Citação de: Cabeça de Martelo em Hoje às 04:50:26 pmPosso citar-te noutro fórum?Claro que podes… que fórum é, por curiosidade?
Posso citar-te noutro fórum?
Citação de: Subsea7 em Dezembro 10, 2025, 11:57:44 pmPosso também informar que a Airbus continua em força a tentar vender o Typhoon, como solução interina, com uma suite de sensores aprimorada, EW, IRST de ultima geração, radar AESA assim como um pacote de armas interessante, com Meteor, Taurus KEPD e integração das JDAM, SDB e AMRAAM assim como o AIM-9X...Faço figas para isso, para complementar os F-35A... (se vierem)....CpsExcelente pacote. E continuamos a falar de células usadas, porém modernizadas ou suscetíveis de passar por modernização, ou células novas?
Posso também informar que a Airbus continua em força a tentar vender o Typhoon, como solução interina, com uma suite de sensores aprimorada, EW, IRST de ultima geração, radar AESA assim como um pacote de armas interessante, com Meteor, Taurus KEPD e integração das JDAM, SDB e AMRAAM assim como o AIM-9X...Faço figas para isso, para complementar os F-35A... (se vierem)....Cps
Citação de: JohnM em Hoje às 04:52:05 pmCitação de: Cabeça de Martelo em Hoje às 04:50:26 pmPosso citar-te noutro fórum?Claro que podes… que fórum é, por curiosidade?Defesa Brasil, aquilo está minado de putinistas e eu adoro dar-lhes na cabeça.
A Dinamarca, pura e simplesmente, já tinha ultrapassado o ponto de não retorno...Faz-me confusão como as pessoas não são capazes de reconhecer os factos e tentarem divergir as discussões para outras variáveis.Facto é que esse documento é bastante ilucidativo quanto à visão dos americanos (não do Trump) sobre o papel futuro da Europa.E perante esse facto, deveríamos refletir sobre muita coisa, entre elas quem deveremos considerar os nossos aliados principais.E quando alguns dizem de que o tiririca está de passagem e são só mais 2 ou 3 anos, eu pergunto. E se vier futuramente outro pior do que ele?Na minha visão, a Europa, que poderemos considerar o berço do desenvolvimento humano nos últimos séculos, lutando por valores e causas, inovando em vários sectores, liderando industrialmente em muitas áreas, e sendo centro de decisões a nível mundial, está sob ataque cerrado. Não de agora, mas pelo menos há duas décadas, para não recuarmos muito.Já ninguém quer saber de Genebra, da opinião de europeus, até dos prémios. Desvalorizou-se completamente tudo aquilo que era europeu.Posto isto, e como sempre defendi, só uma Europa unida e militarmente capaz sobreviverá. Caso contrário, e como me disse em 2019 um libanês influente que conheci, em breve seremos os "novos pobres do mundo".Deixemos-nos de permitir que o centro das decisões, inclusivamente das nossas, seja o tio Sam.Eles têm um problema bem grande para resolver com a China. É só não estarmos sempre de pernas abertas à disposição deles que não terão outro remédio senão nos respeitarem novamente.Mas parece que há quem fale muito de soberania e concubinas, mas na hora da verdade...
A nova NSS foi quase inteiramente elaborada pelo JD Vance e seus donos, incluindo o Peter Thiel, e reflete mais o futuro de uma Administração Vance que o presente, o que o torna verdadeiramente preocupante. Enquanto alguém que vive nos Estados Unidos, os meus principais pontos são:1. A Administração Trump tem disso uma desgraça completa a nível interno (já nem falo a nível externo, que todos conhecemos). Eu vivo num subúrbio de Cleveland, maioritariamente Republicano (votou quase 70% Trump nas últimas eleições) e não preciso que as sondagens me confirmem que o sentimento prevalecente é o de desilusão (estão a receber aquilo em que votaram e estão surpreendidos… a burrice e ingenuidade humanas por vezes aina me conseguem surpreender). Se tudo correr bem, nas midterms de Novembro o Partido Republicano vai levar uma sova das antigas e vai passar a haver oversight no Congresso sobre as políticas mais radicais.2. Dito isto, não está fora de causa que em 2028 o Vance ganhe; aliás é uma probabilidade relativamente forte. Se isso acontecer, os piores cenários vão-se concretizar…3. Se os Democratas forem inteligentes, deixam-se destas merdas da igualdade de género e políticas woke e escolhem como candidato um homem, de meia idade e branco; os Estados Unidos não estão preparados para votar numa mulher ou num gay. Votaram uma vez num homem negro e arrependeram-se logo; este país é muito, mas mesmo muito racista. Se isso acontecer, as probabilidades de vencerem em 2028 são bastante grandes. Estas são as boas notícias…4. As más notícias são que mesmo que isso aconteça, podem esquecer voltarmos ao estado anterior. O sentimento prevalente nos Estados Unidos é de que a prioridade é a China e a Europa é suficientemente rica para tratar de si própria. Não vai continuar a ser o adversário estratégico que será no caso do Vance ganhar, mas desenganem-se se pensam que vamos voltar ao passado. Quando muito, vão voltar a apoiar materialmente a Ucrânia, em vez de a obrigarem a render-se…Poderia escrever muito mais, mas não tenho tempo e acho que isto reflete o (triste) essencial…
Citação de: Sintra em Hoje às 09:42:48 amO novo documento "National Security Strategy" que foi tornado público pela Casa Branca vai para uma semana é "interessante" e foi recebido deste lado do Atlântico (com algumas excepções tipo os Neo Nazis do Afd e Vladimir Putin) como um murro nas trombas... Já o li e só posso definir aquele texto como um "vómito". A parte relativa á Europa quase parece uma cópia "Ipsis verbis" de documentos equivalentes com origem... na Russia.Logo a seguir á saida do documento e pela primeirissima vez um aliado da NATO, a Dinamarca, nomeou de forma publica os Estados Unidos como uma ameaça.Isto está uma merd#...Tive a infeliz ideia de me pôr a ler o novo NSS anteontem depois de jantar, e quando dei por mim eram quase 5 da manhã e não conseguia pregar olho. Horrível, linguagem quase completamente decalcada das exigências russas. (...)
O novo documento "National Security Strategy" que foi tornado público pela Casa Branca vai para uma semana é "interessante" e foi recebido deste lado do Atlântico (com algumas excepções tipo os Neo Nazis do Afd e Vladimir Putin) como um murro nas trombas... Já o li e só posso definir aquele texto como um "vómito". A parte relativa á Europa quase parece uma cópia "Ipsis verbis" de documentos equivalentes com origem... na Russia.Logo a seguir á saida do documento e pela primeirissima vez um aliado da NATO, a Dinamarca, nomeou de forma publica os Estados Unidos como uma ameaça.Isto está uma merd#...