Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

SIM
8 (33.3%)
NÃO
16 (66.7%)

Votos totais: 24

Votação encerrada: Fevereiro 17, 2025, 09:40:28 pm

O Super Tucano em Portugal

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Duarte

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #450 em: Setembro 01, 2025, 06:31:09 pm »
Foi duro o passeio, já há supertucanos com a pintura danificada.




 vieram 3? pensei que eram apenas 2 neste voo?
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
 

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Lampuka

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #451 em: Setembro 01, 2025, 06:44:51 pm »
Foi duro o passeio, já há supertucanos com a pintura danificada.




 vieram 3? pensei que eram apenas 2 neste voo?
O terceiro é stealth, daí os danos na pintura... 😉
Portugal sempre na vanguarda 🤣🤣🤣
João Pereira
 

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Major Alvega

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #452 em: Setembro 01, 2025, 09:29:03 pm »
Praticamente - não escrevo "ninguém" porque pode haver e ter-me escapado - não há ninguém aqui que seja "defensor cego" da aquisição; há quem tente entender o porquê, o racional que a suportou, sem ser gritar "lobo" (ie corrupção e/ou são todos doidos e/ou são todos traidores à Pátria). E é uma versão para um mercado especifico, é mais que "apertar parafusos" - também pelo que gastas a mais nsta aquisição, tendo em conta a alternativa, não podia ser muito mais que isso... isto não é uma fragata.

Continuo com a minha opinião e que "quem quer rir... tem de fazer rir" (usando uma expressão de um bom filme do país do fabricante).

Tens vários defensores cegos da aquisição.

É mais que apertar parafusos, mas não muito mais. Os trabalhos serão "instalação de sistemas NATO", e mais nada. Tendo em conta que o avião veio inteiro e a voar pelos seus próprios meios, não haverá muita coisa por instalar. Tendo em conta que não andaram a vangloriar-se acerca de sistemas específicos que vão instalar, conseguimos saber que não vai ser nada do outro mundo.

Por outras palavras, o MLU dos F-16 foi muito mais relevante, não só para a FAP, como para a indústria de Defesa, e no entanto pouco ou nenhum alarido houve, e o orçamento tem sido sempre a contagotas. Queres instalar/actualizar um sistema EW nos F-16, só consegues contratar 2 ou 3 de cada vez, mesmo que os trabalhos sejam feitos em Portugal.
Já um processo idêntico para uma dúzia de STs, o dinheiro não falta.

Não há nada para entender no racional desta aquisição, porque esta foi feita sem qualquer racional. Os critérios técnicos foram ignorados, a questão financeira foi ignorada, a realidade geopolítica actual foi ignorada, a doutrina e necessidades da FAP foram ignoradas. Até a questão "sobrevivabilidade dos pilotos em missões de combate" foi ignorada, o que é hilariante para um pais que tem falta de pilotos na sua Força Aérea.

Isto é como um indivíduo que compra um automóvel num stand e leva-o a uma oficina associada desse stand para instalar um auto-radio e um outro acessório. E começam alguns tontos sem noção a clamarem que isto é indústria. Mais ridículo que isto é dificil. Não há ninguém que nos bata a fazer figura de otários. O N de NATO no fim da designação A-29 não é mais que marketing para parolos e para engrupir tugas.
« Última modificação: Setembro 01, 2025, 09:29:44 pm por Major Alvega »
 
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goldfinger

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #453 em: Setembro 02, 2025, 06:51:49 am »



A España servir hasta morir
 

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nelson38899

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #454 em: Setembro 02, 2025, 08:39:20 am »
Portugal pre segunda grande guerra



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A historia volta-se a repetir
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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Lampuka

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #455 em: Setembro 02, 2025, 09:00:17 am »
Acrescenta aí tudo o resto... que não temos.😉
Se calhar ajuda a entender melhor as coisas.
Podes até começar pelo pessoal, militares.
Depois tenta fazer um exercício.  Imagina que sais fora e estás a olhar cá para dentro,  para as instituições,  a justiça,  a saúde,  a educação,  a economia, a defesa...
O que vês?
Eu, só miséria.
Pior do que uma qualquer ditadura falhada da América Central ou do Sul, usando termos do nosso amigo CJ.
Custa reconhecer,  é duro, mas infelizmente realidade.
Cabe-nos a nós mudar o rumo das coisas, o que não será fácil .
João Pereira
 

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LM

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #456 em: Setembro 02, 2025, 09:52:03 am »
Praticamente - não escrevo "ninguém" porque pode haver e ter-me escapado - não há ninguém aqui que seja "defensor cego" da aquisição; há quem tente entender o porquê, o racional que a suportou, sem ser gritar "lobo" (ie corrupção e/ou são todos doidos e/ou são todos traidores à Pátria). E é uma versão para um mercado especifico, é mais que "apertar parafusos" - também pelo que gastas a mais nsta aquisição, tendo em conta a alternativa, não podia ser muito mais que isso... isto não é uma fragata.

Continuo com a minha opinião e que "quem quer rir... tem de fazer rir" (usando uma expressão de um bom filme do país do fabricante).

Tens vários defensores cegos da aquisição.

É mais que apertar parafusos, mas não muito mais. Os trabalhos serão "instalação de sistemas NATO", e mais nada. Tendo em conta que o avião veio inteiro e a voar pelos seus próprios meios, não haverá muita coisa por instalar. Tendo em conta que não andaram a vangloriar-se acerca de sistemas específicos que vão instalar, conseguimos saber que não vai ser nada do outro mundo.

Por outras palavras, o MLU dos F-16 foi muito mais relevante, não só para a FAP, como para a indústria de Defesa, e no entanto pouco ou nenhum alarido houve, e o orçamento tem sido sempre a contagotas. Queres instalar/actualizar um sistema EW nos F-16, só consegues contratar 2 ou 3 de cada vez, mesmo que os trabalhos sejam feitos em Portugal.
Já um processo idêntico para uma dúzia de STs, o dinheiro não falta.

Não há nada para entender no racional desta aquisição, porque esta foi feita sem qualquer racional. Os critérios técnicos foram ignorados, a questão financeira foi ignorada, a realidade geopolítica actual foi ignorada, a doutrina e necessidades da FAP foram ignoradas. Até a questão "sobrevivabilidade dos pilotos em missões de combate" foi ignorada, o que é hilariante para um pais que tem falta de pilotos na sua Força Aérea.

Isto é como um indivíduo que compra um automóvel num stand e leva-o a uma oficina associada desse stand para instalar um auto-radio e um outro acessório. E começam alguns tontos sem noção a clamarem que isto é indústria. Mais ridículo que isto é dificil. Não há ninguém que nos bata a fazer figura de otários. O N de NATO no fim da designação A-29 não é mais que marketing para parolos e para engrupir tugas.

Podia alegar que se fores sócio dessa "oficina associada" e esse auto-rádio tornar-se em uma versão especifica do automóvel... podias pensar - até porque já tinhas de ir comprar um automóvel, de uma gama parecida - em comprar para ti e mostrar aos amigos...  :mrgreen:

Mas não vou alegar - porque as opiniões já estão decididas e eu até estou em uma posição "percebo o porquê mas não sei se concordo".
« Última modificação: Setembro 02, 2025, 10:29:57 am por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #457 em: Setembro 02, 2025, 01:38:08 pm »
Portugal pre segunda grande guerra



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A historia volta-se a repetir

Que não se diga que não conseguimos manter tradições  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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goncalobmartins

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #458 em: Setembro 02, 2025, 10:03:49 pm »
Aviões A-29N Super Tucano chegaram a Portugal

Citar
A Força Aérea acompanhou a chegada dos três aviões A-29N Super Tucano na chegada a Portugal.

Após descolarem de Gavião Peixoto, no Brasil, cruzaram o Oceano Atlântico com escalas em Recife, Fernando de Noronha, Cabo Verde e Ilhas Canárias, aterrando finalmente na OGMA, em Alverca, no passado domingo.

Durante a travessia tiveram o apoio do Centro Coordenador de Busca e Salvamento de Lisboa e foram acompanhados por dois  aviões P-3C CUP+ Orion, da Esquadra 601 – “Lobos”.

À entrada no espaço aéreo português, os Super Tucanos foram escoltados por uma parelha de F-16M e um avião C-130.

Agora nas OGMA, estes primeiros três aviões vão sofrer adaptações para depois serem entregues à Força Aérea.

No total, a Força Aérea vai receber 12 aviões A-29N Super Tucano, que vão garantir o treino avançado de pilotos e reforçar as capacidades operacionais de Portugal.

Saiba mais em: https://www.emfa.pt/noticia-5295-

Vídeo aqui:

https://www.instagram.com/reel/DOHQamXDjnf/?igsh=MXhwNzVyeHA3OXljZA==

« Última modificação: Setembro 02, 2025, 10:07:57 pm por goncalobmartins »
 
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #459 em: Setembro 02, 2025, 10:32:35 pm »
Continuo sem perceber onde é que está o investimento de 75 MM (dos 200 MM da aquisição das avionetas) que será incorporado na economia portuguesa... Não será seguramente pela montagem de umas placas de blindagem, de uns rádios e de uns IFF.
A não ser que o custo desses equipamentos seja parte da equação.

Tanta coisa obscura com esta negociata com a Embraer....

PS: porque é que o Brasil não nos compra uns NPO 3S, agora que vão abrir concurso para a construção de uns NPO para a sua Marinha??? Era uma boa oportunidade de exercer a reciprocidade, digo eu....
Cumprimentos,
 
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dc

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #460 em: Setembro 03, 2025, 01:49:09 pm »
Continuo sem perceber onde é que está o investimento de 75 MM (dos 200 MM da aquisição das avionetas) que será incorporado na economia portuguesa... Não será seguramente pela montagem de umas placas de blindagem, de uns rádios e de uns IFF.
A não ser que o custo desses equipamentos seja parte da equação.

Tanta coisa obscura com esta negociata com a Embraer....

PS: porque é que o Brasil não nos compra uns NPO 3S, agora que vão abrir concurso para a construção de uns NPO para a sua Marinha??? Era uma boa oportunidade de exercer a reciprocidade, digo eu....

Nem sequer está definido se esses 75M estão incluídos nos 200M, ou se é uma despesa à parte, à semelhança do que acontece com o GFE de outros programas.

Não esquecer que foi afirmado que iam receber tecnologia nacional.

Pelo dinheiro e alarido causado, deve ser algum radar AESA ultra secreto made in Portugal.  ::)

De notar que os 3 STs que chegaram, não possuem as 2 metralhadoras .50. Também devem fazer parte dos trabalhos a executar cá, para fingir que se envolveu a indústria.

Se calhar deviam fazer o mesmo com o futuro caça. Compramos 32 F-35, mas fazemos a montagem do GAU-22 em Portugal, para fingir que temos envolvimento industrial!!!

Mas como não é Embraer, não pode ser.


Queres saber o que é mais engraçado? É que esta coisa de instalar coisinhas no ST para fingir que existe retorno para a economia, podia ser replicada para qualquer outro programa de Defesa. Desde a instalação de rádios em novos blindados, de IFFs em qualquer aeronave, passando pela incorporação/certificação de novo armamento para os caças, e até a instalação de equipamentos nas novas fragatas em Portugal.

Estranho como isto nunca serviu de pretexto para se avançar com programa nenhum.

PS: se se confirmar que se vai já instalar as placas de blindagem, isto não é prematuro? É que supostamente as aeronaves são para treino, e para isso não é preciso andar com blindagem, que afectam negativamente a performance da aeronave e os custos de operação.

PS2: achas? A reciprocidade só funciona quando convém. Aí já se aplica o "amigos amigos, negócios à parte".

Concordo e é parecido com o que disse anteriormente; ignoraram tudo isso pela questão de "apoio industrial" às OGMA (influenciado pelo sucesso - a que os políticos adoram ser associados - do KC-390).

Agora é um facto que não se percebeu que a Força Aérea - se "os critérios técnicos foram ignorados" - tivesse feito grande oposição... a única questão, no fundo, é se o valor de aquisição / operação adicional (face à alternativa) é assim tão exorbitante para impedir o apoio às OGMA. Tudo o resto está nas mãos da Força Aérea (ie não comprar armamento, não o usar como CAS, ect).

A conversa do apoio industrial é tanga. Para a OGMA era muito mais benéfico participar em programas relevantes, de produtos com real potencial de exportação, do que enveredar por um segmento de nicho para uma dúzia de aeronaves, ainda por cima uma dúzia de aeronaves pequenas, não estamos a falar de 12 C-17s ou 12 AWACS.

Diria que é inadmissível, como é que tens várias empresas de drones, com um mercado riquíssimo, e não tens qualquer envolvimento da OGMA nisto, seja como investidor, seja na produção, o que seja.

Olha, era preferível a FAP adquirir um modelo executivo da Embraer para substituir os Falcon, e trazer parte da linha de montagem do modelo escolhido para Portugal, havendo um mercado civil para a aeronave. Mas não, gostamos é de nichos.

A diferença de preços é clara o suficiente para se preferir o PC-21. O envolvimento industrial pode ser feito para outros programas muito mais relevantes.
No fim de contas, não só o ST é mais caro de adquirir, é também mais caro de operar, e não apresenta vantagens de interoperabilidade/uniformização com aliados.

Quando a ser ou não uma escolha da FAP onde utiliza as aeronaves... será que é? É que entre o poder de decisão do Governo, o lobby da Embraer, e algum acto de incompetência dentro do ramo*... é bem possível que se use esta aeronave onde não é suposto.

*Já vimos exemplos de incompetência nas FA, por exemplo o caso Mondego, em que queriam que um navio avariado cumprisse a missão de seguir um navio russo. Não é impensável algo semelhante acontecer, ao enviarem STs para TOs onde a ameaça é demasiado grande.

A se confirmar que os aviões vão já receber as placas de blindagem, é indicativo de que a prioridade da frota não é treino, mas sim missões de combate, o que é ainda mais grave, já que implica que o investimento nesta frota será muito maior do que as verbas actualmente apontadas, e que está em cima da mesa colocar-se pilotos em risco em TOs externos.
Enquanto isto, os outros programas parados.
 

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Drecas

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #461 em: Setembro 03, 2025, 03:03:40 pm »
Os 75M fazem parte dos 200M, sempre foi dito que ia ser assim
 

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Tikuna

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #462 em: Setembro 03, 2025, 03:29:18 pm »
Quanto ao NPO e a compra pelo Brasil acho improvável, pois já tem o próprio projeto além da da licença de fabricação dos navios ingleses classe River. Mas seria uma boa. Me parece uma excelente plataforma.


Sobre a pintura "Danificada" não é nada mais que a fuligem do motor após muitíssimas horas de voo.  só utilizar água e sabão.

Um video com gravação do FLIR do P3 durante o translado:

https://x.com/ironbirdphotos/status/1962995204987715792
 
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sivispacem

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #463 em: Setembro 03, 2025, 05:03:38 pm »
Os 75M fazem parte dos 200M, sempre foi dito que ia ser assim

Pois. E vão ser gastos em ..... ?
Cumprimentos,
 

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goncalobmartins

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #464 em: Setembro 03, 2025, 06:01:19 pm »
Super Tucanos for Portugal – What Can a Light Turboprop do in a Modern War?

Citar
Single propeller engine in the front, tandem cabin in the middle and a low-wing configuration – what does this military plane remind you of? Some WW2-era fighter planes? Well, maybe, but the Embraer EMB 314 Super Tucano is actually a modern light attack aircraft. It is a real weapon and NATO countries are very interested in it.

https://www.technology.org/2025/09/03/super-tucanos-portugal-light-turboprop/

Don't shoot the messenger...  ::)