C-295 M na FAP

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Lightning

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #450 em: Setembro 25, 2009, 06:36:00 pm »
Citação de: "typhonman"
Ora nem mais, a vertente militar da escolha foi a possibilidade de o C-295 executar a missão de vigilância marítima (VIMAR) para além do transporte aéreo táctico. Ao querer ter um 2 em 1 acabou por se ter um meio mais medíocre. Em ultimo caso poderia-se ter adquirido 4 C-295M/Persuader II e 8 C-27J para transporte, mas isto iria conduzir a 2 linhas de manutenção distintas.

É verdade, mas não estou a ver o C295 a ir para o Afeganistão e outros "buracos" do género que existam por este mundo fora, tal como o C-130 faz actualmente.
Os C-295, vai continuar o trabalho do Aviocar, que são as evacuações médicas nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, a Busca e Salvamento, a Vigilância Maritima, largar pára-quedistas em treinos e talvez mais uma ou outra coisa. E talvez também consiga "libertar" os C-130 de certas missões nacionais como o transporte logistico semanal de Portugal Continental para os Açores.

A prioridade não é para uma aeronave com capacidade militar, mas sim uma aeronave que consiga fazer o que o Aviocar faz, um avião que faça tudo, por um avião que faça tudo (um bocadinho melhor, mais rápido, etc), não é trocar um que faz tudo, por dois, um que faz A e outro que faz B.

Para as missões "a sério" de transporte táctico como no Afeganistão são para o C-130.
 

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pchunter

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #451 em: Setembro 26, 2009, 12:11:32 am »
Os Espanhoes levaram os deles para o Afeganistão, alguém sabe como se portaram?
 "As a combat-proven airlifter, the C-295 proves itself daily in operations with NATO allies and coalition forces in Iraq and Afghanistan."
 

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Menacho

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #452 em: Setembro 26, 2009, 07:30:30 pm »
Os C295 se comportan a la perfección, cumpliendo el 99% de las misiones asignadas, siendo muito apreciados por as distancias muito cortas de despegue y aterragem, y a suas contramedidas de chaff y bengalas.

Cumprimentos
 

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pchunter

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #453 em: Setembro 26, 2009, 10:07:41 pm »
Citação de: "Menacho"
Os C295 se comportan a la perfección, cumpliendo el 99% de las misiones asignadas, siendo muito apreciados por as distancias muito cortas de despegue y aterragem, y a suas contramedidas de chaff y bengalas.

Cumprimentos


Obrigado.
 

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papatango

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #454 em: Outubro 02, 2009, 12:44:33 am »
Os C-295 cumprem 99% das missões que lhe são destinadas, mas não lhes são destinadas as missões que poderiam ser destinadas a um C-27J.
Isto foi algo que discutimos longamente antes de a decisão de compra ser acertada. Até o chão do C-27J é mais resistente e permite o transporte de equipamentos mais pesados (peso específico por metro quadrado).
Exemplo: Não se pode transportar um motor de um tanque num C-295 porque ele é demasiado pesado para a sua dimensão. Já o C-27J permite transportar o motor. Mas tudo isso era conhecido.

O avião da EADS/CASA é baseado num «airframe» civil. Como aeronave civil foi feita para poupar combustivel.
A sua resistência tinha mais a ver com a necessidade de permitir um grande numero de ciclos de pouso e descolagem, que eram compativeis com uma aeronave regional para voos de muito curta distância, e foi para isso que inicialçmente o C-235 (de que deriva o C-295) foi construido.

Enquanto o C-27J é uma aeronave para operar se necessário naquilo que os americanos chamam «Battlefield Transport Missions».
O C-295 é uma aeronave de transporte, nada mais.
Não podemos esperar que ele seja eficiente em hipotéticas situações de combate, porque ele não foi concebido para isso.
O engraçado, é que o AVIOCAR aparentemente tinha esse tipo de capacidade ... :mrgreen:

Não há bela sem senão. Já aqui vimos uma descrição sucinta das vantagens dos sistemas contentorizados que permitem utilizar as aeronaves para operações de transporte e para vigilância.

Já o C-27J para esse tipo de missões era completamente desadequado. Aliás seria tão mau, que o fabricante só poderia responder as exigências portuguesas oferecendo um outro avião.
Aí, lá se ia a vantagem da multimodalidade do C-295.

Para as nossas necessidades, para a nossa realidade eu, que até concluí que o C-27J era superior ao C-295, tenho que dar a mão à palmatória e reconhecer que a Força Aérea fez a opção mais adequada.

Quando pesamos os prós e os contras, as vantagens oferecidas pelo C-295 são superiores às que resultariam da operação do C-27J e eventualmente de uma outra aeronave para patrulha.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

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typhonman

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #455 em: Outubro 02, 2009, 09:25:46 pm »
 

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ShadIntel

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #456 em: Outubro 08, 2009, 01:32:15 pm »
Citação de: "typhonman"
http://www.aiad.it/upload/aziende/azienda_/AleniaAero_ATR42MP.jpg

ATR-42 seria a escolha para VIMAR.
Voltamos sempre ao mesmo: seriam dois tipos de aeronaves em vez de uma; além disso, apesar dos defeitos do C-295, o que está feito está feito: os C-295 vão ter de aguentar durante muitos, muitos anos. O que importa agora é que cumpram as suas missões sem colocar em risco as suas tripulações.
 

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GUR

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #457 em: Outubro 12, 2009, 02:45:50 pm »
Seja como for, o C-295 é máquina, dentro do mercado, acho que foi a opção mais acertada para a substituição dos Aviocar.
 

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Instrutor

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #458 em: Outubro 12, 2009, 11:26:50 pm »
Daqui a meia duzia de anos temos novos concursos, desta vez para substituiros C-130, vamos ver no mercado o que vamos comprar, o C390 ou o C130J?
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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pchunter

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #459 em: Outubro 13, 2009, 12:38:25 am »
O mais certo é Portugal entrar para o grupo A400.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #460 em: Outubro 13, 2009, 11:27:15 am »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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pchunter

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #461 em: Novembro 06, 2009, 03:59:33 pm »
Citar
The first of five Airbus Military C295MPA Persuader maritime surveillance aircraft also called VIMAR (vigilância maritima) will be received in the end of November or begin of December said the Esquadra 502 “Elefantes´´ commander to PoADU. The aircraft will stay in Spain for pilots training and qualification he added. The last aircraft is scheduled to be received in June 2010. The Portuguese Air Force already received 6 C295M tactical transport configured aircraft and will receive very soon the last one.
The VIMAR fleet sub-systems include 3 palletized FITS (Fully Integrated Tactical System) mission systems, 5 ELTA Systems Ltd EL/M 2022A(V)3 maritime radar, the Northrop Grumman Electronic systems AN/APN 241 navigation radar, the FLIR Systems Inc Star Safire IV thermal imaging, night vision and infrared camera system, 3 OPTIMARE Sensorsysteme AG MEDUSA (two sets of provisions for the two remaining aircraft) data acquisition and processing system, Swedish Space Corporation Ericsson SLAR (Side-Looking Airborne Radar), A pod mounted light searching system and the Thales Aerospace TopDeck (using Barco control display and management system) avionics suite.

http://poadu.wordpress.com/
 

Re: C-295 M na FAP
« Responder #462 em: Novembro 08, 2009, 11:29:58 pm »
Citação de: "IMPEESA"
Bom Dia.

Estive a lêr o que aqui tem sido dito , falado e escrito.

O C295 NÃO está APTO para uma Vida Militar.

O C27J foi criado e pensado para Missões mais Exigentes, Duras e complicadas.

Posso-vos adiantar que a nivel de Carga no 295, para o carregar é um " Filme" .

A Rampa desce e os supostos macacos para a sustentar, são nada mais nada menos que dois macacos que têm que ser encaixados a mão debaixo da rampa o processo é simples e tempo de Paz e quando temos tempo para o fazer sem estar a chover ou algo do genero.

Mete-se-lhe em cima pouco mais de 900 Kg na rampa uii parece que aquilo se vai desmontar....

O sistema de Palates veio com um erro, ou seja os Lock's do avião para trancar as palates são mais pequenos do que o espaco entre os da própria palete...

Este mesmo avião ja aterrou em pistas, menos boas, o que fez com que algumas "pedrinhas"  provocassem riscinhos e pequeninas... moças no avião...

O Avião tem ORIGEM  CIVIL e não Militar. É quase o mesmo que comprar um Ferrari para fazer Todo o Terreno ;)

Começo por dizer que aprecio bastante o novo "lay-out" do fórum.

Infelizmente, tive de criar um novo utilizador pois não conseguia entrar com o original. Porém, o que interessa é participar.

Relativamente a este "post" gostaria de fazer os seguintes comentários que consegui apurar "in-loco" e com quem sabe da matéria de facto:

1. O carregamento/descarregamento do C-295 é bastante simples e mais avançado que o das aeronaves militares similares. Aliás, esta semana dois tripulantes carregaram uma viatura ligeira e duas paletes em Porto Santo em bem menos de meia-hora.No C-130, por exemplo, esta é uma manobra que requer mais tempo e tripulantes.

2.Efectivamente o C-295 leva umas sapatas por baixo enquanto se fazem operações de carga/descarga de paletes para aumento da segurança enquanto o avião não está equilibrado com a carga que vai levar. Porém, também o C-130, C-27J,C-212 e muitas aeronaves de carga as têm. Trata-se de um procedimento de segurança. Claro que em cenário hostil, para se efectuar o descarregamento é utilizado o ERO tal como no C-130;

3.A rampa do C-295 tem capacidade para levar uma palete de 1000Kg em voo e 3000 kg em carregamento no solo;

4.O sistema de paletes não tem nenhum erro. Os locks têm de ser mais pequenos para encaixar na palete.No C-130 e todas as outras aeronaves também é assim. Senão não se conseguia prender as paletes.

5. É verdade que o C-295 já aterrou em pistas menos boas...até já fez dezenas de aterragens no Corvo.Qualquer avião fica com pequenos danos quando aterram em pistas não preparadas. Viram o C-130 quando veio das primeiras operações no Afeganistão ou o C-212 depois dos destacamentos em São Tomé?Tal acontece em todas as aeronaves sem excepção. Mas, por alguma razão o Brasil tem um esquadrão de C-295 a operar em pistas não-preparadas na Amazónia! Aliás os brasileiros estão interessados em comprar mais C-295 para esta missão.Os factos falam por si.

A experiência dos espanhóis nos últimos dez anos a operar o C-295 em todo o tipo de cenários desde o Sudão ao Afeganistão e a decisão de operar o C-295 na Amazónia em substituição do Buffalo na Força Aérea Brasileira são factos incontestáveis da boa performance desta aeronave em missões militares.

Na minha humilde opinião, o típico "bota-abaixo" português não deve desprestigiar a boa decisão da FAP em ter optado por esta aeronave, especialmente quando os argumentos são falsos e não têm falta fundamentação.

Cumprimentos aeronáuticos ao fórum.
 

Re: C-295 M na FAP
« Responder #463 em: Novembro 08, 2009, 11:50:20 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "typhonman"
Ora nem mais, a vertente militar da escolha foi a possibilidade de o C-295 executar a missão de vigilância marítima (VIMAR) para além do transporte aéreo táctico. Ao querer ter um 2 em 1 acabou por se ter um meio mais medíocre. Em ultimo caso poderia-se ter adquirido 4 C-295M/Persuader II e 8 C-27J para transporte, mas isto iria conduzir a 2 linhas de manutenção distintas.

É verdade, mas não estou a ver o C295 a ir para o Afeganistão e outros "buracos" do género que existam por este mundo fora, tal como o C-130 faz actualmente.
Os C-295, vai continuar o trabalho do Aviocar, que são as evacuações médicas nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, a Busca e Salvamento, a Vigilância Maritima, largar pára-quedistas em treinos e talvez mais uma ou outra coisa. E talvez também consiga "libertar" os C-130 de certas missões nacionais como o transporte logistico semanal de Portugal Continental para os Açores.

A prioridade não é para uma aeronave com capacidade militar, mas sim uma aeronave que consiga fazer o que o Aviocar faz, um avião que faça tudo, por um avião que faça tudo (um bocadinho melhor, mais rápido, etc), não é trocar um que faz tudo, por dois, um que faz A e outro que faz B.

Para as missões "a sério" de transporte táctico como no Afeganistão são para o C-130.

Caro Lightning:

Se a USAF tem C-212 e C-235 a operar no Iraque e no Afeganistão com as suas tropas especiais; se o Exército Americano quer comprar os C-295 para operar nos palcos de guerra modernos como o Afeganistão, porque é que o C-295 português não o pode fazer?

Se lerem os últimos relatórios operacionais de transporte da USAF e da RAF (estão disponiveis na net) é mencionado precisamente a falta de aeronaves médias de transporte como o C-295. É preciso entender que nos cenários operacionais actuais não se pretende deslocar 20/30 toneladas de carga de uma lado para o outro ou largar centenas de tropas num local, em termos diários. Os cenários modernos são o transporte de pequenas equipas (máximo 20 pessoas) e de carga abaixo das 5 toneladas. O facto da USAF e da RAF não dispôrem de meios médios de transporte faz com que sejam os C-130 a fazer este tipo de missão, razão pela qual ambas as frotas estão completamente "rotas" sem qualquer tipo de eficiência na sua aplicação.

Quer isto dizer que o C-295 da FAP não só está preparado para as missões de âmbito civil, mas também para executar as missões de transporte militar dos teatros de operações modernos, e bem melhor que o C-130. Vejam os comentários na Jane's sobre a comparação da operação dos C-130 espanhóis com o C-295. Vão ficar muito impressionados.

Cumprimentos aeronáuticos
 

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paraquedista

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #464 em: Novembro 09, 2009, 12:14:15 am »
A cerca de 3 anos encontrei um grupo de Pilotos ou Mecanicos ??? (ja nao tenho a certeza)da FAB que estavam a tirar o curso do C295 em Hartford nos USA e eles estavam precisamente a falar da  falta de "durabilidade" do aviao para as operacoes na Amazonia...ate porque uns dias antes tinha acontecido um acidente com um deles em que o trem de aterragem nao aguentou...