SSK, não se sabe com exatidão, levantantaram varias hipóteses sobre a dificuldade em localizar a caixa preta, uma delas é que o transmissor da caixa preta esteja danificado ou, suas baterias já estejam no fim da carga que geralmente duraria em torno de 30 dias.
Outra dúvida, o que é um navio não muito silencioso? Como podemos definir esse valor e em que unidade de medida é que o podemos fazer para além do decibel?
No que se refere a motores, os muito ruidosos se situam entre 90 e 100 decibéis.
Os sonares com os alcances que falou são os circulares ou os lineares?
Boa pergunta, sinceramente não sei.
Como é que variam essas condições de mar, bem sei que é com a pressão, a salinidade, a temperatura e etc, mas quais são as condições ideais, os valores...
Acredito que o ideal para os navios de superficie seria que não existissem camadas termais (correntes com temperaturas diferentes), porém para os submarinos chega a ser um recurso para não ser detectado em distâncias proximas, tendo em vista que os sonares dos submarinos são superiores ao dos navios de superficie isso se, os meios de combate dos dois fossem da mesma época.
Também creio que o mesmo criterio poderia se extender para tudo o que interfere no alcance sonar, o ideal é que fossem sempre de valores uniformes em todos os mares, profundidades e localizações.
O que se pode ver é que um submarino dentro de sua missão de combate, é uma arma letal, superior teoricamente em combate entre meios navais aos navios de superficie, desde que, suas tripulações estejam bem treinadas e o submarino bem aparelhado. Imagine os U-209PN com o AIP, nem por satelite se localizaria por longos períodos.
Saudações.
Meu caro,
Ainda tem que ler mais e mais...
O problema da caixa negra é que um transmissor como aquele tem bateria, e a bateria não dura uma vida, e 5Km de profundidade não tem nada a haver com 5Km na horizontal. Em profundidade as diferentes camadas de água, que não têm somente origem na temperatura, são uma barreira impressionante. Um sonar de um navio de superfície pode transmitir entre os 120 e os 160 dB e por vezes não consegue penetrar estas camadas, decerto que o transmissor de uma caixa negra não consegue atingir tais valores, caso consegui-se precisaria de um transmissor e de uma bateria quase do tamanho do avião, passe o exagero.
Quanto aos motores ruidosos, em que o mais ruidoso não é o motor mas sim os seus auxiliares, e estamos a falar de mais de 120dB. Isto, porque uma fragata ASW normalmente produz ruído na ordem dos 90dB, o que já é muito bom, tou a falar de uma Vasco da Gama. Um navio muito silencioso por exemplo são as La Fayete que produzem qualquer coisa como 80dB.
Quanto aos sonares, um circular a operar numa zona como o mediterrâneo ou mar do norte, onde as águas não têm grandes camadas, podem ter alcances de 60 milhas se falarmos de um ruído de aproximadamente de 100dB. Se falarmos de um sonar em linha, como um flank array ou um towed array, pode atingir as 100 milhas.
No que diz respeito às camadas, não estão associadas obrigatoriamente a correntes. Por exemplo na costa portuguesa durante a primavera e o verão faz-se sentir uma enorme camada aos 20 metros, a que lhe chamamos o efeito da tarde, deve-se ao aquecimento da superfície da água do mar devido à insolação.
Os sonares dos submarinos são em tudo diferentes dos sonares dos alvos. Os sonares dos alvos estão desenhados para actuar como activos e os dos submarinos como passivos. Os alvos se estiverem a actuar com o seu sonar de casco em passivo não captam quase som nenhum, isto devido às reverberações que a corrente de esteira e o caturrar provoca nos hidrofones. Perigoso para um submarino pode ser o VDS ou o TAS por poderem estar a actuar na mesma cota do submarino e também por estarem praticamente isentos do efeito referido anteriormente.
Não tenho muito mais tempo. Se quiser saber mais alguma coisa é melhor perguntar do que estar a escrever algumas baboseiras...