Acho que aqui ninguém disputa que o ideal seriam pelo menos 3-4 submarinos verdadeiramente oceânicos; aliás, eu já disse aqui que sou a favor de termos 6, para garantir sempre 2 operacionais. Para mim, a missão a Sul foi mais uma demonstração de relações públicas, embora tenha servido para enviar uma mensagem clara à China e Rússia para que não achem que estão impunes no Atlântico Sul. Para mim, a missão verdadeiramente estratégica foi a que o Arpão fez ao Ártico, demonstrando que SSK podem fazê-lo. Ter um SSK, com todas as vantagens em termos de ruído emitido, tamanho, etc., pronto para emboscar SSBN e SSN russos no Ártico deve ter arrepiado muita gente em Moscovo.
Dito isto, e comentando os planos aparentes atuais, acho que tudo vai depender da opção final. Um submarino verdadeiramente costeiro de 800-1000 Tons terá, a meu ver, utilidade muito limitada, servindo apenas para acompanhar navios de superfície russos, e seria um desperdício de dinheiro; nós não somos o Báltico, em que é tudo águas “rasinhas”. Se a opção for por algo da ordem das 1300-1500 Tons, especialmente se prescindirem do AIP e optarem por baterias de Lítio, com toda a simplicidade logística que daí advém, aí já estamos a falar de capacidade oceânica, mesmo que não dê para ir passear ao Àrtico. Submarinos desse porte já têm autonomia relevante, já podem operar a profundidades elevadas e já podem transportar mísseis anti-navio ou de cruzeiro sem diminuírem o número de torpedos de forma inaceitável.
Em conclusão, embora eu preferisse 4-6 U209 PN (quem não preferiria?), 2 U209PN e 2 HDS-1500 seriam uma opção equilibrada financeira e operacionalmente. Aparentemente o projeto HDS-1500 é altamente modular, portanto a Marinha pode escolher sistemas iguais ou compatíveis com os dos U209 PN, incluindo torpedos, sistema de combate, sensores, etc., reduzindo assim a complexidade logística e simplificando a transição de tripulações entre navios. Se virem 2 HDS-1500 assim equipados não me queixo nada, se vierem dois HDS-800, ou coisa parecida, acho uma burrice.