https://www.planobrazil.com/2025/04/04/gripen-o-mais-barato-que-custa-mais-caro-que-um-f-35-o-caca-mais-caro-de-todos/#google_vignette
A promessa do FX-2 virou uma conta salgada
Em 2014, o Brasil fechou contrato de US$ 5,44 bilhões para adquirir 36 Gripens o equivalente a US$ 151 milhões por unidade. Já era considerado um valor alto, mas aceitável pelo envolvimento da indústria nacional. Agora, 11 anos depois, o preço disparou quase 50%, mesmo com o projeto atrasado e com diversas incertezas operacionais.
“Com US$ 228 milhões, você compra um Rafale de última geração. Ou quase dois Super Hornets. Ou até um F-35 com troco para peças de reposição.”
A reputação do Gripen como caça de “excelente custo-benefício” está em ruínas. A expectativa de que a aeronave se tornasse uma alternativa viável para países com orçamentos limitados não se sustenta frente à realidade dos custos totais envolvidos (logística, peças, armamento, treinamentos e licenças).
Saudações
P.S. https://forcaaerea.com.br/a-compra-dos-gripen-e-da-fac-esta-sob-escrutinio/
Eu não sei os detalhes do contracto entre o governo Brasileiro e a Saab mas no brasil a inflação acumulada de 2014 até 2024 foi de aproximadamente 76% já na Suécia foi de 32%. Um contracto com prazos de entrega tão longos têm de ser ajustados á inflação a menos que sejam pagos á cabeça (que sabemos que não foi o caso).
Olhando também para a variação no valor da moeda entre o Real Brasileiro e a coroa Sueca vemos que desde 2014 até agora o real perdeu cerca de 35% do seu valor.
Quando peço ao chat gpt para ajustar á inflação o valor que me dá é entre 45-55%. Não sabendo os detalhes dos negócios não vou especular as razões do aumento dos custos dos Gripens, mas ás vezes a explicação pode ser algo simples.
É pena que este tipo de contractos não sejam mais transparentes porque muitas vezes é o próprio secretismo que leva á suspeição. Por outro lado precebo o porquê do secretismo tanto do lado do vendedor como do comprador pois são matérias sensíveis.
Concordo. Mas é preciso colocar mais variáveis nesta questão dos preços, que não passam só e apenas na questão da inflação e dos pormenores do negócio:
1º - A Embraer e o Brasil queriam um caça em que pudessem participar no desenvolvimento. Só havia o Gripen E. Os outros estavam desenvolvidos, portanto participar no desenvolvimento do caça como parceiro, acarreta sempre custos.
2º - Além das questões referidas, a Guerra na Ucrânia veio encarecer os meios militares. Seja o Gripen, seja qualquer outro caça, existem valores que subiram para o dobro, no mínimo.
3º - O Gripen nunca teve o custo que a Saab afirma. Isso é publico, quando a FAS veio afirmar que os valores de voo por hora do Gripen C/D eram semelhantes ao do F16AM. Nunca foi os 5000 USD que a empresa afirmava. E o Gripen E/F não é o C/D, já que os sistemas são mais sofisticados e mesmo o aparelho é ligeiramente maior e leva mais carga, tanto de armamento como de combustível.
4º - Mesmo que não se saiba pormenores do negócio, são sempre feitas estimativas, até porque envolve linhas de crédito e pagamentos, por exemplo de acordo com as entregas, entre outras. O Brasil estendeu o cronograma de entregas, mantendo os mesmos 36 aparelhos, ao contrario dos Kc que a FAB já reduziu duas vezes. Em Portugal, com os NH90 perdeu-se 120 milhões com o cancelamento dos 12 aparelhos, pois o custo em plena troika, foi considerado demasiado em termos de custos.
Por ultimo, face a variáveis como a inflação, a guerra da Ucrânia e o aumento dos custos do material militar, só para dar alguns exemplos, qual o sistema de armas que manteve o mesmo preço ou tornou-se mais barato?
Saudações