11:55:14 am »
Tejas, Tejas, Tejas everywere... :mrgreen:

https://www.aereo.jor.br/2024/11/25/delegacao-da-india-visitara-o-brasil-para-explorar-parcerias-em-defesa-e-aviacao/

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Fontes indicam que o Brasil propôs um sistema de troca como base para alguns dos acordos de defesa. Entre os principais elementos dessa proposta está a possível venda do C-390 Millennium, o avançado avião de transporte tático brasileiro, à Índia, em troca do LCA-Tejas Mk1A, o caça leve desenvolvido de forma independente pela Índia.



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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #993 em: Novembro 27, 2024, 08:56:08 pm »
Veja por outro lado, poderia ser o JF-17 "Trovão" paquistanês.

 :mrgreen:
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mafets

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #994 em: Dezembro 02, 2024, 11:47:48 am »
https://www.aereo.jor.br/2024/12/01/debandada-de-pilotos-de-combate-expoe-crise-na-fab/

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Pelo menos sete pilotos de caças F-5 dos esquadrões das bases aéreas de Canoas e do Rio de Janeiro deixaram a Aeronáutica. Os capitães aviadores são a elite da FAB e chamados de pilotos operacionais, ou seja; são os pilotos responsáveis por executar as tarefas de defesa aérea e combate. Sua formação durou dez anos e custou mais de 100 milhões de reais aos cofres públicos.

Os aviadores deixaram a carreira militar para entrar na LATAM. Segundo uma fonte da FAB, a baixa dos militares está relacionada com a “falta de perspectiva na carreira”. “Não temos mais aviões para voar. Os Gripen não chegaram e os F-5 possuem mais de 50 anos. Nossa situação é caótica. Além de não conseguirmos cumprir nossas missões por falta de aviões, agora estamos perdendo nossos pilotos para a aviação civil.”

Um coronel da Aeronáutica disse que os pilotos de combate perderam a importância. “Hoje para se ascender na carreira é necessário servir no GTE, que é nosso esquadrão de transporte especial, que faz voos executivos, responsável por atender os políticos. Esse virou um critério não oficial para ser escolhido ao Alto Comando da Aeronáutica e isso tem gerado desconforto nos pilotos mais jovens.”



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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #995 em: Janeiro 05, 2025, 11:45:39 pm »
Caça BRICS

A oferta de caças Chengdu J-10 da China ao governo brasileiro

https://www.aereo.jor.br/2025/01/05/a-oferta-de-cacas-chengdu-j-10-da-china-ao-governo-brasileiro/

Sds
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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #996 em: Janeiro 07, 2025, 09:54:14 pm »
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FAB conclui extração de dados de gravadores de voo de E190 acidentado no Cazaquistão

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, no último sábado (04/01), foram concluídos os trabalhos de extração, aquisição e validação dos dados contidos nos dois gravadores de voo (Cockpit Voice and Flight Data Recorder – CVFDR) da aeronave Embraer 190, matrícula 4K-AZ65, no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), em Brasília (DF).

Após as atividades, todos os dados foram entregues à Autoridade de Investigação do Cazaquistão, agência responsável pela análise e investigação do acidente em pauta, conforme os protocolos internacionais de investigação de acidentes aeronáuticos.
...




https://www.aereo.jor.br/2025/01/06/fab-conclui-extracao-de-dados-de-gravadores-de-voo-de-e190-acidentado-no-cazaquistao/

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #997 em: Janeiro 10, 2025, 03:57:18 pm »
China proposes J-10CE fighter jets to Brazil in exchange for strategic satellite launch site access.
10 Jan, 2025

According to information published by Veja on January 4, 2025, China offered the Brazilian government a batch of Chengdu J-10 fighter jets. Discussions with Brazil’s military authorities did not advance due to budget constraints and a decision to prioritize the Saab Gripen fighter program. Officials at the Defense Ministry indicated that China frequently offers military equipment to Brazil, but financial limitations often prevent progress.


China's proposal included the potential donation of J-10CE fighters in exchange for Chinese access to the Alcântara Launch Center in Maranhão, a satellite launch site. (Picture source: Chinese social media)

Brazilian media have also reported a renewed proposal from China involving the Chengdu J-10CE, a multirole fighter suggested to fill the operational gap between Brazil’s Super Tucano and Gripen fleets. This proposal included the potential donation of J-10CE units in exchange for Chinese access to the Alcântara Launch Center in Maranhão, a satellite launch site. Brazil rejected the proposal, citing financial constraints and strategic priorities. Analysts have suggested that granting Chinese access to Alcântara could create challenges with Brazil’s other defense partnerships. The Defense Ministry’s response aligns with its budgetary limitations and focus on existing alliances.

China proposed providing J-10CE fighter jets to Brazil in exchange for access to the Alcântara Launch Center, located near the equator. This location allows for more efficient satellite launches into geosynchronous orbits, reducing fuel requirements due to its geographic advantage. Such access would enable China to enhance its satellite launch capabilities while expanding its activities in Latin America. The offer of J-10CE jets was positioned as an incentive to support Brazil’s air force modernization while potentially granting China a strategically valuable foothold in a key space launch site.

Brazil is working to replace its aging Northrop F-5 fighter fleet, which has been in service with the Brazilian Air Force (FAB) since the 1970s. The F-5 fleet was acquired in several batches: 42 units in 1973, 26 units in 1988, and 11 second-hand units from Jordan in 2000. Modernization efforts from 2005 to 2020 extended the fleet’s operational life. However, the F-5 is expected to be retired after 2030, prompting the FAB to explore options to complement its Gripen NG fighters while maintaining operational flexibility with two-to-three fighter types.

In September 2024, discussions occurred between Brazil and India regarding the HAL Tejas as a potential candidate. Brazilian Air Force Commander Lieutenant Brigadier Marcelo Kanitz Damasceno met with Indian defense officials, including Air Chief Marshal V.R. Chaudhari and Chief of Army Staff General Upendra Dwivedi. The Tejas, which first flew in 2001 and entered service in 2016, is a single-engine multirole aircraft with variants such as the Mk1, Mk1A, Mk2, and a naval version. The Tejas Mk1A includes an AESA radar and advanced avionics, while the Mk2 is expected to feature a more powerful engine and updated systems. Damasceno noted that Brazilian regulations require maintaining two or three fighter types, and the Tejas could potentially enter service after the F-5’s retirement.

Under the F-X2 program, Brazil signed a $4.25 billion contract with Saab in 2013 to acquire 36 Gripen NG fighters, including 28 single-seat F-39E and eight dual-seat F-39F variants. This program aimed to replace the F-5 fleet and included technology transfer provisions, with Embraer involved in production and integration. The program, initially scheduled for completion by 2027, has faced delays due to budgetary constraints. By late 2023, nine Gripens were operational at Anápolis Air Base, with the 1st Air Defense Group focusing on air defense missions. Plans are in place to establish a new squadron for air-to-ground operations, reactivating the Pacau Squadron for this purpose.

The Gripen’s design includes a delta wing and canard configuration powered by the GE F414-GE-39E turbofan engine, achieving speeds of Mach 2. It is equipped for air-to-air combat, ground attack, and reconnaissance, with a combat range of approximately 1,500 kilometers and a ferry range of up to 4,000 kilometers using external fuel tanks. The aircraft’s AESA radar, electronic warfare systems, and advanced avionics provide operational capabilities. It has ten hardpoints and can carry up to 7,200 kilograms of payload, including missiles, bombs, and reconnaissance pods. Despite these capabilities, financial and logistical challenges have delayed its delivery.

Observers note that the Brazilian government lacks sufficient resources to complete existing deliveries of the Gripen, which have been delayed due to budget cuts. On September 24, 2024, the FAB reported the arrival of another Saab F-39 Gripen (tail number 4108) from Sweden via the port of Navegantes. After technical preparations at Navegantes International Airport, it was transferred to Anápolis Air Base. Pilot training has been supported by the Swedish Air Force’s Phoenix Squadron. Additionally, on March 13, 2024, the FAB considered creating a new Gripen squadron at Anápolis Air Base. An order dated March 5, 2024, established a working group to plan the reactivation of the 1st/4th GAV Pacau Squadron for air-to-ground missions, allowing the 1st Air Defense Group to focus on air-to-air roles. By December 2023, the 1st Air Defense Group operated seven Gripen fighters, including a test aircraft (4100) undergoing evaluations at Embraer’s flight test center in Gavião Peixoto.


Under the F-X2 program, Brazil signed a $4.25 billion contract with Saab in 2013 to acquire 36 Gripen NG fighters, including 28 single-seat F-39E and eight dual-seat F-39F variants. (Picture source: FAB)

The FAB is also modernizing its Embraer A-29 Super Tucano fleet, upgrading 68 aircraft to the A-29M standard beginning in 2025. Enhancements include BR-2 data links for interoperability with Gripens, new cockpit displays, electro-optical sensors, laser-guided weapons, and reinforced protection systems. These upgrades aim to extend the aircraft’s service life by 15 years, supporting roles in low-intensity conflicts, border patrols, and training missions. The FAB is also developing an ISR-capable variant of the C-390 Millennium for maritime patrol, incorporating advanced sensors and synthetic aperture radar.

Brazil plans to enhance its helicopter fleet by acquiring 12 Sikorsky UH-60M Black Hawk helicopters through a $950 million Foreign Military Sales agreement with the United States. Deliveries are expected between 2025 and 2029 to replace older UH-60L and Airbus AS532UE Cougars. These helicopters are intended for troop transport, medical evacuation, and disaster response. Additional modernization efforts include adapting existing platforms for ISR roles to address territorial security and disaster management requirements.

The Chengdu J-10 Vigorous Dragon, developed by the Chengdu Aircraft Corporation, is a single-engine, multirole combat aircraft featuring a delta wing and canard layout. It was introduced in 2004 and has been developed into several variants, including the J-10A, J-10B, and J-10C. The export-oriented J-10CE includes an AESA radar, IRST system, and compatibility with advanced munitions like PL-15 missiles. It is marketed as a cost-effective option for multirole missions. The PLAAF operates over 600 J-10s, and the J-10CE has been exported to Pakistan, which received 36 units in 2022. Bangladesh and Egypt have evaluated the J-10CE, with Bangladesh reportedly considering 16 units. Other countries, such as Saudi Arabia and Sudan, have shown interest in the platform.

Integrating the J-10CE into Brazil’s fleet could provide additional operational flexibility, as its AESA radar and compatibility with PL-15 missiles offer multirole capabilities. However, interoperability, training, and maintenance infrastructure requirements, as well as geopolitical considerations, would need to be addressed. Brazil’s focus on existing programs and partnerships reflects its approach to managing financial and strategic challenges in modernizing its air force.

https://www.armyrecognition.com/news/aerospace-news/2025/china-proposes-j-10ce-fighter-jets-to-brazil-in-exchange-for-strategic-satellite-launch-site-access?utm_content=cmp-true
« Última modificação: Janeiro 10, 2025, 03:59:41 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Vitor Santos

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #998 em: Abril 07, 2025, 03:15:59 pm »
FAB formaliza com a IMBEL a aquisição do Fz 5,56 IA2


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Em seu segundo dia de funcionamento, a LAAD 2025 oportunizou um marco histórico nas relações comerciais da IMBEL com as Forças Armadas do Brasil: a assinatura de Termo de Execução Descentralizada (TED) com a Força Aérea Brasileira (FAB), para a aquisição de milhares de unidades do Fuzil de Assalto IMBEL 5,56 IA2, que irão dotar as unidades de infantaria da Força. O referido TED, também prevê a aquisição de diversos conjuntos de manutenção de 1º, 2º e 3º escalões.

Pela Força Aérea Brasileira (FAB) participaram do evento o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o Comandante Geral de Apoio (COMGAP) Tenente-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta e o Diretor de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), o Brigadeiro do Ar Glauco Fernando Vieira Rossetto. Representando a IMBEL estiveram presentes o seu Presidente, Gen Div R1 Ricardo Rodrigues Canhaci e os Diretores Comercial, Cel R1 Carvalho, de Inovação, Cel R1 Thiers, e o Industrial, Cel R1 Assis.

O Termo de Execução Descentralizada (TED) é um instrumento que ajusta a descentralização de créditos entre órgãos e entidades federais e é utilizado largamente na execução de projetos, programas e atividades, sendo uma das suas principais vantagens a possibilidade de aplicação dos recursos descentralizados na melhoria do produto e nas plantas industriais.

O Fz 5,56 IA2 é o resultado do desenvolvimento de uma nova classe de fuzis 100% nacional, que incorporou novas tecnologias e o emprego de materiais mais leves e resistentes.

O projeto do Fz 5,56 IA2 obedeceu aos Requisitos Operacionais Básicos (ROB) 07/10 – EME, de 03 de agosto de 2010, que resultou na homologação do Material do Emprego Militar (MEM) pelo Exército Brasileiro (EB) em janeiro de 2012, possibilitando a aquisição do lote piloto do armamento pela Força Terrestre também em 2012.

Depois de exaustivamente testado pelo Centro de Avaliações do Exército (CAEx)  e submetido às rigorosas avaliações operacionais em Organizações Militares (OM) selecionadas, o projeto sofreu aperfeiçoamentos que atenderam integralmente aos Requisitos Operacionais Conjuntos (ROC), do Ministério da Defesa, que planejou a aquisição  do mesmo fuzil de assalto para as três Forças.

A assinatura do TED do Fz 5,56 IA2 com a Força Aérea no dia de hoje representa a visibilidade comercial e técnica de uma armamento genuinamente nacional, a progressiva independência de fornecedores internacionais e a padronização logística dos processos e procedimentos relacionados com o armamento leve utilizado pelas Forças Armadas.

 :arrow: https://www.imbel.gov.br/noticia/272



 

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mafets

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Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Responder #999 em: Abril 16, 2025, 11:28:49 am »
https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/relacionamento-entre-embraer-e-turquia-pode-incluir-c-390-e-caca-de-5-geracao.html

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Segundo informações do jornal Turkiye Today, existe interesse mútuo em expandir esse acordo, com a Turquia demonstrando interesse especial ao C-390. A possível aquisição do C-390 pela Turquia tem objetivo de substituir parte da frota de C-130 Hercules, atualmente em processo de desativação. O avião da Embraer tem sido considerado por diversos países europeus, inclusive de nações membros da OTAN.

Além do cargueiro, as negociações entre Embraer e TAI podem envolver a colaboração em um novo caça de quinta geração, com base nas tecnologias do programa turco TF-X, também conhecido como KAAN. A Embraer poderia contribuir com sua experiência em design aerodinâmico, integração de sistemas e produção de componentes estruturais.

A experiência da Embraer com projetos militares recentes pode ser aproveitada em fases importantes do desenvolvimento do novo caça furtivo.

Caso o projeto avance, a parceria poderá fortalecer a posição de ambas as empresas no mercado global de defesa, atualmente dominado pelos Estados Unidos, alguns países da Europa, Rússia e China.



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