Concordo Lightning.
Julgo que da mesma maneira que o C-295 não foi desenhado para largar 130 pára-quedistas ou transportar 20 toneladas numa guerra convencional, o C-130 também não foi desenhado para os conflitos actuais em que se transportam ou largam pequenas equipas de operações especiais e cargas de 5-8 toneladas para campos de 2000 pés ou menos. Lembrem-se que quando falamos do C-130 estamos a falar de uma aeronave desenhada nos anos 50!!É uma aeronave excelente mas para aquilo que foi feita na altura (cenário convencional tipo Guerra Fria).
Seria um crime de gestão danosa investirem-se milhões em equipamentos numa aeronave e depois não se tirar partido dos mesmos. Estou convencido que se a FAP adquiriu o C-295 com os equipamentos que tem é porque acham importante a sua aplicação em cenários de conflito. E eles é que são os especialistas na matéria.
Como dissestes, também concordo que o C-295 vai obviamente permitir o C-130 passar a fazer o que deve que é transporte aéreo táctico em vez de transporte geral como até agora. Mais uma boa razão para a aquisição deste meio.
Já agora, o relatório espanhol da aplicação do C-130 vs C-295 no Afeganistão diz o seguinte. "O C-295 mostrou ser uma aeronave mais eficiente e flexivel no emprego já que uma missão de transporte de C-130 equivalia (em termos de custos) a sete missões de C-295. Apesar do C-295 não transportar o mesmo número de ocupantes e carga, a sua economia e flexibilidade tornou a aeronave a forma mais lógica de emprego de meio aéreo de transporte".
Cumprimentos aeronáuticos.
Caro BraincrasherII, so agora tive uma pequena oportunidade de ver a sua opinião acerca do que eu anteriormente tinha escrito.
Começando por Porto Santo, Pergunte se eles lá sabem a risistencia do material de amarrações usado para amarrar / apertar uma Pallet de Carga. Ex: Esticadores, Cintas, Correntes, Redes de Topo ou Redes Amarelas, Redes Verdes, quanto suporta cada uma das argolas das palletes de carga etc.. isso so para não dizer que os outros falam sem saber o que dizem.
Cinta ou Correia--> 2500 Lbs
Esticador ou Device --> 10.000 Lbs ou para o Avião 25.000 Lbs
Argola de uma Palete--> 7500 Lbs
Corrente --> 10.000 Lbss
Diz que a Força Aérea Comprou e que eles a que são os entendidos na Matéria?? Acho que TEORICAMENTE tem Toda a razão. Então explique se a Razão pela qual foi feita ha alguns anos lancamento de Carga a Aérea com vista a favorecer a Toyota na compra de viaturas para as Forças Armadas.... ( Ilegal ) Especialistas na Materia não deveriam fazer isso
Mais.. Porque é que antes de Descolar do Aeropoto de Lisboa os C-130 sabendo que não tinha autorizações de sobrevoo de alguns países e sabendo tambem que não as iriam ter mesmo antes de Chegar a outo País onde pudesse aterrar MESMO assim descolaram e regressaram passadas umas horas.... Isso Tudo PERMITIDO e Autorizado de Tenente Coronel para Cima....
Saberão eles realmente o que fazem...

ou Imitam outros Países...

Gastam o Dinheiro que não é deles em coisas que aparentemente, repito, aparentemente não serve para o que eles querem ou sonham querer.....
FAP , Ministério da Defesa Nacional , Governo ... e por ai fora Decisões que não são apenas tomadas por uma pessoa..
Compra dos EH-101.... Re-integração dos Puma.... Carros de Bombeiros novos ( Estão TODOs a Ser Utilizados? )
Alguns EH-101 ja foram "Canibalizados " para terem peças de ums para os outros.....
Especialistas na Matéria.... ( No Dicionário deve ver uma Definição para isso ) Especialista / Profissional ......
Até o podem ser, mas Não se nota mesmo nada.. .
Cumprimentos para todos e Votos de um bom Ano 2010