Votação

Os STs da FAP devem ter uma "Shark Mouth" pintada no seu nariz?

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O Super Tucano em Portugal

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Major Alvega

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #435 em: Agosto 31, 2025, 05:51:57 pm »
 Sinceramente. Em nenhum país europeu da NATO houve tanta excitação com a chegada do F-35, como está a haver aqui com o ST. Aeronave que só países subdesenvolvidos de África, América Latina e do sudeste asiático, o quiseram adquirir. Curiosamente, nenhum país da NATO o quis comprar. A não ser o tuga otário que pagou o dobro por aeronave que os espanhóis pagaram pelo PC-21. Aeronave, inquestionavelmente muitíssimo superior ao Super Tucano.

Mas depois lá vem o argumento falacioso do idiota útil: "Não se pode comparar, porque o Pilatus é só uma aeronave de treino e o ST é de ataque leve..." E quem é que diz que Portugal precisava de uma aeronave de ataque leve, a não ser os que beneficiaram com este negócio? Isto em 2025, em plena era dos drones. Como sempre, somos os maiores papalvos.

Isso, continuem a atirar os foguetes e apanhem as canas.
 
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Subsea7

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #436 em: Agosto 31, 2025, 06:28:23 pm »
Consta que amanha, o pessoal vai a magotes de alfragide até a OGMA para ver os "meninos" já que F-35 e Typhoon nem ver.
 
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Tikuna

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #437 em: Agosto 31, 2025, 06:42:08 pm »
Aeronave que só países subdesenvolvidos de África, América Latina e do sudeste asiático, o quiseram adquirir. Curiosamente, nenhum país da NATO o quis comprar. A não ser o tuga otário que pagou o dobro por aeronave que os espanhóis pagaram pelo PC-21. Aeronave, inquestionavelmente muitíssimo superior ao Super Tucano.

Melhor analisar a própria economia ao chamar os países de "subdesenvolvidos"...
Se for chorar um pouco mais, manda áudio!
 

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PTWolf

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #438 em: Agosto 31, 2025, 07:00:36 pm »
Aeronave que só países subdesenvolvidos de África, América Latina e do sudeste asiático, o quiseram adquirir. Curiosamente, nenhum país da NATO o quis comprar. A não ser o tuga otário que pagou o dobro por aeronave que os espanhóis pagaram pelo PC-21. Aeronave, inquestionavelmente muitíssimo superior ao Super Tucano.

Melhor analisar a própria economia ao chamar os países de "subdesenvolvidos"...
Se for chorar um pouco mais, manda áudio!

Em contexto de guerra europeu não tem mais utilidade que um drone, sendo este ultimo mais barato e não colocando a vida dos pilotos em risco e podendo ser operado a partir de qualquer lugar

Daqui a uns anos iremos descobrir como foi feito este negócio, assim como se soube outros tantos....
 
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sivispacem

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #439 em: Agosto 31, 2025, 07:34:34 pm »
Até agora só foi divulgada a chegada das 2 e 3 avionetas.

Aqui fica a chegada da primeira, em rigoroso exclusivo:
 :mrgreen:
Cumprimentos,
 

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LM

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #440 em: Agosto 31, 2025, 07:48:16 pm »
O negócio, até prova em contrário - salvo para quem necessita de alimentar teorias da conspiração, que "isto é uma choldra! Isto está perdido!" - é q.b. simples... apoio à industria; nada que Espanha e outros não fizessem se tivessem uma Embraer lá com a importância que cá tem. O Pilatus era melhor para treino? Era; Vamos usar para CAS? Duvido e até espero que não; pode ter vantagens e capacidades diferentes do Pilatus e marginalmente úteis - sem compensar o custo de aquisição e manutenção a mais? Desconfio que sim.

Então porque tanto "circo" a enaltecer o CAS e ser um "canivete suíço"? Porque impressiona o "contribuinte", porque "é nosso, de Alverca", porque muitos apenas sabem "que na guerra tínhamos uns parecidos, muito bons" e outros sabem o que ouvem... se fosse apenas treino não impressionava tanto.     
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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MMaria

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #441 em: Agosto 31, 2025, 07:55:23 pm »
 

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Charlie Jaguar

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #442 em: Agosto 31, 2025, 08:31:52 pm »
Consta que amanha, o pessoal vai a magotes de alfragide até a OGMA para ver os "meninos" já que F-35 e Typhoon nem ver.

E ainda havia alguma dúvida a esse respeito, estimado amigo? O A-29N vai ser a nova coqueluche da FAP durante os próximos tempos, por mais incrível e medíocre que isso possa parecer. E por medíocre entenda-se a importância da aquisição deste aparelho vs a aquisição de um F-35A ou Eurofighter Typhoon, que isso fique aqui bem claro.

Há quem deposite muitas esperanças na revisão da LPM de 2026, e inclusivamente na possível eleição do Capitão Iglo para Belém, para que as coisas finalmente avancem em matéria de Defesa Nacional. Veremos no ano que vem, porém pessoalmente continuo extremamente cético.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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goldfinger

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #443 em: Setembro 01, 2025, 12:34:13 pm »
Vídeo de la llegada de los 2 primeros SuperTucano:

https://x.com/ironbirdphotos/status/1962163080055382187
A España servir hasta morir
 

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dc

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #444 em: Setembro 01, 2025, 01:36:32 pm »
Às vezes fico baralhado... mas pronto,  são opiniões. 🫡

Não há como estar baralhado. Comprar armamento para os Super Tucano, implica que não se compra armamento para os F-16. Nós já sabemos o que a casa gasta.

Pior, é que a compra de armamento para as avionetas, pode criar um incentivo para as enviar para missões internacionais.

Haverá certamente pressão da Embraer para os enviarmos para a Lituânia por exemplo, porqie para eles importa é que façam publicidade ao produto.

Sinceramente. Em nenhum país europeu da NATO houve tanta excitação com a chegada do F-35, como está a haver aqui com o ST. Aeronave que só países subdesenvolvidos de África, América Latina e do sudeste asiático, o quiseram adquirir. Curiosamente, nenhum país da NATO o quis comprar. A não ser o tuga otário que pagou o dobro por aeronave que os espanhóis pagaram pelo PC-21. Aeronave, inquestionavelmente muitíssimo superior ao Super Tucano.

Mas depois lá vem o argumento falacioso do idiota útil: "Não se pode comparar, porque o Pilatus é só uma aeronave de treino e o ST é de ataque leve..." E quem é que diz que Portugal precisava de uma aeronave de ataque leve, a não ser os que beneficiaram com este negócio? Isto em 2025, em plena era dos drones. Como sempre, somos os maiores papalvos.

Isso, continuem a atirar os foguetes e apanhem as canas.

O pior é que esta compra nem sequer foi feita no pico da luta contra o terrorismo. Está a ser feita numa altura em que o risco de uma 3ª Guerra Mundial está mais elevado do que nunca, e em que os níveis de ameaça serão demasiado elevados e variados para andarmos a esbanjar dinheiro em capacidades de nicho e de baixa intensidade.

A termos uma aeronave de combate para complementar os F-16 e libertá-los para outras missões, essa aeronave devia ser um UCAV com provas dadas, não uma avioneta COIN que pura e simplesmente não pode ser usada em TOs de média ou alta intensidade.

O negócio, até prova em contrário - salvo para quem necessita de alimentar teorias da conspiração, que "isto é uma choldra! Isto está perdido!" - é q.b. simples... apoio à industria; nada que Espanha e outros não fizessem se tivessem uma Embraer lá com a importância que cá tem. O Pilatus era melhor para treino? Era; Vamos usar para CAS? Duvido e até espero que não; pode ter vantagens e capacidades diferentes do Pilatus e marginalmente úteis - sem compensar o custo de aquisição e manutenção a mais? Desconfio que sim.

Então porque tanto "circo" a enaltecer o CAS e ser um "canivete suíço"? Porque impressiona o "contribuinte", porque "é nosso, de Alverca", porque muitos apenas sabem "que na guerra tínhamos uns parecidos, muito bons" e outros sabem o que ouvem... se fosse apenas treino não impressionava tanto.     

O negócio não é um apoio à indústria. Aparafusar umas coisas a 12 pequenas aeronaves não é indústria, é uma desculpa esfarrapada para tentar justificar a compra.

Querias fortalecer a indústria de Defesa, então avançasses com programas a sério, relevantes e cujo volume justifica envolvimento da nossa indústria.

Mas bom saber que para ti e restantes defensores cegos desta compra, mentir ao povo acerca desta aquisição é "fair game". Se o povo não percebe do assunto podemos atirar-lhes areia para os olhos sem problema.

Engraçado que em qualquer outro programa ou sector, tal ideia era um escândalo, mas para os STs/Embraer, é perfeitamente natural.
 

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mafets

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #445 em: Setembro 01, 2025, 02:00:53 pm »
O Super Tucano vai ser o nosso Yo3. Da PJ à observação de incêndios, passando pelo nosso comando espacial.  :mrgreen:



https://paleofuture.com/blog/2015/6/2/the-fbis-first-aircraft-were-spy-planes-from-the-vietnam-war



Saudações  :mrgreen:

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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LM

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #446 em: Setembro 01, 2025, 02:16:06 pm »
O negócio, até prova em contrário - salvo para quem necessita de alimentar teorias da conspiração, que "isto é uma choldra! Isto está perdido!" - é q.b. simples... apoio à industria; nada que Espanha e outros não fizessem se tivessem uma Embraer lá com a importância que cá tem. O Pilatus era melhor para treino? Era; Vamos usar para CAS? Duvido e até espero que não; pode ter vantagens e capacidades diferentes do Pilatus e marginalmente úteis - sem compensar o custo de aquisição e manutenção a mais? Desconfio que sim.

Então porque tanto "circo" a enaltecer o CAS e ser um "canivete suíço"? Porque impressiona o "contribuinte", porque "é nosso, de Alverca", porque muitos apenas sabem "que na guerra tínhamos uns parecidos, muito bons" e outros sabem o que ouvem... se fosse apenas treino não impressionava tanto.     

O negócio não é um apoio à indústria. Aparafusar umas coisas a 12 pequenas aeronaves não é indústria, é uma desculpa esfarrapada para tentar justificar a compra.

Querias fortalecer a indústria de Defesa, então avançasses com programas a sério, relevantes e cujo volume justifica envolvimento da nossa indústria.

Mas bom saber que para ti e restantes defensores cegos desta compra, mentir ao povo acerca desta aquisição é "fair game". Se o povo não percebe do assunto podemos atirar-lhes areia para os olhos sem problema.

Engraçado que em qualquer outro programa ou sector, tal ideia era um escândalo, mas para os STs/Embraer, é perfeitamente natural.

Praticamente - não escrevo "ninguém" porque pode haver e ter-me escapado - não há ninguém aqui que seja "defensor cego" da aquisição; há quem tente entender o porquê, o racional que a suportou, sem ser gritar "lobo" (ie corrupção e/ou são todos doidos e/ou são todos traidores à Pátria). E é uma versão para um mercado especifico, é mais que "apertar parafusos" - também pelo que gastas a mais nsta aquisição, tendo em conta a alternativa, não podia ser muito mais que isso... isto não é uma fragata.

Continuo com a minha opinião e que "quem quer rir... tem de fazer rir" (usando uma expressão de um bom filme do país do fabricante).

       
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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #447 em: Setembro 01, 2025, 03:42:01 pm »
Foi duro o passeio, já há supertucanos com a pintura danificada.





« Última modificação: Setembro 01, 2025, 03:43:14 pm por nelson38899 »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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dc

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #448 em: Setembro 01, 2025, 04:04:16 pm »
Praticamente - não escrevo "ninguém" porque pode haver e ter-me escapado - não há ninguém aqui que seja "defensor cego" da aquisição; há quem tente entender o porquê, o racional que a suportou, sem ser gritar "lobo" (ie corrupção e/ou são todos doidos e/ou são todos traidores à Pátria). E é uma versão para um mercado especifico, é mais que "apertar parafusos" - também pelo que gastas a mais nsta aquisição, tendo em conta a alternativa, não podia ser muito mais que isso... isto não é uma fragata.

Continuo com a minha opinião e que "quem quer rir... tem de fazer rir" (usando uma expressão de um bom filme do país do fabricante).

Tens vários defensores cegos da aquisição.

É mais que apertar parafusos, mas não muito mais. Os trabalhos serão "instalação de sistemas NATO", e mais nada. Tendo em conta que o avião veio inteiro e a voar pelos seus próprios meios, não haverá muita coisa por instalar. Tendo em conta que não andaram a vangloriar-se acerca de sistemas específicos que vão instalar, conseguimos saber que não vai ser nada do outro mundo.

Por outras palavras, o MLU dos F-16 foi muito mais relevante, não só para a FAP, como para a indústria de Defesa, e no entanto pouco ou nenhum alarido houve, e o orçamento tem sido sempre a contagotas. Queres instalar/actualizar um sistema EW nos F-16, só consegues contratar 2 ou 3 de cada vez, mesmo que os trabalhos sejam feitos em Portugal.
Já um processo idêntico para uma dúzia de STs, o dinheiro não falta.

Não há nada para entender no racional desta aquisição, porque esta foi feita sem qualquer racional. Os critérios técnicos foram ignorados, a questão financeira foi ignorada, a realidade geopolítica actual foi ignorada, a doutrina e necessidades da FAP foram ignoradas. Até a questão "sobrevivabilidade dos pilotos em missões de combate" foi ignorada, o que é hilariante para um pais que tem falta de pilotos na sua Força Aérea.
 
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LM

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Re: O Super Tucano em Portugal
« Responder #449 em: Setembro 01, 2025, 06:23:52 pm »

Não há nada para entender no racional desta aquisição, porque esta foi feita sem qualquer racional. Os critérios técnicos foram ignorados, a questão financeira foi ignorada, a realidade geopolítica actual foi ignorada, a doutrina e necessidades da FAP foram ignoradas. Até a questão "sobrevivabilidade dos pilotos em missões de combate" foi ignorada, o que é hilariante para um pais que tem falta de pilotos na sua Força Aérea.

Concordo e é parecido com o que disse anteriormente; ignoraram tudo isso pela questão de "apoio industrial" às OGMA (influenciado pelo sucesso - a que os políticos adoram ser associados - do KC-390).

Agora é um facto que não se percebeu que a Força Aérea - se "os critérios técnicos foram ignorados" - tivesse feito grande oposição... a única questão, no fundo, é se o valor de aquisição / operação adicional (face à alternativa) é assim tão exorbitante para impedir o apoio às OGMA. Tudo o resto está nas mãos da Força Aérea (ie não comprar armamento, não o usar como CAS, ect).
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