2ª Esquadra F-16 / Esq. 301

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balburdio

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« Responder #165 em: Outubro 18, 2005, 04:47:59 am »
Citação de: "Luso"
A SDB é uma JDAM mais pequena, com cento e tal quilos de peso, e concebida para provocar o mesmo estrago que uma bomba de 907kg (!) pelo que li (como o consegue não sei). Terá eventualmente um kit com asas. Há um link de um video postado recentemente e creio que é de uma SDB. Também creio que o rack para estas SDB é para 4 unidades.
Se um F16 transportar 16 destas armas para destruir 16 alvos distintos é uma capacidade interessante.
O problema é o sinal do gps...

É uma questão de conceito, na realidade para a maioria dos alvos como os encontrados no Iraque, não há grande diferença se usamos uma bomba de 500 libras ou uma de 250. O que faz a diferença é se acerta ou não.
Pelo que o que está em questão, não é um qualquer super-esplosivo, mas apenas uma redefinição das reais necessidades.
A dotrina por tras desta arma dá total enfase à precisão e ao maior número de armas a bordo, podendo assim atingir mais alvos por cada missão.
É certo contudo que a arma possui uma capacidade incrementada de penetração em alvos duros(concreto) conseguida com recurso a um penetrador no nariz da arma e a um detonador inteligente.
É guiada por GPS, se bem que numa segunda fase aparecerá um modelo com comando activo podendo atingir alvos móveis.

As bombas são transportadas 4 por cada unidade de transporte.


Citação de: "Typhonman"
Para mim é um erro a FAP comprar Gbus, bombas guiadas por laser..GPS é o que está a dar
As bombas GPS não são adequadas contra alvos móveis, tais como formações de infantaria, baterias de artilharia, formações blindadas, etc.

Citação de: "NVF"
Alem de que o laser e' mais "independente" (nao depende do GPS americano

O sistema GPS europeu Galileu pode ser utilizado ou o GLONASS russo.
 

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Miguel

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« Responder #166 em: Novembro 25, 2005, 10:38:28 pm »
Bem vou aproveitar para lembrar ao pessoal que temos 5 F16MLU operacionais :?

e sei que 6 outros F16 estão em estaleiro para ser brevemente operacionais

penso que é possivél em 2006 ser reactivada uma 2°Esquadra F16 :D

pelos rumores deve ser a Esquadra 301 Jaguares que vai ser transferida de Beja para Monte Real

os Alphajets vao ficar todos na 103.
 

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« Responder #167 em: Novembro 26, 2005, 03:34:39 am »
Os "rumores" também já dizem que a 301 deixou à poucos dias de voar em Alpha Jet...


Cumptos
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Cabeça de Martelo

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FAs
« Responder #168 em: Novembro 26, 2005, 11:15:24 am »
Mas o que se passa com as nossas FAs? É só rumores, intrigas e não se sabe nada de concreto!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Luso

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Re: FAs
« Responder #169 em: Novembro 26, 2005, 12:44:36 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Mas o que se passa com as nossas FAs? É só rumores, intrigas e não se sabe nada de concreto!


Agora é que disse tudo!
A transparência é um problema para quem tem muito a esconder: os Incapazes, os irresponsáveis e os corruptos.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Miguel

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« Responder #170 em: Novembro 26, 2005, 01:07:16 pm »
Citação de: "p_shadow"
Os "rumores" também já dizem que a 301 deixou à poucos dias de voar em Alpha Jet...


Cumptos


confirma os dados que eu tenho então :wink:

em breve Reactivação da Esquadra 301 Jaguares com F16 OCU
os MLU ficam para a 201

Esquadra 301 com 19 F16 OCU
Esquadra 201 com   6 F16 MLU a crescer.... aos poucos até chegar aos 20
depois sao modernizados os OCU, esse processo será mais rapido
 

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Cabeça de Martelo

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F-16
« Responder #171 em: Novembro 26, 2005, 01:41:41 pm »
Obrigado pela informação!
Parece que só se tem acesso a informações de jeito no fórum. Enfim, cada um tem o governo que merece (ou talvez não)!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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« Responder #172 em: Novembro 26, 2005, 05:17:43 pm »
Citar
em breve Reactivação da Esquadra 301 Jaguares com F16 OCU
os MLU ficam para a 201

Miguel, não tenho a certeza mas acho que será o contrário, ou seja, o actual Núcleo MLU da Esquadra 201 dará lugar à renovada Esquadra 301.


Citar
Cabeça de Martelo escreveu:
Mas o que se passa com as nossas FAs? É só rumores, intrigas e não se sabe nada de concreto!


Agora é que disse tudo!
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Miguel

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« Responder #173 em: Novembro 26, 2005, 05:39:44 pm »
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O núcleo MLU existe na 201, agora posso tar enganado, talvez tenhas razão?

Esquadra201 com os OCU
Esquadra301 com os MLU
 

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Johnnie

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« Responder #174 em: Novembro 26, 2005, 06:04:08 pm »
Citação de: "p_shadow"

Miguel, não tenho a certeza mas acho que será o contrário, ou seja, o actual Núcleo MLU da Esquadra 201 dará lugar à renovada Esquadra 301.




Não me parece que assim seja, os MLU é que operam os AMRAAM, e a FAP quer usar F-16AM+AMRAAM para a QRA, por isso será ao contrário.Mais se reparares os MLU´s têm na cauda o simbolo da 201
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

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« Responder #175 em: Novembro 26, 2005, 09:16:27 pm »
Sim Johnnie, o que escreveu faz algum sentido, embora eu não ache que a imagem do falcão na deriva seja relevante para a análise...

De qualquer forma, em breve todas as dúvidas se dissiparão...  :wink:


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Get_It

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« Responder #176 em: Novembro 27, 2005, 01:30:50 am »
Citação de: "Miguel"
(...)

em breve Reactivação da Esquadra 301 Jaguares com F16 OCU
os MLU ficam para a 201

Esquadra 301 com 19 F16 OCU
Esquadra 201 com   6 F16 MLU a crescer.... aos poucos até chegar aos 20
depois sao modernizados os OCU, esse processo será mais rapido

A partir site da FAP [1] vi que a principal missão da Esq. 301 é o apoio aéreo ofensivo, que pelo que percebo é o ataque à superficie terrestre. Será mesmo o F16 indicado para este papel?
Embora o bloco OCU permita a utilização de mísseis para esta função -
Citação de: "Wikipédia ([url=http
F-16[/url])"]
Block 15 OCU
From 1987 Block 15 aircraft were delivered to the Operational Capability Upgrade (OCU) standard, which featured improved F100-PW-220 turbofans with digital control interface, the ability to fire the AGM-65, AMRAAM, and AGM-119 Penguin missiles, countermeasures and cockpit upgrades, improved computers and data bus. Its maximum takeoff weight increased to 37,500 lb (17,000 kg). 214 aircraft received this upgrade, as well as some Block 10 aircraft, retroactively.

- não seria melhor optar por outros aviões? Por exemplo [e já sonhando] o A-10 Thunderbolt ?

PS: Exacto, tenho poucos conhecimentos sobre aviões e a estrutura da força aérea.
:snip: :snip: :Tanque:
 

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emarques

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« Responder #177 em: Novembro 27, 2005, 04:24:28 am »
O A-10 é muito bom na função para que foi desenhado... e não serve para mais nada.

A ideia da FAP é ter uma esquadra para superioridade aérea com a possibilidade de ataque ao solo, e outra esquadra de ataque ao solo com a possibilidade de superioridade aérea, ou seja, as duas esquadras têm que fazer o mesmo leque de missões mas cada uma com mais ênfase num dos lados. Por isso os aviões têm que ser polivalentes.

Além disso, ter só um tipo de aeronave sai mais barato. :)
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

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Miguel

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« Responder #178 em: Novembro 27, 2005, 11:15:53 am »
Citação de: "emarques"
O A-10 é muito bom na função para que foi desenhado... e não serve para mais nada.

A ideia da FAP é ter uma esquadra para superioridade aérea com a possibilidade de ataque ao solo, e outra esquadra de ataque ao solo com a possibilidade de superioridade aérea, ou seja, as duas esquadras têm que fazer o mesmo leque de missões mas cada uma com mais ênfase num dos lados. Por isso os aviões têm que ser polivalentes.

Além disso, ter só um tipo de aeronave sai mais barato. :wink:
 

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Get_It

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« Responder #179 em: Novembro 27, 2005, 03:20:17 pm »
Citação de: "emarques"
O A-10 é muito bom na função para que foi desenhado... e não serve para mais nada.

A ideia da FAP é ter uma esquadra para superioridade aérea com a possibilidade de ataque ao solo, e outra esquadra de ataque ao solo com a possibilidade de superioridade aérea, ou seja, as duas esquadras têm que fazer o mesmo leque de missões mas cada uma com mais ênfase num dos lados. Por isso os aviões têm que ser polivalentes.

Além disso, ter só um tipo de aeronave sai mais barato. :wink:


Entendido, obrigado pela explicação. Hum, também não 'tou agora a ver Portugal a precisar de aviões para ataque ao solo, em especial anti-tanque, mas pronto, adoro o design dos A-10. :Bajular:

Quanto a ter só um tipo de avião sair mais barato, isso em manutenção e treino do pessoal ou também o governo recebe algum desconto por parte dos fabricantes, do género: «pague 19 upgrades, leve 23» ?

E já agora aproveito para pedir a vossa opinião sobre os Panavia Tornado, que é utilizado por outros dois países para defesa aérea e ataque ao solo.
Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque: