Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP

  • 478 Respostas
  • 44915 Visualizações
*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 635
  • Recebeu: 543 vez(es)
  • Enviou: 297 vez(es)
  • +371/-118
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #465 em: Maio 14, 2020, 09:39:51 am »
 O A119Kx ou "Koala" como o tuga gosta de o chamar. É um heli que no campo militar serve exclusivamente como aeronave de treino de asa rotativa. Fora desse campo é inventar e entramos na pelintrice e na típica "tuguíce".
 Confesso que não li o artigo. Porque quando comecei a ler "Koala, a nova máquina...", desliguei logo. Máquina??  Loles Não há pachorra para isto.
 
« Última modificação: Maio 14, 2020, 09:42:59 am por Major Alvega »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 5651
  • Recebeu: 2577 vez(es)
  • Enviou: 1016 vez(es)
  • +866/-81
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #466 em: Maio 14, 2020, 10:35:06 am »
O A119Kx ou "Koala" como o tuga gosta de o chamar. É um heli que no campo militar serve exclusivamente como aeronave de treino de asa rotativa. Fora desse campo é inventar e entramos na pelintrice e na típica "tuguíce".
 Confesso que não li o artigo. Porque quando comecei a ler "Koala, a nova máquina...", desliguei logo. Máquina??  Loles Não há pachorra para isto.

a FAP quis ter um heli lig assim tipo Lynx, para passear os big bosses, fica-lhe bem.

Abraços
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 8055
  • Recebeu: 859 vez(es)
  • Enviou: 977 vez(es)
  • +119/-43
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #467 em: Maio 14, 2020, 11:04:03 am »
Queria dizer mais barato, mas não pode.

O que é que o aparelho concorrente tinha melhor?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 8055
  • Recebeu: 859 vez(es)
  • Enviou: 977 vez(es)
  • +119/-43
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #468 em: Maio 14, 2020, 11:07:14 am »
a FAP quis ter um heli lig assim tipo Lynx, para passear os big bosses, fica-lhe bem.

Abraços

No artigo falam com orgulho na primeira missão operacional, uma escolta aérea a uma coluna de material da GNR com elementos do GIOE a bordo, mas no fundo espero que se fiquem por este tipo de missões domésticas, instrução, policiais e nada de armar este heli para operações militares.
« Última modificação: Maio 14, 2020, 11:08:15 am por Lightning »
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 5651
  • Recebeu: 2577 vez(es)
  • Enviou: 1016 vez(es)
  • +866/-81
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #469 em: Maio 14, 2020, 11:20:43 am »
a FAP quis ter um heli lig assim tipo Lynx, para passear os big bosses, fica-lhe bem.

Abraços

No artigo falam com orgulho na primeira missão operacional, uma escolta aérea a uma coluna de material da GNR com elementos do GIOE a bordo, mas no fundo espero que se fiquem por este tipo de missões domésticas, instrução, policiais e nada de armar este heli para operações militares.

Gostava de ler um artigo desse sr Capitão acerca dos Zingarelhos. Se ao fim de um ano o Kuala civil é uma máquina o ALlll seria no minimo e com toda a justiça uma super máquina.
Enfim é o que vamos tendo, pelintrice atrás de pelintrice, esta gente gosta do mais fraquinho, do mais baratinho e do menor número de meios, é assim que iremos longe, é assim que os capitães chegam a generais e dá no que nos sabemos.
Pobrezinhos é o que é.

Abraço
« Última modificação: Maio 14, 2020, 11:23:21 am por tenente »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega

*

Crypter

  • Especialista
  • ****
  • 1154
  • Recebeu: 183 vez(es)
  • Enviou: 215 vez(es)
  • +26/-6
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #470 em: Maio 14, 2020, 12:25:40 pm »
O A119Kx ou "Koala" como o tuga gosta de o chamar. É um heli que no campo militar serve exclusivamente como aeronave de treino de asa rotativa. Fora desse campo é inventar e entramos na pelintrice e na típica "tuguíce".
 Confesso que não li o artigo. Porque quando comecei a ler "Koala, a nova máquina...", desliguei logo. Máquina??  Loles Não há pachorra para isto.

O quê? Não é uma máquina?!

O Koala é um heli ligeiro demasiado bom para o que FAP inicialmente o queria. Aeronave de treino. Agora sim, inventar além desse desígnio inicial é de facto um "tuguíce".


 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 9
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • +2/-0
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #471 em: Maio 14, 2020, 12:26:57 pm »
a FAP quis ter um heli lig assim tipo Lynx, para passear os big bosses, fica-lhe bem.

Abraços

No artigo falam com orgulho na primeira missão operacional, uma escolta aérea a uma coluna de material da GNR com elementos do GIOE a bordo, mas no fundo espero que se fiquem por este tipo de missões domésticas, instrução, policiais e nada de armar este heli para operações militares.

Gostava de ler um artigo desse sr Capitão acerca dos Zingarelhos. Se ao fim de um ano o Kuala civil é uma máquina o ALlll seria no minimo e com toda a justiça uma super máquina.
Enfim é o que vamos tendo, pelintrice atrás de pelintrice, esta gente gosta do mais fraquinho, do mais baratinho e do menor número de meios, é assim que iremos longe, é assim que os capitães chegam a generais e dá no que nos sabemos.
Pobrezinhos é o que é.

Abraço

Dentro dos objectivos definidos para a frota, o Koala é o melhor que existe no mercado actualmente e a prova disso é que a US Navy também o escolheu. Não se pode, nem deve estar a comparar com helis de classes superiores, ou com características para missões que não é suposto vir a desempenhar.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 2559
  • Recebeu: 541 vez(es)
  • Enviou: 113 vez(es)
  • +115/-44
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #472 em: Maio 14, 2020, 12:45:42 pm »
O problema do Koala não é as funções que já se esperava que desempenhassem: treino.
O problema passa a ser quando o querem usar como se fosse um Blackhawk ou mini-Apache.

Não só são inadequados, como pela sua quantidade, vão estourar as horas de voo das células em 10 anos com tanta missão que lhes está atribuída.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 5651
  • Recebeu: 2577 vez(es)
  • Enviou: 1016 vez(es)
  • +866/-81
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #473 em: Maio 14, 2020, 01:38:51 pm »
a FAP quis ter um heli lig assim tipo Lynx, para passear os big bosses, fica-lhe bem.

Abraços

No artigo falam com orgulho na primeira missão operacional, uma escolta aérea a uma coluna de material da GNR com elementos do GIOE a bordo, mas no fundo espero que se fiquem por este tipo de missões domésticas, instrução, policiais e nada de armar este heli para operações militares.

Gostava de ler um artigo desse sr Capitão acerca dos Zingarelhos. Se ao fim de um ano o Kuala civil é uma máquina o ALlll seria no minimo e com toda a justiça uma super máquina.
Enfim é o que vamos tendo, pelintrice atrás de pelintrice, esta gente gosta do mais fraquinho, do mais baratinho e do menor número de meios, é assim que iremos longe, é assim que os capitães chegam a generais e dá no que nos sabemos.
Pobrezinhos é o que é.

Abraço

Dentro dos objectivos definidos para a frota, o Koala é o melhor que existe no mercado actualmente e a prova disso é que a US Navy também o escolheu. Não se pode, nem deve estar a comparar com helis de classes superiores, ou com características para missões que não é suposto vir a desempenhar.

Bem o Kuala pode ser o melhor do mercado para a instrução e como heli lig civil, já para outro tipo de missões…..

Nem se pode comparar a versão do Kuala Luso com a versão americana, pois em termos de instrumentos/sensores nada tem a ver um com o outro, estando o Americano muito, mas, melhor equipado que o nosso.

O Kuala Americano foi escolhido e adquirido, para única e exclusivamente a instrução, quanto ao Kuala Luso, este foi adquirido, para ser utilizado em cinco missões e não apenas a instrução, logo, comparar as duas aquisições tendo factor comparativo, o nome e modelo do heli, não é lá muito correcto, pois destinam-se a utilizações bem dispares e exceptuando o lado exterior da fuselagem, são helis muito diferentes.

E, já agora se me permite, bem vindo ao forum.

Cumprimentos
« Última modificação: Maio 14, 2020, 01:40:12 pm por tenente »
 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 9
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • +2/-0
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #474 em: Maio 14, 2020, 04:33:13 pm »
a FAP quis ter um heli lig assim tipo Lynx, para passear os big bosses, fica-lhe bem.

Abraços

No artigo falam com orgulho na primeira missão operacional, uma escolta aérea a uma coluna de material da GNR com elementos do GIOE a bordo, mas no fundo espero que se fiquem por este tipo de missões domésticas, instrução, policiais e nada de armar este heli para operações militares.

Gostava de ler um artigo desse sr Capitão acerca dos Zingarelhos. Se ao fim de um ano o Kuala civil é uma máquina o ALlll seria no minimo e com toda a justiça uma super máquina.
Enfim é o que vamos tendo, pelintrice atrás de pelintrice, esta gente gosta do mais fraquinho, do mais baratinho e do menor número de meios, é assim que iremos longe, é assim que os capitães chegam a generais e dá no que nos sabemos.
Pobrezinhos é o que é.

Abraço

Dentro dos objectivos definidos para a frota, o Koala é o melhor que existe no mercado actualmente e a prova disso é que a US Navy também o escolheu. Não se pode, nem deve estar a comparar com helis de classes superiores, ou com características para missões que não é suposto vir a desempenhar.

Bem o Kuala pode ser o melhor do mercado para a instrução e como heli lig civil, já para outro tipo de missões…..

Nem se pode comparar a versão do Kuala Luso com a versão americana, pois em termos de instrumentos/sensores nada tem a ver um com o outro, estando o Americano muito, mas, melhor equipado que o nosso.

O Kuala Americano foi escolhido e adquirido, para única e exclusivamente a instrução, quanto ao Kuala Luso, este foi adquirido, para ser utilizado em cinco missões e não apenas a instrução, logo, comparar as duas aquisições tendo factor comparativo, o nome e modelo do heli, não é lá muito correcto, pois destinam-se a utilizações bem dispares e exceptuando o lado exterior da fuselagem, são helis muito diferentes.

Se a memória não me falha, a maior diferença do TH-73A é ter IFR,  mas não é isso que faz do AW119 Koala o melhor helicóptero da classe.

A missão principal para que foi adquirido para a FAP é a de instrução de voo. O Koala deve ser encarado como o Epsilon das asas rotativas da FAP.
Nesse sentido, o principal critério para o concurso foi ser monomotor para ter baixo custo de hora de voo e manutenção. De igual modo é uma versão civil para facilitar o uso de peças do mercado civil, além do custo de aquisição ser mais baixo também.
Isso coloca imediatamente restrições ao seu uso operacional, mas não se pode querer comprar um mini e ir competir com Ferraris.

Mais uma vez,  estar a comparar o Koala com classes distintas e para missões que não são as que se pretende dele, não faz sentido.
Já quanto ao número de unidades compradas ser insuficiente ( principalmente para desempenhar também as missões secundárias), concordo em absoluto. Mas é como tudo: não há dinheiro, não há vícios.

E, já agora se me permite, bem vindo ao forum.

Cumprimentos

Obrigado!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 2986
  • Recebeu: 1681 vez(es)
  • Enviou: 1094 vez(es)
  • +1116/-172
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #475 em: Maio 14, 2020, 04:42:05 pm »
a FAP quis ter um heli lig assim tipo Lynx, para passear os big bosses, fica-lhe bem.

Abraços

No artigo falam com orgulho na primeira missão operacional, uma escolta aérea a uma coluna de material da GNR com elementos do GIOE a bordo, mas no fundo espero que se fiquem por este tipo de missões domésticas, instrução, policiais e nada de armar este heli para operações militares.

Gostava de ler um artigo desse sr Capitão acerca dos Zingarelhos. Se ao fim de um ano o Kuala civil é uma máquina o ALlll seria no minimo e com toda a justiça uma super máquina.
Enfim é o que vamos tendo, pelintrice atrás de pelintrice, esta gente gosta do mais fraquinho, do mais baratinho e do menor número de meios, é assim que iremos longe, é assim que os capitães chegam a generais e dá no que nos sabemos.
Pobrezinhos é o que é.

Abraço

Dentro dos objectivos definidos para a frota, o Koala é o melhor que existe no mercado actualmente e a prova disso é que a US Navy também o escolheu. Não se pode, nem deve estar a comparar com helis de classes superiores, ou com características para missões que não é suposto vir a desempenhar.


wyldething? Ó raio, esse nick não me é estranho... :conf: :mrgreen:
« Última modificação: Maio 14, 2020, 04:44:24 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 2986
  • Recebeu: 1681 vez(es)
  • Enviou: 1094 vez(es)
  • +1116/-172
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #476 em: Maio 14, 2020, 04:49:56 pm »
Queria dizer mais barato, mas não pode.

O que é que o aparelho concorrente tinha melhor?

Nada. Embora ache interessante o Bell 407GXP, tanto este como o H125 Écureil (os outros dois concorrentes) ficam a perder face ao Koala.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 

*

Red Baron

  • Especialista
  • ****
  • 939
  • Recebeu: 135 vez(es)
  • Enviou: 141 vez(es)
  • +85/-41
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #477 em: Maio 14, 2020, 07:51:15 pm »
Citar
The US Special Operations Command (USSOCOM) has signalled its intention to consider the fielding of a ‘Future Little Bird’ helicopter design, service officials have disclosed.

Ainda vamos ter um AW119 Little Bird e depois quero ver o que essas Más-línguas vão dizer. :mrgreen:
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 1776
  • Recebeu: 222 vez(es)
  • Enviou: 443 vez(es)
  • +10/-1
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #478 em: Maio 14, 2020, 11:01:55 pm »
Ainda vamos ter um AW119 Little Bird e depois quero ver o que essas Más-línguas vão dizer. :mrgreen:
Era do caral-- carago se ainda acabássemos era por ter uns AW009 Mini Bird (o PZL SW-4).

Isso é que era...

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque: