Votação

Qual a solução mais sensata?

Sou a favor da construção dos dois.
37 (27.2%)
Sou a favor apenas do TGV.
11 (8.1%)
Sou a favor apenas do aeroporto.
25 (18.4%)
Nenhum, há outras prioridades.
63 (46.3%)

Votos totais: 117

Votação encerrada: Julho 05, 2005, 08:14:28 pm

Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?

  • 604 Respostas
  • 199700 Visualizações
*

YOMISMO

  • 98
  • +0/-0
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #390 em: Outubro 28, 2009, 05:09:20 pm »
Sin animo de ofender a nadie, a muchos de los foristas se le olvida un punto muy importante; para que una línea de alta velocidad una Portugal con Francia debe pasar por España...(hasta aquí es lógico). El gobierno de España no considera prioritario hacer una línea desde Salamanca hasta Portugal pero sí una línea Lisboa-Madrid.

O sea, resumiendo, que Portugal puede hacer una línea hasta la frontera dirección Salamanca pero de la "raya" no pasa.

Otra duda que tengo ¿hay más potencial de pasajeros desde Lisboa hacia Madrid o hacia el resto de Europa, contando que el avión a partir de 500 km suele ser más rentable? :?:  :?:

Otra historia es que las mentes perversas piensen en la "conquista" castellana aunque ese es otro tema....ya debatido en otros topics.
 

*

BLZ_xFAP

  • 55
  • +0/-0
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #391 em: Outubro 29, 2009, 04:06:47 pm »
Eu não sei que raio os dirigentes deste país andaram a estudar, eu percebo um pouco de comboios(pois vivi no Entroncamento durantes uns bons anos)e não é preciso ser-se nehum entendido para perceber que uma linha de raíz LX-Porto não compensa!!O que compensa sim é fazer um eixo internacional com interface para o novo aeroporto(caso seja construído) e ainda uma plataforma multimodal em Sines com ligação ferroviária à nova rede AV que seguirá pela Europa fora, é importante que se invista no transporte de mercadorias ferroviário, é que 2 locomotivas a diesel são mais eficientes que 20 camioes TIR, então se forem locomotivas eléctricas pode chegar aos 100 ou +; Para quem não sabe, os EUA estão hoje bem desenvolvidos graças ao investimento no transporte ferroviário de mercadorias no inicio do sec.20 que é muito mais eficiente e seguro, como por volta dos anos 40/50, os lucros ferroviários eram monopolistas, então o governo americano aplicou taxas que mais tarde serviram para a construção de aeroportos e estradas interestaduais, daí hoje terem uma rede de estradas abrangente e em excelente estado e praticamente sem portagens. Cá preferiram investir nos estádios que agora estão às moscas e têm manutenção cara, casa da musica, derrapes orcamentais atrás de derrapes noutras obras públicas, AE's em excesso que estimulam mais transito de camioes e consequentemente o aumento da sinsitralidade e pior ainda, deixar as estradas nacionais no esquecimento, etc...Depois querem que o dinheiro chegue para tudo... :N-icon-Axe:
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #392 em: Outubro 29, 2009, 09:01:44 pm »
O que o senhor Socrates pretende é fazer um New Deal português, semelhante ao New Deal de Rossevelt nos anos 30 para resolver a crise economica desse tempo. O New Deal consistia na construção de grandes obras públicas para diminuir o desemprego. Isto é exactamente o que o Socrates quer. No entanto, Portugal não tem o mesmo poder financeiro para fazer grandes investimentos como esses .
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

*

BLZ_xFAP

  • 55
  • +0/-0
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #393 em: Outubro 31, 2009, 02:37:17 pm »
Citação de: "cromwell"
O que o senhor Socrates pretende é fazer um New Deal português, semelhante ao New Deal de Rossevelt nos anos 30 para resolver a crise economica desse tempo. O New Deal consistia na construção de grandes obras públicas para diminuir o desemprego. Isto é exactamente o que o Socrates quer. No entanto, Portugal não tem o mesmo poder financeiro para fazer grandes investimentos como esses .


Acredito que sim, o problema é que Portugal produz menos de metade do que qualquer estado americano à excepção de Rhode Island,LOL, aqui é só coirice para tachos, enquanto os interesses pessoais e a corrupção prevalecerem, não vamos a lado nenhum, as obras públicas são um bom começo, mas sem derrapes orcamentais e sem favores para os amigos ou promessas de cargos de direcção para ex-governantes e acima de tudo que sejam rentáveis, agora andarem a construir para as moscas é que não, há aí estádios que foram muito rentáveis durante o euro2004, mas agora são um cancro porque andam às moscas durante os jogos e implicam manutenção mensal na ordem dos 5000€ ou +, e depois também temos as mordomias do estado, demasiados deputados, etc e claro está, maneira de começar a reduzir despesas com a política está fora de questão, se há mais despesa, aplicam-se taxas ao povo, tal como irá ser para 2010 com o chip de matrícula e portagens na SCUT que para além de implicar maior despesa para o povo , provoca o desemprego dos portageiros e aposto que os preços actuais das portagens irão manter-se e o ISP idem, é pena que por cá os dirigentes não tenham inteligencia, mas sim esperteza, mamam o dinheiro todo e depois querem que chegue para as obras públicas sem que comprometa a decadência do país. :G-bigun:
 

*

tgcastilho

  • Membro
  • *
  • 183
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #394 em: Outubro 31, 2009, 11:44:34 pm »
Citação de: "BLZ_xFAP"
Citação de: "cromwell"
O que o senhor Socrates pretende é fazer um New Deal português, semelhante ao New Deal de Rossevelt nos anos 30 para resolver a crise economica desse tempo. O New Deal consistia na construção de grandes obras públicas para diminuir o desemprego. Isto é exactamente o que o Socrates quer. No entanto, Portugal não tem o mesmo poder financeiro para fazer grandes investimentos como esses .


Acredito que sim, o problema é que Portugal produz menos de metade do que qualquer estado americano à excepção de Rhode Island,LOL, aqui é só coirice para tachos, enquanto os interesses pessoais e a corrupção prevalecerem, não vamos a lado nenhum, as obras públicas são um bom começo, mas sem derrapes orcamentais e sem favores para os amigos ou promessas de cargos de direcção para ex-governantes e acima de tudo que sejam rentáveis, agora andarem a construir para as moscas é que não, há aí estádios que foram muito rentáveis durante o euro2004, mas agora são um cancro porque andam às moscas durante os jogos e implicam manutenção mensal na ordem dos 5000€ ou +, e depois também temos as mordomias do estado, demasiados deputados, etc e claro está, maneira de começar a reduzir despesas com a política está fora de questão, se há mais despesa, aplicam-se taxas ao povo, tal como irá ser para 2010 com o chip de matrícula e portagens na SCUT que para além de implicar maior despesa para o povo , provoca o desemprego dos portageiros e aposto que os preços actuais das portagens irão manter-se e o ISP idem, é pena que por cá os dirigentes não tenham inteligencia, mas sim esperteza, mamam o dinheiro todo e depois querem que chegue para as obras públicas sem que comprometa a decadência do país. :G-bigun:


Será(?),olhe que os números "enganam".
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5153
  • Recebeu: 748 vez(es)
  • Enviou: 1670 vez(es)
  • +8550/-4173
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #395 em: Novembro 08, 2009, 07:45:39 pm »
Not a valid youtube URL
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2229
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +118/-293
    • http://forumdefesa.com
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #396 em: Janeiro 04, 2010, 01:35:04 am »
Citação de: "Nicolau Santos"
TGV, défice, dívida: as opções

Dizia-me esta semana o presidente português do ramo de uma grande multinacional instalada em Portugal: o TGV entre Lisboa e Madrid vai ser mais um argumento para as grandes empresas transnacionais se instalarem em Madrid e gerirem os mercados espanhol e português a partir daquela capital. Ora aqui está um argumento que certamente não entrou nas cogitações do Governo e de José Sócrates, que insistem nos grandes investimentos públicos, em particular do TGV (cujo concurso para o primeiro troço Caia-Poceirão já foi aliás adjudicado), como forma de relançar a economia.

Mesmo descontando o facto de com a ligação a Lisboa, Madrid se tornar o indiscutível centro da Península Ibérica - o que, obviamente, e sob qualquer ponto de vista, não será benéfico para os interesses nacionais - não deixa de ser surpreendente como o Governo insiste na construção do TGV contra todas as evidências. Em primeiro lugar, muito mais que uma ligação para passageiros, o país precisa desesperadamente é de boas ligações rodoviárias de mercadorias a Espanha e ao resto da Europa, que potenciem os nossos portos, em particular Sines. Em segundo, o país precisa desesperadamente de investimento estruturante (e o TGV até pode sê-lo), mas que tenha uma forte componente nacional, que crie empregos duradouros e qualificados e que alavanque as nossas exportações. O TGV não faz nada disto. Assim como não contribui para a redução do nosso desequilíbrio externo. Pelo contrário, vai agravá-lo. Finalmente, o TGV passará a ser no futuro um encargo para as novas gerações, porque como já se percebeu (e todos os estudos previsionais apontam nesse sentido) a maior parte das ligações previstas será deficitária, à semelhança do que acontece com a actividade da CP, Refer ou Carris.

Ora quer o Governo e José Sócrates queiram ou não, Portugal será fortemente pressionado em 2010 pela Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e agências de notação para tomar medidas que corrijam o défice orçamental, a dívida pública e o endividamento externo. E isso quer dizer que o Estado, os bancos e as empresas terão dificuldades acrescidas para captar financiamentos internacionais e que eles terão condições cada vez mais gravosas.

A Moody's desceu esta semana a notação para a dívida da Grécia. Outras agências não tardarão em segui-la. E infelizmente os mercados anglo-saxónicos fazem a ligação da situação grega com a de Portugal, a que juntam também Irlanda e Espanha, países a que pejorativamente apelidam de PIGS, as iniciais dos quatro Estados-membros.

Não há, pois, volta a dar. Temos de demonstrar, como aqui se escreveu a semana passada, que não somos a Grécia. Como? Tomando medidas concretas no Orçamento do Estado para 2010, mas também em relação a projectos que estão em carteira, como o TGV. Temos, aliás, a cobertura do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, para adiar esse investimento - e contaremos com o bom senso de Bruxelas quando dissermos que postergamos o projecto para voltar rapidamente a um défice abaixo dos 3% e a uma dívida inferior a 60% do PIB.

O artigo da semana passada de Daniel Bessa no Expresso era arrasador. Vamos ter de reduzir em dez mil milhões de euros por ano o défice orçamental para chegar a 3% do PIB em 2012. Dava várias alternativas, entre as quais subir o IVA para 35%, ou o IRS para 87%; ou reduzir em 47% os salários da função pública; ou privatizar 35% dos serviços públicos. Depois, claro, há várias combinações destas opções extremas. Mas o recado é evidente. O país não entra nos eixos sem grandes sacrifícios e opções muito difíceis. E não tenhamos dúvidas. Se não formos nós a tomarmos essas opções, alguém nos obrigará a fazê-lo.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1087
  • Recebeu: 216 vez(es)
  • Enviou: 90 vez(es)
  • +77/-35
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #397 em: Janeiro 04, 2010, 10:56:28 pm »
Citar
Dizia-me esta semana o presidente português do ramo de uma grande multinacional instalada em Portugal: o TGV entre Lisboa e Madrid vai ser mais um argumento para as grandes empresas transnacionais se instalarem em Madrid e gerirem os mercados espanhol e português a partir daquela capital.
Que lógica batatal. Também se pode argumentar que transportes mais rápidos e cómodos entre Madrid e Lisboa podem levar empresas a se instalarem em Lisboa (ou Porto, vs Vigo) para melhor gestão regional/condições fiscais. Depende do modelo de gestão das empresas, das prioridades medidas na escolha da sede, e mais um milhão de factores que variam de empresa para empresa. Por essa ordem de ideias devíamos dinamitar as pistas da Portela...

Citar
Mesmo descontando o facto de com a ligação a Lisboa, Madrid se tornar o indiscutível centro da Península Ibérica
!!  :shock:
Mas este caro senhor Nicolau viaja na TARDIS? Centro indiscutível é-lo há séculos! Basta ser a capital do maior Estado da Península. Não o é menos por ter melhores ou piores ligações a Lisboa - esta é que pode ser mais ou menos periférica. E digo-o com mágoa, que sou um apaixonado por Lisboa.

Citar
Temos, aliás, a cobertura do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, para adiar esse investimento - e contaremos com o bom senso de Bruxelas quando dissermos que postergamos o projecto para voltar rapidamente a um défice abaixo dos 3% e a uma dívida inferior a 60% do PIB.
Isto é pura e simplesmente falso. A comissão nunca afirmou tal coisa, não é o Barroso que decide as ajudas, e mesmo que fosse, estas coisas negociam-se a quadros de vários anos, não se adiam sem mais nem menos.

Citar
O artigo da semana passada de Daniel Bessa no Expresso era arrasador. Vamos ter de reduzir em dez mil milhões de euros por ano o défice orçamental para chegar a 3% do PIB em 2012.
Portanto, 30.000.000.000 ao longo de 3 anos. E é o TGV, que custa 6.000.000.000 ao Estado (algum do qual vem de volta em impostos) que vai fazer a diferença? Não estou convencido.

Dito isto, também não sou nenhum radical do TGV. Façam-no ou não, pouco me afecta, mas não gosto de estórias mal amanhadas.

By the way, um artigo interessante sobre a divida externa.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21102
  • Recebeu: 7177 vez(es)
  • Enviou: 8155 vez(es)
  • +8131/-13269
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #398 em: Janeiro 05, 2010, 01:27:53 pm »
a esta hora está o Rossevelt ás voltas na tumba, com aquela comparação...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2229
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +118/-293
    • http://forumdefesa.com
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #399 em: Janeiro 14, 2010, 09:02:14 pm »
Citar
António Mendonça

TGV pode transformar Lisboa na "praia de Madrid"

A entrada em funcionamento da alta velocidade ferroviária (TGV) vai colocar Portugal num "patamar superior" em termos de competitividade e atractividade, disse hoje o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, considerando que Lisboa e toda a zona em redor será, provavelmente, a praia de Madrid.





INACREDITÁVEL
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21102
  • Recebeu: 7177 vez(es)
  • Enviou: 8155 vez(es)
  • +8131/-13269
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #400 em: Janeiro 15, 2010, 10:30:40 am »
:shock: Quando se pensa que a estupidez já bateu no fundo...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2503
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +462/-589
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #401 em: Janeiro 15, 2010, 11:35:19 am »
Lisboa a praia de Madrid :mrgreen:

Pergunta tonta, qual sera o QI dos politicos que temos em casa???

Inacreditável, se ao menos os Espanhois tivessem um ministro a dizer que a margem occidental da peninsula era um deserto de camelos.....
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21102
  • Recebeu: 7177 vez(es)
  • Enviou: 8155 vez(es)
  • +8131/-13269
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #402 em: Janeiro 15, 2010, 02:11:01 pm »
Citar
Pergunta tonta, qual sera o QI dos politicos que temos em casa???

mais ou menos o mesmo QI de quem vota neles... :(
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

zeNice

  • Membro
  • *
  • 257
  • +0/-0
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #403 em: Janeiro 15, 2010, 03:15:00 pm »
Com 19 anitos, ainda sou do tempo em que dizer que Portugal era uma praia de espanha era uma ofensa, parece que já não é. Até os politicos já o afirmam com prazer e orgulho.
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #404 em: Janeiro 15, 2010, 09:06:06 pm »
A culpa disto tudo foi a estupida implantação da República, que vai comemorar cem anos.

Como vimos tanto como na 1º, na 2º e a actual 3º República, Portugal nunca teve um unico momento de glória e sofreu durante todo o século XX, excepto talvez em alguns anos do fim deste.

São os estupidos republicanos maçons que governam este país que causam a mentalidade decadente ao povo português :evil: .
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa