Bem, o problema da academia é que querem nívelar toda a gente, isto é todos tem de ter uma altura "média" para que nas paradas uns não fiquem mais altos que outros etc...(Foi o que me disseram).
Dessa justificação não sabia, mas nas paradas pode-se apanhar um homem de 1.90m e uma mulher de 1.60m, por isso é que quando se formam os pelotões para marchar, eles tem que ser alinhados por alturas, os mais pequenos à frente, os maiores atrás, para ficar mais ou menos organizado, logo não me parece uma justificação muito válida, acredito que para os pilotos seja um factor importante devido ao espaço dentro dos aviões, para as outras especialidades só se for por causa do fardamento, que vai do X ou Y, quem estiver abaixo do X ou acima do Y é uma carga de trabalhos, já vi pessoal na recruta, dias e dias à espera de botas só porque calçavam numeros enormes que não existiam nos armazens.
Até 2006 a altura máxima para PILAV era 1,85m, o que sem dúvida deixou muita gente de fora,ou seja, para o pessoal de RC/PIL era 1,90m mas para os da AFA era 1,85...Desde 2006, passou a ser 1,90m para todos...
Para todos... os PILAV

, porque os PIL já não se formam.
Mas mais lhe digo, a questão das alturas etc... era mais uma forma de cortar ao numero de candidatos que aparecia, se aparecessem 1000 candidatos para 20 vagas PILAV, mesmo que desses so ficassem aptos 50, ainda tinha de cortar 30, e a altura era um dos métodos.
Isso não é necessário, se só há 20 vagas, só os 20 melhores dos 50 aptos é que entram, é simples.
Também não entendo que um PIL que esteja na FAP 6 anos, (pelo que sei) não pode continuar, mesmo que queira, sendo que nas outras especialidades, para entrar para o QP tem de concorrer as poucas vagas que abrem, concorrem para tirar um curso superior na ESTMA, quer dizer... durante 6 anos um TMAEQ ou NAV soube fazer as missões para os quais foi instruído,mas para entrar para os QP tem de ser bacharel....(ou licenciado como se chama agora)...
Os PIL não podem continuar na FAP porque não existe curso PIL/QP, mas também nunca ouvi falar de PILs que quisessem ficar na FAP, sei é de casos ao contrário, PILAVs que desistiram já a meio do curso na AFA para irem para PIL/RC, um PIL pode sempre concorrer para oficial QP de outra especialidade, apesar de pessoalmente achar isso um passo sem lógica.
Os oficiais RC antigamente podiam entrar com o 12º ano, tal como os cadetes para a AFA, mas actualmente os oficiais RC tem que possuir licenciatura. Então pergunto-lhe uma coisa, caso não existisse o Bacharel como é que fazia para um oficial RC passar a ser QP? Não podir ir toda a gente, tinha que haver sempre um tipo qualquer de selecção.
Eu concordo que os oficiais RC tivessem que ir ao bacharel, então um dia podiam estar a falar 2 Majores por exemplo, um como esteve na AFA teve que andar 5 anos a estudar e a "levar", o outro como veio de RC não precisou de nada disso, era injusto.