NOTP - Núcleo de Operações Táticas de Projeção (ex-UPF)

• 705 Respostas
  • 272408 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23279
  • Recebeu: 4229 vez(es)
  • Enviou: 2996 vez(es)
  • +3077/-4559
Re: Unidade de Protecção de Força (ex-Rescom)
« Responder #375 em: Março 28, 2013, 12:57:45 pm »
Acado usando a lógica e sabendo que tanto os Britânicos, como os Franceses usam espingardas-automáticas com esses sacos, mas sabendo que isso já não acontece nas ML 7.62x51mm, deve-se retirar a conclusão que o motivo que os levam a fazer isso para o primeiro caso, já não acontece no segundo caso.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
« Responder #376 em: Março 28, 2013, 02:05:23 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Acado usando a lógica e sabendo que tanto os Britânicos, como os Franceses usam espingardas-automáticas com esses sacos, mas sabendo que isso já não acontece nas ML 7.62x51mm, deve-se retirar a conclusão que o motivo que os levam a fazer isso para o primeiro caso, já não acontece no segundo caso.

Quanto aos Franceses tou pouco ralado com o que eles fazem porque no que toca a armas ligeiras dali nao se aprende nada!

Os ingleses, acho q nunca vi ninguem com o trambolho nas armas de assalto. Ate porque se a sa80 ja funciona mal, com o saco nem imagino. Mas se diz q unidades operacionais o fazem eu tenho de acreditar em si mesmo q isso me pareça irreal e q seja um mau procedimento.

As MG, sim é mais normal usarem os direcionadores dos envolucros para eles caírem na direcção de fora do helicóptero!! Ate porque as mg é muito difícil entrar algo para dentro do mecanismo.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11455
  • Recebeu: 2565 vez(es)
  • Enviou: 3697 vez(es)
  • +967/-1098
« Responder #377 em: Março 28, 2013, 02:47:44 pm »
Citação de: "tyr"
Os invólucros na cara, são coisas que raramente acontecem, mas eu já assisti (numa sessão de tiro em carreira de tiro) a um militar levar com um invólucro 7.62 na testa e ficar com um lenho redondo (lembro me de na altura pensar, mais abaixo e vasava lhe um olho), ou seja eu já vi o risco potencial dos invólucros

Eu já levei com um no nariz, parece que tinha levado um murro, fiquei um tempo meio KO, a sangrar, além da força com que o involucro é projectado ainda há a somar a temperatura a que vem. O meu mal é ser canhoto, depois quis sempre ser o gajo mais à esquerda :lol: .

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #378 em: Março 28, 2013, 03:37:07 pm »
Eu diria é onde é nao levamos com invólucros ou por onde é q eles nao entraram e quantas cicatrizes nos pescoço ou nos braços!!
Esta Rapaziada tem de começar a treinar mais... E depois vêm falar de saquinhos e treino militar a serio e tal!! Vivemos em mundos bem distintos...
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
« Responder #379 em: Março 28, 2013, 03:45:02 pm »
Na PSP usava-se um adaptador na G3 para direccionar o invólucro para o chão. Nunca tinha visto e nunca mais vi em lado nenhum.
::..Trafaria..::

*

tyr

• Analista
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
« Responder #380 em: Março 28, 2013, 05:14:20 pm »
Citação de: "ACADO"
   tyr Escreveu:Os invólucros na cara, são coisas que raramente acontecem, mas eu já assisti (numa sessão de tiro em carreira de tiro) a um militar levar com um invólucro 7.62 na testa e ficar com um lenho redondo (lembro me de na altura pensar, mais abaixo e vasava lhe um olho), ou seja eu já vi o risco potencial dos invólucros (nunca usei brass catchers para fazer tiro) e compreendo que exista pessoal que opte por minimizar o risco maior (sobretudo quando tal pode acontecer em combate e nem toda a gente usa armas como a M16), pois cada opção que se toma vai melhorar uma coisa e piorar outra (cada escolha que se faz vai alterar paramentos a nível de: segurança quer individual quer da força, velocidade, protecção da força, poder de fogo, fiabilidade, ergonomia, aplicabilidade, capacidade de manobrar, etc...).

Uma coisa é dizer que o que se vê não se coaduna à doutrina que se aprendeu, é uma, mas dizer que certas coisas são erradas por serem diferentes da nossa doutrina é total e completamente idiota.

E eu meti 3 fotos, nenhuma de .50 e duas delas de espingardas.

E a questão é teres chamado todos os que usam de brass catcher de aselhas, pelos teus gurus não serem fãs delas, mas até os americas os usam.

So chamei os franceses de azelhas e com falta de treino com armas.

Entao vou-me corrigir, a doutrina de colocar um saco como aquele numa carabina é errada a partir do momento em que isso pode por em risco o soldado q o usa. O saco numa arma ligeira nao trás qualquer melhoria ou vantagens.

Quanto as fotos q colocou de carabinas com sacos, tal como o Sr disse nao são militares operacionais, são policias q nao sao propriamente o apogeu da operacionalidade e ainda têm mais burocratas a mandar neles do que os militares.
A 240 nao avaria com aquele saco e realmente o chão do chinook cheio de envolucros de uma MG a diparar constantemente e a ejeccao a bater na parede nao da jeito para aquele gente toda sair. Coisas bem distintas como já tinha referido antes. Mas nada tem a ver com motores ou rotores. Os chinook vertem muito óleo e isso junto com um chão cheio de palha pode dar raia.
Nao me interessa se são Amerianos, os Americanos também têm muita gente sem conhecimentos tal como em qualquer pais. Têm é gente que treina mais q os outros todos no mundo.

E essa história dos meus gurus: não tenho gurus. Aprendo com toda a gente e filtro aquilo que aprendo com a experiência própria.

Os pontos a reter aqui são:
Uma carabina com saco tem múltiplas avarias e interrupções de tiro
Os envolucros que são ejectados desta nao fazem qualquer mal ao heli pois são empurrados imediatamente para baixo e são leves demais para qualquer dano
A cadencia de fogo e continuidade de uma carabina nao enche uma cabine de envolucros
A posição de onde é disparada normalmente os envolucros nem caiem dentro do heli mas sim fora

Para quê usar aquilo se nao tem utilidade e so prejudica??

Que experiência de situações operacionais tem o senhor para conseguir filtrara, alguma coisa para alem daquilo que lhe é ensinado por alguns senhores (que eu chamo gurus)?
Pois a experiência, para se tirarem conclusões validas em seja o que for não é tirada em sessões de seja o que for inferiores a algumas semanas, e a nível militar, de coisas que sejam adaptáveis ao real (e não ao imaginário) ambiente operacional, com os recursos de equipamento, financeiros e pessoal reais, para não falar de condições climatéricas entre o Artico e o Desertico, passando pelo tropical.
Para um militar, que esteja a operar numa unidade (sobretudo se for de unidade secção ou superior), existem preocupações que regra superam a reparação imediata de uma arma (quer por essa avaria ser colmatada pelo poder de fogo do resto da unidade, quer por que a própria resolução dela ser idealmente feita fora da linha de tiro).

E você diz que as carabinas têm varias avarias (eu nunca usei brass catchers, por isso só posso especular), mas eu não vi nenhuma foto de carabinas com brass catchers, vi em vez disso fotos de espingardas G36 e variantes regra geral da G3 que provavelmente não terão os mesmos problemas que a M4.
você diz que os invólucros são empurrados para baixo o que é verdade quando quando em voo as armas são disparadas em ângulos ou posições em que a os invólucros seja ejectados para fora do helicóptero, já não é verdade quando ou esses ângulos de tiro não são viáveis para a  missão, ou quando o próprio meio aéreo não permite que tal se faça.
diz que a cadencia não enche o interior de involucros, mas basta um involucro num dos roletes das paletes de carga para possivelmente comprometer uma missão (em que varias pessoas arriscaram as vidas) só para evitar uma falha de tiro numa espingarda.
diz que a posição de onde normalmente são disparados os invólucros caem fora do heli, quero ver isso a ser verdade quando tal é feito pela rampa do EH101, de um C130 ou de um C295.

Para que arriscarmos a falhar uma missão se temos a possibilidade de aumentar as probabilidades do mesmo (mesmo que dificulte a resolução de avaria numa espingarda, que de qualquer modo, numa janela de tempo para engajamento não teria tempo de ser utilizada após resolução, ou que se a missão o exigisse, poderia simplesmente deixar cair o brass catcher)?
A morte só é terrivel para quem a teme!!

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
« Responder #381 em: Março 28, 2013, 05:19:19 pm »
Eu diria é onde é nao levamos com invólucros ou por onde é q eles nao entraram e quantas cicatrizes nos pescoço ou nos braços!!
Esta Rapaziada tem de começar a treinar mais... E depois vêm falar de saquinhos e treino militar a serio e tal!! Vivemos em mundos bem distintos...

Pois, vivemos!!! Nós vivemos no mundo real e pelo modo como escreve só pode viver em Hollywood.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #382 em: Março 28, 2013, 05:45:54 pm »

Pois, vivemos!!! Nós vivemos no mundo real e pelo modo como escreve só pode viver em Hollywood.

Pois é, eu vivo em hollywood mas ao menos falo duma coisa que ja me aconteceu. Ja usei este saco numa carabina g36 e ela encrava! Enquanto que o sr acabou de admitir que nunca o fez.
Mais uma vez lhe digo para ir treinar tantas semanas como eu treino num ano e depois falamos.
Um dia bastava para mudar de ideias, era preciso era treinar...

Tem uma lata, mandar postas de pescada sobre uma coisa que nunca fez e ainda vem com sermões de com quem eu treino ou deixo de treinar e a minha operacionalidade!! Continua com alguma graça, mas sem credebilidade!! Ainda me fala em imaginário quando quem pelos vistos anda a imaginar é o sr. porque fazer tá quieto!!

Continua preocupado com a carga!! Tem alguma piada numa situação de combate estar-se preocupado com a carga e nao em matar o inimigo!! Típico de quem nao treina para a guerra mas sim para missões de abastecimento!!

Quanto aos invólucros irem para baixo nao tem a ver com a posição tem a ver com o down wash. Ou vai-me dizer q tambem nunca andou de helicóptero a disparar lá de dentro?? Mesmo que seja com uma g3...

E preocupe-se mais com uma falha de tiro porque quando for a sua nao vai gostar e provavelmente vai ter alguém à sua frente q precisa de ser morto e nao vai ter arma!! É triste ver um soldado dizer q a arma deixar de trabalhar por causa de um saco q nao serve para nada nao faz mal porque esta lá sempre alguém para o cobrir!!
Isto so mesmo de uma mente fraca e pouco preparada para guerra!! E eu é q nao tinha o perfil...

*

Ricardo Nunes

• Investigador
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
« Responder #383 em: Março 28, 2013, 07:34:29 pm »
Quanto aos invólucros irem para baixo nao tem a ver com a posição tem a ver com o down wash. Ou vai-me dizer q tambem nunca andou de helicóptero a disparar lá de dentro?? Mesmo que seja com uma g3...

ACADO, quanto ao tyr não sei, mas por esta afirmação tenho a certeza que você nunca andou.

Tanto em EH-101, como em Alouette 3, com 7.62mm ou 5.56mm, grande parte dos invólucros tem tendência a cair dentro da aeronave. E pode ser perigoso.

Mude o seu tom. Não lhe fica bem.

Cumprimentos,
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
« Responder #384 em: Março 28, 2013, 07:57:49 pm »
Por acaso nunca disparei de um helicóptero, não é esse o meu trabalho, nem nunca tive a oportunidade (com pena minha).

Mas de experiencial sei, que tendencialmente o pessoal escolhe a melhor opção que lhe é acessível e tem conhecimento para resolver um problema.
E a nível das forças armadas portuguesas, cross treinings e operações reais, introduzem constantemente informação que quando útil é aproveitada, ou seja se usam brass catchers, é porque tem vantagens.

*

tyr

• Analista
  • 880
  • +1/-0
« Responder #385 em: Março 28, 2013, 08:06:58 pm »

Pois é, eu vivo em hollywood mas ao menos falo duma coisa que ja me aconteceu. Ja usei este saco numa carabina g36 e ela encrava! Enquanto que o sr acabou de admitir que nunca o fez.
Mais uma vez lhe digo para ir treinar tantas semanas como eu treino num ano e depois falamos.

Tem uma lata, mandar postas de pescada sobre uma coisa que nunca fez e ainda vem com sermões de com quem eu treino ou deixo de treinar e a minha operacionalidade!! Continua com alguma graça, mas sem credebilidade!! Ainda me fala em imaginário quando quem pelos vistos anda a imaginar é o sr. porque fazer tá quieto!!

Continua preocupado com a carga!! Tem alguma piada numa situação de combate estar-se preocupado com a carga e nao em matar o inimigo!! Típico de quem nao treina para a guerra mas sim para missões de abastecimento!!

E preocupe-se mais com uma falha de tiro porque quando for a sua nao vai gostar e provavelmente vai ter alguém à sua frente q precisa de ser morto e nao vai ter arma!! É triste ver um soldado dizer q a arma deixar de trabalhar por causa de um saco q nao serve para nada nao faz mal porque esta lá sempre alguém para o cobrir!!
Isto so mesmo de uma mente fraca e pouco preparada para guerra!! E eu é q nao tinha o perfil...

Eu mando postas de pescada, em resposta as suas postas de pescada, ou seja, somos dois peixieros.
E vejo que você não sabe o que é trabalhar em equipe, esquadra, secção, pelotão, companhia e que  em situações de falha de arma a curtas distancias nunca ouviu falar de andar com uma pistola (apesar de estarmos a falar de utilização de armas preparadas para serem empregues em meios aéreos, provavelmente ou em voo ou em pistas de aviação ou landing zones).

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #386 em: Março 29, 2013, 04:58:10 am »
Citação de: "Ricardo Nunes"

ACADO, quanto ao tyr não sei, mas por esta afirmação tenho a certeza que você nunca andou.

Tanto em EH-101, como em Alouette 3, com 7.62mm ou 5.56mm, grande parte dos invólucros tem tendência a cair dentro da aeronave. E pode ser perigoso.

Cumprimentos,

Nunca disparei nem de um alloete nem do eh por isso nao posso falar. Mas se nesses isso acontece é porque estão demasiado dentro do heli!! O q nao tem qualquer problema operacional desde que vejam tudo o q querem ver.
Mas envolucros a cair dentro do heli continua a ser para baixo!! Qual é a parte que eu nunca andei q diz q os envolucros irem para dentro do heli nao estão a ir para baixo??
E já agora, Qual é o perigo disso?? Nao me venha tambem falar em paletes de carga ou escorregar! Isto nao é coisas de meninos...
Aí q o menino escorrega e tal. Mas atingir o inimigo q é bom ta quieto...
Qual tom? Tom só se for da indignação de alguém (cromos da forca aerea com medo de estragar a pintura aos helis) que obrigam estes rapazes esforçados a usar aquela merd@ q os põe em perigo...

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #387 em: Março 29, 2013, 05:12:52 am »
Por acaso nunca disparei de um helicóptero, não é esse o meu trabalho, nem nunca tive a oportunidade (com pena minha).

Mas de experiencial sei, que tendencialmente o pessoal escolhe a melhor opção que lhe é acessível e tem conhecimento para resolver um problema.
E a nível das forças armadas portuguesas, cross treinings e operações reais, introduzem constantemente informação que quando útil é aproveitada, ou seja se usam brass catchers, é porque tem vantagens.

Ou alguém achou q tinha vantagens!!!
E depois as vantagens são so para ele q tem de se chatear menos mas quando as coisas doem é malta no terreno.
Nao os defenda q nao vale a pena

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #388 em: Março 29, 2013, 05:25:03 am »

Eu mando postas de pescada, em resposta as suas postas de pescada, ou seja, somos dois peixieros.
E vejo que você não sabe o que é trabalhar em equipe, esquadra, secção, pelotão, companhia e que  em situações de falha de arma a curtas distancias nunca ouviu falar de andar com uma pistola (apesar de estarmos a falar de utilização de armas preparadas para serem empregues em meios aéreos, provavelmente ou em voo ou em pistas de aviação ou landing zones).

O sr tanto me deixa perplexo como me surpreende!! Vi-o por momentos a perceber o q estamos a relatar e depois estraga tudo com este post.
E devo revelar que vejo em si um fundo bom mas que necessita um grande lapidar de forma.
Nao leve isto como ofensa nem lições de moral pois as vezes ate gosto de trocar ideias consigo.
Vou esquecer o resto e vou tentar me focar na realidade do combate.
A pistola é uma arma que dificilmente mata alguém, o q mata são municoes de armas longas. A pistola é uma arma de recurso e para usar desde os zero ate ali aos 15/20m no máximo e so mesmo em ultimo recurso. Mais que isso somos mais bem empregues a fazer outras coisas.
Portanto qualquer situacao de combate deste género envolvendo helis ou algo parecido a pistola praticamente so serve para nao deixar ninguem entrar no heli...
A arma longa de um soldado num cenario regular se avariar ou ficar sem municoes deve ser resolvida primeiro do que recorrer à secundaria. A pistola deve ser sacada so a curtas distancias pois de resto nao tem qualquer eficácia...

*

Ricardo Nunes

• Investigador
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
« Responder #389 em: Março 29, 2013, 11:02:42 am »
Citação de: "Ricardo Nunes"

Cumprimentos,

Nunca disparei nem de um alloete nem do eh por isso nao posso falar. Mas se nesses isso acontece é porque estão demasiado dentro do heli!! O q nao tem qualquer problema operacional desde que vejam tudo o q querem ver.
Mas envolucros a cair dentro do heli continua a ser para baixo!! Qual é a parte que eu nunca andei q diz q os envolucros irem para dentro do heli nao estão a ir para baixo??
E já agora, Qual é o perigo disso?? Nao me venha tambem falar em paletes de carga ou escorregar! Isto nao é coisas de meninos...
Aí q o menino escorrega e tal. Mas atingir o inimigo q é bom ta quieto...
Qual tom? Tom só se for da indignação de alguém (cromos da forca aerea com medo de estragar a pintura aos helis) que obrigam estes rapazes esforçados a usar aquela merd@ q os põe em perigo...

ACADO que grande cromo (usando as suas palavras você me saiu).

Para quem nada tem a ver com as Força Armadas Portuguesas muito juízo de valor faz por aqui.

Ponderei imenso se deveria responder ou não. Mas a bem da boa discussão vamos a isso. Mas permita-me uma nota inicial: não disparou de Alouette 3 nem de EH-101. Mas já disparou de alguma aeronave? Se sim, qual?

- 1º ponto - Alouette 3: como sabe a cabine do Alouette 3 é aberta. O piloto encontra-se a pouco mais de 1 metro do atirador. Em missões de CAS ou interdição aérea (e não TAT) em que o(s) atirador(es) não irão, em princípio sair do helicóptero, é importante evitar a presença de invólucros pela cabine. Tanto para não atingirem o piloto (e sim, um invólucro a ferver pelo fato de voo abaixo não é inédito e pode incapacitar o piloto) como para na cabine não servirem de batente a elementos do helicóptero (como o colectivo ou pedais) que são facilmente bloqueados se alguns objectos pequenos chegarem a certos sítios sensíveis.

- 2º ponto - EH-101: sendo que a única função de atiradores na "cargo door" do helicóptero é a sua utilização como elementos de CAS ou interdição aérea, a utilização da banda pretende, entre outras coisas, minimizar a presença de elementos estranhos na cabine que podem levar ao ferimento de algum outro elemento dentro da mesma (sim, os atiradores podem estar a porta como helicóptero cheio) tal como evitar que dezenas de cápsulas permaneçam na cabine e possam (e o tyr referiu e bem) condicionar o desembarque de, digamos, 20 homens (que saem pela rampa traseira).

- 3º ponto - Curioso a sua mudança de atitude. Falava da UPF como a rapaziada que não percebia do uso de "aim points" ou que se deixava ficar "gorda" insinuando sobre a sua suposta incapacidade de combate. Neste momento já se refere a eles como "rapaziada esforçada". Gosto da sua mudança de atitude. A mais recente está sem dúvida mais correcta. A UPF é altamente treinada, bem equipada e com elementos bastante motivados. Bom para si ACADO. Já estava na altura de ganhar juízo.

- 4º ponto - Sabe quanto tempo demora a retirar a referida protecção da G-36 se necessário? Sabe não sabe? É rápido. Pois é.

- 5º ponto - Se por alguma razão - operacional ou não - se decidir fazer tiro sem a referida protecção sabe o que se faz? Retira-se.

- 6º ponto - Os "cromos" da Força Aérea são tramados. Não querem sujar os helicópteros. Isto de aterrar em "brown-out´s" e de voar táctico NVG´s na Serra da Estrela de noite tem de acabar. Não vá um helicóptero ficar com riscos. Aliás... só assim se explica que o Alouette tenha sobrevivido 50 anos ao serviço da Força Aérea Portuguesa, em 3 cenários de guerra diferentes e um de manutenção de paz (Timor). Estes "cromos" da Força Aérea.

- 7º ponto - ACADO por favor envie oficialmente as suas sugestões à Força Aérea Portuguesa. Poderá enviar a sua carta directamente ao Estado Maior em Alfragide ou em alternativa reencaminhe para as Relações Públicas do ramo que farão chegar as suas sugestões a quem de direito.  Ponha essa raiva toda em uso. Afinal de contas se é assim tão patriota como diz partilhe com os "cromos" o seu conhecimento de facto (que em tiro de voo de helicópteros se resume a... ??).

Cumprimentos,
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net