A serem adquiridos os F-35A, qual o máximo de unidades que vós julgam acreditar ser possível de adquirir? No valor por absurdo mais alto mas que ainda assim viável? 27? 35? 40? 50?
Depende. Acho que 40-50 é impossível. Sendo 36 o "best case scenario". Podiam ser 32 + 3 estacionados nos EUA para treino. Podem ser 30+3. 28+2. 24+3 (os tais 27). Não sei se há um número mínimo de caças para manter nos EUA. Se podemos ter somente 2, ou se o mínimo seriam 3.
Os números podem ser muito inferiores, tipo 12-16, se mantiverem a fantasia absurda de comprar Typhoons. Tal como podem fazer a compra em 2 lotes, com um primeiro com 12-16 F-35 para operar ao lado de uns tantos F-16 modernizados, e um segundo lote idêntico passado 10 anos.
A outra questão importante, é que armamento poderiam vir incluídos no pacote, e que armamento podíamos ir já adquirindo antecipadamente (que dê para F-16 e F-35), de forma a que o contrato dos F-35 não fique tão caro.
Fim da linha em 2030-35 de quê exatamente?
Ele enganou-se. Queria dizer Gripen, Typhoon e Rafale.
Quero ver aonde é que a FAP vai buscar dinheiro para os operar com custos superiores a 40.000€ por hora de voo!
Devem parar as restantes frotas para o fazerem e ficam só com pessoal para os F35!
Mais uma palhaçada para favorecer alguns egos!
Ao mesmo sítio onde se foi buscar os 200M para os Super Tucanos, os 827M para os KC + os quase 100M para o segundo simulador. Não há dinheiro? Se não há dinheiro, não há vícios. Se há dinheiro, que se gaste onde faz sentido. Não dá para ter 2 pesos e 2 medidas.
Engraçado que vocês sabem perfeitamente que o programa KC empastelou vários programas da FAP, mas aí não reclamam. Obviamente que a culpa não é do avião, é do governo, mas o problema mantém-se.
Com o suposto aumento das despesas com a Defesa, haverá suficiente para sustentar a frota F-35.
Mas então, se não fosse o F-35, qual seria a alternativa?
-FCAS/GCAP? Custos de aquisição astronómicos, e custo de operação que deverá ser idêntico ao do F-35.
-Rafale/Typhoon/F-15EX? Pouco mais baratos de operar são, não oferecem a mesma capacidade de sobrevivência do F-35, e os custos de aquisição são iguais ou superiores ao F-35.
-Gripen? É o mais barato de operar, mas fica-se por aí, de resto não serve.
-KF-21/KAAN? Mais baratos de adquirir, mas com custos de operação que deverão ser idênticos ao Typhoon, sobretudo versões verdadeiramente 5G, que deverão precisar de stealth coating, e consequentemente ficam mais caras.
Só se a alternativa do OI, é o país ficar sem aviação de caça, e comprar mais trotinetes com asas.