A USAF inclui todos os custos com a frota de aviões e depois divide pelas horas voadas.
Não é uma boa métrica para avaliar o custo real da hora de voo.
Concordo plenamente, e era esse exatamente o meu ponto, mas isso não impede que o pessoal veja um numero, neste caso $42,000/h, e venha logo para aqui mandar “bocas”. Se fizessem o tpc, faziam melhor figura…
E qual o custo de voo à hora do F35? Se foi postada anteriormente, não vi.
Saudações
Que eu me tenha apercebido, mas posso estar errado e se estiver, adoraria ser corrigido, o único país que divulgou o custo por hora de voo dos F-35 foram os Estados Unidos. Utilizaram a sua metodologia habitual de incluir todos os custos, incluindo os indiretos, tendo chegado ao tal valor the $42,500. Segundo esta metodologia, o F-16 custa quase $27,000. Como é óbvio, os Estados Unidos não fizeram essa análise para qualquer avião que não operem, mas dadas as comparações publicamente disponíveis entre os F-16 e os vários eurocanard utilizando outras metodologias, se a USAF operasse alguns desses aviões, penso que o custo andaria entre $25,000 e os $35,000, dado que a maioria das análises coloca o Gripen como ligeiramente mais barato de operar que o F-16 e o Rafale e o Typhoon mais caros. Como disse, um avião de 5a geração será sempre mais caro de operar que um de 4a e mais barato que um de 6a…
O meu ponto continua a ser que, apesar dos custos prováveis acrescidos do F-35 sobre os eurocanards, é relevante que nenhum destes ainda não tenha ganho um único concurso, umzinho que seja, ao F-35. Também ainda não vi os F-35 haters virem aqui oferecer outra explicação que não seja pressão política dos mauzōes dos americanos, como se os europeus fossem criancinhas de coro que não fazem o mesmo…