F-35A Lightning II na FAP

• 3047 Respostas
  • 431741 Visualizações
*

Red Baron

• Investigador
  • 2921
  • Recebeu: 602 vez(es)
  • Enviou: 368 vez(es)
  • +178/-476
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #3000 em: Junho 04, 2025, 07:30:30 pm »
A USAF inclui todos os custos com a frota de aviões e depois divide pelas horas voadas.
Não é uma boa métrica para avaliar o custo real da hora de voo.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JohnM

*

JohnM

• Investigador
  • 1402
  • Recebeu: 919 vez(es)
  • Enviou: 431 vez(es)
  • +212/-47
« Responder #3001 em: Junho 04, 2025, 07:50:46 pm »
A USAF inclui todos os custos com a frota de aviões e depois divide pelas horas voadas.
Não é uma boa métrica para avaliar o custo real da hora de voo.
Concordo plenamente, e era esse exatamente o meu ponto, mas isso não impede que o pessoal veja um numero, neste caso $42,000/h, e venha logo para aqui mandar “bocas”. Se fizessem o tpc, faziam melhor figura…

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Red Baron

*

LM

• Investigador
  • 3172
  • Recebeu: 1438 vez(es)
  • Enviou: 4144 vez(es)
  • +2106/-118
« Responder #3002 em: Junho 04, 2025, 08:08:49 pm »
Se virmos apenas os custos de operação isto para mim é essencial para se ter uma opinião:

(...) O que se sabe, de certeza, é que na análise de custos ao longo da vida do avião, a Finlândia e a Suíça ambas disseram que o F-35 tinha custos mais baixos… acreditam se quiserem…
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

JohnM

• Investigador
  • 1402
  • +212/-47
« Responder #3003 em: Junho 04, 2025, 08:17:07 pm »
Se virmos apenas os custos de operação isto para mim é essencial para se ter uma opinião:

(...) O que se sabe, de certeza, é que na análise de custos ao longo da vida do avião, a Finlândia e a Suíça ambas disseram que o F-35 tinha custos mais baixos… acreditam se quiserem…
Se contarmos apenas os custos diretos, por exemplo, peças, consumíveis e combustível, ou contarmos os custos totais, incluindo indiretos, tais como salários, amortização do investimento em infra-estrutura, etc. os números são completamente diferentes. Façam as análises que quiserem, mas usem os mesmos elementos de avaliação para todos os aviões…

*

JohnM

• Investigador
  • 1402
  • +212/-47
« Responder #3004 em: Junho 04, 2025, 08:25:35 pm »
Fabricante do F-35 assina acordo para procurar fornecedores portugueses

O acordo assinado entre a Lockheed Martin e o AED Cluster Portugal visa a colaboração na identificação de membros da AED que podem “trabalhar com a Lockheed Martin para implementar projetos potenciais de cooperação industrial” no caso do Governo português comprar F-35, segundo o documento assinado hoje.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/fabricante-do-f-35-assina-acordo-para-procurar-fornecedores-portugueses/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
Para mim o mais interessante desta notícia é a demonstração de que por vezes ser idiota compensa… o que foi claramente um deslize, digamos um pensamento dito em voz alta, pelo Nuno Melo, acabou por gerar pânico em Washington e na LM e esta viu-se obrigada a vir a terreiro tentar fechar o negócio, trazendo benefícios à indústria portuguesa que de outro modo provavelmente não trariam…

Onde é que anda o Gripas? Agora que vai haver envolvimento da indústria portuguesa, será que ele já apoia o F-35?
« Última modificação: Junho 04, 2025, 08:26:49 pm por JohnM »

*

LM

• Investigador
  • 3172
  • Recebeu: 1438 vez(es)
  • Enviou: 4144 vez(es)
  • +2106/-118
« Responder #3005 em: Junho 04, 2025, 08:32:19 pm »
O Gripas não foi "expulso" (ie suspenso - mas no fundo, tendo em conta a sanção) durante 6 meses?

Talvez não me tenha explicado bem nos custos pelos Suíços e Filandeses - tendo em conta quem os fez (tiveram meios e costumam saber o que fazem) é para mim um dos poucos dados sólidos quando se fala em custos.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

JohnM

• Investigador
  • 1402
  • +212/-47
« Responder #3006 em: Junho 04, 2025, 08:41:28 pm »
O Gripas não foi "expulso" (ie suspenso - mas no fundo, tendo em conta a sanção) durante 6 meses?

Talvez não me tenha explicado bem nos custos pelos Suíços e Filandeses - tendo em conta quem os fez (tiveram meios e costumam saber o que fazem) é para mim um dos poucos dados sólidos quando se fala em custos.
Não sabia que ele tinha sido suspenso, lol… vou sentir falta do comic relief, mas o tipo conseguia destruir qualquer discussão… só se perderam as que caíram no chão, como diz o povo…

Quanto aos custos, sim, esse também é o padrão pelo qual me guio… acho que suíços e finlandeses sabem fazer contas e puderam comparar diretamente os números… por exemplo é preciso no esquecer que os custos indiretos são praticamente os mesmos para todos os aviões e que as grandes diferenças são nos custos diretos. Mas como os custos totais incluem os indiretos, uma diferença de 40% nos custos diretos pode transformar-se numa diferença de apenas 15% nos custos totais. Isto é um exemplo genérico, não sei quais são os valores que a FAP está a usar para fazer as suas contas (os famosos 5.5 Bi€ ao longo de 20 anos para 27 aviões) ou que os finlandeses, suíços e todos os outros usaram nos seus casos.

*

Pilotasso

• Membro
  • *
  • 120
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +48/-11
« Responder #3007 em: Junho 04, 2025, 08:44:24 pm »
inflelizmente seja qual for a metrica os custos de operação certamente não serão os mesmos que o do F-16, por falta de outras alternativas de 5ª geração, e a 6ª para já parece padecer do mesmo mal ou ser ainda pior...
« Última modificação: Junho 04, 2025, 08:44:38 pm por Pilotasso »

*

JohnM

• Investigador
  • 1402
  • +212/-47
« Responder #3008 em: Junho 04, 2025, 08:51:37 pm »
inflelizmente seja qual for a metrica os custos de operação certamente não serão os mesmos que o do F-16, por falta de outras alternativas de 5ª geração, e a 6ª para já parece padecer do mesmo mal ou ser ainda pior...
Isso é basicamente um dado adquirido. Os custos diretos de operação de um avião de 5a geração serão obrigatoriamente maiores que um de 4a geração e menores que um de 6a… sejam eles quais forem…

*

Ghidra

• Membro
  • *
  • 223
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • Enviou: 64 vez(es)
  • +195/-96
  • 🙈🙉🙊
« Responder #3009 em: Junho 04, 2025, 09:03:47 pm »

O acordo assinado entre a Lockheed Martin e o AED Cluster Portugal visa a colaboração na identificação de membros da AED que podem “trabalhar com a Lockheed Martin para implementar projetos potenciais de cooperação industrial” no caso do Governo português comprar F-35, segundo o documento assinado hoje.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/fabricante-do-f-35-assina-acordo-para-procurar-fornecedores-portugueses/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
Para mim o mais interessante desta notícia é a demonstração de que por vezes ser idiota compensa… o que foi claramente um deslize, digamos um pensamento dito em voz alta, pelo Nuno Melo, acabou por gerar pânico em Washington e na LM e esta viu-se obrigada a vir a terreiro tentar fechar o negócio, trazendo benefícios à indústria portuguesa que de outro modo provavelmente não trariam…

Onde é que anda o Gripas? Agora que vai haver envolvimento da indústria portuguesa, será que ele já apoia o F-35?
Foi as declarações de um ministro da defesa português com maior impacto global não me lembro de mais  :mrgreen:

*

JohnM

• Investigador
  • 1402
  • +212/-47
« Responder #3010 em: Junho 04, 2025, 09:05:55 pm »

Foi as declarações de um ministro da defesa português com maior impacto global não me lembro de mais  :mrgreen:
Nem eu… 😂

*

nelson38899

• Investigador
  • 5600
  • Enviou: 877 vez(es)
  • +733/-2707
« Responder #3011 em: Junho 04, 2025, 09:45:09 pm »
Não me levem a mal, mas acho que vamos ter surpresas, nos próximos anos.

Este ano no evento onde estive, tiveram a Airbus, a SAAB e a LM a vender os seus caças, enquanto no ano passado eram só beijos e abraços do maioral ta FAP, este ano ele recusou-se a ver as apresentações destas empresas.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23198
  • Recebeu: 4210 vez(es)
  • Enviou: 2968 vez(es)
  • +2976/-4535
« Responder #3012 em: Junho 04, 2025, 11:17:01 pm »
Não me digas que vamos comprar o J35! :o  :mrgreen:

Não leves a mal a piada.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

*

LightningBolt

• Membro
  • *
  • 127
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 503 vez(es)
  • +15/-50
« Responder #3013 em: Junho 04, 2025, 11:29:52 pm »

Este ano no evento onde estive, tiveram a Airbus, a SAAB e a LM a vender os seus caças, enquanto no ano passado eram só beijos e abraços do maioral ta FAP, este ano ele recusou-se a ver as apresentações destas empresas.

?? ???
« Última modificação: Junho 04, 2025, 11:30:27 pm por LightningBolt »

*

JohnM

• Investigador
  • 1402
  • +212/-47
« Responder #3014 em: Junho 04, 2025, 11:40:02 pm »

Deve ter levado um raspanete por andar a dizer coisas sem autorização…

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt