É um treino, para demonstração para filmagem, a intenção do militar seria provavelmente apontar a arma mais acima, de qualquer das maneiras o dedo está obrigatoriamente fora do gatilho.
De qualquer modo quando não se tem pleno conhecimento das missões operacionais de determinada unidade é fácil apontar o dedo.
Nunca houve nenhum tipo de situação com armas de fogo com a UPF, são militares eximios que primam pela segurança acima de tudo.
Caro raphael, se nem nos treinos conseguem dominar uma coisa tao simples como essa nao vai ser depois no stress da batalha que o farao.
O dedo fora do nao e suficiente para garantir a seguranca. Ja vi armas a disparar por n razoes, o dedo estava fora do gatilho e so ninguem foi atingido porque estavam apontadas numa direccao segura.
As missoes operacionais nao tem nada a ver com o que se viu aqui. Isto e como andar a vida toda em bares de strip e a bater punhetas e nunca fod&r uma gaja. O que e que lhes vale saberem fazer resgates aereos, escoltas a viaturas, proteccao de aeroportos, se depois nunca treinaram fogo real nessas situacoes e estao esterelizados no uso de armas de fogo.
Eu acredito que sejam militares esforcados e que treinam bastante. Mas alguem tem de lhes apontar o dedo aos erros. Nao sei como e capaz de dizer que primam pela seguranca acima de tudo quando a prova esta mesmo aqui. Estes militares nao tratam as armas como se estejam carregadas e isso acontece porque nao treinam com elas carregadas. E isto da cabo da operacionalidade de qualquer unidade.
E nunca ter acontecido ate agora, se continuarem assim, so nos diz que esta mais perto de acontecer do que ja esteve...
P.S. - as regras universais do uso de armas de fogo deveria estar em cada quarto de cada militar. Especialmente na dos Oficiais...
Acado todos merecemos respeito. Não imagina a dificuldade que é na conjuntura atual ter esta unidade a cumprir com rigor e mérito todas as missões que lhe são atribuídas com evidentes sacrificios para com os seus operacionais (oficiais, sargentos e praças) todos sem excepção que se dividem numa multiplicidade de tarefas bem superiores às que estão mencionadas neste video, que por acaso advém de algumas missões realizadas no exercicio Real Thaw.
O equipamento e armamento que tem não apareceu de um dia para o outro, num Ramo onde a prioridade é a arma aérea a UPF através das suas chefias muito batalhou para conseguir ter o que tem, ter a sua doutrina implementada e os meios que tem à disposição, porque como em qualquer lado quando algo de bom e novo surge existe sempre o poder instalado que não gosta que brilhem mais que eles.
A UPF não quer ser operacional...simplesmente já o é há bastante tempo com provas dadas. Ou seja, não têm nada a provar a ninguém!
Por outro lado usando as palavras de alguém de sucesso (Coco Chanel): "Falem bem ou mal de nós. O que interessa é que falem!" Citando alguém com voto na matéria.
Desculpe la, mas o Channel que meta o dedo no cu. No que toca aos miliatares, normalmente os menos falados sao os melhores. Ja ouviu falar de
silent professionals?
Nao estamos a falar tipo conversa de cafe, que sao forca aerea, e que preparacao tem eles, etc, como ja ouvi pessoas falarem. Estamos a falar de um erro grave.
Quanto ao resto, nao faltei ao respeito a ninguem. Como ja disse, parecem-me pessoas esforcadas, e se calhar simplesmente nao tem a oportunidade de saber mais do que isto.
Eu estar aqui a dizer isto, nao e simplesmente uma critica, mas sim uma esperanca que um oficial desta unidade leia isto e repense o treino que da a estes Homens. Se calhar ele proprio deveria ir aprender mais qualquer coisa la fora e trazer para a sua unidade.
Por exemplo, achei muito bem eles treinarem tiro com as armas individuas a partir dos helis, e mesmo ainda lhes faltando algumas nocoes sobre isso, e de valor. E sao pormenores tecnicos que apenas melhorariam esse tiro, nao pondo ninguem em risco.
Agora apontar a put@ das armas aos colegas, esse merda na minha terra da direito a uma carga de porrada do superior e dos colegas...