Realmente a AK tem a vantagem de ser facil de arranjar e de encontrar peças subselentes e munições a nivel mundial, mas de resto o que eu vi de uma Ak é que não acertas num carro a 300m (pode ser que o modelo que eu vi estivesse em muito mau estado mas duvido), e em TO como Afeganistão, iraque, onde ja houveram casos de militares naõ conseguirem responder ao fogo inimigo por falta de alcance.
como eu estou farto de dizer, o 7.62 nato é o melhor calibre para forças militares bem treinadas (que tenham como função principarl o combate), o tiro instintivo e de combate é tão eficiente como o 5.56 ou o 7.62, mas tem maior alcance e poder derrubante, obviamente tropas mal treinadas não vão contar munições, vão uzar tiro automatico para tudo e para nada, não vão se adaptar ao recuo, etc...
5.56x45 e 7.62x39 são os melhores calibres para exercitos conscritos (e para forças de OE que não tenham como missão principal combater, ou que tenham que operar muito tempo atras de linhas inimigas e longe dos seus abastecimentos), se tiveres um exercito proficional e bem treinado mais vale uma arma que se adapte a mais situações e para isso é preciso um calibre com mais capacidade (7.62x51).
pois ter armas 5.56 ou 7.62 russo como arma principal implica ter armas de sniper e ml com calibres diferentes o que a nivel de logistica é pessimo (pois o pessoal fica completamente dependente dessa logistica em combate corre se o risco de um elemento ficar sem munições e não se poder socorrer de outro elemento da sua secção).