Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

• 5925 Respostas
  • 1780760 Visualizações
*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #405 em: Abril 19, 2006, 06:41:48 pm »
Citação de: "Marauder"
Citação de: "antoninho"
Parem lá com isso, o erro foi meu porque não reparei que o scan errou na foto impressão do 9 visto na folha do jornal estar quase fechada, nós tambem erramos, a diferença é que não nos pagam para isso, as minhas sinceras desculpas nx2l1

Hum, acontece, mas eu não estava a falar de si, mas dos jornais. Pensava que simplesmente tinha feito copy paste do site do jornal.

Nós podemos errar, à vontade, mas os professionais (jornalistas) devem fazer todos os possíveis para transmitir as notícias da forma mais rápida e correcta.

Eu à uns dias mandei um e-mail a uma relações pública da empresa finlandesa. Aparentemente como debaixo no meu nome não estava o nome de um grande estaleiro ou empresa de reputação europeia/mundial, ela não deu troco.

Quando tiver o meu estaleiro logo iremos falar... c34x

É verdade, não devia acontecer. Mas para que saiba, há redacções onde os profissionais que fazem a revisão das peças - que não são jornalistas - têm de ler, cada um, entre 8 e 10 páginas por dia, o que será no mínimo saturante. Isso não iliba ninguém das indesejadas gralhas, que se sucedem diariamente nas mais variadas notícias/temas. Mas se quiser atribuir culpas vá por esta ordem: jornalista (o que escreve, e tem obrigação de perceber o que escreve de forma a não dar gralhas de conteúdo, porque no português até o mais douto tem direito à sua gralha); ao editor (cuja função é precisamente corrigir/editar o texto do jornalista); ao copy (cuja função é detectar erros no português, embora convenha ser minimamente formado/interessado para perceber que algo aconteceu em 18XX e não em 19XX, ou o inverso); e novamente ao editor/direcção da publicação (por quem passa o produto final antes de ir para a gráfica). É muita gente para uma gralha passar, mas passa. É assim...
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito

*

Rui Elias

• Investigador
  • 1696
  • +2/-3
(sem assunto)
« Responder #406 em: Abril 26, 2006, 09:51:24 am »
Só há uma coisa que eu não compreendo:

Se estes dois primeiros navios estarão atrasados um ano para que as limalhas de ferro sejam limpas dos motopres (o que a mim me parece muito tempo), o que justificaria desde já o atraso igualmente previsto em um ano para a entrega as duas unidades seguintes, que seriam os 2 NPO's com capacidade de combate à poluição por hidrocarbonetos?

Esta questão fa-se temer o pior quando se iniciar a construção do grande e mais complexo NPO, ainda que dando o desconto de se tratar de um projecto estrangeiro.

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #407 em: Abril 26, 2006, 10:59:46 am »
Citação de: "Rui Elias"
Só há uma coisa que eu não compreendo:

Se estes dois primeiros navios estarão atrasados um ano para que as limalhas de ferro sejam limpas dos motopres (o que a mim me parece muito tempo), o que justificaria desde já o atraso igualmente previsto em um ano para a entrega as duas unidades seguintes, que seriam os 2 NPO's com capacidade de combate à poluição por hidrocarbonetos?

Esta questão fa-se temer o pior quando se iniciar a construção do grande e mais complexo NPO, ainda que dando o desconto de se tratar de um projecto estrangeiro.

Os estaleiros já disseram que estão no máximo da capacidade. O atraso do segundo par não terá a ver com a falta de espaço no estaleiro? Será que só podem começar a trabalhar nuns quando acabarem os outros?
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6539/-1406
(sem assunto)
« Responder #408 em: Abril 26, 2006, 11:01:46 am »
A resposta mais simples, tem a ver com a quantidade de trabalhadores disponíveis e com as encomendas colocadas por entidades civis.

Se os NPO vão ser atrasados, o que pode acontecer é que o estaleiro poderá optar por fazer avançar uma construção civil, que ocupa o espaço e a mão de obra  que estaria escalonada para os NCP naquele periodo.

Como vimos pela noticia, a capacidade de construção dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo está saturada neste momento, e nestes casos, se houver coisas para atrasar, a preferência vai para os produtos nacionais, porque quanto mais rapidamente se entregarem as construções estrangeiras, mais dinheiro entra, sem que o Estado o tenha que dispender.

O mais provavel, é que os atrasos se devam a uma mistura de factores.

1 - Há problema com os motores que resultam em atrasos.
2 - Se resulta em atraso e a U.E. mudou as regras do orçamento então vamos atrasar o processo.
3 - Se vamos atrasar o processo e estamos com muitas encomendas, atrasamos os NCP e pensamos em fazer entregas civis (que até ajuda umas gramas nas exportações).

Isto, naturalmente é apenas especulação.
E a especulação, é resultado da falta de informação e da política de meias-verdades a que estamos habituados em Portugal.

Tão habituados, que até há quem fique indignado, quando colocamos a politica das meias-verdades em causa :roll:  :roll:
Suspiros

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

Rui Elias

• Investigador
  • 1696
  • +2/-3
(sem assunto)
« Responder #409 em: Abril 26, 2006, 01:26:28 pm »
Perfeitamente de acordo com o seu texto e os seus comentários, extremamente pertinentes, Papatango.

Uma das formas de proteger o status-quo, foi aqui referida por um participante, ao referir que a marinha não responde a perguntas anónimas.

Não é anedota, mas parece:

No forum do site da Marinha uma vez eu disse que gostaria de ver as marujas nuas a tomarem banho nos duches das VdG, e eles publicaram essa minha observação de puro lirismo.   :roll:

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
NPO.
« Responder #410 em: Abril 27, 2006, 04:32:24 pm »
Papatango,

Sugiro que envies um e-Mail ou telefones para a ENVC SA para assim saberes o motivo certo do atraso verificado na entrega dos NPOs. Talvez eles envie para ti um comunicado muito esclarecedor enviado para o Correio da Manhã. Assim verás que os motivos discordam um pouco dos motivos apresentados pela generalidade da imprensa Portuguesa e afins. Não querendo defender ninguem mas sim ajudar no esclarecimento, os ENVC SA são (segundo a informação recebida por eles) completamente alheios ao atraso. Devendo-se esse facto a Marinha e a presença de impurezas do interior das camaras de circulação de agua. A empresa Wartsila comprometeu-se inclusive a solucionar o problema dentro das obrigações contractuais.

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10649
(sem assunto)
« Responder #411 em: Abril 28, 2006, 12:30:14 am »
Não interessa que haja Marinha!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

Rui Elias

• Investigador
  • 1696
  • +2/-3
(sem assunto)
« Responder #412 em: Maio 26, 2006, 09:08:45 am »
SURPRESA!!!!

Patrulhões entregues durante o Verão

Bruno Simões Castanheira IN:
  http://jn.sapo.pt/2006/05/26/nacional/

Carlos Varela

Os primeiros dois patrulhões vão ser entregues à Marinha de Guerra durante o Verão, num programa composto por dez navios, segundo uma fonte do Estado-Maior da Armada adiantou ao JN, no dia em que o Conselho de Ministros apreciou a Lei da Programação Militar (LPM), que só será aprovada na próxima semana.

Os patrulhões - ou navios de patrulhamento oceânico (NPO) -são navios concebidos essencialmente para a fiscalização da Zona Económica Exclusiva, quer na pesca quer na busca e salvamento, e vão substituir as seis corvetas em serviço, que têm mais de 40 anos de navegação.

Os patrulhões estão a ser construídos nos estaleiros navais de Viana do Castelo, onde eventualmente poderá vir também a ser construído o navio de desembarque (LPD). Dois outros NPO vão ser entregues à Armada em 1998 e embora a vontade do estaleiros tivesse sido entregar o primeiro navio no dia da Marinha, no passado sábado, o chefe de Estado-Maior preferiu que a entrega não estivesse condicionada por qualquer agenda, para não prejudicar o programa de construção.

No âmbito da LPM,, o ministro da Defesa, Luís Amado, admitiu anteontem que alguns programas poderão sofrer atrasos, como o dos submarinos, como reconheceu Luís Amado, que fala de um "ligeiro deslize", e o Estado-Maior da Armada diz que o atraso é de apenas dois meses.

A ser verdade, as limalhas acabaram por ser retiradas dos motores em muito menos tempo que o inicialmente noticiado, que apontava a data da resolução do problema só lá para 2007.

Boa notícia.

*

P44

• Investigador
  • 20878
  • Recebeu: 7033 vez(es)
  • Enviou: 8057 vez(es)
  • +8126/-13027
(sem assunto)
« Responder #413 em: Maio 26, 2006, 09:21:40 am »
Mas tá tudo doido :?:  :conf:  :roll: ):  :toto:  :toto:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

alfsapt

• Membro
  • *
  • 249
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #414 em: Maio 26, 2006, 09:30:32 am »
...Dois outros NPO vão ser entregues à Armada em 1998...

Não é esta uma notícia desenterrada de alguma gaveta ? :D
"Se serviste a patria e ela te foi ingrata, tu fizestes o que devias, ela o que costuma."
Padre Antonio Vieira

*

Rui Elias

• Investigador
  • 1696
  • +2/-3
(sem assunto)
« Responder #415 em: Maio 26, 2006, 09:35:37 am »
Essa data pode ser gralha.

Ser calhar será 2008, já que os 2 seguintes (os de combate à poluição) ainda nem sequer estão a flutuar.

Nem sei se já começaram a ser construidos.

*

alfsapt

• Membro
  • *
  • 249
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #416 em: Maio 26, 2006, 09:40:56 am »

Ser calhar será 2008, já que os 2 seguintes (os de combate à poluição) ainda nem sequer estão a flutuar.

Concerteza que é gralha, mas bem que de há uns anos para cá basta repetir as notícias e mudar o ano. Qualquer diferença que possa existir entre algumas notícias de hoje e de há alguns anos também pode ser gralha. :D
"Se serviste a patria e ela te foi ingrata, tu fizestes o que devias, ela o que costuma."
Padre Antonio Vieira

*

P44

• Investigador
  • 20878
  • Recebeu: 7033 vez(es)
  • Enviou: 8057 vez(es)
  • +8126/-13027
(sem assunto)
« Responder #417 em: Maio 26, 2006, 09:43:31 am »
Citação de: "alfsapt"

Concerteza que é gralha, mas bem que de há uns anos para cá basta repetir as notícias e mudar o ano. Qualquer diferença que possa existir entre algumas notícias de hoje e de há alguns anos também pode ser gralha. :twisted:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #418 em: Maio 26, 2006, 04:40:26 pm »
ja nao entendo nada disto?
Cumprimentos

*

Rui Elias