Aqui em um dos temas falou-se em investimentos - e mais concretamente em investir na Airbus.
Sem estar a recomendar nada a ninguém, e a propósito disto da Alemanha e França e o 6ª Geração:
SAAB.
1) Os americanos "desistiram" do Wedgetail. Dizem que vão fazer tudo isso com satélites. Os europeus parece que disseram, "á c@ralho@!!!, nem é tarde nem cedo!" e abandonaram o Wedgetail como substituto do E-3 da NATO.
Quem é o potencial grande ganhador? SAAB.
2) Se os franceses vão para um 6ªG a sós, a Airbus precisa de alguém para desenhar o caça. A Airbus pode fazer tudo, mas não deve arriscar desenhar um caça com base na experiência de ter desenhado o Eurofighter (com muita ajuda dos franceses). Podem partir de aquilo que já se fez (se calhar em grande parte pela DASSAULT) e entregar o resto da tarefa a alguém que SAAB. Yá?
Todas estas empresas e todos estes países estão a NADAR em dinheiro para Defesa. Vai dar para todos. Mas a SAAB tem a flexibilidade para aproveitar mais que a maioria e com menos risco.
Portugal fará bem em ouvir com atenção o que os Suecos terão para lhe dizer.
A mesma coisa em relação á Lockheed Martin, claro. Uma grande empresa. Ya.
Ao que disse aqui posso acrescentar:
Diz-se "em Alfragide

", que a Suécia fez o princípio de um acordo com a Ucrânia para a venda de 150 GRIPEN Es.
Mas que a SAAB não tem capacidade para os produzir, mesmo incluindo a linha de produção do Brasil.
Mas uma solução possível é um acordo com a Bombardier para produção de GRIPEN para o Canadá e para a Ucrânia.
E para ... Portugal?
Com participação de CRITICAL SOFTWARE e OGMA?
Recentemente o Montenegro reuniu com o LULA para "aumentar a colaboração com a EMBRAER.
Mas aumentar para quê?
A colaboração com a EMBRAER não é altamente nociva para Portugal?
Não foi desde que começou a colaboração portuguesa com a EMBRAER que começaram a subir os preços das casas em Portugal?
Foi.
Portugal que abra a pestana, sim senhor.