C-295 M na FAP

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pmdavila

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« Responder #435 em: Agosto 15, 2009, 07:05:31 pm »
Citação de: "Cláudio C."
Citação de: "pchunter"
Foto do 1º C-295 VIMAR.

Altamente.

http://www.aviationcorner.net/show_photo.asp?id=132672

Não vamos ter nenhum dessa versão pois não?


Ai não que não vamos... Aquele é o primeiro de 5 C-295M VIMAR que vão ser entregues a Portugal.
Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

"Antes morrer livres que em paz sujeitos"
 

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pchunter

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« Responder #436 em: Agosto 16, 2009, 06:00:50 pm »
Não falta um radar lateral como este tem debaixo da asa?

 

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Cláudio C.

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« Responder #437 em: Agosto 16, 2009, 09:08:09 pm »
Antes de mais obrigado pelo esclarecimento pmdavila!
Qual a diferença, leia-se função entre os C-295M que já recebemos e o C-295 VIMAR? Pois o C-295M também  esta dotado de um radar no nariz do avião. Desculpem la se a questão é muito básica!

Agradecido
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FFAP

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« Responder #438 em: Agosto 16, 2009, 09:33:15 pm »
Boas


Os C-295M que já recebemos são básicamente para transporte tactico, lançamento de paraquedistas, SAR, transporte de carga... Enquanto que os VIMAR são de vigilância maritima, tendo para o efeito vários sensores e radares para o cumprimento da missão.
Um abraço

EX MERO MOTU
 

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pmdavila

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« Responder #439 em: Agosto 16, 2009, 09:42:51 pm »
Citação de: "Cláudio C."
Antes de mais obrigado pelo esclarecimento pmdavila!
Qual a diferença, leia-se função entre os C-295M que já recebemos e o C-295 VIMAR? Pois o C-295M também  esta dotado de um radar no nariz do avião. Desculpem la se a questão é muito básica!

Agradecido


Os C-295M que já temos são a versão "básica" de transporte. O radar do nariz é o AN/APN-241, um radar táctico. O VIMAR tem uma parafenália de equipamentos/radares/câmaras para a sua função principal, cuja sigla denuncia, "VIgilância MARítima". No entanto, também pode ser utilizado como versão de transporte. Há gente por aqui mais capacitada do que eu para explicar as diferenças entre ambos... :wink:
Com os melhores cumprimentos,
pmdavila

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Lightning

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« Responder #440 em: Agosto 16, 2009, 11:40:27 pm »
Resumidamente é o seguinte, existem 7 C295M que só servem para transporte.

Existem 5 C295M que podem efectuar missões de Vigilância Maritima ou transporte. E digo podem porquê? Porque as consolas tácticas de Vimar estão colocadas numa especie de "palete" que se pode mudar de avião para avião (dentro dos 5 prontos) conforme a necessidade, destas paletes existem duas, logo os outros 3 aviões vimar que sobram, se estiverem a voar, estarão a voar como aviões de transporte.

É uma maneira de poupar pois, no caso do Aviocar, existiam penso que uns 6 da Vimar todos equipados, pois o equipamento estava "aparafusado" ao avião e para tirar de um e colocar noutro era dias de trabalho, logo todos eles teriam que estar equipados com todos os equipamentos necessários, logo ai gasta-se mais dinheiro pois é necessário mais equipamentos, e quando um desses aviões estivesse parado por avaria, manutenção ,etc, esse equipamento não estaria a ser usado.

No caso do C295M Vimar, ouve duas evoluções, poupou-se dinheiro pois não foi necessário comprar equipamentos para todas as aeronaves (5) pois eles são facilmente removidos duma e instalados noutra, e a outra evolução foi que caso um C295M Vimar tenha que parar, o seu equipamento não vai ficar sem uso o tempo em que o avião estiver parado, é simplesmente colocado noutro que continuará a missão.

O sistema de Vimar é o sistema FITS.
http://www.eads.com/1024/en/businet/air ... /fits.html

E outra vantagem que me lembrei agora, se por qualquer razão for necessário mais aviões de transporte, facilmente se retira a "palete" dos equipamentos dos C295M Vimar e se transformam em C295M de transporte, enquanto que isso já não se fazia com os Aviocar de vimar, ou então teria que ser com alguma antecedencia, pois demora.
 

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Cláudio C.

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« Responder #441 em: Agosto 17, 2009, 12:50:29 pm »
Sim senhor. Esclarecido muito obrigado. Só mais uma pequena dúvida, qual a utilidade do radar táctico do C-295m que por sua vez penso que também equipa o VIMAR?
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pmdavila

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« Responder #442 em: Agosto 17, 2009, 01:46:47 pm »
Com os melhores cumprimentos,
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pchunter

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« Responder #443 em: Setembro 07, 2009, 12:04:18 am »
Essa das 2 paletes não sabia tenha ficado com ideia que estariam todos equipados com as paletes. Sempre a aprender.

O C-295 VIMAR, mais uma para alegrar a malta.

http://www.aviationcorner.net/show_photo.asp?id=135581
 

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Menacho

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #444 em: Setembro 17, 2009, 08:48:17 pm »
Dos novos CASA C 295, en voos de proba en Sevilha, antes de entrega a Uds.... :D







La fecha es 8 de septembro.
« Última modificação: Setembro 18, 2009, 05:34:00 pm por Menacho »
 

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nelson38899

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #445 em: Setembro 17, 2009, 10:32:18 pm »
Citar
C-295M da FAP:

* 16701 (S-041)
* 16702 (S-042), chegada a Portugal (Fev09)
* 16703 (S-047), chegada a Portugal (Fev09)
* 16704 (S-048), chegada a Portugal (Abr09)
* 16705 (S-057), chegada a Portugal (Set09)
* 16706 (S-059)
* 16707 (S-061)
* 16708
* 16709
* 16710
* 16711
* 16712

fonte: LPro  forum 9gs
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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IMPEESA

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #446 em: Setembro 24, 2009, 11:41:38 am »
Bom Dia.

Estive a lêr o que aqui tem sido dito , falado e escrito.

O C295 NÃO está APTO para uma Vida Militar.

O C27J foi criado e pensado para Missões mais Exigentes, Duras e complicadas.

Posso-vos adiantar que a nivel de Carga no 295, para o carregar é um " Filme" .

A Rampa desce e os supostos macacos para a sustentar, são nada mais nada menos que dois macacos que têm que ser encaixados a mão debaixo da rampa o processo é simples e tempo de Paz e quando temos tempo para o fazer sem estar a chover ou algo do genero.

Mete-se-lhe em cima pouco mais de 900 Kg na rampa uii parece que aquilo se vai desmontar....

O sistema de Palates veio com um erro, ou seja os Lock's do avião para trancar as palates são mais pequenos do que o espaco entre os da própria palete...

Este mesmo avião ja aterrou em pistas, menos boas, o que fez com que algumas "pedrinhas"  provocassem riscinhos e pequeninas... moças no avião...

O Avião tem ORIGEM  CIVIL e não Militar. É quase o mesmo que comprar um Ferrari para fazer Todo o Terreno ;)
« Última modificação: Setembro 25, 2009, 06:35:38 am por IMPEESA »
 

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ShadIntel

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #447 em: Setembro 24, 2009, 12:09:27 pm »
Citação de: "IMPEESA"
Bom Dia.

Estive a lêr o que aqui tem sido dito , falado e escrito.

O C295 NÃO está APTO para uma Vida Militar.

O C27J foi criado e pensado para Missões mais Exigentes, Duras e complicadas.

Posso-vos adiantar que a nivel de Carga no 295, para o carregar é um " Filme" .

A Rampa desce e os supostos macacos para a sustentar, são nada mais nada menos que dois macacos que têm que ser encaixados a mão debaixo da rampa o processo é simples e tempo de Paz e quando temos tempo para o fazer sem estar a chover ou algo do genero.

Mete-se-lhe em cima pouco mais de 900 Kg na rampa uii parece que aquilo se vai desmontar....

O sistema de Palates veio com um erro, ou seja os Lock's dos avião para trancar as palates são mais pequenos do que o espaco entre os da própria palete...

Este mesmo avião ja aterrou em pistas, menos boas, o que fez com que algumas "pedrinhas"  provocassem riscinhos e pequeninas... moças no avião...

O Avião tem ORIGEM  CIVIL e não Militar. É quase o mesmo que comprar um Ferrari para fazer Todo o Terreno ;)
Infelizmente, a escolha do C295M já vai longe e agora temos de nos contentar com o que temos. Esses diversos problemas de fragilidade já eram apontados quando o processo de selecção estava a decorrer. Escolhas meramente políticas dão sempre estes resultados...
 

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typhonman

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #448 em: Setembro 24, 2009, 05:02:56 pm »
Ora nem mais, a vertente militar da escolha foi a possibilidade de o C-295 executar a missão de vigilância marítima (VIMAR) para além do transporte aéreo táctico. Ao querer ter um 2 em 1 acabou por se ter um meio mais medíocre. Em ultimo caso poderia-se ter adquirido 4 C-295M/Persuader II e 8 C-27J para transporte, mas isto iria conduzir a 2 linhas de manutenção distintas.
 

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pchunter

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Re: C-295 M na FAP
« Responder #449 em: Setembro 24, 2009, 09:15:59 pm »
E esses erros não são cobertos pela garantia?