F-35A Lightning II na FAP

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2700 em: Abril 22, 2025, 04:13:43 pm »
Compreendo o CEMFA não considerar o Kaan como alternativa, eu também não considero... talvez o KAI KF-21.

Alternativas à situação há - ficamos sem caça 5.0 e ele arranja uma solução até haver um modelo europeu 6.0.
« Última modificação: Abril 22, 2025, 04:44:52 pm por LM »
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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2701 em: Abril 22, 2025, 04:15:56 pm »
Citação de: Defence 360°
O Chefe do Estado-Maior da 🇵🇹 @fap_pt afirmou hoje que, neste momento, 🇵🇹 não tem alternativa a não ser adquirir o caça @LockheedMartin F-35A Lightning II para substituir os caças @LockheedMartin F-16AM/BM Fighting Falcon do Grupo Operacional 51.

 :arrow:  https://x.com/Defence360/status/1914680104078241829

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2702 em: Abril 22, 2025, 04:27:28 pm »
Citação de: Defence 360°
O Chefe do Estado-Maior da 🇵🇹 @fap_pt afirmou hoje que, neste momento, 🇵🇹 não tem alternativa a não ser adquirir o caça @LockheedMartin F-35A Lightning II para substituir os caças @LockheedMartin F-16AM/BM Fighting Falcon do Grupo Operacional 51.

 :arrow:  https://x.com/Defence360/status/1914680104078241829

O CEMFA não tem alternativa.

Mas o CEMGFA e o MDN podem ter...  ::)
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2703 em: Abril 22, 2025, 04:37:20 pm »
Compreendo o CEMFA não considerar o Kaan como alternativa... talvez o KAI KF-21.

Alternativas à situação há - ficamos sem caça 5.0 e ele arranja uma solução até haver um modelo europeu 6.0.

Se for 100 milhões a unidade também percebo. Gostava era de o ver a dizer isto :mrgreen:

Saudações

P.S. https://www.kedglobal.com/aerospace-defense/newsView/ked202410180012

Citar
KF-21: CHEAPER BUT TECHNICALLY MORE ADVANCED

The sticker price of a KF-21 fighter jet is estimated at 98 billion won ($71.5 million). That's some 50 billion won, or $36.5 million, cheaper than the Eurofighter Typhoon or the French Rafale.

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2704 em: Abril 22, 2025, 05:07:19 pm »
Eu acho que um ponto essencial que o CEMFA devia mencionar, é a necessidade do futuro caça (que comprado novo, terá que durar e ser relevante durante décadas), tem que representar um salto geracional.

O que ele não devia fazer de modo algum, é excluir um upgrade aos F-16 existentes para ganhar tempo, e eliminar de vez a narrativa de um 4.5G europeu.

Depois é preciso relembrar que mesmo um acréscimo de investimento em equipamento de 5000M até 2030, não vai dar para tudo. Como não vai dar para tudo, vai ser necessário definir prioridades. Para definir prioridades, temos de avaliar que meios militares são ou não relevantes. E neste aspecto, o F-16MLU com o devido armamento (que é necessário adquirir) é muito mais relevante a nível militar, do que certos outros equipamentos que possuímos (M-113, VdG, etc).

É perfeitamente viável aguentar os F-16 até 2035, em 2030 até se pode decidir a sua substituição, e aí o primeiro caça 5G chegaria antes de 2035. E até lá começar a despachar outros programas menores, que até agora têm sido empurrados para a década de 30.

Soluções "stop-gap" só fazem sentido se forem F-16, por questões logísticas e de rapidez de execução. Entre modernizar os nossos F-16, adquirir células em  melhor estado do AMARG e modernizar para V, tentar comprar F-16V em uso na USAF/ANG, ou comprar Block 60 dos EAU, não faltam opções stop gap que não nos custariam os olhos na cara.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2705 em: Abril 22, 2025, 05:15:30 pm »
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Adquirir aviões F35 está em cima da mesa? "Portugal não tem alternativa"
Passando depois para o investimento em Defesa - que, na abertura, o ministro Nuno Melo defendera -, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea reforçou que, neste momento, "Portugal não tem alternativa" a não ser adquirir caças F35 que, apesar de serem dos Estados Unidos, são "montados na Europa".

"São aviões de quinta geração. Todos os países têm. A Alemanha, por exemplo, comprou 80 porque não há alternativa. Os aviões de fabrico europeu, do Rafale ao Eurofighter, são menos avançados. Podemos pensar num caça europeu avançado daqui a 20 anos, mas agora não há alternativa", frisou o responsável.



https://www.dn.pt/sociedade/chefes-militares-pedem-mais-investimento-e-capacidade-t%C3%A9cnica-para-travar-sa%C3%ADdas-de-uma-carreira-digna

A Alemanha comprou 35 (não 80) porque não tem alternativa para transportar bombas atómicas americanas.

Há alguma coisa que não bate bem na FAP.
Um CEMFA tão fixado em comprar F-35 não pode cometer estas calinadas.
Devia saber tudo oque há a saber sobre o avião - e não sabe.
E é um piloto.

Tens de ir para consultor lá   c56x1
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2706 em: Abril 22, 2025, 05:27:58 pm »
Eu acho que um ponto essencial que o CEMFA devia mencionar, é a necessidade do futuro caça (que comprado novo, terá que durar e ser relevante durante décadas), tem que representar um salto geracional.

E foi efetivamente isso que ele disse
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2707 em: Abril 22, 2025, 05:37:35 pm »

A Alemanha comprou 35 (não 80) porque não tem alternativa para transportar bombas atómicas americanas.


Li na AFM que a Alemanha tinha a opção de modernizar os Tornado e estender a vida útil para além de 2030 ou certificar os Typhoon para carregar as B61 nucleares.

Mas analisando o custo/beneficio foi para o F-35 e assim permitiu que  a Rheinmethall a produzisse fuselagens de F-35.


Citar
03JUL24

Currently, this enterprise is a partner of the American company Northrop Grumman, which also helps train personnel for their basic technical training.

It should be noted that the local defense industry is seeking to increase its share in this project as part of the German Ministry of Defense’s purchase of F-35A fighter jets.

AERO-Bildungs GmbH began operations in April 2024, enabling Germany to quickly deploy capabilities to participate in the F-35A program.

In 2023, Northrop Grumman placed an order with Rheinmetall to produce more than 400 center fuselage sections.

https://militarnyi.com/en/news/rheinmetall-is-preparing-to-produce-center-fuselage-sections-for-f-35a/
« Última modificação: Abril 22, 2025, 05:38:15 pm por HSMW »
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2708 em: Abril 22, 2025, 06:13:30 pm »
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Adquirir aviões F35 está em cima da mesa? "Portugal não tem alternativa"
Passando depois para o investimento em Defesa - que, na abertura, o ministro Nuno Melo defendera -, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea reforçou que, neste momento, "Portugal não tem alternativa" a não ser adquirir caças F35 que, apesar de serem dos Estados Unidos, são "montados na Europa".

"São aviões de quinta geração. Todos os países têm. A Alemanha, por exemplo, comprou 80 porque não há alternativa. Os aviões de fabrico europeu, do Rafale ao Eurofighter, são menos avançados. Podemos pensar num caça europeu avançado daqui a 20 anos, mas agora não há alternativa", frisou o responsável.



https://www.dn.pt/sociedade/chefes-militares-pedem-mais-investimento-e-capacidade-t%C3%A9cnica-para-travar-sa%C3%ADdas-de-uma-carreira-digna

A Alemanha comprou 35 (não 80) porque não tem alternativa para transportar bombas atómicas americanas.

Há alguma coisa que não bate bem na FAP.
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Devia saber tudo oque há a saber sobre o avião - e não sabe.
E é um piloto.

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Não sou consultor lá mas sou consultor cá e tu és um dos meus clientes mais necessitados.

O Nuno Melo estava havia dias em funções e o CEMFA comeu-o com o plano dos 5.5B. Não havia alternativa.  ;D

Depois aconteceu o que aconteceu com o Trump, o governo cai...

E o CEMFA toca a comer o próximo MDN, que pode ser o mesmo ou outro, sendo que nenhum socialista veio a público defender o F-35, antes pelo contrário.
Derivado a não haver alternativa....  :D

O grande mistério é que este senhor conseguiu ser recondizido como CEMFA.
Quem teve a ideia?
O Marcelo?    ::)
Parece que não havia alternativa. :o

A FAP está em boas mãos.
O Gouveia e Melo é que não sabia o que fazia.

« Última modificação: Abril 22, 2025, 06:16:56 pm por saabGripen »
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2709 em: Abril 22, 2025, 09:24:22 pm »
Eu acho que um ponto essencial que o CEMFA devia mencionar, é a necessidade do futuro caça (que comprado novo, terá que durar e ser relevante durante décadas), tem que representar um salto geracional.

E foi efetivamente isso que ele disse

Sim e não. Na perspectiva dele, está apenas a pensar em alternativas "hoje", nem sequer equacionando o que pode surgir nos próximos 10 anos.

Isto passa uma ideia de "urgência", que tanto pode dar bom resultado, e comprarmos F-35 a curto prazo, como pode dar em mais uma negociata em que se compra um 4.5G novo, contra a vontade e necessidades da FAP.

Também acho preocupante a falta de argumentos usados para explicar o porquê do F-35 e não dos caças europeus, ou simplesmente o porquê de se querer dar o salto geracional. Bastava falar da capacidade de sobrevivência do piloto em combate, do pacote e fusão de sensores, as vantagens num confronto directo contra caças 4.5G, etc.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2710 em: Abril 22, 2025, 09:44:43 pm »
Entretanto:
https://www.twz.com/air/f-35-chassis-can-deliver-80-of-6th-gen-capability-at-half-the-cost-lockheed-declares

Em teoria, um F-35 poderia receber o motor XA100 (ou uma evolução deste), dando-lhe um motor de ciclo variável à semelhança dos 6G.

Mas, o essencial é compreender que enquanto opção de longo prazo, o F-35, outros 5G e os futuros 6G europeus, têm muito mais margem de evolução do que 4.5G novos.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2711 em: Abril 23, 2025, 01:23:15 am »
Eu acho que um ponto essencial que o CEMFA devia mencionar, é a necessidade do futuro caça (que comprado novo, terá que durar e ser relevante durante décadas), tem que representar um salto geracional.

E foi efetivamente isso que ele disse

Sim e não. Na perspectiva dele, está apenas a pensar em alternativas "hoje", nem sequer equacionando o que pode surgir nos próximos 10 anos.

Isto passa uma ideia de "urgência", que tanto pode dar bom resultado, e comprarmos F-35 a curto prazo, como pode dar em mais uma negociata em que se compra um 4.5G novo, contra a vontade e necessidades da FAP.

Também acho preocupante a falta de argumentos usados para explicar o porquê do F-35 e não dos caças europeus, ou simplesmente o porquê de se querer dar o salto geracional. Bastava falar da capacidade de sobrevivência do piloto em combate, do pacote e fusão de sensores, as vantagens num confronto directo contra caças 4.5G, etc.

E ele falou da survabilidade e conectividade do F-35 e disser que é o único jato capaz de dar o salto tecnológico necessário a Portugal  :)

(Estive lá  :) )

« Última modificação: Abril 23, 2025, 01:23:43 am por Drecas »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2712 em: Abril 23, 2025, 07:43:24 am »
Citar

Adquirir aviões F35 está em cima da mesa? "Portugal não tem alternativa"
Passando depois para o investimento em Defesa - que, na abertura, o ministro Nuno Melo defendera -, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea reforçou que, neste momento, "Portugal não tem alternativa" a não ser adquirir caças F35 que, apesar de serem dos Estados Unidos, são "montados na Europa".

"São aviões de quinta geração. Todos os países têm. A Alemanha, por exemplo, comprou 80 porque não há alternativa. Os aviões de fabrico europeu, do Rafale ao Eurofighter, são menos avançados. Podemos pensar num caça europeu avançado daqui a 20 anos, mas agora não há alternativa", frisou o responsável.



https://www.dn.pt/sociedade/chefes-militares-pedem-mais-investimento-e-capacidade-t%C3%A9cnica-para-travar-sa%C3%ADdas-de-uma-carreira-digna

A Alemanha comprou 35 (não 80) porque não tem alternativa para transportar bombas atómicas americanas.

Há alguma coisa que não bate bem na FAP.
Um CEMFA tão fixado em comprar F-35 não pode cometer estas calinadas.
Devia saber tudo oque há a saber sobre o avião - e não sabe.
E é um piloto.

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Não sou consultor lá mas sou consultor cá e tu és um dos meus clientes mais necessitados.

O Nuno Melo estava havia dias em funções e o CEMFA comeu-o com o plano dos 5.5B. Não havia alternativa.  ;D

Depois aconteceu o que aconteceu com o Trump, o governo cai...

E o CEMFA toca a comer o próximo MDN, que pode ser o mesmo ou outro, sendo que nenhum socialista veio a público defender o F-35, antes pelo contrário.
Derivado a não haver alternativa....  :D

O grande mistério é que este senhor conseguiu ser recondizido como CEMFA.
Quem teve a ideia?
O Marcelo?    ::)
Parece que não havia alternativa. :o

A FAP está em boas mãos.
O Gouveia e Melo é que não sabia o que fazia.

Oh meu caro se o F35 fosse da Saab tu dizias que era o melhor caça da galáxia e arredores e nem havia necessidade de concurso, era para comprar ONTEM  :mrgreen:
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2713 em: Abril 23, 2025, 08:07:13 am »
E ele falou da survabilidade e conectividade do F-35 e disser que é o único jato capaz de dar o salto tecnológico necessário a Portugal  :)

(Estive lá  :) )

O CEMFA falou também em várias modalidades possíveis de aquisição do F-35A, e até mais tarde no FCAS. Podes explanar aqui um pouco do que ele disse sobre ambos, por favor?  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2714 em: Abril 23, 2025, 08:47:33 am »
Entretanto:
https://www.twz.com/air/f-35-chassis-can-deliver-80-of-6th-gen-capability-at-half-the-cost-lockheed-declares

Em teoria, um F-35 poderia receber o motor XA100 (ou uma evolução deste), dando-lhe um motor de ciclo variável à semelhança dos 6G.

Mas, o essencial é compreender que enquanto opção de longo prazo, o F-35, outros 5G e os futuros 6G europeus, têm muito mais margem de evolução do que 4.5G novos.

O F-35 é um sistema jovem, está e vai estar constantemente em evolução, tendo muito ainda para evoluir. Logo não é de estranhar esta decisão da LM de avançar para o 5G+, e hipoteticamente um Block 5.

E como em Portugal os sistemas de armas têm em média de aguentar ao serviço 4 ou mesmo 5 décadas, apostar no salto geracional da 5ª Geração é sem dúvida o passo certo. E a aquisição pode ser feita por lotes como aconteceu com os F-16, para não assustar muito a opinião pública e certos setores políticos. Todavia, os F-16M deviam ser obrigatoriamente alvo de algum tipo de modernização, isto porque muito provavelmente terão de voar pelo menos por mais 10 anos.
« Última modificação: Abril 23, 2025, 12:54:54 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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