Os C-295 cumprem 99% das missões que lhe são destinadas, mas não lhes são destinadas as missões que poderiam ser destinadas a um C-27J.
Isto foi algo que discutimos longamente antes de a decisão de compra ser acertada. Até o chão do C-27J é mais resistente e permite o transporte de equipamentos mais pesados (peso específico por metro quadrado).
Exemplo: Não se pode transportar um motor de um tanque num C-295 porque ele é demasiado pesado para a sua dimensão. Já o C-27J permite transportar o motor. Mas tudo isso era conhecido.
O avião da EADS/CASA é baseado num «airframe» civil. Como aeronave civil foi feita para poupar combustivel.
A sua resistência tinha mais a ver com a necessidade de permitir um grande numero de ciclos de pouso e descolagem, que eram compativeis com uma aeronave regional para voos de muito curta distância, e foi para isso que inicialçmente o C-235 (de que deriva o C-295) foi construido.
Enquanto o C-27J é uma aeronave para operar se necessário naquilo que os americanos chamam «Battlefield Transport Missions».
O C-295 é uma aeronave de transporte, nada mais.
Não podemos esperar que ele seja eficiente em hipotéticas situações de combate, porque ele não foi concebido para isso.
O engraçado, é que o AVIOCAR aparentemente tinha esse tipo de capacidade ...

Não há bela sem senão. Já aqui vimos uma descrição sucinta das vantagens dos sistemas contentorizados que permitem utilizar as aeronaves para operações de transporte e para vigilância.
Já o C-27J para esse tipo de missões era completamente desadequado. Aliás seria tão mau, que o fabricante só poderia responder as exigências portuguesas oferecendo um outro avião.
Aí, lá se ia a vantagem da multimodalidade do C-295.
Para as nossas necessidades, para a nossa realidade eu, que até concluí que o C-27J era superior ao C-295, tenho que dar a mão à palmatória e reconhecer que a Força Aérea fez a opção mais adequada.
Quando pesamos os prós e os contras, as vantagens oferecidas pelo C-295 são superiores às que resultariam da operação do C-27J e eventualmente de uma outra aeronave para patrulha.
Cumprimentos