Eu sei que é moda não confiar "neles" - essa entidade difusa, elitista; no entanto eu - anjinho, eu sei - ainda acredito que um CEMA com o currículo do candidato a Presidente da Republica percebe mais de submarinos que nós e não são burros apenas porque sim ou porque "recebem mais comissões se o modelo for de 800t e/ou mais sobra para whisky, etc".
Se houvesse dinheiro para mais 2x U209PN acredito que fosse essa a hipótese escolhida... ou não - talvez consigam racionalmente defender que ter 4x 800t seria, operacionalmente/ estrategicamente, melhor; vai depender também do "vil metal" disponível - e esse vai ter em conta as fragatas que sejam escolhidas, os 27 F35 "xpto" que a Força Aérea necessita, etc; os recursos são sempre escassos e cá - especialmente para Defesa - mais ainda.
Podemos sempre dar a nossa opinião às hipóteses 1x 214 ou 2x 1500t ou 3x 800t... se for essa a relação (não sei); e o 800t pode talvez ser 1150t, também não sei.
Mantenho a minha ideia - é positivo estarmos a discutir o modelo de submarino... até há pouco tempo nem julgávamos possível mais submarinos.
Quando as pessoas são arrogantes, prepotentes e têm uma perspetiva da democracia com o tamanho de seu umbigo, não sei se o conhecimento não é toldado por tudo o resto.
Agora, também posso partir do outro proposto: Tendo em conta que os Albacora tinham pouco mais de 1000t e tanto se fez com os mesmos, dois submarinos com 800t, sistemas modernos e baterias de lítio, pode ser alguma coisa. Com menos guarnição e mais baratos de adquirir e operar, torna a opção com maior interesse.
Porem, se falamos na ordem das 1500t pode obviamente fazer mais com outra guarnição e também vindo, por exemplo da Coreia, pode preparar se uma próxima classe de submarinos, o que novamente é interessante, já que participamos no seu desenvolvimento.
Da mesma forma que mesmo dois U209 PN poderiam ser em segunda mão e se calhar aí existia verba e seria mais barato de operar uma esquadra com 4 submarinos iguais, os quais estariam disponíveis para uma missão seja no Ártico ou nos Açores.

Saudações
P.S. Como sou do VFC as questões clubísticas dos outros passam-me ao lado.