F-35A Lightning II na FAP

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os_pero

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2715 em: Abril 23, 2025, 09:27:53 am »
Brevemente quando os EUA concordarem com as condições Russas para a um acordo de paz na Ucrânia mas esta não concordar e a Europa apoiar a decisão da Ucrânia e não levantar as sanções à Russia, quero ver depois a reação dos que ainda acreditam que é possível depender da América de Trump quando ele começar a "disparar" contra nós, ou quando ele "obrigar" a Europa a alinhar-se com a estratégia (tarifas e isolamento) dos EUA contra a China, ou se ele insistir na história da Gronelândia, ou qualquer outra ideia parva que lhe surja. (lembrem-se que ele só está à 3/4 meses lá)

PS: Como o partido democrata anda e com a polarização da política dos EUA, não me admiro que JD Vance vença a próxima eleição.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2716 em: Abril 23, 2025, 09:52:30 am »
Independentemente de preferências pessoais, é interessante verificar que há foristas que têm ataques de otimismo cada vez que o CEMFA abre a boca para falar do F-35.

Eu vou apenas repetir;
O que eu quero, e o que acredito que vai acontecer, é um concurso com, pelo menos, todos os novos 4.5 europeus e o F-35.
(sim, sim... num concurso ganha sempre o F-35 ... porque o concurso só vai ter um único requisito... bla bla...)

Olhando bem para as coisas, penso o seguinte:
As opiniões avançadas pelo CEMFA na recente palestra só fazem sentido se foi dada a certeza a esse CEMFA, pelo poder político, que a decisão sobre um novo caça NÃO vai ser tomada durante a vigência do prolongamento do mandato dele.
Uma alternativa a isto é que o poder político está simplesmente a borrifar-se para o que el diz - e ele sabe. Isto inclui os Socialistas.

Eu peço aos que estiveram presentes na palestra para nos dizerem se o CEMFA falou em contrapartidas para a indústria portuguesa.
Se ele não abordou este assunto como sendo importante na escolha de um caça, então NÃO está em rota de colisão com o futuro governo, mas já bateu de frente contra ele ainda antes de ele ser eleito.

   
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2717 em: Abril 23, 2025, 12:00:24 pm »
E ele falou da survabilidade e conectividade do F-35 e disser que é o único jato capaz de dar o salto tecnológico necessário a Portugal  :)

(Estive lá  :) )

O CEMFA falou também em várias modalidades possíveis de aquisição do F-35A, e até mais tarde no FCAS. Podes explanar aqui um pouco do que ele disse sobre ambos, por favor?  ;)

A questão do F-35 veio da Valentina (DN) a falar sobre o custo, de ser mais do que a LPM e se existe uma alternativa.

Para o CEMFA é bastante claro que o F-35 é a única hipótese para Portugal

Principais motivos:
A nova visão para o futuro, o FAP 5.3, para uma FAP de 5ª geração só o F-35 traz a tecnologia necessária e sem ele Portugal não vai encontrar/nem vai ter este salto tecnológico

Disse também ser uma tecnologia fundamental para o país

Outras razões foram a furtividade, a sobrevivência, a conectividade, a capacidade de detectar alvos antes de ser detetado

E para ele os outros caças, Rafale, EF, e Gripen por e simplesmente não trazem qualquer uma destas capacidades.

Também lembrou o facto de no futuro termos uma Eurpa com 600 F-35, a fábrica em Itália, e o número claramente cada vez mais "avassalador" de países que já os usam/compraram


Sobre os 5.5 mil milhões pelos 27, incluí também o custo das missões esperadas  para a FAP

Depois falou também que dado os contactos feitos (presumo que com a LM/governo americano) vários "pacotes" seriam possíveis, deu apenas um exemplo de uma compra numa 1ª fase de urgência de 14 jatos por 3.4 mil milhões de euros
 

Sobre a menção do FCAS,

Se não me falha a memória aquilo começou no meio de ele estar a falar de como ninguém viria instalar uma fábrica em Portugal para uma compra pequena de aviões e de como seria difícil para nós entrar nesse caminho.

No entanto se Portugal quisesse entrar numa linha de produção de um futuro jato(como fez com o KC, exemplo dele) que teria de fazer uma decisão agora

Acabou por neste contexto falar do FCAS (incluíndo erradamente a Itália no projeto) e de que era algo que só virá existir daqui a 20 anos/a partir de 2040, também fez a equivalência com os americanos a irem para o mesmo caminho com o F-47 etc


Acima de tudo,
F-35, obrigatório e necessário tecnológicamente

E qualquer desejo de Portugal de ter a indústria a participar num futuro projeto caça, a decisão tem de ser feita agora


Off-topic

Acho que percebi o "pavio-curto"  :mrgreen: o homem quase que saía da cadeira :mrgreen:

Mas gostei, tive para me levantar e bater palmas, mas ninguém o fez :mrgreen:
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2718 em: Abril 23, 2025, 12:13:01 pm »
O CEMFA não tem alternativa.

Mas o CEMGFA e o MDN podem ter...  ::)

Claro que isso é igualmente verdade, porém convém não esquecermos que o "pavio-curto" é um Chefe de Estado-Maior que foi recentemente reconduzido no cargo e que, ao que tudo indica, estará na calha para poder vir a ser o próximo CEMGFA. Portanto possui neste momento capital político para poder fazer estas declarações, e até digo isto com imparcialidade já que nunca fui seu grande fã.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2719 em: Abril 23, 2025, 12:15:17 pm »
Pavio curto.
Já percebi tudo.

O anúncio original dos 5.5, quando foi feito e onde, sempre me pareceu estranho. Mais a sua desarticulação aparente com o poder político.

Deve ter sido uma acção impulsiva - pavio curto.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2720 em: Abril 23, 2025, 12:16:39 pm »
A questão do F-35 veio da Valentina (DN) a falar sobre o custo, de ser mais do que a LPM e se existe uma alternativa.

Para o CEMFA é bastante claro que o F-35 é a única hipótese para Portugal

Principais motivos:
A nova visão para o futuro, o FAP 5.3, para uma FAP de 5ª geração só o F-35 traz a tecnologia necessária e sem ele Portugal não vai encontrar/nem vai ter este salto tecnológico

Disse também ser uma tecnologia fundamental para o país

Outras razões foram a furtividade, a sobrevivência, a conectividade, a capacidade de detectar alvos antes de ser detetado

E para ele os outros caças, Rafale, EF, e Gripen por e simplesmente não trazem qualquer uma destas capacidades.

Também lembrou o facto de no futuro termos uma Eurpa com 600 F-35, a fábrica em Itália, e o número claramente cada vez mais "avassalador" de países que já os usam/compraram


Sobre os 5.5 mil milhões pelos 27, incluí também o custo das missões esperadas  para a FAP

Depois falou também que dado os contactos feitos (presumo que com a LM/governo americano) vários "pacotes" seriam possíveis, deu apenas um exemplo de uma compra numa 1ª fase de urgência de 14 jatos por 3.4 mil milhões de euros
 

Sobre a menção do FCAS,

Se não me falha a memória aquilo começou no meio de ele estar a falar de como ninguém viria instalar uma fábrica em Portugal para uma compra pequena de aviões e de como seria difícil para nós entrar nesse caminho.

No entanto se Portugal quisesse entrar numa linha de produção de um futuro jato(como fez com o KC, exemplo dele) que teria de fazer uma decisão agora

Acabou por neste contexto falar do FCAS (incluíndo erradamente a Itália no projeto) e de que era algo que só virá existir daqui a 20 anos/a partir de 2040, também fez a equivalência com os americanos a irem para o mesmo caminho com o F-47 etc


Acima de tudo,
F-35, obrigatório e necessário tecnológicamente

E qualquer desejo de Portugal de ter a indústria a participar num futuro projeto caça, a decisão tem de ser feita agora


Off-topic

Acho que percebi o "pavio-curto"  :mrgreen: o homem quase que saía da cadeira :mrgreen:

Mas gostei, tive para me levantar e bater palmas, mas ninguém o fez :mrgreen:

Thanks!  ;)

Curioso o valor de 5,5 mil milhões de euros anteriormente avançados incluir já também o custo das missões que se espera que cumpra ao serviço da FAP. O "pavio-curto" não esmiuçou isso, pois não? Por exemplo, referindo-se a armamento, etc.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2721 em: Abril 23, 2025, 12:30:58 pm »
Não, nada disso, apenas que o valor sido calculado com muito cuidado.

Para armamente seria necessário uma moderação melhorzinha  :mrgreen:, tipo sei lá, eu faria o frete  :mrgreen:
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2722 em: Abril 23, 2025, 02:00:11 pm »
Brevemente quando os EUA concordarem com as condições Russas para a um acordo de paz na Ucrânia mas esta não concordar e a Europa apoiar a decisão da Ucrânia e não levantar as sanções à Russia, quero ver depois a reação dos que ainda acreditam que é possível depender da América de Trump quando ele começar a "disparar" contra nós, ou quando ele "obrigar" a Europa a alinhar-se com a estratégia (tarifas e isolamento) dos EUA contra a China, ou se ele insistir na história da Gronelândia, ou qualquer outra ideia parva que lhe surja. (lembrem-se que ele só está à 3/4 meses lá)

PS: Como o partido democrata anda e com a polarização da política dos EUA, não me admiro que JD Vance vença a próxima eleição.

É por isso que a compra de um novo caça pode e deve ser adiada para 2030 em diante, e não ser feita de forma precoce. O que não faltam até lá, são programas cuja resolução pode e deve dar origem à aquisição de produtos não-americanos, e consequentemente reduzir a dependência deles. Nesses 5 anos, podíamos tapar os buracos que temos noutros lados, e ir mantendo/modernizando/armando os F-16 para se manterem minimamente capazes (particularmente com a compra de armamento).

O que não pode acontecer, é o país sair penalizado com a compra de um 4.5G europeu, só porque sim, ficando décadas com aeronaves obsoletas e (eventualmente) descontinuadas.

PS: Tarifas contra a China são perfeitamente racionais, e são as únicas tarifas da administração americana que fazem sentido.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2723 em: Abril 23, 2025, 02:11:55 pm »
Está visto que a FrAPt quer os F-35 à força... venha um lote "SOS" (de 14 -12 unidades e não modelos "antigos" - que a pressa é inimiga...), melhorem uns 18 F-16 para algo próximo do V; depois logo se vê - porque encomendar, receber e de repente estamos em 2035 - 2040 e haverá outras opções.

Agora o poder político (ie o "bloco central") comprar F-35 com a administração "Trump & trupe" em Washington? Aguardo, sentado.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2724 em: Abril 23, 2025, 02:35:04 pm »

PS: Tarifas contra a China são perfeitamente racionais, e são as únicas tarifas da administração americana que fazem sentido.

Eu teria mais cuidado com afirmações desse tipo em relação a um país que detém o montante de dívida dos EUA que se sabe e que possui a maior Marinha mundial. E em termos concentração da mesma na área da Ásia-Pacífico então nem se fala....
Cumprimentos,
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2725 em: Abril 23, 2025, 03:14:16 pm »
Não, nada disso, apenas que o valor sido calculado com muito cuidado.

Para armamente seria necessário uma moderação melhorzinha  :mrgreen:, tipo sei lá, eu faria o frete  :mrgreen:


Yá man!

"nós calculamos isso com muito cuidado" é o que se quer ouvir.

Deve ter sido o que ouviram os que se meteram no submarino para visitar o Titanic.

E os que foram dar uma volta naquele veleiro que tinhha o mastro mais alto do mundo. ;D

Tudo bem calculado.
Juro.

« Última modificação: Abril 23, 2025, 03:19:23 pm por saabGripen »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2726 em: Abril 23, 2025, 03:20:12 pm »

PS: Tarifas contra a China são perfeitamente racionais, e são as únicas tarifas da administração americana que fazem sentido.

Eu teria mais cuidado com afirmações desse tipo em relação a um país que detém o montante de dívida dos EUA que se sabe e que possui a maior Marinha mundial. E em termos concentração da mesma na área da Ásia-Pacífico então nem se fala....

Eu não quero entrar em off-topic, muitos dos problemas que Trump tenta resolver (ex: desequilibro comercial com a China, Europa e outros, falta de investimento na defesa da Europa) existem e são problemas, o método que Trump e a sua Trupe estão a usar é que não são os mais indicados ou na proporção certa.

Em relação ao F-35, será uma decisão mais política do que militar, os militares só se tem de preocupar em ter (pedir) o meio que melhor serve as suas missões, cabe depois à política avaliar se é possível e se as implicações da aquisição desse meio são aceitáveis.

Deixo entretanto uma questão aos entendidos, poderá uma parelha de 1 caça 4.5g  e 1 wingman 5/6g substituir/compensar/mitigar uma parelha de F-35?
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2728 em: Abril 23, 2025, 06:07:29 pm »
https://emfa.pt/noticia-5055-?fbclid=IwY2xjawJ1_VJleHRuA2FlbQIxMABicmlkETE4UGU3VUV6TnE3a1BITG95AR7yOtoh8mx2fqHUIijZTJL_b5WIpIjvLYeb5gH2HNCVKfIYO-welaAqLt3vgA_aem_KGbLzFYXHohyLi0iBcxqgg

Relativamente à substituição dos F-16M, atento ao espaço geostratégico relevante para Portugal onde o Atlântico se insere e que não pode ser descurado, conjugado com a transformação na plenitude para uma nova Força Aérea, explicou “ser imperioso que a próxima aeronave de defesa aérea seja de 5.ª geração”, o que “no quadro das aeronaves disponíveis, apenas uma cumpre atualmente esse requisito, o F-35”.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2729 em: Abril 23, 2025, 09:54:47 pm »
Se forem aos anais do tópico, falei inicialmente entre 12 a 14 F-35A e 19 F-16V.
No entanto, encaminha-se a coisa para 14 a 16 F-35A Lightning II, fabricados em Itália e 20 a 25  Typhoon II, totalizando 36 a 41 aeronaves de combate, de 4.5 e 5 geração.
A menos que haja uam reviravolta e se decida investir forte nos F-16, para um padrão V+, com reforço estrutural, novos motores, SABR etc...
Cps
 
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