2ª Esquadra F-16 / Esq. 301

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E-migas

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« Responder #210 em: Dezembro 01, 2005, 03:17:01 pm »
Citação de: "TOMKAT"
Citação de: "E-migas"

Caso me engane mas mudar a expressão, só muda...a expressão!
Multirole ou Swing-role...same thing O F-16 e o F-18 já o faziam....

Basta que tenham as armas à sua disposição.

Basta pensar nos casos da primeira guerra do Iraque onde um strike de F-18 abateu dois Mig-21 e continuou a missão para destruir alvos terrestres.

Os produtos mais modernos são bons não há dúvida...mas desenganem se pensam que são ASSIM tão inovadores!

Isso não terá mais a haver com a capacidade de transporte de armamento duma aeronave ou com os pontos de ancoragem nas asas que essa aeronave terá, que com a evolução tecnológica dos aparelhos?

O F16 parece algo limitado, então com tanques de reserva fica limitadissimo.
Nesse aspecto à uma clara evolução nos aviões mais modernos tipo Typhoon devido à sua maior autonomia e capacidade de transporte de armamento, e claro ser um produto novo passível de upgrades, enquanto o F16 está no limite das suas evoluções.


Correcto, também tem a ver com os pontos de "ancoragem".

No entanto, o Desert Falcon F-16 E/F Mk 60 contradiz essa limitação de capacidade!

Utilizando o mesmo principio dos FAST Tanks que permitiu ao F-15 ser uma aeronave mais capaz do que era!

IMHO o F-16 ainda tem muito para dar!

Nós é que não temos muito para dar por eles!
Cumprimentos,
e-Migas
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Una Salus Victus
 

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TOMKAT

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« Responder #211 em: Dezembro 01, 2005, 03:50:57 pm »
Citação de: "E-migas"

Correcto, também tem a ver com os pontos de "ancoragem".

No entanto, o Desert Falcon F-16 E/F Mk 60 contradiz essa limitação de capacidade!

Utilizando o mesmo principio dos FAST Tanks que permitiu ao F-15 ser uma aeronave mais capaz do que era!

IMHO o F-16 ainda tem muito para dar!

Nós é que não temos muito para dar por eles!


Pois o eterno problema do vil metal... :roll:
Qual o nível dos nossos F16 MLU em relação ao
Desert Falcon F 16 E/F MK60?
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« Responder #212 em: Dezembro 01, 2005, 05:01:18 pm »
Citar
Caso me engane mas mudar a expressão, só muda...a expressão!
Multirole ou Swing-role...same thing O F-16 e o F-18 já o faziam....

Basta que tenham as armas à sua disposição.

Basta pensar nos casos da primeira guerra do Iraque onde um strike de F-18 abateu dois Mig-21 e continuou a missão para destruir alvos terrestres.

Os produtos mais modernos são bons não há dúvida...mas desenganem se pensam que são ASSIM tão inovadores!

Isto é uma visão muito simplista do assunto. Seguindo esse raciocínio também os Camel e DR.1 da 1ªGM seriam considerados caças swing-role hoje em dia.


Citar
Qual o nível dos nossos F16 MLU em relação ao
Desert Falcon F 16 E/F MK60?


Hmmm :idea:
 :lol:


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Johnnie

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« Responder #213 em: Dezembro 01, 2005, 07:23:48 pm »
Citação de: "TOMKAT"

O F16 parece algo limitado, então com tanques de reserva fica limitadissimo.


Para um pais com a dimensão do brasil sim, sem duvida...

Para a defesa aerea de um território com as dimensões do nosso não precisas dos tanques de reserva, ao levantar de Monte Real com 4 AMRAAM´s tens na mira tudo que se aproxime de Portugal numa questão de minutos.

Para ataque ao solo pode ser levado o tanque ventral e usado o resto dos 4 cabides para armamento  ofensivo, sobrando ainda espaço para 2 AMRAAM´s e dois sidewinders.

Mesmo assim relembro que partindo de Monte Real tudo em Portugal está a um maximo de 400 Kms.

Já a defesa das ilhas teria sempre que ser feita por um destacamento ai colocado.

Só nas operações TASMO é que se tem como necessário o uso dos depositos externos, mas tb não vejo os vipers a levarem mais que 2 Harpoons de cada vez...

Por isso acho que o problema no nosso caso nem se põe...O viper assenta que nem uma luva ás nossas necessidades, tiro o chapeu aos decisores que neste caso souberam escolher.

A par do programa MLU, só temos agora que melhorar o ninho destas aves.

Quanto á capacidade de expansão... o Viper ainda está ai para as curvas não o substimem...Estejam descansados que os Israelitas no que toca a afinar e actualizar aviões têm sempre uma solução, já o fizeram com tudo que há no mercado ( desde A-4´s, F-5´s , F-4´s, MIG´s 21, Mirages Etc...etc...), não será por ai...Mais vejam tb as recentes encomendas da Polónia, Chile, Grecia em detrimento de caças mais recentes (EF Typhoon, Grippen)...E olhem que esta escolha não se baseou somente no preço, tratou-se de apostar em material que já deu provas em vez de embarcar em experimentalismos...

Por ultimo se a IAF usa e abusa do Viper e não tem planos a curto prazo para o substituir, somos nós que o devemos fazer???
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pedro

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« Responder #214 em: Dezembro 01, 2005, 07:57:50 pm »
alguem sabe quantos harriers ingleses podem operar no navpol? :lol:
 

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« Responder #215 em: Dezembro 01, 2005, 08:04:15 pm »
Pedro isso depende sómente do tamanho do NAVPOL a construir, não achas???

Mas se este tiver tamanho para operar pelo menos uma parelha de Harriers e uns 4 Helis já nos dava uma capacidade muito aceitavel
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« Responder #216 em: Dezembro 01, 2005, 08:09:29 pm »
aqui esta uma boa ideia mas claro o nosso governo so pensa em poupar.
mas era uma boa ideia e ja agora quanto e que custa um harrier2? :lol:
 

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Johnnie

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« Responder #217 em: Dezembro 01, 2005, 08:18:19 pm »
Não deve ser muito caro, penso que tanto a RAF como a USMC cederiam facilmente uns 6 surplus em 2ª Mão caso fosse solicitado
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pedro

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« Responder #218 em: Dezembro 01, 2005, 08:20:59 pm »
Mas caro johnnie eu nao sei se isso vem na lpm e por isso podemos esquecer a nao ser que vaiamos fazer umas manifestacoes. :lol:
 

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PereiraMarques

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« Responder #219 em: Dezembro 01, 2005, 08:22:23 pm »
Atenção Pedro, que o custo de uma determinada aeronave não é apenas o custo por unidade, há as questões da manutenção, da interoperacionalidade com outros meios, o treino das tripulações e pessoal de terra, etc....E estes valores ainda aumentariam mais se os pilotos e o pessoal de manutenção dos Harrier fosse da Marinha e não da Força Aérea...

Cumprimentos
B. Pereira Marques
 

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« Responder #220 em: Dezembro 01, 2005, 09:59:45 pm »
Citar
Só nas operações TASMO é que se tem como necessário o uso dos depositos externos, mas tb não vejo os vipers a levarem mais que 2 Harpoons de cada vez...

Por isso acho que o problema no nosso caso nem se põe...

Não se põe porque não vamos ter Harpoon nos nossos F-16.  :D


Harrier para Portugal?  :?


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« Responder #221 em: Dezembro 01, 2005, 10:30:15 pm »
F/A- 18 porquê? Por ser aparelho com vocação maritima???

Só não usas os Harpoons se não quiseres...
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« Responder #222 em: Dezembro 01, 2005, 10:42:10 pm »
Os F-16 noruegueses usam os misseis anti-navio Penguim, também noruegueses.

Cumprimentos
B. Pereira Marques

PS:
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PereiraMarques
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Olha!!, também já foi graduado (ou terá sido promovido) a Brigadeiro-General (1 estrela). Aqui o fórum já parece as Forças Armadas, muitos generais e poucos soldados... :toto:
 

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TOMKAT

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« Responder #223 em: Dezembro 01, 2005, 10:49:34 pm »
Citação de: "Johnnie"
...
Já a defesa das ilhas teria sempre que ser feita por um destacamento ai colocado.

Só nas operações TASMO é que se tem como necessário o uso dos depositos externos, mas tb não vejo os vipers a levarem mais que 2 Harpoons de cada vez...

Por isso acho que o problema no nosso caso nem se põe...O viper assenta que nem uma luva ás nossas necessidades, tiro o chapeu aos decisores que neste caso souberam escolher.

A par do programa MLU, só temos agora que melhorar o ninho destas aves.
...


"Touché"
Johnnie, eram mesmos essas limitações que me referia aos nossos F16.

Como parece que nunca vamos ter uma esquadra colcocada nas ilhas, Madeira preferencialmente a meu ver, difícilmente os F16 terão essa capacidade multirolle pela necessidade de depósitos externos que limita e muito a capacidade de "carga" do caça.

Com isto não digo que deveriamos ter outro tipo de caça a par do F16.
Seria absurda essa intenção quer pela nossa situação estratégica (potenciais inimigos bem defenidos), quer pelas nossas disponibilidade
finceiras, que a existirem, além da esquadra a destacar nas ilhas, deveriam ser aplicadas na aquisição de um reabastecedor, essencial para potenciar as qualidades do F16.

A  racionalização de meios empreendida pela Fap faz todo o sentido ao adequar o F16 a vários tipos de missões.

Continuar com a evolução do que temos,... sim óbviamente.

Money, money, money,... :?
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« Responder #224 em: Dezembro 01, 2005, 11:59:30 pm »
Citação de: "Johnnie"
F/A- 18 porquê? Por ser aparelho com vocação maritima???

Só não usas os Harpoons se não quiseres...


Quanto à possibilidade do F-16 versão A/B poder levar Harpoon, isto já foi tão discutido tantas vezes em tantos foruns que eu não vou continuar a alimentar este tema...

Mesmo que fosse possivel, a FAP não quer. É isso que conta, não as nossas vontades.

Porquê F/A-18 ?!
Qualquer um prefere voar sobre o mar num bimotor. E com tanto mar que temos...  :wink:


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