Provavelmente ele será o próximo CEMGFA (Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas)
Eu vi a entrevista do CEMFA. Este senhor quer o melhor para os "seus" pilotos e para a "sua" FAP. E se dentro de algum tempo aparecer um avião chinês que seja o melhor ? o CEMFA vai querer comprá-lo ? Claro que não vai querer porque percebe que existem outras considerações para além das técnicas.
Acredito que o CEMFA seja um excelente comandante da FAP e neste sentido compreendo a sua posição, mas obviamente ele não consegue ver muito para além do seu horizonte e ainda mais obviamente, não é ele quem decide.
Não preciso de me incomodar em argumentar porque já foi tudo argumentado nas páginas precedentes por alguns colegas mais lúcidos.
Se isso acontecer, muitos parabéns para ele...e também muitos parabéns para nós todos porque ele vai ser confrontado e perceber as necessidades de TODOS os ramos e fazer com que o dinheiro chegue para todas as prioridades que são muitas. Duvido que o actual orçamento da FAP seja suficiente só para manter o F35...estou a pensar no revestimento, estou a pensar nas actualizações, estou a pensar no custo por hora de voo...atenção que não percebo nada de aviões mas quando comparo este pássaro com o Saab Grippen, credo !!
Houve um colega (que me parece ser entendido nesta área) que deixou aqui uma pergunta à qual não me recordo de ter lido qualquer resposta. Ele perguntou : um avião para que missões ? O F35 é um aparelho
ofensivo, certo ? é isso que precisamos agora ? ou precisamos mais de um aparelho mais vocacionado para a
defesa do espaço aéreo ?
Mesmo que não houvesse atritos com os EUA eu nunca seria a favor deste avião, não é disto que precisamos para além do facto de não o podermos pagar e manter sem correr o risco de penalizar outras áreas da defesa. Amigos dos EUA, tudo bem...mas negócios à parte.
Tenho a certeza que se o Trump fosse português e dirigisse o nosso governo ele não comprava os F35.