F-35A Lightning II na FAP

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mayo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2985 em: Junho 04, 2025, 11:24:40 am »
A serem adquiridos os F-35A, qual o máximo de unidades que vós julgam acreditar ser possível de adquirir? No valor por absurdo mais alto mas que ainda assim viável? 27? 35? 40? 50?

Se for assim, os aviões só chegarão para lá de 2030-2035, enfim já no fim da linha ! Números, 12 ou no melhor dos casos 24 !
Eu acho que era melhor modernizar os F-16 par o padrão V ( com a compra de mais alguns , para ter 40 a 60 e esperar o FCAS ).
40 000 € a hora de voo do F-35 vai ser bonito !

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2986 em: Junho 04, 2025, 12:17:59 pm »
Penso que eles estão a entregar os F-35, 5 anos após a assinatura do contrato.
« Última modificação: Junho 04, 2025, 03:33:29 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 

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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2987 em: Junho 04, 2025, 12:52:58 pm »
Fim da linha em 2030-35 de quê exatamente?
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2988 em: Junho 04, 2025, 12:57:45 pm »
Quero ver aonde é que a FAP vai buscar dinheiro para os operar com custos superiores a 40.000€ por hora de voo!

Devem parar as restantes frotas para o fazerem e ficam só com pessoal para os F35!

Mais uma palhaçada para favorecer alguns egos!
« Última modificação: Junho 04, 2025, 12:59:16 pm por oi661114 »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2989 em: Junho 04, 2025, 02:41:48 pm »
Fim da linha em 2030-35 de quê exatamente?
Ultrapassado por os 6Gs

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2990 em: Junho 04, 2025, 02:57:33 pm »
Fim da linha em 2030-35 de quê exatamente?
Ultrapassado por os 6Gs

Citar
O Future Combat Air System (FCAS), um sistema de combate aéreo de próxima geração em desenvolvimento por França, Alemanha e Espanha, tem sua entrada em serviço operacional prevista para cerca de 2040. Inicialmente, esperava-se um voo de teste do demonstrador por volta de 2027, mas devido a desavenças entre os fabricantes Dassault Aviation e Airbus, resolvidas em dezembro de 2022, o primeiro voo do demonstrador foi adiado para 2029. O sistema completo, que inclui o New Generation Fighter (NGF) e veículos remotos (drones), deve substituir os caças Rafale e Eurofighter Typhoon no horizonte de 2035-2040.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 

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Red Baron

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2991 em: Junho 04, 2025, 03:02:37 pm »
De onde é que tiraram essa dos 40000€ a hora de voo?
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2992 em: Junho 04, 2025, 03:07:16 pm »
A serem adquiridos os F-35A, qual o máximo de unidades que vós julgam acreditar ser possível de adquirir? No valor por absurdo mais alto mas que ainda assim viável? 27? 35? 40? 50?

Depende. Acho que 40-50 é impossível. Sendo 36 o "best case scenario". Podiam ser 32 + 3 estacionados nos EUA para treino. Podem ser 30+3. 28+2. 24+3 (os tais 27). Não sei se há um número mínimo de caças para manter nos EUA. Se podemos ter somente 2, ou se o mínimo seriam 3.

Os números podem ser muito inferiores, tipo 12-16, se mantiverem a fantasia absurda de comprar Typhoons. Tal como podem fazer a compra em 2 lotes, com um primeiro com 12-16 F-35 para operar ao lado de uns tantos F-16 modernizados, e um segundo lote idêntico passado 10 anos.


A outra questão importante, é que armamento poderiam vir incluídos no pacote, e que armamento podíamos ir já adquirindo antecipadamente (que dê para F-16 e F-35), de forma a que o contrato dos F-35 não fique tão caro.

Fim da linha em 2030-35 de quê exatamente?

Ele enganou-se. Queria dizer Gripen, Typhoon e Rafale.

Quero ver aonde é que a FAP vai buscar dinheiro para os operar com custos superiores a 40.000€ por hora de voo!

Devem parar as restantes frotas para o fazerem e ficam só com pessoal para os F35!

Mais uma palhaçada para favorecer alguns egos!

Ao mesmo sítio onde se foi buscar os 200M para os Super Tucanos, os 827M para os KC + os quase 100M para o segundo simulador. Não há dinheiro? Se não há dinheiro, não há vícios. Se há dinheiro, que se gaste onde faz sentido. Não dá para ter 2 pesos e 2 medidas.

Engraçado que vocês sabem perfeitamente que o programa KC empastelou vários programas da FAP, mas aí não reclamam. Obviamente que a culpa não é do avião, é do governo, mas o problema mantém-se.

Com o suposto aumento das despesas com a Defesa, haverá suficiente para sustentar a frota F-35.


Mas então, se não fosse o F-35, qual seria a alternativa?

-FCAS/GCAP? Custos de aquisição astronómicos, e custo de operação que deverá ser idêntico ao do F-35.
-Rafale/Typhoon/F-15EX? Pouco mais baratos de operar são, não oferecem a mesma capacidade de sobrevivência do F-35, e os custos de aquisição são iguais ou superiores ao F-35.
-Gripen? É o mais barato de operar, mas fica-se por aí, de resto não serve.
-KF-21/KAAN? Mais baratos de adquirir, mas com custos de operação que deverão ser idênticos ao Typhoon, sobretudo versões verdadeiramente 5G, que deverão precisar de stealth coating, e consequentemente ficam mais caras.

Só se a alternativa do OI, é o país ficar sem aviação de caça, e comprar mais trotinetes com asas.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2993 em: Junho 04, 2025, 03:32:54 pm »
De onde é que tiraram essa dos 40000€ a hora de voo?

Enganei-me na moeda, não são euros mas sim USD.

É o valor do custo operacional do F-35, que varia entre os $33.000 e os $40.000 (só o valor da pintura, que tem que ser retocada a cada voo, deve ser bastante elevando), .enquanto o do F-16 anda perto dos $15.000 devido à sua idade e à  sua necessidade elevada de manutenção.
Por exemplo o custo do Gripen varia entre os $6.000 e os $9.000 e dizem que o Tucano anda perto dos $1.500.

Claro que tende a baixar, se bem que nunca deverá chegar perto do F-16.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2994 em: Junho 04, 2025, 03:34:53 pm »
Atenção que eles estão a testar uma nova pintura que vai baixar e muito o preço da manutenção a esse nível.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2995 em: Junho 04, 2025, 03:50:34 pm »
Essa do custo de hora de voo depende muito do que se inclui. Por exemplo, dependendo do modo como é calculado, o custo do F-16 varia entre os $12,000 e os $27,000 por hora de voo… a USAF diz que são $27,000 e que o F-35 custa $42,000, ou seja, cerca de 50% a mais. O objetivo é chegar aos $35,000, ou seja apenas mais 30% que o do F-16 atualmente, que vai ter tendência a aumentar, quanto mais não seja por motivos de envelhecimento.

De qualquer modo, o F-35 (e ainda mais futuros caças de 6s geração), pela sua própria natureza stealth e da electrónica avançada, vai ser sempre mais caro de operar que caças de 4a geração, daí que se veja uma migração para minimizar o custo da hora de treino e para, nalguns casos, como no F-22, ter um número relativamente baixo (três por esquadrão) de aviões baratos de operar para manter a proficiência de voo dos pilotos (no caso da USAF, cada esquadrão de F-22 também tem 3 T-38).

No caso de treino, uma maneira de baixar o custo é utilizar aviões turbo-hélice que replicam o ambiente de cockpit dos caças avançados para fazer a maior parte do treino, complementando com muitas horas de simulador para o treino mais avançado e a utilização de infra-estruturas multinacionais para reduzir custos. Ou seja, para quem ainda não percebeu, vai ser possível transitar sim, do ST para o F-35 diretamente. Se comprarmos os tais 27, a minha aposta é que 3 ficam nos States para treino e os outros 24 vêm equipar as duas esquadras.
« Última modificação: Junho 04, 2025, 04:00:45 pm por JohnM »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2996 em: Junho 04, 2025, 04:07:53 pm »
De onde é que tiraram essa dos 40000€ a hora de voo?

Enganei-me na moeda, não são euros mas sim USD.

É o valor do custo operacional do F-35, que varia entre os $33.000 e os $40.000 (só o valor da pintura, que tem que ser retocada a cada voo, deve ser bastante elevando), .enquanto o do F-16 anda perto dos $15.000 devido à sua idade e à  sua necessidade elevada de manutenção.
Por exemplo o custo do Gripen varia entre os $6.000 e os $9.000 e dizem que o Tucano anda perto dos $1.500.

Claro que tende a baixar, se bem que nunca deverá chegar perto do F-16.

https://air-cosmos.com/article/42-000-l-heure-de-vol-pour-le-f-35-le-cout-d-exploitation-ne-s-ameliore-pas-63814

40 000 € /hora

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2997 em: Junho 04, 2025, 04:50:18 pm »
Que parte de “dependendo do que se inclui nas contas” é que não dá para perceber? Eis o modo como a USAF faz as contas e que dão os tais $42,000 por hora para o F-35, mas que também são $27,000 para o F-16.

https://www.flyajetfighter.com/the-real-cost-of-an-hour-of-flight-time-for-the-f-35a-a-detailed-analysis/#:~:text=the%20F%2D35A-,The%20direct%20cost%20per%20flight%20hour%20of%20the%20F%2D35A,associated%20with%20operating%20the%20aircraft.

Outros sites dão $12,000 para o F-16… afinal em que ficamos? Convinha não acreditar cegamente na primeira busca Google que se faz, porque se acaba a comparar o comparar o incomparável.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2998 em: Junho 04, 2025, 05:38:50 pm »
Que parte de “dependendo do que se inclui nas contas” é que não dá para perceber? Eis o modo como a USAF faz as contas e que dão os tais $42,000 por hora para o F-35, mas que também são $27,000 para o F-16.

https://www.flyajetfighter.com/the-real-cost-of-an-hour-of-flight-time-for-the-f-35a-a-detailed-analysis/#:~:text=the%20F%2D35A-,The%20direct%20cost%20per%20flight%20hour%20of%20the%20F%2D35A,associated%20with%20operating%20the%20aircraft.

Outros sites dão $12,000 para o F-16… afinal em que ficamos? Convinha não acreditar cegamente na primeira busca Google que se faz, porque se acaba a comparar o comparar o incomparável.

E não são esses os custos diretos para operar o avião? Ou não?

Por exemplo, por esse link, o custo dum Rafale é de $20.000 por hora.

O custo anual do F-35 é de cerca de 5 milhões de dólares por ano (por avião), uma frota de 24 custa cerca de 120 milhões de dólares por ano (sem custos de estruturas, sobressalentes e formação). A FAP pode com esses custos?

Se neste momento têm um orçamento anual de 1.998,0 milhões de euros (incluindo aquisições) e é considerado curto, será que lhe vão aumentar o orçamento em mais 50% ou mais para ter os F-35?

São perguntas que se têm que fazer!
« Última modificação: Junho 04, 2025, 05:46:17 pm por oi661114 »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2999 em: Junho 04, 2025, 05:55:35 pm »
Que parte de “dependendo do que se inclui nas contas” é que não dá para perceber? Eis o modo como a USAF faz as contas e que dão os tais $42,000 por hora para o F-35, mas que também são $27,000 para o F-16.

https://www.flyajetfighter.com/the-real-cost-of-an-hour-of-flight-time-for-the-f-35a-a-detailed-analysis/#:~:text=the%20F%2D35A-,The%20direct%20cost%20per%20flight%20hour%20of%20the%20F%2D35A,associated%20with%20operating%20the%20aircraft.

Outros sites dão $12,000 para o F-16… afinal em que ficamos? Convinha não acreditar cegamente na primeira busca Google que se faz, porque se acaba a comparar o comparar o incomparável.

E não são esses os custos diretos para operar o avião? Ou não?

Por exemplo, por esse link, o custo dum Rafale é de $20.000 por hora.

O custo anual do F-35 é de cerca de 5 milhões de dólares por ano (por avião), uma frota de 24 custa cerca de 120 milhões de dólares por ano (sem custos de estruturas, sobressalentes e formação). A FAP pode com esses custos?

Se neste momento têm um orçamento anual de 1.998,0 milhões de euros (incluindo aquisições) e é considerado curto, será que lhe vão aumentar o orçamento em mais 50% ou mais para ter os F-35?

São perguntas que se têm que fazer!
Estes custos são com custos indiretos incluídos.

Claro que são perguntas  que têm que ser feitas, mas convém fazer as perguntas certas e ter os dados cerdos e equivalentes para todos os aviões. Por exemplo, os custos do Rafale, segundo este site, são ligeiramente mais baixos que os do F-16, mas se custos indiretos estão incluídos, então o custo de mão de obra, i.e., mecânicos, vai depender do país, por exemplo… a análise é muito mais complexa do que parece à primeira vista, por isso é preciso ter cuidado com as comparações. O que se sabe, de certeza, é que na análise de custos ao longo da vida do avião, a Finlândia e a Suíça ambas disseram que o F-35 tinha custos mais baixos… acreditam se quiserem…