6ª Geração

• 460 Respostas
  • 64561 Visualizações
*

P44

• Investigador
  • 22574
  • Recebeu: 8096 vez(es)
  • Enviou: 9216 vez(es)
  • +8213/-14319
Re: 6ª Geração
« Responder #450 em: Janeiro 11, 2026, 10:04:46 am »
No fim vai ser um programa em cada quintal

A competição é coisa má?

Numa altura em que anda tudo a correr atrás do prejuízo é capaz de ser, digo eu
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Duarte

• Investigador
  • 6829
  • Recebeu: 1359 vez(es)
  • Enviou: 3192 vez(es)
  • +3791/-1738
« Responder #451 em: Janeiro 11, 2026, 04:56:55 pm »
No fim vai ser um programa em cada quintal

A competição é coisa má?

Numa altura em que anda tudo a correr atrás do prejuízo é capaz de ser, digo eu

Até no tempo da URSS havia competição entre design bureaus: Mikoyan versus Sukhoi.  :mrgreen:
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"Even the dumbest among us can see the writing on the wall for Putin"

*

Ghidra

• Perito
  • **
  • 588
  • Recebeu: 318 vez(es)
  • Enviou: 213 vez(es)
  • +344/-298
  • 🙈🙉🙊
« Responder #452 em: Janeiro 15, 2026, 05:04:28 pm »

A solução para o fim do fcas?

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

Red Baron

• Investigador
  • 3229
  • Recebeu: 747 vez(es)
  • Enviou: 398 vez(es)
  • +202/-573
« Responder #453 em: Janeiro 15, 2026, 06:05:01 pm »

*

Ghidra

• Perito
  • **
  • 588
  • Recebeu: 318 vez(es)
  • Enviou: 213 vez(es)
  • +344/-298
  • 🙈🙉🙊
« Responder #454 em: Janeiro 15, 2026, 07:11:33 pm »

E quem é o cliente?
Bem isto ainda está na fase do rumor mas além dos países do consórcio todos os querem um caça mais pequeno que o GCAP.

*

dc

• Investigador
  • 10583
  • Recebeu: 5475 vez(es)
  • Enviou: 883 vez(es)
  • +5384/-1426
« Responder #455 em: Janeiro 16, 2026, 01:36:37 pm »

E quem é o cliente?
Bem isto ainda está na fase do rumor mas além dos países do consórcio todos os querem um caça mais pequeno que o GCAP.

Seria apenas a Alemanha e a Suécia inicialmente. Dúvidas se a França e a Espanha vão fazer parceria e desenvolver juntas o FCAS, ou se também há "divórcio".

Outros países, já não são assim muitos, até porque não há planos da maior parte dos operadores de F-35 operarem um segundo modelo de avião. Mas talvez isto mude, não se sabe. A Polónia provavelmente vai estar de olho.

Portugal é aquela coisa, se comprarmos caças novos nos próximos anos, nenhum governo vai sentir-se inclinado a investir novamente em caças pouco tempo depois.

*

Red Baron

• Investigador
  • 3229
  • +202/-573
« Responder #456 em: Janeiro 16, 2026, 03:16:04 pm »

E quem é o cliente?

Seria apenas a Alemanha e a Suécia inicialmente. Dúvidas se a França e a Espanha vão fazer parceria e desenvolver juntas o FCAS, ou se também há "divórcio".

Outros países, já não são assim muitos, até porque não há planos da maior parte dos operadores de F-35 operarem um segundo modelo de avião. Mas talvez isto mude, não se sabe. A Polónia provavelmente vai estar de olho.

Portugal é aquela coisa, se comprarmos caças novos nos próximos anos, nenhum governo vai sentir-se inclinado a investir novamente em caças pouco tempo depois.

A Alemanha e a Suécia querem aviões muito diferentes. Por agora o que temos é a Saab a ter acesso a tecnologia wingman da Airbus para colocar no Gripen.

*

JohnM

• Investigador
  • 2023
  • Recebeu: 1523 vez(es)
  • Enviou: 635 vez(es)
  • +407/-135
« Responder #457 em: Hoje às 11:44:19 am »
Para quem acha que qualquer um pode produzir aviões 6G, a Itália acaba de submeter a sua mais recente estimativa de investimento, 18.6 Bi€, o que dá um custo estimado ATUAL de quase 56 Bi€ (sim, eu sei que oficialmente são milhares de milhões…).

https://www.defensenews.com/global/europe/2026/01/20/italy-faces-gcap-warplane-price-tag-topping-21-billion/

Várias observações se me levantam assim de depender…

1. Nada mau para um avião que só faz umas cenas a mais que um 5G.

2. Boa sorte à França para conseguir desenvolver algo competitivo e verdadeiramente 6G, sem a vaca leiteira alemã. Mesmo que eventualmente convençam os Indianos, alguém está a ver estes últimos a investirem este tipo de dinheiro? Na minha humilde opinião a, se a Alemanha sair do FCAS, a França está absolutamente fecundada…

3. A Alemanha e a Suécia juntarem-se pode ser a única alternativa realista ao GCAP para a Europa produzir um segundo 6G. Resta ver se a Suécia está disposta a investir os €€ necessários… eles estão habituados a fazer coisas “on the cheap”…

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

Red Baron

• Investigador
  • 3229
  • +202/-573
« Responder #458 em: Hoje às 02:41:16 pm »
Para quem acha que qualquer um pode produzir aviões 6G, a Itália acaba de submeter a sua mais recente estimativa de investimento, 18.6 Bi€, o que dá um custo estimado ATUAL de quase 56 Bi€ (sim, eu sei que oficialmente são milhares de milhões…).

https://www.defensenews.com/global/europe/2026/01/20/italy-faces-gcap-warplane-price-tag-topping-21-billion/

2. Boa sorte à França para conseguir desenvolver algo competitivo e verdadeiramente 6G, sem a vaca leiteira alemã. Mesmo que eventualmente convençam os Indianos, alguém está a ver estes últimos a investirem este tipo de dinheiro? Na minha humilde opinião a, se a Alemanha sair do FCAS, a França está absolutamente fecundada…

3. A Alemanha e a Suécia juntarem-se pode ser a única alternativa realista ao GCAP para a Europa produzir um segundo 6G. Resta ver se a Suécia está disposta a investir os €€ necessários… eles estão habituados a fazer coisas “on the cheap”…

A segunda fase(construção do prototipo) tem um orçamento de €5B. Acho que a França consegue investir sozinha, mas os espanhóis também vão contribuir.

*

JohnM

• Investigador
  • 2023
  • Recebeu: 1523 vez(es)
  • Enviou: 635 vez(es)
  • +407/-135
Re: 6ª Geração Novo
« Responder #459 em: Hoje às 03:29:16 pm »

A segunda fase(construção do prototipo) tem um orçamento de €5B. Acho que a França consegue investir sozinha, mas os espanhóis também vão contribuir.
5 Bi talvez... Mais que isso? Com a situação financeira do país e o resto dos compromissos, incluindo uma tríade nuclear, um novo PA nuclear, novos MBTs, etc? Boa sorte…
« Última modificação: Hoje às 03:48:03 pm por JohnM »

*

dc

• Investigador
  • 10583
  • Recebeu: 5475 vez(es)
  • Enviou: 883 vez(es)
  • +5384/-1426
« Responder #460 em: Hoje às 03:34:38 pm »
Eu acho que tanto um programa franco-espanhol, como um sueco-alemão, podem ter problemas de custos, face ao número de aeronaves que os membros podem encomendar. Com um volume de produção relativamente reduzido, os custos unitários de cada aeronave serão estratosféricos.

A inclusão da Índia seria crucial, não só na parte do investimento no programa, mas também na parte em que fariam uma encomenda considerável.

Sem a Índia, e se a Espanha sair, aí é que estão tramados. Mas parece-me demasiado apelativo para a Índia a ideia de ter acesso (e participar) a um caça 6G, capaz de igualar ou até superar qualquer equivalente chinês/paquistanês.

Relembrar também que tanto a Espanha como a Índia têm ambições de porta-aviões CATOBAR. Juntamente com a França, são 3 nações com interesse numa variante embarcada, o que reforça a ideia de trabalharem em conjunto.

De notar que no fim de 2025, tanto o Canadá como a Austrália foram associados ao GCAP.

Actualmente, um programa sueco-alemão parece-me o mais difícil de avançar, se não arranjarem mais ninguém para se juntar. Os suecos estão habituados a modelos monomotor, já os alemães querem um bimotor.

Não sei se vão a tempo de cativar o interesse da Áustria, que pretende substituir os seus Typhoon no fim da década de 30.
Não sei se haveria interesse da República da Irlanda em entrar num programa destes.

Não me surpreendia que no fim, víssemos o FCAS dividido em 2 sub-programas, com um design liderado pelos franceses, e outro liderado pelos alemães, em que ambos partilhassem determinadas tecnologias/equipamento, como motores, radar, etc.