F-35A Lightning II na FAP

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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2670 em: Abril 18, 2025, 10:04:25 pm »
Que boa notícia!

OGMA, do Grupo Embraer, poderá fabricar os Gripen portugueses, caso o país feche com a Saab
...
Assim, além de vir a produzir os Gripen do Brasil, da Colômbia (e, provavelmente, do Peru) em sua sede no Brasil, a Embraer também teria uma forte participação na produção das aeronaves suecas destinadas a Portugal e, por que não, a outros países europeus e não europeus, haja vista que, com isso, a fabricante sueca diversificaria as unidades produtivas e agilizaria seus prazos de entrega, obtendo mais um trunfo sobre a concorrência.
...

https://www.lrcadefenseconsulting.com/2025/04/ogma-do-grupo-embraer-podera-fabricar.html

Sds

Boa notícia para quem? Só se for para os infiltrados da Embraer.

Só este parágrafo diz tudo da credibilidade  ;)
"O excelente artigo de Bulgarian Military detalha o assunto e levanta a possibilidade de os Gripen portugueses, caso seja fechado o negócio, serem produzidos pela OGMA, uma gigante aeroespacial portuguesa que tem a Embraer como a principal acionista."
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2671 em: Abril 18, 2025, 10:27:36 pm »
Que boa notícia!

OGMA, do Grupo Embraer, poderá fabricar os Gripen portugueses, caso o país feche com a Saab
...
Assim, além de vir a produzir os Gripen do Brasil, da Colômbia (e, provavelmente, do Peru) em sua sede no Brasil, a Embraer também teria uma forte participação na produção das aeronaves suecas destinadas a Portugal e, por que não, a outros países europeus e não europeus, haja vista que, com isso, a fabricante sueca diversificaria as unidades produtivas e agilizaria seus prazos de entrega, obtendo mais um trunfo sobre a concorrência.
...

https://www.lrcadefenseconsulting.com/2025/04/ogma-do-grupo-embraer-podera-fabricar.html

Sds

Boa notícia para quem? Só se for para os infiltrados da Embraer.

Só este parágrafo diz tudo da credibilidade  ;)
"O excelente artigo de Bulgarian Military detalha o assunto e levanta a possibilidade de os Gripen portugueses, caso seja fechado o negócio, serem produzidos pela OGMA, uma gigante aeroespacial portuguesa que tem a Embraer como a principal acionista."


 ;)

Não dou muita credibilidade.

Mas eu sou bom observador.
E há um padrão que já identifiquei no Forum.

Quando o Charlie Jaguar começa a ver infiltrados...
... é sinal que algo vai acontecer que ele não quer que aconteça.

Yá?

 ;)
« Última modificação: Abril 18, 2025, 10:28:31 pm por saabGripen »
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2672 em: Abril 18, 2025, 10:40:38 pm »
Que boa notícia!

OGMA, do Grupo Embraer, poderá fabricar os Gripen portugueses, caso o país feche com a Saab
...
Assim, além de vir a produzir os Gripen do Brasil, da Colômbia (e, provavelmente, do Peru) em sua sede no Brasil, a Embraer também teria uma forte participação na produção das aeronaves suecas destinadas a Portugal e, por que não, a outros países europeus e não europeus, haja vista que, com isso, a fabricante sueca diversificaria as unidades produtivas e agilizaria seus prazos de entrega, obtendo mais um trunfo sobre a concorrência.
...

https://www.lrcadefenseconsulting.com/2025/04/ogma-do-grupo-embraer-podera-fabricar.html

Sds

Boa notícia para quem? Só se for para os infiltrados da Embraer.

Só este parágrafo diz tudo da credibilidade  ;)
"O excelente artigo de Bulgarian Military detalha o assunto e levanta a possibilidade de os Gripen portugueses, caso seja fechado o negócio, serem produzidos pela OGMA, uma gigante aeroespacial portuguesa que tem a Embraer como a principal acionista."


 ;)

Não dou muita credibilidade.

Mas eu sou bom observador.
E há um padrão que já identifiquei no Forum.

Quando o Charlie Jaguar começa a ver infiltrados...
... é sinal que algo vai acontecer que ele não quer que aconteça.

Yá?

 ;)


Alto!

Fui ao chatGPT e perguntei;

What is bulgarianmilitary.com?
Is it considered credible?

Sugiro fazerem o mesmo.

O CharlieJaguar vai ver mais infiltrados.

Ya.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2673 em: Abril 18, 2025, 11:39:51 pm »
Não estou a perceber tanta polémica. Não tenjo dúvida de que a Saab está a tentar vender o seu menino usando para isso a influência da Embraer nos corredores do poder em Portugal.

A questão é se o Gripen E é a melhor opção para a FAP e que projecto isso nos colocaria no futuro.

Para mim e já cá disse aqui várias vezes, a opção mais racional passaria pela aquisição do Rafale F3 em segunda mão e moderniza-lo como tem sido a realidade do F16 AM/BM. Para posteriormente entrar no FCAS.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2674 em: Abril 19, 2025, 12:00:59 am »
Não estou a perceber tanta polémica. Não tenjo dúvida de que a Saab está a tentar vender o seu menino usando para isso a influência da Embraer nos corredores do poder em Portugal.

A questão é se o Gripen E é a melhor opção para a FAP e que projecto isso nos colocaria no futuro.

Para mim e já cá disse aqui várias vezes, a opção mais racional passaria pela aquisição do Rafale F3 em segunda mão e moderniza-lo como tem sido a realidade do F16 AM/BM. Para posteriormente entrar no FCAS.


Cuidado.
Aqui rápido viras infiltrado.

 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2675 em: Abril 19, 2025, 12:51:20 am »
Não estou a perceber tanta polémica. Não tenjo dúvida de que a Saab está a tentar vender o seu menino usando para isso a influência da Embraer nos corredores do poder em Portugal.

A questão é se o Gripen E é a melhor opção para a FAP e que projecto isso nos colocaria no futuro.

Para mim e já cá disse aqui várias vezes, a opção mais racional passaria pela aquisição do Rafale F3 em segunda mão e moderniza-lo como tem sido a realidade do F16 AM/BM. Para posteriormente entrar no FCAS.

A polémica, é que o negócio dos Gripen não faria qualquer sentido. Fabricar em Portugal um avião que não tem clientes suficientes, não faz sentido nenhum. O mercado do Gripen já era curto, e agora vai reduzir ainda mais com o surgimento do Kaan e KF-21, que roubaram o papel das "opções low cost".
O que iria acontecer, era o fabrico do avião, e depois lidar com uma onda de despedimentos por falta de encomendas.

Comprar Gripen E novos não nos colocaria em projecto nenhum, até porque não ias comprar um caça novo durante os próximos 40 anos, depois de teres torrado 5000M num 4.5G novo.

Quanto aos Rafale... e os custos dessa brincadeira? 24 ou mais Rafale em segunda-mão não ficariam nada baratos, depois ainda queres espetar em cima um upgrade? Quase duplicando o valor gasto na aquisição?  Quando desses conta, tinhas gasto o equivalente a 2/3 do valor que gastarias em aviões novos, como solução "stop-gap". Depois desta despesa, toca a gastar uns 6000-7000M no FCAS. E com tanto dinheiro gasto, nem munições compravas em quantidade suficiente.
 
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mayo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2676 em: Abril 19, 2025, 12:56:33 am »
Já o disse antes, a solução é fazer o upgrade para V dos F-16s e comprar o FCAS quando este tiver pronto !

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2677 em: Abril 19, 2025, 09:37:59 am »
Dc os Rafales em segunda mão ficariam mais baratos do que F16 ou Gripen novos. Ninguém se queixa quando falamos de mais uma modernização dos nossos F16, mas agora já há problema?

« Última modificação: Abril 19, 2025, 03:09:01 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2678 em: Abril 19, 2025, 10:31:24 am »

O Forum é engraçado.

Há aqui quem passou uma década á procura de duas Marlins.
Agora foi lançado o concurso para 30 Marlins, estão disponíveis 100 páginas com os requisitos da Marinha e...
Ninguém quer saber de Marlins.

O mesmo vai acontecer quado forem conhacidas as propostas para os caças.
Sem espaço para inventar, vão passar a falar de Fragatas.

Portugal não precisa do melhor caça, precisa do melhor negócio.
As propostas  de negócio são  desconhecidas neste momento.

Eu posso ser um infiltrado, mas não sou burro.
 

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MMaria

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2679 em: Abril 19, 2025, 12:12:51 pm »
É curioso porque no fim o debate se resume a: 4,5g x 5g.

Assim, a conclusão é que no caso de ser um 4,5 qualquer um serve, novo, usado ou 'recondicionado'. MENOS o Gripen: esse é lixo.
Motivo: as necessidades de defesa de Portugal são MUITO maiores que as da Suécia, um país minúsculo e irrelevante no contexto europeu.

Sds
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2680 em: Abril 19, 2025, 12:38:55 pm »
É curioso porque no fim o debate se resume a: 4,5g x 5g.

Assim, a conclusão é que no caso de ser um 4,5 qualquer um serve, novo, usado ou 'recondicionado'. MENOS o Gripen: esse é lixo.
Motivo: as necessidades de defesa de Portugal são MUITO maiores que as da Suécia, um país minúsculo e irrelevante no contexto europeu.

Sds

Só vejo uma justificação.
É o Brasil os ter adquirido antes de nós.

Mas eu penso que em breve as coisas vão mudar.
As propostas vão ser tornadas públicas.

Isso vai eliminar o papel desempenhado hoje pelos "grandes inventores" do Forum    e aqueles que nunca lêem nada.

Até é possível  que o debate sobre o novo caça morra aí mesmo e não se fale mais no assunto.
Quando for escolhido um, vai haver críticas.
Quando chegar o primeiro, um dos iluminati vai adorar e os outros vão atrás.

« Última modificação: Abril 19, 2025, 12:43:32 pm por saabGripen »
 
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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2681 em: Abril 19, 2025, 01:45:51 pm »
É curioso porque no fim o debate se resume a: 4,5g x 5g.

Assim, a conclusão é que no caso de ser um 4,5 qualquer um serve, novo, usado ou 'recondicionado'. MENOS o Gripen: esse é lixo.
Motivo: as necessidades de defesa de Portugal são MUITO maiores que as da Suécia, um país minúsculo e irrelevante no contexto europeu.

Sds

Talvez tenhas razão nessa "impressão" e essa tendência tem alguma justificação - a única hipótese para a compra de um modelo, novo, 4.5G que tem tido, há muitos meses, defensor aqui tem sido o Gripen; logo esse modelo é o criticado.

Quando a decisão for comprar um modelo 4.5G novo - e a esmagadora maioria é contra, eu incluído - aí poderá haver um debate sobre os méritos Gripen vs Typhoon vs Rafale mais equilibrado.

   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2682 em: Abril 19, 2025, 02:07:14 pm »
É curioso porque no fim o debate se resume a: 4,5g x 5g.

Assim, a conclusão é que no caso de ser um 4,5 qualquer um serve, novo, usado ou 'recondicionado'. MENOS o Gripen: esse é lixo.
Motivo: as necessidades de defesa de Portugal são MUITO maiores que as da Suécia, um país minúsculo e irrelevante no contexto europeu.

Sds

Talvez tenhas razão nessa "impressão" e essa tendência tem alguma justificação - a única hipótese para a compra de um modelo, novo, 4.5G que tem tido, há muitos meses, defensor aqui tem sido o Gripen; logo esse modelo é o criticado.

Quando a decisão for comprar um modelo 4.5G novo - e a esmagadora maioria é contra, eu incluído - aí poderá haver um debate sobre os méritos Gripen vs Typhoon vs Rafale mais equilibrado.

 


O teu comentario revela o maior problema do Forum no que diz respeito ao novo caça.
Não se pode tratar de um debate sobre os méritos de caças.
Será um debate sobre os méritos de caças e o negócio proposto em torno de cada um. Coisa que neste momento  desconhecemos.

Os foristas, em geral, consideram o negócio "político-económico" proposto por um construtor como um crime.
Na realidade, a compra de um caça sem qualquer negócio político-económico associado é que é um crime.

« Última modificação: Abril 19, 2025, 02:09:09 pm por saabGripen »
 

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2683 em: Abril 19, 2025, 03:10:33 pm »
Para mim um debate sobre os méritos inclui - e muito - as condições "do negócio"... podemos, obviamente, considerar a parte técnica separadamente - mas o negócio inclui (ou deve incluir) todas as variáveis. No meu caso até prefiro - se tiver de ser 4.5G novos - o mais barato (na esperança que venha o 6.0, ASAP, depois).   
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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2684 em: Abril 19, 2025, 03:15:53 pm »
É curioso porque no fim o debate se resume a: 4,5g x 5g.

Assim, a conclusão é que no caso de ser um 4,5 qualquer um serve, novo, usado ou 'recondicionado'. MENOS o Gripen: esse é lixo.

Da minha parte nunca leste semelhante coisa.

Citar
Motivo: as necessidades de defesa de Portugal são MUITO maiores que as da Suécia, um país minúsculo e irrelevante no contexto europeu.

Sds

Estás a comparar um país que fabrica o caça em questão, com outro que não fabrica e como tal será simplesmente um simples cliente.

O Gripen E já foi desenvolvido, sendo que criar uma linha de montagem como já tivemosnpara os F16, não significará algo significativo. Já entrar num projecto para o futuro como o FCAS, poderá muitos dividendos à indústria nacional, tal como deu o KC390, certo?!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.