F-35A Lightning II na FAP

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2640 em: Abril 17, 2025, 10:16:49 am »
A Alemanha comprou F-35 para transportar bombas atómicas americanas.
O kill-switch para o F-35 não interessa aos alemães para nada porque o que está em causa é o kill-switch para as bombas.
Ou seja, a desconfiança de que, quando a Europa estiver aflita, os americanos neguem o uso das bombas.

O problema não é kill-coisa-nenhuma.
O problema é confiar no aliado ou não confiar.
Se as vendas dos primeiros F-35 estivessem a começar agora e nunhum país tivesse metido dinheiro no desenvolvimento - com o Trump no poder a fazer o que está a fazer, quantos compravam o avião?

Essa é essa.
« Última modificação: Abril 17, 2025, 10:18:47 am por saabGripen »
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2641 em: Abril 17, 2025, 10:54:51 am »
https://www.lrcadefenseconsulting.com/2025/04/caca-turco-de-5-geracao-tai-tf-kaan.html

Citar
Caça turco de 5ª geração TAI TF KAAN atrai a atenção mundial, inclusive do Brasil

*LRCA Defense Consulting - 14/04/2026

No dia 07 de abril, após a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para explorar uma potencial cooperação industrial entre a Turkish Aerospace e a Embraer, esta Consultoria noticiava, em caráter pioneiro no mundo, que tal acordo de colaboração industrial poderá ir muito além da produção dos E Jets E2 na Turquia, passando pela aquisição do C-390 pelo país e até pela produção conjunta do caça de 5ª geração KAAN, em desenvolvimento pela Turquia.



https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/futuro-caca-turco-conta-com-suporte-de-empresa-do-brasil_7716.html

Citar
Em 18 de novembro de 2021, foi anunciado que a empresa brasileira Akaer estará envolvida na produção do Hurnet, a empresa fará parte do projeto estrutural, do cálculo estrutural e das instalações das partes traseira e central da fuselagem.



Saudações

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2642 em: Abril 17, 2025, 10:55:29 am »
Eu tenho sido consistente em dizer aqui que Portugal não precisa do melhor caça, precisa do melhor negócio.

Visão de merceeiro, yá!  ::)

E logo o interesse da Saab que é "muito alto"

Vá lá saber-se porquê. Mas o distribuidor de broch_uras poderá explicar  c56x1


Tentei entender esta tua rês-posta.
Mas os conceitos que usas são demasiado complexos para mim.

Compreendo perfeitamente  c56x1
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2643 em: Abril 17, 2025, 10:56:48 am »
Se as vendas dos primeiros F-35 estivessem a começar agora e nunhum país tivesse metido dinheiro no desenvolvimento - com o Trump no poder a fazer o que está a fazer, quantos compravam o avião?

Essa é essa.

E se a minha avó tivesse rodas era um camião. É mesmo essa lógica básica que queres usar?  ::)

E o facto do Lockheed Martin F-35 Lightning II ter sempre ficado em primeiro lugar em todos os países onde foram abertos concursos para a aquisição de novos caças? Pois, isso para a tua retórica de vendedor de banha da cobra é que já não dá jeito nenhum mencionar.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2644 em: Abril 17, 2025, 11:10:48 am »
Eu tenho sido consistente em dizer aqui que Portugal não precisa do melhor caça, precisa do melhor negócio.

Visão de merceeiro, yá!  ::)

No entanto é o que irá acontecer... especialmente se a Força Aérea não tiver "2 dedos de testa" ao apresentar as necessidades; será que terá o discernimento em defender ficar com aviões "velhos" (mesmo que com upgrade V) e aguardar por uma "6ª geração" ou vai preferir aviões novos ASAP, mesmo que 4.5G?

O F35 neste momento - por muito que seja 5G, que os outros tenham, etc - são "tóxicos"... e uns "Embraer Suecos" com outros incentivos podem ser muito apelativos a quem paga.

Não tenho problemas em colocar a aviação de caça num "2º plano" e investir mais em fragatas, submarino (e substituto do P3, ter munições, etc).

Alguma vez os F-16 foram os melhores caças disponíveis? foram o supra sumo da aviação? eu acho que não, principalmente na altura que os recebemos (e depois quando atualizamos os primeiros MLU) já havia opções muito melhores, e isso nunca foi um problema (discutido aqui), por isso também estou consigo, nunca tivemos os melhores caças de topo, por isso penso que podemos aguentar mais uns anos sem eles (caças de topo).

Com isto não estou a dizer que não preferia o F-35 (antes de Trump), nem que devemos ter caças obsoletos (não considero os caças 4.5g modernos sejam obsoletos), simplesmente acho tal como aconteceu até aqui podemos sobreviver com caças modernos de 4.5 geração até aparecer uma opção viável de 5 ou 6 geração Europeia.
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2645 em: Abril 17, 2025, 11:12:37 am »
Se as vendas dos primeiros F-35 estivessem a começar agora e nunhum país tivesse metido dinheiro no desenvolvimento - com o Trump no poder a fazer o que está a fazer, quantos compravam o avião?

Essa é essa.

E se a minha avó tivesse rodas era um camião. É mesmo essa lógica básica que queres usar?  ::)

E o facto do Lockheed Martin F-35 Lightning II ter sempre ficado em primeiro lugar em todos os países onde foram abertos concursos para a aquisição de novos caças? Pois, isso para a tua retórica de vendedor de banha da cobra é que já não dá jeito nenhum mencionar.

Eu não uso lógica básica.
Tu usas compreensão básica.

O que ganha um concurso é o que melhor cumpre os requisitos estabelecidos.

Portugal faz um concurso em que um requisito essencial é o avião ser europeu e ---- PUFF --- lá se vai o F-35.

E é perfeitamente legítimo.

Basicamente, consegues entender?

 

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Vicente de Lisboa

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2646 em: Abril 17, 2025, 11:22:49 am »
Por este andar ainda vamos é comprar uns J-35 e ficar todos satisfeitos  :mrgreen:
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2647 em: Abril 17, 2025, 12:31:40 pm »
Boa tarde

Pelo histórico de Portugal, não compras nada, nem decides nada para lá de 2030, quando os atuais f16 tiverem mesmo nas ultimas.





 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2648 em: Abril 17, 2025, 03:02:30 pm »
Concursos para quê?  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2649 em: Abril 17, 2025, 03:22:30 pm »
Concursos para quê?  :mrgreen:

Quem quiser colocar cá no burgo uma fabrica de caças tem a vitória garantida.  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:
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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2650 em: Abril 17, 2025, 03:53:20 pm »


Acho que vem aí uma Epístula do dc aos Passarinhos.

             :bang:      Stop Gap     :bang:   
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2651 em: Abril 17, 2025, 05:36:12 pm »
Alguma vez os F-16 foram os melhores caças disponíveis? foram o supra sumo da aviação? eu acho que não, principalmente na altura que os recebemos (e depois quando atualizamos os primeiros MLU) já havia opções muito melhores, e isso nunca foi um problema (discutido aqui), por isso também estou consigo, nunca tivemos os melhores caças de topo, por isso penso que podemos aguentar mais uns anos sem eles (caças de topo).

Com isto não estou a dizer que não preferia o F-35 (antes de Trump), nem que devemos ter caças obsoletos (não considero os caças 4.5g modernos sejam obsoletos), simplesmente acho tal como aconteceu até aqui podemos sobreviver com caças modernos de 4.5 geração até aparecer uma opção viável de 5 ou 6 geração Europeia.

Excepto que quando comprámos F-16, não havia "5a Geração", e portanto os nossos F-16 pecavam por não ser a variante mais avançada da altura (porque não quisemos gastar logo o dinheiro, optando por modernizar mais tarde, e avançando com outros programas em simultâneo, como a compra das VdG), mas estavam no mesmo patamar geracional dos restantes.
Só em 2005 é que surgiu oficialmente o F-22, mas como não o vendiam a ninguém, não conta para a estatística, até chegar o F-35 e os 5G chineses e russo.

Na compra do novo caça, optar por um 4.5G, não só representa um atraso geracional face aos 5G, como este avião irá que operar durante décadas num mundo com caças 5G e 6G cada vez mais comuns.

Não é nem de perto nem de longe comparável.

No entanto é o que irá acontecer... especialmente se a Força Aérea não tiver "2 dedos de testa" ao apresentar as necessidades; será que terá o discernimento em defender ficar com aviões "velhos" (mesmo que com upgrade V) e aguardar por uma "6ª geração" ou vai preferir aviões novos ASAP, mesmo que 4.5G?

O F35 neste momento - por muito que seja 5G, que os outros tenham, etc - são "tóxicos"... e uns "Embraer Suecos" com outros incentivos podem ser muito apelativos a quem paga.

Não tenho problemas em colocar a aviação de caça num "2º plano" e investir mais em fragatas, submarino (e substituto do P3, ter munições, etc).

O único incentivo que o "Embraer Sueco" possa ter, é a nível de propaganda e desinformação. Não existe uma única razão para comprar este avião.

Se é para procurar um avião Tier 2 novo a curto prazo, entramos no programa do KF-21, que a Coreia do Sul procura parceiros neste momento, e trazemos a montagem para cá. Eventualmente será desenvolvido uma variante 5G do avião.

Se queremos uma solução temporária, é modernizar os F-16, pelo menos os que estão em melhores condições, e adiar a decisão mais uns anos.

Se necessário, adquirir um caça em segunda mão europeu (~16 unidades) para complementar os F-16 modernizados, se o preço compensar. Se o preço dos caças usados não valer a pena, pode-se comprar um batch inicial de F-35, ou KF-21, resolvendo metade do problema.

Substituir a totalidade da frota F-16 por eurocanards, só se forem usados e por um excelente preço, que justifique o esforço logístico e o anos de adaptação.

Se a intenção for mesmo gastar uns 5000M em caças novos, num espaço de tempo relativamente curto, a opção lógica é o F-35, os 4.5G são desperdício de dinheiro.

E no meio disto tudo, não pode faltar armamento para os caças. Estourar milhares de milhões para ter caças desarmados, não tem nexo.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2652 em: Abril 17, 2025, 05:48:43 pm »
Comprar agora o F-35 seria um desperdício de dinheiro quand daqui a 15 anos temos um 6G europeu !
 
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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2653 em: Abril 17, 2025, 06:31:30 pm »

O único incentivo que o "Embraer Sueco" possa ter, é a nível de propaganda e desinformação. Não existe uma única razão para comprar este aviâo...
 


Esta afirmaçào é falsa.
O incentivo é desconhecido.
Mas vai haver um.

Esta afirmação anula toda a restante palha que aqui foi espalhada.

Se sou vendedor, vais te ter que ser melhor vendedor que eu.
Tás f@dido porque nem tu nem todos os teus amigos juntos.

« Última modificação: Abril 17, 2025, 06:34:50 pm por saabGripen »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2654 em: Abril 17, 2025, 09:01:41 pm »
Alguma vez os F-16 foram os melhores caças disponíveis? foram o supra sumo da aviação? eu acho que não, principalmente na altura que os recebemos (e depois quando atualizamos os primeiros MLU) já havia opções muito melhores, e isso nunca foi um problema (discutido aqui), por isso também estou consigo, nunca tivemos os melhores caças de topo, por isso penso que podemos aguentar mais uns anos sem eles (caças de topo).

Com isto não estou a dizer que não preferia o F-35 (antes de Trump), nem que devemos ter caças obsoletos (não considero os caças 4.5g modernos sejam obsoletos), simplesmente acho tal como aconteceu até aqui podemos sobreviver com caças modernos de 4.5 geração até aparecer uma opção viável de 5 ou 6 geração Europeia.

Excepto que quando comprámos F-16, não havia "5a Geração", e portanto os nossos F-16 pecavam por não ser a variante mais avançada da altura (porque não quisemos gastar logo o dinheiro, optando por modernizar mais tarde, e avançando com outros programas em simultâneo, como a compra das VdG), mas estavam no mesmo patamar geracional dos restantes.
Só em 2005 é que surgiu oficialmente o F-22, mas como não o vendiam a ninguém, não conta para a estatística, até chegar o F-35 e os 5G chineses e russo.

Na compra do novo caça, optar por um 4.5G, não só representa um atraso geracional face aos 5G, como este avião irá que operar durante décadas num mundo com caças 5G e 6G cada vez mais comuns.

Não é nem de perto nem de longe comparável.

(...)

Esta-me então a dizer que quando surgiu o F-16 MLU não havia aviões muito melhores? (tanto quanto me lembro até já havia aviões Stealth)

Tudo isso é válido tal como é válido afirmar que de nada serve ter um caça de 5ª geração (F-35) se para o usarmos temos que andar de joelhos a dar o cu aos Greats.

A questão é essa, a politica externa do EUA mudou, e ainda vai piorar, e dificilmente mesmo sem Trump não vai voltar ao que era.

PS: Por exemplo, se tivessem lido o artigo Francês tinham lido que os Franceses acham que o Futuro passa por ter Drones/Wingmans de 5 e 6 geração (actualmente é dificil dizer o que os distingue, pois o que está planeado é mais um evolução do que um salto geracional) a acompanhar caças de 4.5 geração que serão os cavalos de carga baratos para largar chumbo.
« Última modificação: Abril 17, 2025, 09:09:18 pm por os_pero »