Alguma vez os F-16 foram os melhores caças disponíveis? foram o supra sumo da aviação? eu acho que não, principalmente na altura que os recebemos (e depois quando atualizamos os primeiros MLU) já havia opções muito melhores, e isso nunca foi um problema (discutido aqui), por isso também estou consigo, nunca tivemos os melhores caças de topo, por isso penso que podemos aguentar mais uns anos sem eles (caças de topo).
Com isto não estou a dizer que não preferia o F-35 (antes de Trump), nem que devemos ter caças obsoletos (não considero os caças 4.5g modernos sejam obsoletos), simplesmente acho tal como aconteceu até aqui podemos sobreviver com caças modernos de 4.5 geração até aparecer uma opção viável de 5 ou 6 geração Europeia.
Excepto que quando comprámos F-16, não havia "5a Geração", e portanto os nossos F-16 pecavam por não ser a variante mais avançada da altura (porque não quisemos gastar logo o dinheiro, optando por modernizar mais tarde, e avançando com outros programas em simultâneo, como a compra das VdG), mas estavam no mesmo patamar geracional dos restantes.
Só em 2005 é que surgiu oficialmente o F-22, mas como não o vendiam a ninguém, não conta para a estatística, até chegar o F-35 e os 5G chineses e russo.
Na compra do novo caça, optar por um 4.5G, não só representa um atraso geracional face aos 5G, como este avião irá que operar durante décadas num mundo com caças 5G e 6G cada vez mais comuns.
Não é nem de perto nem de longe comparável.
No entanto é o que irá acontecer... especialmente se a Força Aérea não tiver "2 dedos de testa" ao apresentar as necessidades; será que terá o discernimento em defender ficar com aviões "velhos" (mesmo que com upgrade V) e aguardar por uma "6ª geração" ou vai preferir aviões novos ASAP, mesmo que 4.5G?
O F35 neste momento - por muito que seja 5G, que os outros tenham, etc - são "tóxicos"... e uns "Embraer Suecos" com outros incentivos podem ser muito apelativos a quem paga.
Não tenho problemas em colocar a aviação de caça num "2º plano" e investir mais em fragatas, submarino (e substituto do P3, ter munições, etc).
O único incentivo que o "Embraer Sueco" possa ter, é a nível de propaganda e desinformação. Não existe uma única razão para comprar este avião.
Se é para procurar um avião Tier 2
novo a curto prazo, entramos no programa do KF-21, que a Coreia do Sul procura parceiros neste momento, e trazemos a montagem para cá. Eventualmente será desenvolvido uma variante 5G do avião.
Se queremos uma solução temporária, é modernizar os F-16, pelo menos os que estão em melhores condições, e adiar a decisão mais uns anos.
Se necessário, adquirir um caça em segunda mão europeu (~16 unidades) para complementar os F-16 modernizados, se o preço compensar. Se o preço dos caças usados não valer a pena, pode-se comprar um batch inicial de F-35, ou KF-21, resolvendo metade do problema.
Substituir a totalidade da frota F-16 por eurocanards, só se forem usados e por um excelente preço, que justifique o esforço logístico e o anos de adaptação.
Se a intenção for mesmo gastar uns 5000M em caças novos, num espaço de tempo relativamente curto, a opção lógica é o F-35, os 4.5G são desperdício de dinheiro.
E no meio disto tudo, não pode faltar armamento para os caças. Estourar milhares de milhões para ter caças desarmados, não tem nexo.