Mas a Eurocopter e a AgustaWestland são grupos rivais...Acreditas que a Eurocopter, que é maioritária (62,5%) na empresa NHIndustries, vai deixar de bom grado que o parceiro minoritário, a AgustaWestland (32%), fique com o "negócio alternativo"/"prémio de consolação" face ao cancelamento dos NH90?
Claro que não, PM. Aliás, e complementando aquilo que escreveu também o Get_It, aquilo foi poeira e o "politiquês" do costume. É ridículo, e ofensivo até por não ser verdade, aquilo que o Aguiar-Branco disse o ano passado. Daí se ter falado durante algum tempo na opção EC120 Colibri - esse sim da Eurocopter e para o qual hipoteticamente a verba poderia ser utilizada -, mas parece que a FAP, depois de ter observado aparelhos espanhóis e ter até tecido alguns elogios ao seu desempenho, rejeitou liminarmente o modelo por não corresponder àquilo que procura.
A verdade é que nestes tempos de águas estagnadas pouco ou nada de concreto se sabe, a não ser a ordem para cortar, parar e calar, e daí que a caixa na AFM deste mês tenha todo o interesse. Desde o final dos anos 70, princípio dos anos 80, que o A109 já foi por várias vezes apontado à FAP e mesmo ao Exército, contudo nunca tal se efectivou (nem os AH-1G, UH-1H, UH-60A e, claro, EC635) portanto aguardemos com atenção pelos próximos desenvolvimentos. Também andávamos a namorar o PC-21, segundo dizem as más-línguas, e agora, ao que tudo indica, vamos andar à boleia dos T-50 sul-coreanos, o que, não sendo mau de todo, é na minha opinião também globalização a mais. Qualquer concessionamos também a defesa do espaço aéreo?
