É verdade, assim de forma rápida é o que faz mais falta, admitindo que a LPM é cumprida integralmente e que essas lacunas são resolvidas. Quanto aos helicópteros, podem ficar na FAP que não me choca, desde que sejam adquiridos...
Sim, de preferência os BlackHawk.
A longo prazo, na sua opinião quais deveriam ser os "target" para aquisição de material para o EP ?
Abc,
Boa questão. Em primeiro lugar, é necessário que o que está previsto para a atual LPM seja cumprido de forma integral, assim como outros ajustes programados (como completar a frota dos Leo, por exemplo) pois tudo isso são enormes lacunas atuais. Depois, acho que o objetivo deveria ser:
-SAM medio alcance (NASAMS preferencialmente, para utilizarmos os mesmos modelos de misseis)
-Himars, pois possui uma capacidade de apoio de fogo e de dissuasão que é difícil igualar.
-IFV mecanizado, com o Lynx/ASCOD/CV90 com lançador spike integrado. 60 unidades já era bom, para o BIMec e o Erec da BrigMec, sendo que o ideal eram cerca de 100/120 para voltar a levantar o segundo Bimec.
-Equipar a BrigInt com uma viatura de apoio de fogo como o Centauro, preferencialmente o Centauro II que tem canhão de 120mm.
(volto a lembrar que isto é após cumprir integralmente a LPM, onde há coisas fundamentais como o L-ATV, o sistema shorad, a conversão dos pandur e a substituição do m114.)