A resposta mais simples, tem a ver com a quantidade de trabalhadores disponíveis e com as encomendas colocadas por entidades civis.
Se os NPO vão ser atrasados, o que pode acontecer é que o estaleiro poderá optar por fazer avançar uma construção civil, que ocupa o espaço e a mão de obra que estaria escalonada para os NCP naquele periodo.
Como vimos pela noticia, a capacidade de construção dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo está saturada neste momento, e nestes casos, se houver coisas para atrasar, a preferência vai para os produtos nacionais, porque quanto mais rapidamente se entregarem as construções estrangeiras, mais dinheiro entra, sem que o Estado o tenha que dispender.
O mais provavel, é que os atrasos se devam a uma mistura de factores.
1 - Há problema com os motores que resultam em atrasos.
2 - Se resulta em atraso e a U.E. mudou as regras do orçamento então vamos atrasar o processo.
3 - Se vamos atrasar o processo e estamos com muitas encomendas, atrasamos os NCP e pensamos em fazer entregas civis (que até ajuda umas gramas nas exportações).
Isto, naturalmente é apenas especulação.
E a especulação, é resultado da falta de informação e da política de meias-verdades a que estamos habituados em Portugal.
Tão habituados, que até há quem fique indignado, quando colocamos a politica das meias-verdades em causa :roll: :roll:
Suspiros
Cumprimentos