F-35A Lightning II na FAP

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4170 em: Dezembro 14, 2025, 09:56:49 am »


Esperar...

Isso é o que sabemos fazer melhor...

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4171 em: Dezembro 14, 2025, 11:52:22 am »
Como as peças estão a ser mexidas, talvez faça sentido pensar num plano B sem F-35
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4172 em: Dezembro 14, 2025, 12:32:33 pm »
Existe algum dado concreto que em Portugal se está a pensar excluir o F-35? E no resto da Europa?
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4173 em: Dezembro 14, 2025, 12:38:56 pm »
O "resto da Europa" já tem a decisão contratualizada (a maioria, pelo menos); nós não tínhamos... e podemos - não excluir - mas adiar e, entretanto, ir substituindo os F16 (aparentemente nas últimas) por 4.5G "usados".

Pode ser que entre "midterms" e Presidenciais... e o partido Republicano e o Democrático... tudo mude.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4174 em: Dezembro 14, 2025, 01:34:24 pm »
Como as peças estão a ser mexidas, talvez faça sentido pensar num plano B sem F-35

O que faz mais sentido é não fazer nada. Comprar os EF o mais rápido possível e esperar para ver no que vai dar o mundo nos próximos 4 anos.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4175 em: Dezembro 14, 2025, 03:05:16 pm »
Como as peças estão a ser mexidas, talvez faça sentido pensar num plano B sem F-35

O que faz mais sentido é não fazer nada. Comprar os EF o mais rápido possível e esperar para ver no que vai dar o mundo nos próximos 4 anos.

Qualquer aquisição de caças novos agora + F35 em 20230 irá impedir um salto para a 6ª geração.
O ideal seria seria F35 novos e 4.5 usados como stop-gap aos F16.

A discussão que coloco é: num cenário em que precisamos de 5ª geração e de um stop-gap aos F16, mas não podendo contar com caças americanos, que alternativas temos?

1- Comprar EF novos e esperar que daqui a 4 anos exista uma inversão na politica americana para comprar F35 novos?
2- Comprar EF usados e esperar que daqui a 4 anos exista uma inversão na politica americana para comprar F35 novos?
3 - Outra solução?
 
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Aero_P41

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4176 em: Dezembro 14, 2025, 06:47:27 pm »
Provavelmente será: 1 Esq. de EF “usados, modernizados” e, mais à frente, um 2.º Esq. de EF novos (possivelmente da 4.ª tranche).
→→→ Na minha opinião, claro! Se acharem que estou errado, bom... comentem! ←←←

Como as peças estão a ser mexidas, talvez faça sentido pensar num plano B sem F-35

O que faz mais sentido é não fazer nada. Comprar os EF o mais rápido possível e esperar para ver no que vai dar o mundo nos próximos 4 anos.

Qualquer aquisição de caças novos agora + F35 em 20230 irá impedir um salto para a 6ª geração.
O ideal seria seria F35 novos e 4.5 usados como stop-gap aos F16.

A discussão que coloco é: num cenário em que precisamos de 5ª geração e de um stop-gap aos F16, mas não podendo contar com caças americanos, que alternativas temos?

1- Comprar EF novos e esperar que daqui a 4 anos exista uma inversão na politica americana para comprar F35 novos?
2- Comprar EF usados e esperar que daqui a 4 anos exista uma inversão na politica americana para comprar F35 novos?
3 - Outra solução?
 

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Duarte

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4177 em: Dezembro 14, 2025, 07:21:33 pm »
Como as peças estão a ser mexidas, talvez faça sentido pensar num plano B sem F-35

O que faz mais sentido é não fazer nada. Comprar os EF o mais rápido possível e esperar para ver no que vai dar o mundo nos próximos 4 anos.

Qualquer aquisição de caças novos agora + F35 em 20230 irá impedir um salto para a 6ª geração.
O ideal seria seria F35 novos e 4.5 usados como stop-gap aos F16.

A discussão que coloco é: num cenário em que precisamos de 5ª geração e de um stop-gap aos F16, mas não podendo contar com caças americanos, que alternativas temos?

1- Comprar EF novos e esperar que daqui a 4 anos exista uma inversão na politica americana para comprar F35 novos?
2- Comprar EF usados e esperar que daqui a 4 anos exista uma inversão na politica americana para comprar F35 novos?
3 - Outra solução?

1. No primeiro caso nunca mais avançamos para o 6 G... lá para 2070, mas se calhar os fanciús e boches ainda estarão a discutir os detalhes do FCAS

2. Uma solução usados + novos seria ideal, mas "Em tempo de guerra, não se limpam as armas."
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
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Red Baron

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4178 em: Dezembro 14, 2025, 08:48:43 pm »
Como as peças estão a ser mexidas, talvez faça sentido pensar num plano B sem F-35

O que faz mais sentido é não fazer nada. Comprar os EF o mais rápido possível e esperar para ver no que vai dar o mundo nos próximos 4 anos.

Qualquer aquisição de caças novos agora + F35 em 20230 irá impedir um salto para a 6ª geração.
O ideal seria seria F35 novos e 4.5 usados como stop-gap aos F16.

A discussão que coloco é: num cenário em que precisamos de 5ª geração e de um stop-gap aos F16, mas não podendo contar com caças americanos, que alternativas temos?

1- Comprar EF novos e esperar que daqui a 4 anos exista uma inversão na politica americana para comprar F35 novos?
2- Comprar EF usados e esperar que daqui a 4 anos exista uma inversão na politica americana para comprar F35 novos?
3 - Outra solução?

A janela do F-35 fechou no verão. Agora não existem lot´s abertos. E vamos ver se o Trump vai abrir novos e em condições vão ter.
A escolha agora do F-35 era apenas política.

O que temos de fazer agora é adquirir um meio que permita a FAP chegar até a 2040 com um caça de topo. A modernização low cost aos F-16 MLU já falhou e com a atual presidencial da casa branca dificilmente vai recuperar.
 

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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4179 em: Dezembro 14, 2025, 09:15:04 pm »

A escolha agora do F-35 era apenas política.

O que temos de fazer agora é adquirir um meio que permita a FAP chegar até a 2040 com um caça de topo.

Não sei como estas 2 afirmações podem fazer parte do mesmo post. Não jogam bem uma com a outra.
« Última modificação: Dezembro 14, 2025, 09:15:21 pm por Pilotasso »
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4180 em: Dezembro 15, 2025, 02:55:35 pm »

Há quantos anos é que a LM deu ao CEMFA o orçamento de 5.5Bi por 27?

E hoje?

Quanto custam?


 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4181 em: Dezembro 15, 2025, 03:24:19 pm »
https://www.planobrazil.com/2025/04/04/gripen-o-mais-barato-que-custa-mais-caro-que-um-f-35-o-caca-mais-caro-de-todos/#google_vignette

Citar
A promessa do FX-2 virou uma conta salgada
Em 2014, o Brasil fechou contrato de US$ 5,44 bilhões para adquirir 36 Gripens  o equivalente a US$ 151 milhões por unidade. Já era considerado um valor alto, mas aceitável pelo envolvimento da indústria nacional. Agora, 11 anos depois, o preço disparou quase 50%, mesmo com o projeto atrasado e com diversas incertezas operacionais.

“Com US$ 228 milhões, você compra um Rafale de última geração. Ou quase dois Super Hornets. Ou até um F-35 com troco para peças de reposição.”

A reputação do Gripen como caça de “excelente custo-benefício” está em ruínas. A expectativa de que a aeronave se tornasse uma alternativa viável para países com orçamentos limitados não se sustenta frente à realidade dos custos totais envolvidos (logística, peças, armamento, treinamentos e licenças).

Saudações

P.S. https://forcaaerea.com.br/a-compra-dos-gripen-e-da-fac-esta-sob-escrutinio/

« Última modificação: Dezembro 15, 2025, 03:32:29 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4182 em: Dezembro 15, 2025, 03:41:01 pm »
Cada vez mais cheira a apenas EF...
João Pereira
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4183 em: Dezembro 15, 2025, 03:45:44 pm »
Cada vez mais cheira a apenas EF...

Que será igualmente caro e com custos sempre a subir. É valido para qualquer caça da atualidade, sobretudo se for novo (mas mesmo em segunda mão e com os custos de Upgrade e Operacionais...).  ;)

Saudações
« Última modificação: Dezembro 15, 2025, 03:47:24 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Patrao

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4184 em: Dezembro 15, 2025, 04:36:52 pm »
https://www.planobrazil.com/2025/04/04/gripen-o-mais-barato-que-custa-mais-caro-que-um-f-35-o-caca-mais-caro-de-todos/#google_vignette

Citar
A promessa do FX-2 virou uma conta salgada
Em 2014, o Brasil fechou contrato de US$ 5,44 bilhões para adquirir 36 Gripens  o equivalente a US$ 151 milhões por unidade. Já era considerado um valor alto, mas aceitável pelo envolvimento da indústria nacional. Agora, 11 anos depois, o preço disparou quase 50%, mesmo com o projeto atrasado e com diversas incertezas operacionais.

“Com US$ 228 milhões, você compra um Rafale de última geração. Ou quase dois Super Hornets. Ou até um F-35 com troco para peças de reposição.”

A reputação do Gripen como caça de “excelente custo-benefício” está em ruínas. A expectativa de que a aeronave se tornasse uma alternativa viável para países com orçamentos limitados não se sustenta frente à realidade dos custos totais envolvidos (logística, peças, armamento, treinamentos e licenças).

Saudações

P.S. https://forcaaerea.com.br/a-compra-dos-gripen-e-da-fac-esta-sob-escrutinio/

Eu não sei os detalhes do contracto entre o governo Brasileiro e a Saab mas no brasil a inflação acumulada de 2014 até 2024 foi de aproximadamente 76% já na Suécia foi de 32%. Um contracto com prazos de entrega tão longos têm de ser ajustados á inflação a menos que sejam pagos á cabeça (que sabemos que não foi o caso).

Olhando também para a variação no valor da moeda entre o Real Brasileiro e a coroa Sueca vemos que desde 2014 até agora o real perdeu cerca de 35% do seu valor.

Quando peço ao chat gpt para ajustar á inflação o valor que me dá é entre 45-55%. Não sabendo os detalhes dos negócios não vou especular as razões do aumento dos custos dos Gripens, mas ás vezes a explicação pode ser algo simples.

É pena que este tipo de contractos não sejam mais transparentes porque muitas vezes é o próprio secretismo que leva á suspeição. Por outro lado precebo o porquê do secretismo tanto do lado do vendedor como do comprador pois são matérias sensiveis.
 
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