Uma das características de uma avaria é que não se sabe quando é que vai ocorrer (pode-se tentar prever, mas não é seguro).
As peças são substituidas de acordo com os manuais de manutenção do fabricante. A ocorrência de avarias é mais rara.
Os inventários são geridos em conformidade com isso.
Quando uma peça num avião necessita ser substituida por avaria, podemos fazer duas coisas:
- Pedimos outra ao armazém o que pode levar algum tempo(e pode nem lá estar ainda).
-Trocamos a peça com um aparelho que esteja em manutenção ou à espera de outra peça qualquer.
Aliás, muitas vezes as peças tem reparação, mas para poupar tempo, troca-se a peça com um avião temporariamente parado.
A ideia é concentrar as peças defeituosas, cuja reparação ou substituição demore tempo, num mesmo aparelho que de qualquer forma já estaria parado em manutenção.
Assim em vez de termos 5 aparelhos parados, um por causa dum trem de aterragem, outro por causa dum actuador, outro por causa do HUD, outro por causa do fecho do cockpit e o 5º por estar em manutenção. Ficamos com 4 a voar e um em terra com os problemas dos outros.
É assim que se conseguem níveis de disponibilidade elevados!
Um F-16 é um pesadelo de componentes desertos para avariar ou terem de ser substituidos. Por vezes seria impossível manter um único a voar se não se fosse esta prática.