F-35A Lightning II na FAP

• 4257 Respostas
  • 949268 Visualizações
*

joaopeniche

• Membro
  • *
  • 25
  • Recebeu: 17 vez(es)
  • Enviou: 73 vez(es)
  • +4/-0
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4245 em: Dezembro 23, 2025, 08:08:09 pm »
Provavelmente ele será o próximo CEMGFA (Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas)

Eu vi a entrevista do CEMFA. Este senhor quer o melhor para os "seus" pilotos e para a "sua" FAP. E se dentro de algum tempo aparecer um avião chinês que seja o melhor ? o CEMFA vai querer comprá-lo ? Claro que não vai querer porque percebe que existem outras considerações para além das técnicas.

Acredito que o CEMFA seja um excelente comandante da FAP e neste sentido compreendo a sua posição, mas obviamente ele não consegue ver muito para além do seu horizonte e ainda mais obviamente,  não é ele quem decide.

Não preciso de me incomodar em argumentar porque já foi tudo argumentado nas páginas precedentes por alguns colegas mais lúcidos.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Lampuka

• Investigador
  • 1863
  • Recebeu: 842 vez(es)
  • Enviou: 841 vez(es)
  • +454/-2129
« Responder #4246 em: Dezembro 23, 2025, 08:25:04 pm »
Teimamos em ignorar, mas mais um relatório de um órgão de fiscalização dos EUA indica que em 2024 os F35 tiveram uma taxa de disponibilidade de 50%, muito abaixo do esperado, com as falhas a serem apontadas à LM.
Essa é uma preocupação que deverá ser acautelada num futuro contrato para a FAP, porque é inadmissível e incomportável.
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

PTWolf

• Investigador
  • 1445
  • Recebeu: 738 vez(es)
  • Enviou: 3855 vez(es)
  • +1439/-353
« Responder #4247 em: Dezembro 23, 2025, 08:53:35 pm »
Teimamos em ignorar, mas mais um relatório de um órgão de fiscalização dos EUA indica que em 2024 os F35 tiveram uma taxa de disponibilidade de 50%, muito abaixo do esperado, com as falhas a serem apontadas à LM.
Essa é uma preocupação que deverá ser acautelada num futuro contrato para a FAP, porque é inadmissível e incomportável.

Qual é a dos F16  em Portugal? Ou isso cá em top secret ao contrário dos EUA?

*

legionario

• Investigador
  • 1781
  • Recebeu: 447 vez(es)
  • Enviou: 456 vez(es)
  • +445/-8212
« Responder #4248 em: Dezembro 23, 2025, 09:22:34 pm »
Provavelmente ele será o próximo CEMGFA (Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas)

Eu vi a entrevista do CEMFA. Este senhor quer o melhor para os "seus" pilotos e para a "sua" FAP. E se dentro de algum tempo aparecer um avião chinês que seja o melhor ? o CEMFA vai querer comprá-lo ? Claro que não vai querer porque percebe que existem outras considerações para além das técnicas.

Acredito que o CEMFA seja um excelente comandante da FAP e neste sentido compreendo a sua posição, mas obviamente ele não consegue ver muito para além do seu horizonte e ainda mais obviamente,  não é ele quem decide.

Não preciso de me incomodar em argumentar porque já foi tudo argumentado nas páginas precedentes por alguns colegas mais lúcidos.

Se isso acontecer, muitos parabéns para ele...e também muitos parabéns para nós todos porque ele vai ser confrontado e perceber as necessidades de TODOS os ramos e fazer com que o dinheiro chegue para todas as prioridades que são muitas. Duvido que o actual orçamento da FAP seja suficiente só para manter o F35...estou a pensar no revestimento, estou a pensar nas actualizações,  estou a pensar no custo por hora de voo...atenção que não percebo nada de aviões mas quando comparo este pássaro com o Saab Grippen,  credo !!

Houve um colega (que me parece ser entendido nesta área) que deixou aqui uma pergunta à qual não me recordo de ter lido qualquer resposta. Ele perguntou : um avião para que missões ?  O F35 é um aparelho ofensivo, certo ? é isso que precisamos agora ? ou precisamos mais de um aparelho mais vocacionado para a defesa do espaço aéreo ? 
Mesmo que não houvesse atritos com os EUA eu nunca seria a favor deste avião, não é disto que precisamos para além do facto de não o podermos pagar e manter sem correr o risco de penalizar outras áreas da defesa. Amigos dos EUA, tudo bem...mas negócios à parte.

Tenho a certeza que se o Trump fosse português e dirigisse o nosso governo ele não comprava os F35.
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

Duarte

• Investigador
  • 6466
  • Recebeu: 1292 vez(es)
  • Enviou: 3041 vez(es)
  • +3643/-1641
« Responder #4249 em: Dezembro 23, 2025, 09:56:52 pm »
Tenho a certeza que se o Trump fosse português e dirigisse o nosso governo ele não comprava os F35.

Certo, mas não passa dum populista, egoísta, vaidoso e ignorante, manipulado por outros.
Os laços comerciais muitas vezes valem mais que as alianças.
« Última modificação: Dezembro 23, 2025, 09:57:28 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L

*

Patrao

• Membro
  • *
  • 19
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +4/-0
« Responder #4250 em: Dezembro 23, 2025, 10:12:29 pm »
Não vou tecer quaisquer comentarios técnicos sobre qual o melhor ou pior caça mas mais uma vez volto a defender que preferia que Portugal e a Europa não investissem em material Americano.

Deixo aqui um link fresquinho com o Trump a voltar á carga:

https://www.euronews.com/my-europe/2025/12/23/european-leaders-show-solidarity-with-denmark-following-trumps-latest-greenland-threat

Porque raio é que deveriamos investir em material Americano. Quando os nossos supostos aliados fazem o papel dos nossos inimigos. Eu pessoalmente acho que só pressão de dentro (USA) fará mudar estas tendências imperialistas. Têm que ser a economia a falhar para abrir os olhos de mesmo quem não quer ver. A Europa não pode nem deve  alimentar a economia americana porque isso só vai beneficiar o Trump e o movimento MAGA.. Para as coisas mudarem a economia têm de falhar se não a oposição não têm hipotese e nós Europeus estamos tramados.
De momento o Trump diz que os Estados Unidos precisam da Gronelandia exclusivamente por razões de segurança nacional e que é só navios Russos e Chineses a passar pela Gronelandia (o que é falso). Se ele estivesse muito preocupado com a Russia, apoiava a Ucrania incondicionalmente mas claro que na verdade o objective é divider para reinar. Estamos a assitir a uma tentativa de assalto á mão armada a um país aliado.
Eu sempre achei que o objectivo é acabar com a NATO e com a União Europeia. Em relação á NATO têm tentado, mas a opinião publica não ia ver isso com bons olhos. Por isso precisa de desculpas. No primeiro termo exigiu Subira as gastos para 3% e a Euroipa disse que não por isso agora subiu para 5% mas depois do discurso do Vance na Alemanha a Europa disse que sim e estragou-lhe a linha de que a América é que paga tudo. Agora a nova aposta é atacar por dentro lançar a duvida no ceio da NATO. A verdade é que de que serve a NATO se não confiamos nos seus membros (nossos aliados). Só falta começar a dizer que para os paises Balticos os USA não vão fazer nada em caso de ataque.

Por tudo isto na minha opinião os F35 ficavam de fora.  Mais, numa altura em que a conectividade entre diferentes sistemas é essencial. Numa altura em que a AI vai desempenhar um papel chave na eficacia dos meios de defesa e de ataque, investir num meio como os F35 onde para alterar uma linha de codigo têm de ser feito pela LM é preciso ter muita confiança e neste momento eu não tenho alguém aqui têm?

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Duarte, PTWolf

*

Duarte

• Investigador
  • 6466
  • +3643/-1641
« Responder #4251 em: Dezembro 23, 2025, 10:39:15 pm »
Não vou tecer quaisquer comentarios técnicos sobre qual o melhor ou pior caça mas mais uma vez volto a defender que preferia que Portugal e a Europa não investissem em material Americano.

Deixo aqui um link fresquinho com o Trump a voltar á carga:

https://www.euronews.com/my-europe/2025/12/23/european-leaders-show-solidarity-with-denmark-following-trumps-latest-greenland-threat

Porque raio é que deveriamos investir em material Americano. Quando os nossos supostos aliados fazem o papel dos nossos inimigos. Eu pessoalmente acho que só pressão de dentro (USA) fará mudar estas tendências imperialistas. Têm que ser a economia a falhar para abrir os olhos de mesmo quem não quer ver. A Europa não pode nem deve  alimentar a economia americana porque isso só vai beneficiar o Trump e o movimento MAGA.. Para as coisas mudarem a economia têm de falhar se não a oposição não têm hipotese e nós Europeus estamos tramados.
De momento o Trump diz que os Estados Unidos precisam da Gronelandia exclusivamente por razões de segurança nacional e que é só navios Russos e Chineses a passar pela Gronelandia (o que é falso). Se ele estivesse muito preocupado com a Russia, apoiava a Ucrania incondicionalmente mas claro que na verdade o objective é divider para reinar. Estamos a assitir a uma tentativa de assalto á mão armada a um país aliado.
Eu sempre achei que o objectivo é acabar com a NATO e com a União Europeia. Em relação á NATO têm tentado, mas a opinião publica não ia ver isso com bons olhos. Por isso precisa de desculpas. No primeiro termo exigiu Subira as gastos para 3% e a Euroipa disse que não por isso agora subiu para 5% mas depois do discurso do Vance na Alemanha a Europa disse que sim e estragou-lhe a linha de que a América é que paga tudo. Agora a nova aposta é atacar por dentro lançar a duvida no ceio da NATO. A verdade é que de que serve a NATO se não confiamos nos seus membros (nossos aliados). Só falta começar a dizer que para os paises Balticos os USA não vão fazer nada em caso de ataque.

Por tudo isto na minha opinião os F35 ficavam de fora.  Mais, numa altura em que a conectividade entre diferentes sistemas é essencial. Numa altura em que a AI vai desempenhar um papel chave na eficacia dos meios de defesa e de ataque, investir num meio como os F35 onde para alterar uma linha de codigo têm de ser feito pela LM é preciso ter muita confiança e neste momento eu não tenho alguém aqui têm?

Talvez a UE deveria considerar ter battlegroups europeus na Gronelândia? As ameaças não só vêm de leste, mas de oeste também...  ::)
« Última modificação: Dezembro 23, 2025, 10:40:57 pm por Duarte »
слава Україна!
"L'union fait la force."

*

Ghidra

• Perito
  • **
  • 543
  • Recebeu: 285 vez(es)
  • Enviou: 193 vez(es)
  • +294/-244
  • 🙈🙉🙊
« Responder #4252 em: Hoje às 12:22:26 am »
Existe uma coisa muito humana nos politicos de qualquer espectro é que não gostam de perder a mama, se as eleições intercalares correrem muito mal as facas nas costas vão começar a surgir de todos os lados até dos mais radicais maga. Uma coisa que nem o fascista gay do Peter Thiel e seus amigos podem parar.

Não vejo o porquê de tomar uma decisão antes é esperar ver o que acontece alias é coisa que os portugueses fazem melhor  :mrgreen:.

*

joaopeniche

• Membro
  • *
  • 25
  • Recebeu: 17 vez(es)
  • Enviou: 73 vez(es)
  • +4/-0
« Responder #4253 em: Hoje às 12:27:24 am »
Tudo o que esta a acontecer faz com que a urgência de um caça de 6° geração seja rapidamente desenvolvido e adquirido em grande numero pela europa. E que não seja 300 milhões cada unidade. Se a europa comprar 500 unidades os preço talvez fique aceitável.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

Viajante

• Investigador
  • 4759
  • Recebeu: 3072 vez(es)
  • Enviou: 1651 vez(es)
  • +8188/-6485
« Responder #4254 em: Hoje às 12:37:07 am »
Sendo Portugal um país atlantista (e eu recordo-me bem de como estávamos de costas viradas para a Europa até 1986. A partir daí sim, passamos a ser muitíssimo mais europeístas), tenho muitas dúvidas de que este Governo arrisque escolher o F-35 para já! Se com a escolha das fragatas foi o que se viu, que até o próprio Governo tem receio de assumir a escolha, pelo menos antes de Fevereiro de 2026, não estou a ver o Montenegro apertar a mão ao Trump, assim que fecham o negócio!

Será muito mais fácil fazer o que sabemos fazer bem, empatar a escolha, excepto a a escolha agora dos Typhoon.... e mais difícil ainda se vier aí um SAFE 2.0!

*

Duarte

• Investigador
  • 6466
  • +3643/-1641
« Responder #4255 em: Hoje às 12:49:55 am »
Pending political definitions, the Portuguese Air Force continues to project the F-35 as the replacement for its F-16 fighters

https://www.zona-militar.com/en/2025/12/23/pending-political-definitions-the-portuguese-air-force-continues-to-project-the-f-35-as-the-replacement-for-its-f-16-fighters/
слава Україна!
"L'union fait la force."

*

Lampuka

• Investigador
  • 1863
  • Recebeu: 842 vez(es)
  • Enviou: 841 vez(es)
  • +454/-2129
« Responder #4256 em: Hoje às 08:09:23 am »
Anda aí um ataque cerrado ao GP e ao MDN porque Portugal ainda não divulgou a lista dos equipamentos escolhidos,  os valores...
Até em páginas do X dedicadas a este tipo de assuntos, e outras redes sociais, um pouco na onda dos OCS.
Eu também estou curioso,  gostava de já saber tudo (o possível) sobre as escolhas, mas isto não é uma lista de compras de supermercado...
Além de que os próprios fornecedores/fabricantes e governos dos países envolvidos não se descosem, porque certamente há ainda pormenores a serem discutidos e negociados.
E também não faz sentido essa informação vir cá para fora antes da sua apresentação à Comissão de Defesa Nacional e ao PR, que ainda é o supremo chefe das FA's.
O que acho triste é que,  à boa maneira tuga, se comece logo a especular sobre as mesmas decisões, quem e como as tomou, e tudo o resto, numa retórica negativa e mesquinha que só serve para denigrir as  FA's, já de si fragilizadas na opinião pública.
Relaxem, gozem o Natal e comam rabanadas... 2026 será um ano de mudanças e grandes decisões nesta área. É só ter paciência e controlar ansiedades.
Caso contrário,  mais vale ligar à Laranjo que ela há de conseguir saber alguma coisa, ao bom estilo CM.
Desde que foi apresentado o SAFE passaram 7 meses.
Neste período formalizamos o interesse em aderir, criamos um grupo de trabalho dedicado ao assunto e apresentamos propostas de financiamento nos prazos estabelecidos.
Não me parece nada mal para a complexidade, partindo até do princípio que em muitos casos pouco trabalho deveria existir sobre os temas, pois estavam em gavetas a aguardar pela LPM há décadas...
João Pereira

*

P44

• Investigador
  • 22420
  • Recebeu: 8006 vez(es)
  • Enviou: 9128 vez(es)
  • +8186/-14117
« Responder #4257 em: Hoje às 09:13:06 am »
Anda aí um ataque cerrado ao GP e ao MDN porque Portugal ainda não divulgou a lista dos equipamentos escolhidos,  os valores...
Até em páginas do X dedicadas a este tipo de assuntos, e outras redes sociais, um pouco na onda dos OCS.
Eu também estou curioso,  gostava de já saber tudo (o possível) sobre as escolhas, mas isto não é uma lista de compras de supermercado...
Além de que os próprios fornecedores/fabricantes e governos dos países envolvidos não se descosem, porque certamente há ainda pormenores a serem discutidos e negociados.
E também não faz sentido essa informação vir cá para fora antes da sua apresentação à Comissão de Defesa Nacional e ao PR, que ainda é o supremo chefe das FA's.
O que acho triste é que,  à boa maneira tuga, se comece logo a especular sobre as mesmas decisões, quem e como as tomou, e tudo o resto, numa retórica negativa e mesquinha que só serve para denigrir as  FA's, já de si fragilizadas na opinião pública.
Relaxem, gozem o Natal e comam rabanadas... 2026 será um ano de mudanças e grandes decisões nesta área. É só ter paciência e controlar ansiedades.
Caso contrário,  mais vale ligar à Laranjo que ela há de conseguir saber alguma coisa, ao bom estilo CM.
Desde que foi apresentado o SAFE passaram 7 meses.
Neste período formalizamos o interesse em aderir, criamos um grupo de trabalho dedicado ao assunto e apresentamos propostas de financiamento nos prazos estabelecidos.
Não me parece nada mal para a complexidade, partindo até do princípio que em muitos casos pouco trabalho deveria existir sobre os temas, pois estavam em gavetas a aguardar pela LPM há décadas...

Os outros países já as divulgaram? Se já, isso não serve de desculpa
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar