Mas os AH-6(ou Md500) ou os Lynx ou NH90 ou Phanter que referi são animais de Guerra, não são ? Aliás, tanto os AH6 como os Lynx têm larga utilização em combate.
Eles não são aeronaves com funções principais de guerra, mas se for preciso vão claro, olhe os Alouette nas nossas mãos também foram animais de guerra
.
Faz-me um bocado confusão pois como já referi, uma coisa é ter 2 ou 3 ou 4 pra instrução, agora comprar uma esquadrilha, ou lá como se chama, acho que é a mesma coisa que estar a dizer: "mas nós não fazemos intenção de estar em Guerra!!!"
Cada aparelho tem as suas funções, e mesmo não tendo funções principais de combate não quer dizer que não sejam precisos numeros relativamente altos, na Força Aérea podemos ver isso nos Epsilon TB-30 e nos Alpha Jet, devemos ter à volta de uns 15 de cada tipo e a função principal deles é instrução. A Marinha noutro caso só tem 5 helicopteros Lynx e esses já são usados em operações reais, isto é, ser de combate ou não ser de combate não é sinónimo de ser preciso mais ou menos aparelhos, há mais factores, no caso dos Lynx um dos factores é a quantidade de fragatas a partir das quais pode operar.
Em relação ao numero de aeronaves, a Força Aérea precisa de mais do que 2 ou 3 ou 4, esse numero é insuficiente pois os helicopteros ligeiros da FAP não fazem só instrução (e mesmo que fizessem só instrução não sei se esse numero seria suficiente), o numero que a FAP precisa deve ser entre os 8 a 12, aparelhos, por ai.
A designação esquadra (na Força Aerea esquadrilha já não é um termo tão usado, explico no fim) é simplesmente o nome dado a uma força relativamente autonoma, que agrupa um certo numero de aeronaves, pilotos, mecânicos, logistica, etc.
O numero de aeronaves pode variar conforme o tipo de aeronave (por exemplo a nivel de caças não é comum haver esquadras com mais de 20 aparelhos e o minimo costumam ser esquadras de 12 caças, isso é um padrão muito comum nos paises ocidentais mas pode haver exemplos de esquadras com valores intermédios, entre 12 e 20, essa é a razão de termos 2 esquadras de F-16 e de no passado termos tido 2 esquadras de Alpha Jet e não uma unica esquadra com 40 ou 50 caças).
Nos outros tipos de aeronaves, aviões de carga, helicopteros, etc já não é comum haver tantas aeronaves agrupadas numa esquadra como nos caças, já são valores menores em que no máximo tem 10 ou 12 aparelhos mas no minimo pode ser só 2 ou 3 aeronaves, conforme as necessidades do pais, a esquadra do C-130 só tem 6 aviões, a esquadra do P-3 só tem 5 aviões, a esquadra do Falcon só tem 3 aviões, a esquadra dos Pumas nos Açores sõ tem 4 helicopteros, etc.
Em relação ao termo esquadrilha, na Força Aérea, não sei a designação oficial, mas na pratica tem sido usado para grupos de aeronaves que a Força Aérea não considere (pode ser por razões diversas) que haja necessidade de formarem uma esquadra propriamente dita, esquadrilha é um patamar abaixo de esquadra, sei de 2 exemplos, a Esquadra 711 nos Açores que era constituida pela Esquadrilha Puma e pela Esquadrilha Aviocar ( a esquadra 711 foi o resultado da fusão de duas esquadras separaradas que existiam nos Açores, a 503 e a 752) e o outro caso que conheço foi em Sintra onde operava uma esquadra de FTB, a 701 se não me engano, quando se começou a reduzir o numero de aviões deste tipo foi decidido acabar com a esquadra e os poucos aviões restantes que ainda voavam passaram a contituir uma equadrilha dentro da Esquadra 502 do Aviocar, até ao fim completo do FTB, altura em que também a esquadrilha foi desactivada.