Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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Marauder

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« Responder #330 em: Abril 04, 2006, 11:32:56 pm »
Citação de: "Luso"
E isso é alguma novidade para profissionais da construção, sejam eles quem forem?
Parece-me tão comum.
Continuo a pensar que o atraso tem justificação política.


Depende...se os profissionais em causa não estiverem habituados a instalar este tipo de motor, ou, caso estejam, num casco/navio com estas dimensões....somente estando lá dentro ou analisando em detalhe os projectos mais recentes dos ENVC. Mas a justificação política pode ser muito bem uma desculpa, visto que, tal como ja foi explicado, é uma empresa pública.
 

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papatango

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« Responder #331 em: Abril 05, 2006, 03:32:38 pm »
Teremos que esperar pela entrega dos primeiros dois navios para chegarmos a alguma conclusão. No entanto, a realidade é a que é.
A politica do actual governo embora esperada, não permite bons augurios.

Os tradicionais atrasos, encontram sempre uma desculpa. Em Portugal, quando temos um problema, não tentamos encontrar uma solução. Tentamos "arranjar" desculpa.

E quando arranjamos desculpa, o problema está automáticamente resolvido.

Por isso, estamos perante desculpas. Esperemos que as desculpas não sejam a solução.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
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TOMKAT

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« Responder #332 em: Abril 05, 2006, 06:38:19 pm »
Sendo a causa para o hipotético atraso na construção do NPO, dificuldades dos estaleiros por defeciências do projecto, e não vejo outra razão plausível, a isso só se pode chamar INCOMPETÊNCIA.

Com já foi dito noutros post's, a contrução do NPO não é nada de extraordinário para um estaleiro que se quer moderno e capaz de enfrentar qualquer desafio (da dimensão dum  NPO).

A desculpa de inexperiência não serve como defesa, pois se essa inexperiência era efectiva, a pessoas competentes, apenas se exigia que  estudassem o projecto com muito mais rigor, para preverem qualquer problema estrutural e evitarem falhas ridículas que a inexperiência não pode explicar.

Mas não é nada que se estranhe.
Os portugueses estão por demais habituados ao laxismo e à incompetência com se enfrentam projectos estatais, sejam obras públicas... ou construção de NPO's.

Os ENVC não são "virgens" na construção de navios de porte médio como os NPO's. Se não se sentiam capazes de enfrentar o desafio da construção dos NPO's, deviam humildemente manifestar essa incapacidade, e tentar adquirir conhecimento para suprir as suas deficiências.

Se o atraso for por razões políticas, camulfladas em hipotéticas dificuldades do estaleiro, então os ENVC não ficarão inocentes nesta história, por serem coniventes com processos pouco claros dos políticos "residentes".

Já agora uma questão... estariam previstas no contrato com os ENVC penalizações por incomprimentos contratuais?

E fala-se por aqui em construir fragatas em Portugal.... :?
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
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«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

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antoninho

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« Responder #333 em: Abril 05, 2006, 06:47:41 pm »
Volta Portas, perdoa-lhes que não sabem o que fazem.....
lembram-se de um navio construido no arsenal do alfeite e nunca serviu o país? está em espanha ao serviço dos ditos.  
Assim que possivel vou por esse artigo aqui com o nome de INCONPETÊNCIA.
 

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luis filipe silva

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« Responder #334 em: Abril 06, 2006, 01:37:27 am »
Marauder escreveu.

Citar
Depende...se os profissionais em causa não estiverem habituados a instalar este tipo de motor, ou, caso estejam, num casco/navio com estas dimensões....somente estando lá dentro ou analisando em detalhe os projectos mais recentes dos ENVC.


Os ENVC construíram navios-patrulha(proj. USA) e (proj. Português); 1 fragata (proj. USA mas com alterações). Diversos navios-tanque, arrastões, transportes de productos, cimenteiros, transportadores de gás.

A direcção de navios (Armada) projectou as corvetas em conjunto com estaleiros alemães, os Cacine e diversas lanchas menores.
Nunca nenhum teve problemas de "dentição" estando prácticamente concluídos como estes estão. Que grave problema será este, que atraza (não o projecto) a entrega de um navio por um ano.Estes navios este classificados pela Det Norske Veritas. Portanto seguem padrões de construção naval civis, sendo militarizados: Comunicações, e alguns sistemas integrados, e alguma subdivisão dos compartimentos. Um ano???
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saudações:
Luis Filipe Silva
 

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Rui Elias

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« Responder #335 em: Abril 06, 2006, 09:13:20 am »
Eu já referi isso no DB:

Para mim, parece-me muito tempo (8 meses ou mais)para rectificar os problemas alegadamente surgidos.

Reconheço que num projecto novo, embora os NPO's não tenham nada de muito inovador, ou "revolucionário" em termos de concepção, possam surgir problemas nas primeiras unidaes a construir, problemas esses que nas unidades seguintes poderão já ester resolvidos, entrando nessa altura, e de acordo com as verbas disponíveis, a produção dos NPO's em velocidade de cruzeiro.

O mesmo para os futuros 5 LFC.

Mas, e isto é especulação da minha parte, acho que poderá ter a ver com problemas financeiros.

Será que se for, isso e dada a urgência em a Marinha se dotar desses novos meios para substituir as corvetas e Cacine, os ENVC que são do Estado não poderiam entregar os navios medianmte o compromisso do Estado em lhes pagar com o orçamento de 2007?

Para que ficariam os navios retidos em Viana?
 

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P44

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« Responder #336 em: Abril 06, 2006, 01:02:37 pm »
A PALHAÇADA que é este "circo" não tem fim....

Já não bastava a novela mexicana OHP, agora temos de gramar com a novela venezuelana NPO!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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papatango

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« Responder #337 em: Abril 06, 2006, 02:01:43 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
Os ENVC construíram navios-patrulha(proj. USA) e (proj. Português); 1 fragata (proj. USA mas com alterações). Diversos navios-tanque, arrastões, transportes de productos, cimenteiros, transportadores de gás.

A direcção de navios (Armada) projectou as corvetas em conjunto com estaleiros alemães, os Cacine e diversas lanchas menores.
Nunca nenhum teve problemas de "dentição"



:mrgreen:

Bom, não necessáriamente.

Estou por exemplo a pensar nos problemas de dentição das fragatas Pereira da Silva.

Porque não foram as corvetas construidas no Alfeite ou noutro estaleiro português, quando tecnológicamente eram menos sofisticadas que as fragatas Pereira da Silva?

A Marinha nunca ficou "satisfeita" com as Pereira da Silva, e não só por razões políticas (embargos internacionais) foram as corvetas João Coutinho e Pereira da Silva posteriormente construidas em estaleiros fora de Portugal.

= = =

Eu não estou naturalmente a dizer que não estamos na presença de uma "desculpa" para não dar a impressão de se estar a atrazar por razões financeiras.
Estou é a afirmar que este tipo de problemas não é exactamente novidade, nem é sequer incomum, numa primeira série de navios.

Também não podemos tirar conclusões apressadas sobre responsabilidades, pois não conhecemos o problema.

Pelos dados conhecidos, qualquer das partes pode ser responsabilizada, e é este facto que a mim me leva a acreditar em atraso propositado (desculpa), pois se existisse uma responsabilidade clara, isso provavelmente seria dito.

Quem conhecer a complexidade que implica construir um navio e montar todos os componentes, terá melhor noção que nós, de quão fácil é encontrar problemas.

Cumprimentos
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Aponez

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« Responder #338 em: Abril 06, 2006, 02:30:14 pm »
Para que non haba problemas sempre os pode construir a NAVANTIA por un modico prezo :twisted:
 

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luis filipe silva

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« Responder #339 em: Abril 06, 2006, 07:28:54 pm »
Aponez escreveu:

Citar
Para que non haba problemas sempre os pode construir a NAVANTIA por un modico prezo


Óptimo!... Também não é para pagar...
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Luis Filipe Silva
 

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luis filipe silva

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« Responder #340 em: Abril 06, 2006, 07:41:52 pm »
Papatango escreveu:
Citar
Estou por exemplo a pensar nos problemas de dentição das fragatas Pereira da Silva.


Essas tiveram sempre problemas de máquinas, e não de casco como tenho por aqui lido. Uma foi construída em Viana, e duas na Lisnave.As três tiveram os mesmos problemas.Mais tarde o combustível que usavam foi mudado de nafta para diesel (com as necessárias adaptações).
Outra razão par serem encostadas, foram os sensores e armamento,
que não eram nem por sombras o que a Marinha desejava.

As corvetas foram construídas no estrangeiro porque havia absoluta necessidade de as meter ao serviço. Sendo construídas cá, nunca mais era Sábado. Em Portugal, não há nada urgente que não possa esperar uns anos. Além disso,sendo a construção mais rápida saiu mais barato.
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saudações:
Luis Filipe Silva
 

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Marauder

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« Responder #341 em: Abril 06, 2006, 08:02:00 pm »
Caro Antoninho, voce postou na discussão errada o comentário sobre os motores.

   Mas tenho-vos a dizer que encontrei informação no site acerca do motor, e até tem um esquema acerca do sistema de propulsão do NPO (Só não o meto porque está num pdf - brochura)

  http://www.wartsila.com/Wartsila/docs/e ... s/navy.pdf

 Podem consultar esse esquema na página 12. Nas páginas iniciais refere que o motor W-26 é relativamente recente e depois claro começa a dizer as vantagens etc. Isto dá um pouco de mais razão à desculpa dos custos de aprendizagem.

   Relativamente à brochura, alguem que tenha uns conhecimentos de engenharia ou mecanica que queira comentar visto que não é bem a minha especialidade. O luso e o Papatango é que no outro dia andavam de volta de o novo motor...o REVTEC..  :wink:

A página da empresa acerca do motor W-26:
http://www.wartsila.com/en,shippower,0, ... 3115,,.htm
 

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TOMKAT

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« Responder #342 em: Abril 06, 2006, 08:46:08 pm »
Citação de: "Marauder"
  Mas tenho-vos a dizer que encontrei informação no site acerca do motor, e até tem um esquema acerca do sistema de propulsão do NPO (Só não o meto porque está num pdf - brochura)




Aí está o "dito cujo". :wink:
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P44

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« Responder #343 em: Abril 07, 2006, 09:26:26 am »
Agora vejam o que se está a passar com 2 (DOIS!!!!) NPOS e façam a extrapolação para o -eventual - NAVPOL!!!!!

Demoraria quantos anos a ficar pronto?
20?
30?
....
...
...
?????

Até parece que estão a construir Arleigh Burkes com AEGIS
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TOMKAT

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« Responder #344 em: Abril 07, 2006, 09:37:13 am »
Citação de: "P44"
Agora vejam o que se está a passar com 2 (DOIS!!!!) NPOS e façam a extrapolação para o -eventual - NAVPOL!!!!!


Começo a acreditar que essa história de NAVPOL foi uma história inventada pelos políticos para animar a discussão aqui no fórum...  :evil:

...Não fossemos nós todos "pregar" para sitíos mais inconvenientes...
... :roll:
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