Resumidamente é o seguinte, existem 7 C295M que só servem para transporte.
Existem 5 C295M que podem efectuar missões de Vigilância Maritima ou transporte. E digo podem porquê? Porque as consolas tácticas de Vimar estão colocadas numa especie de "palete" que se pode mudar de avião para avião (dentro dos 5 prontos) conforme a necessidade, destas paletes existem duas, logo os outros 3 aviões vimar que sobram, se estiverem a voar, estarão a voar como aviões de transporte.
É uma maneira de poupar pois, no caso do Aviocar, existiam penso que uns 6 da Vimar todos equipados, pois o equipamento estava "aparafusado" ao avião e para tirar de um e colocar noutro era dias de trabalho, logo todos eles teriam que estar equipados com todos os equipamentos necessários, logo ai gasta-se mais dinheiro pois é necessário mais equipamentos, e quando um desses aviões estivesse parado por avaria, manutenção ,etc, esse equipamento não estaria a ser usado.
No caso do C295M Vimar, ouve duas evoluções, poupou-se dinheiro pois não foi necessário comprar equipamentos para todas as aeronaves (5) pois eles são facilmente removidos duma e instalados noutra, e a outra evolução foi que caso um C295M Vimar tenha que parar, o seu equipamento não vai ficar sem uso o tempo em que o avião estiver parado, é simplesmente colocado noutro que continuará a missão.
O sistema de Vimar é o sistema FITS.
http://www.eads.com/1024/en/businet/air ... /fits.htmlE outra vantagem que me lembrei agora, se por qualquer razão for necessário mais aviões de transporte, facilmente se retira a "palete" dos equipamentos dos C295M Vimar e se transformam em C295M de transporte, enquanto que isso já não se fazia com os Aviocar de vimar, ou então teria que ser com alguma antecedencia, pois demora.